https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Defesa Civil alerta para riscos de enchentes e inundações em diversas regiões

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Defesa Civil alerta para riscos de enchentes e inundações em diversas regiões

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG) alerta para o risco de inundações, desabamentos e alagamentos na região Leste (Ipatinga, Governador Valadares e Caratinga), no Vale do Mucuri, na região do Campo das Vertentes, no Baixo Jequitinhonha e Zona da Mata. O grande volume de chuvas dos últimos dias deixa o solo saturado e instável e, nessas regiões, a previsão é de chuvas intensas nesta quarta (29) e quinta-feira (30).

O meteorologista Ruibran dos Reis informa que as chuvas de intensidade moderadas e fortes acompanhadas de raios e rajadas de vento estão previstas para as regiões Noroeste, Norte, Central, parte Sul da Bacia do Rio Doce e Zona da Mata. Para as demais regiões são esperadas pancadas esparsas e de menor intensidade, com temperaturas em ligeiro declínio.

Auxílio

A Cedec/MG enviou equipes com ajuda humanitária e apoio técnico aos municípios de Entre Folhas, Santana dos Montes e região de Ponte Nova. O diretor de Comunicação da Cedec/MG, major Edylan Arruda, informa que o órgão está pronto para atender às necessidades dos municípios afetados. Foram enviadas para essas cidades produtos como colchões, cestas básicas, cobertores, roupas e kit de limpeza para complementar as ações e minimizar os efeitos das inundações.

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) integra a equipe de ajuda humanitária disponibilizando para a cidade de Cataguases, na Zona da Mata, dois caminhões pipa. Cada um tem capacidade de distribuição de seis litros de água em cada vez. O produto está sendo usado na limpeza de ruas e casas.

Levantamento da Cedec/MG mostra que, já foram registrados dez óbitos em todo o Estado, no período chuvoso de novembro a dezembro deste ano. As mortes ocorreram em Belo Horizonte, Visconde do Rio Branco, Santa Maria do Suaçuí, Juiz de Fora, Cataguases, Barbacena, Lajinha e Ponte Nova.

Dos 36 pedidos de situação de emergência feitos por municípios afetados, cinco foram reconhecidos e dois homologados. Em todo o Estado 259 pontes foram danificadas e 38 destruídas.

Para informações ou comunicados a Cedec/MG atende nos telefones (31) 3915.0274 (emergência); fax: (31) 3915.0998; e-mail cce@defesacivil.mg.gov.br e site www.defesacivil.mg.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário