https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Semana da Saúde debate o tema “Saúde do Idoso”

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Semana da Saúde debate o tema “Saúde do Idoso”

Evento promovido pela UNIPAC Bom Despacho reúne especialistas de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição

No mês em que se comemora o dia internacional do idoso, a UNIPAC Bom Despacho irá promover a Semana da Saúde, evento realizado pelos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição, que irá debater sobre o tema “Saúde do Idoso”. O evento acontece nos dias 26, 27 e 28 de outubro na instituição, onde especialistas se reunirão em mesas redondas, palestras e mini-cursos para tratar a questão do envelhecimento da população brasileira e as perspectivas das áreas de saúde para conseguir atender ao crescimento da demanda por atendimentos e tratamentos para a terceira idade.

Os dados do Censo 2010 indicam que o Brasil poderá deixar de ser um país jovem em cerca de 30 anos, se mantidas as atuais taxas de fecundidade, expectativa de vida e movimento migratório. É com o objetivo de munir os futuros profissionais de informações referentes às especificidades do atendimento a essa futura população que nas mesas redondas e palestras serão abordados temas como o maior cuidado à atenção, obesidade, hipertensão, diabetes, estresse, câncer, entre outros temas que preocupam profissionais das diferentes áreas da saúde. Para que os estudantes tenham uma visão mais completa sobre o futuro panorama da população à qual irão atender, os alunos terão a oportunidade de conhecer as principais preocupações de diferentes áreas da saúde. “O evento tenta trazer a interdisciplinaridade para que a qualidade de assistência aos futuros idosos seja bem melhor e o paciente receba uma atenção mais adequada”, afirma o coordenador do curso de Enfermagem, Eduardo Nogueira Cortez. Como perspectiva para o futuro da profissão de enfermeiro, o coordenador aponta para o crescimento da demanda por serviço home care, no qual eles auxiliam em casa os pacientes que tem dificuldades para realizar ações do dia-a- dia. Especificamente na área de enfermagem, serão realizadas mesas redondas sobre o cuidado de pacientes que usam sonda para alimentação e com câncer.

O câncer é também uma das preocupações do curso de Biomedicina, cujo coordenador, Geovanne Benevenuto, aponta a já crescente demanda por exames para pacientes oncológicos. “A biomedicina está voltada principalmente para a manutenção e a prevenção de exames. Periodicamente as pessoas estão se manipulando com os resultados dos exames”, afirma Geovanne. Segundo ele, o objetivo de se voltar para o tema da saúde dos idosos é abrir os olhos dos jovens de hoje para ter uma saúde equilibrada hoje e no futuro, e assim usufruir da plenitude. “Se forem mantidos os hábitos de hoje, colesterol e triglicéride altos irão continuar a prejudicar a saúde dos idosos”, afirma. Para que isso seja evitado, a área está investindo ainda mais em processos de controle laboratorial.

Além da saúde, o cuidado ao idoso fruto da mudança do perfil familiar também será abordado no evento. “As pessoas estão envelhecendo e precisam de atenção. As famílias estão cada vez menores e os filhos não tem tempo de cuidar dos pais, com isso cresce o cuidado em casas de idosos, que vão demandar cada vez mais profissionais qualificados para atender a essa população”, afirma a coordenadora do curso de Nutrição, Daniela Vasconcelos. A cada mesa redonda, profissionais das diferentes áreas da saúde, entre professores e convidados, darão uma visão diferente e mais complexa ao tema abordado.



Programação:

Saúde Do Idoso

Dia: 26/10/2010 – Terça feira

Entrega de material
Local: Ipê Campestre Clube
Horário: 19h

Fonte: Assessoria de Imprensa UNIPAC Bom Despacho

Nenhum comentário:

Postar um comentário