https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : CNPq oferece 2 mil novas bolsas de estudo para mestrado e doutorado

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

CNPq oferece 2 mil novas bolsas de estudo para mestrado e doutorado


Estudantes e pesquisadores interessados em fazer cursos de mestrado e doutorado poderão concorrer a 2 mil novas bolsas de estudo disponíveis a partir de 2011 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As novas bolsas serão concedidas aos cursos em forma de cotas e a distribuição será feita com base em critérios estabelecidos pelo CNPq, como o conceito do curso junto à Capes, o desenvolvimento de atividades em consonância com as diretrizes do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PACTI), número de alunos sem bolsa e sem vínculo empregatício e localização regional.

As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão um mínimo de cotas garantidas, como parte de uma política governamental de diminuir as desigualdades regionais em ciência e tecnologia.

Os alunos interessados devem solicitar as bolsas dessas modalidades diretamente nas coordenações dos cursos em suas instituições. A duração da bolsa de Mestrado é de até 24 meses e a de Doutorado até 48 meses, improrrogáveis.

Alguns requisitos são exigidos dos candidatos:

• Estar regularmente matriculado no curso de pós-graduação beneficiário de bolsas;
• Dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa;
• Não ser aposentado;
• Não receber remuneração proveniente de vínculo empregatício ou funcional, concomitante com a bolsa do CNPq, exceto quando exercer atividades relacionadas a ensino e pesquisa.

fonte: Portal ECO

De acordo com a instituição, a medida representa um aumento de cerca de 10% do número total de bolsas nessas modalidades, que atualmente beneficiam 19.765 estudantes.

No total, o CNPq concede mais de 93 mil bolsas em várias modalidades, apoiando desde jovens pesquisadores com bolsas de Iniciação Científica até pesquisadores altamente qualificados, com a modalidade Produtividade em Pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário