https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Parceria permitirá a escolas conhecer e cuidar da água que consomem

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Parceria permitirá a escolas conhecer e cuidar da água que consomem

Um convênio entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) permitirá que alunos, educadores e servidores de escolas estaduais mineiras conheçam e saibam cuidar da água que consomem nas escolas. O “Programa Água nas Escolas” prevê a coleta e análise da água de 3.555 escolas estaduais de Minas Gerais e ampliação, melhoria, ou implantação de sistemas de abastecimento de água em outros 415 prédios escolares da rede estadual. As atividades serão iniciadas em novembro de 2010 e encerradas em março de 2011. A SEE investiu R$ 16,9 milhões no convênio.

A Copasa já iniciou as reuniões com as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) para orientar os inspetores escolares sobre o projeto e repassar material com informações sobre saneamento, saúde, doenças e dicas sobre lavagem de caixas d’água. Todas as escolas participantes receberão a visita de técnicos da Copasa que farão coleta e análise de amostra de água em um ponto externo e em um interno da escola. Após o estudo, será elaborado e encaminhado à SEE um relatório sobre a situação da água nas escolas. Caso necessário, a Copasa realizará o tratamento da água.

De acordo com o Gerente da Divisão de Saneamento Rural da Copasa, José Maurício Resende, a preocupação com a qualidade e o cuidado com a água devem ser uma rotina dentro das escolas. “Nós estamos plantando uma semente. Mas queremos que esse trabalho se reproduza e vire uma rotina nas escolas entre os professores e alunos”, explica o Gerente da Divisão de Saneamento Rural da Copasa. Durante a visita dos técnicos os alunos receberão uma cartilha com orientações sobre educação sanitária e ambiental.

Outras 415 escolas da rede, a maioria localizada em zona rural, serão beneficiadas com a construção de sistemas de abastecimento de água e perfuração de poços artesianos. Após a construção, o responsável pelo sistema na escola receberá um curso de capacitação da Copasa para que se realize a manutenção da limpeza do sistema.

Limpeza da Caixa d’água

Em 2010, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais liberou cerca de R$ 2 milhões para limpeza das caixas d’água das escolas da rede estadual. O recurso foi repassado diretamente às escolas.


fonte: Ag. Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário