https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : 11/01/2010 - 12/01/2010

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Câmara convoca Controlador Interno do Município

A Câmara Municipal convocou na reunião de ontem, 29, o Controlador Interno do Município, Domingos Sávio. Ele tem até o dia 14 de dezembro, para comparecer a casa e prestar esclarecimentos sobre a realização da obra do Córrego dos Machados, atual avenida Dr. Roberto de Melo Queiroz.

A convocação ocorreu devido ao requerimento do vereador Fernando Cabral, ter denunciado ao plenário, a prestação de contas da obra do Córrego dos Machados. Segundo o parlamentar, existe uma possibilidade de ter havido gastos desnecessários da obra.

O requerimento foi aprovado por todos os vereadores, exceto o vereador Marcelão, que se absteve de voto.

O que pode se contrapor a convocação de Domingos Sávio, é que o atual controlador interno da prefeitura, não estava a frente do cargo quando a obra foi executada.Por isso, esta convocação tende a ser mais discutida durante as próximas sessões da casa.

domingo, 28 de novembro de 2010

Famorine assume a ponta da Copa Jornal Fique Sabendo Sub 20

O Famorine derrotou neste domingo o Vila Gontijo por 4 a 1, e agora, é o novo líder da competição com 8 pontos. Num jogo tumultuado em que houve 2 expulsões, o time do bairro de Fátima aumentou as suas chances de chegar a final.

O outro jogo, marcado para acontecer no estádio Antônio Leite de Oliveira, não houve porque a Associação não entrou em campo, alegando que o tempo do início da partida havia estourado. Cerca de 6 jogadores do Cristalino assinaram a súmula três minutos antes de começar a partida, mas o Tricolor recusou em fazer o confronto.

Esta semana, a organização se pronunciará oficialmente sobre este episódio, para que sejam tomadas as devidas providências.

sábado, 27 de novembro de 2010

Vila Gontijo e Famorine brigam pela liderança da Copa Jornal Fique Sabendo Sub 20

Amanhã, domingo, 28 de novembro, acontece mais uma rodada da Copa Jornal Fique Sabendo Sub 2o. Os jogos serão realizados nos estádios Antônio Leite de Oliveira e Pedro Lino da Costa. As partidas estão com horários previstos a partir das 16h45.

No bairro de Fátima, o vice-líder Famorine enfrenta o Vila Gontijo DÊ Escoramentos, primeiro colocado da competição. O vencedor deste jogo dará um grande passo para a classificação. Isso porque, o líder tem 7 pontos e o segundo, tem 5.

Já no bairro São Vicente, a situação é diferente. Os dois últimos se pegam com o objetivo de conquistar a vitória, pois qualquer resultado de derrota para Cristalino ou Asssociação, diminuem muito as possibilidades do perdedor chegar a final.

Só para relembrar, os dois primeiros colocados fazem a final da competição, programada para acontecer dia 19 de dezembro em Bom Despacho.

Chuva já começa a fazer estragos em BD



Na tarde de quinta-feira, a chuva que aconteceu durante a tarde, derrubou parte do telhado de um casebre no bairro São Vicente. Segundo o proprietário, queda pode ter ocorrido por causa de uma obra, vizinha que ainda está em fase de construção.

A PM foi acionada para registrar a ocorrência. A equipe do jornal Fique Sabendo chegou ao local, poucos instantes após a queda."A minha mãe era quem morava na residência antes dela falecer", diz Majela Silva, dono da casa.

Felizmente, como ninguém morava na residência, não danos maiores.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Frente fria chega a várias regiões do estado no fim de semana

Uma frente fria que passa pelo litoral da região Sudeste deverá atingir, no sábado (27) e no domingo (28), as regiões do Vale do Mucuri, Jequitinhonha, Oeste, Triângulo Mineiro e Zona da Mata, causando pancadas de chuvas. A temperatura deve variar entre 19º e 30º. No fim de semana, também deverá ocorrer pancadas de chuvas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A frente fria entra em dissipação a partir de segunda-feira, segundo informação do meteorologista Ruibran Reis, do Minas Tempo.

Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), as fortes chuvas da semana causaram o desaparecimento de uma senhora de 62 anos, em Visconde do Rio Branco, Zona da Mata, na quinta-feira (25), e a morte de Edgar Bispo dos Santos, 36 anos, arrastado pela enxurrada do Córrego do Onça, em Belo Horizonte.

A informação da Cedec é de que em todo o Estado há 2031 desalojados, 159 desabrigados e 12 feridos, totalizando 70.790 pessoas afetadas. Ainda segundo acompanhamento da Cedec, foram identificadas 661 casas danificadas e 41 destruídas.

Até o fim da tarde desta sexta-feira (26), o calor e a alta umidade favorecem o aparecimento de áreas de instabilidade, com pancadas de chuvas nas Regiões Norte, Nordeste, Centro-Leste, Campo das Vertentes e Zona da Mata.

Minas Gerais lidera a 6ª edição da Olimpíada Brasileira Matemática das Escolas Públicas

Os alunos de Minas Gerais venceram pela quarta vez consecutiva a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), superando São Paulo e Rio de Janeiro. O Estado é o campeão de medalhas no país, com 780 estudantes premiados. São 113 medalhas de Ouro, 231 de Prata e 436 de Bronze. Os alunos da rede estadual se destacam entre os premiados mineiros.

Das 780 medalhas conquistadas por Minas, 509 são da rede estadual, com 65 de Ouro, 147 de Prata e 297 de Bronze. O destaque do Estado também está entre as escolas premiadas. Das 249 selecionadas nacionalmente, Minas possui 53 na lista, sendo 45 da rede estadual.

A segunda colocação da Obmep/2010 ficou com o Estado de São Paulo. Os paulistas conquistaram 737 medalhas - 83 de Ouro, 212 de Prata e 442 de Bronze. Rio de Janeiro conquistou o 3º lugar com 350 medalhas, mas venceu São Paulo na categoria Ouro com 95 medalhas. Nas categorias Prata e Bronze recebeu 112 e 143 medalhas respectivamente. Ao todo, a Obmep distribui 3.200 medalhas em todo o país, sendo 500 de ouro, 900 de prata e 1.800 de bronze.

Entre os professores, Minas Gerais também conquistou números expressivos. Dos 130 premiados em todo o país, 29 são mineiros, sendo 23 da rede estadual. Para a premiação desses professores é levando em conta o número de medalhistas nas categorias: Ouro, Prata, Bronze e Menção Honrosa.

A relação dos premiados está disponível no site da Obmep http://premiacao.obmep.org.br/2010/mapa_premiacao_content.htm

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PEC 300 gera divergências entre governadores e parlamentares

Publicação: 23/11/2010 15:29 Atualização: 24/11/2010 07:44

Terminou sem acordo a reunião de cinco governadores eleitos e reeleitos com representantes do governo e parlamentares em Brasília, nesta terça-feira. No encontro, os governadores se manifestaram contra a aprovação da PEC 300, proposta de emenda à constituição que estabelece um piso nacional para policiais Militares e Civis e do Corpo de Bombeiros. Os governadores também pediram a aprovação da Lei Kandir, que compensa os estados pelas perdas causadas pela redução do ICMS para exportações, e da PEC que prorroga o fundo de combate à pobreza.

Sobre a PEC 300, que gera despesas nos cofres dos estados, os governadores afirmaram que o projeto fere o pacto federativo. O governador reeleito Jaques Wagner (PT), da Bahia, argumentou que a folha de pagamento das corporações policiais e dos bombeiros são responsabilidade do estado. ''Se forem criados pisos salariais para essas categorias, daqui a pouco os governadores terão cerceado o seu direito de fazer s ua administração de pessoal, que depende do orçamento de cada um'', disse Wagner.

O governo federal concordou com as demandas apresentadas pelos, mas o pedido promete uma queda de braço entre parlamentares e governadores, já que os deputados têm interesse na aprovação da PEC 300, beneficiando suas bases.

Saiba mais...
Bernardo: discussão sobre PEC 300 é ''inacreditável'' Anastasia e outros governadores vão a Brasília discutir Lei Kandir Orçamento terá R$3,9 bilhões para a Lei Kandir Servidores do Judiciário e PMs esboçam greves se PEC 300 não for aprovada Eduardo Campos: debate sobre a PEC 300 precisa levar em conta as desigualdades regionais Governo tenta negociar votações de propostas defendidas pelos governadores
O ministro das relações Institucionais, Alexandre Padilha, defendeu o apelo feito pelos governadores. ''O ministro Paulo Bernardo [do Planejamento] disse que isso geraria impacto orçamentário de R$ 43 bilhões para União e estados. Além do mais, essa PEC poderá acarretar em um efeito cascata, para aumentar o salário de outras categorias e isso prejudicaria ainda mais a situação'', argumentou.

O líder do PDT, Paulinho da Força (SP), já avisou que, se houver sessão extraordinária para votar os dois itens defendidos pelos governadores, ele pedirá a inclusão da votação da PEC 300 na pauta. A aprovação da Lei Kandir e da prorrogação do fundo depende de acordo entre os parlamentares, já que atualmente a pauta da Câmara está trancada por dez Medidas Provisórias.

Participaram da reunião o presidente da Câmara e vice-presidente eleito, Michel Temer (PMDB), o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e das Relações Institucionais, Al exandre Padilha. Além disso, estiveram presentes os governadores eleitos de Geraldo Alckmin (PSDB-SP), Renato Casagrande (PSB-ES), e os reeleitos Antonio Anastasia (PSDB-MG) e), Cid Gomes (PSB-CE) e Jaques Wagner (PT-BA). O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), enviou representante.

Relator pede arquivamento da CPI do Mensalinho

Na reunião de segunda-feira, foi apresentado junto ao plenário da Câmara Municipal, o relatório da CPI do Mensalino, feito pelo vereador Gilmar Iru (PDT). O documento pede o arquivamento da comissão palarmentar de inquérito.

Segundo Gilmar, as denúncias feitas pelo ex-secretário Ernane Chipanzé ficaram sem fundamento, pois não continham provas concretas para a pedir a condenação dos acusados, no caso o Prefeito Haroldo Queiroz e sua esposa Maria da Conceição Queiroz.

Entretanto, o vereador Fernando Cabral, presidente da CPI, informou que a comissão não tem como condenar ninguém, e sim , requerer ao Ministério Público, a condenação dos acusados, se houver provas conclusivas.

Os trabalhos da CPI duraram cerca de 180 dias. Houve vários depoimentos, mas no entanto, os acusados Haroldo Queiroz, Maria da Conceição Queiroz e Tereza Queiroz se recusaram a depor.

Prefeito Haroldo Queiroz diz: "Continuar fazendo as coisas erradas"

Em entrevista a rádio Difusora na manhã de segunda-feira, o Prefeito Haroldo Queiroz pode ter se atrapalhado durante o seu pronunciamento. Em um certo momento, o chefe do Executivo de Bom Despacho afirma: ""Agora, João, eu quer' preocupar é com minha posição na prefeitura – tá certo? – e continuar fazendo as cois' erradas"

Tal dito foi parar no blog do líder da oposição, Vereador Fernando Cabral e também do radialista Rosembergue de Castro.

A OPOSIÇÃO EM MINAS E EM BOM DESPACHO

por José de Souza Castro

Leio com atraso, na Folha de S. Paulo do dia 20 deste mês, que apenas 13 dos 77 deputados estaduais mineiros, na próxima legislatura, estarão fora da base partidária de apoio ao governador Antonio Anastasia, do PSDB. Aécio Neves, por sua vez, teve 19 deputados oposicionistas, os quais, se fizeram oposição, ninguém sabe, ninguém viu, pois a imprensa não a registrou.

Afirma o correspondente do jornal paulista, Paulo Peixoto, que o PMDB, passada a eleição, se aproxima do governo e, desse modo, a oposição ficará restrita aos 11 deputados do PT e aos dois do PC do B. “Sete dos oito deputados eleitos do PMDB se reuniram ontem com Anastasia. O líder da bancada, deputado Vanderlei Miranda, sinalizou o caminho a seguir. “Continuamos na independência, mas podemos, sim, nos alinhar ao governo”, disse, após a reunião.”

Não há ainda motivos para desespero. Vamos supor que desses 13 deputados, pelo menos um se comporte como o vereador Fernando José Cabral (PPS), de Bom Despacho. E que, por uma dessas coisas da vida, a imprensa mineira abra espaço para esse deputado, como faz naquela próspera cidade do Oeste de Minas a tradicional Rádio Difusora-AM, líder de audiência.

Dito isso, devo explicar porque estou citando aqui Bom Despacho. Quando menino, eu morava numa fazenda num município vizinho (Luz) e duas vezes por ano minha mãe ia visitar os pais em Bom Despacho, num Ford 29 alugado de um chofer de praça de Santo Antônio do Monte. A viagem era agendada com seis meses de antecedência, e durante todo esse tempo eu e meus irmãos ficávamos na expectativa da aventura. Aos 10 anos, meu pai me mandou para um internato naquela cidade, onde estudei durante dois anos.

Portanto, minha ligação com Bom Despacho é antiga, e ali ainda tenho muitos parentes, inclusive o primo Fernando Cabral, o mais votado vereador da história local, como não se cansa de repetir, em seu blog (http://bomdespacho-mg.blogspot.com/), meu sobrinho Rosemberg Rodrigues de Castro.

Dadas essas explicações, vamos ao que interessa. O sistema democrático não funciona bem, se o Executivo puder agir ao bel-prazer, sem o olhar atento de uma oposição aguerrida no Legislativo, um Ministério Público atuante, um Judiciário disposto a punir os erros dos governantes e uma imprensa que informe corretamente o que se passa nos poderes públicos e como as autoridades gastam o dinheiro arrecadado dos contribuintes. Em todos os níveis do poder, começando pelo municipal.

Daí a importância do que vou narrar a seguir.

No dia 17 deste mês de novembro, a Comissão Parlamentar de Inquérito constituída pela Câmara Municipal de Bom Despacho encerrou, dentro do prazo, os trabalhos para investigar várias denúncias contra o prefeito Haroldo de Souza Queiroz (PDT), no cargo desde 2005. No dia seguinte, o repórter João Batista de Oliveira, o JB, da Difusora-AM, entrevistou ao vivo o presidente da CPI, Fernando Cabral (PPS), durante quase 37 minutos. No dia 22, foi a vez do prefeito, por mais de 41 minutos, se defender das acusações, na mesma rádio. Queiroz procurou transmitir tranquilidade – ele tem maioria na Câmara de Vereadores – diante da ameaça de cassação, acenada por Cabral.

“Agora, João, eu quero me preocupar é com minha posição na prefeitura – tá certo? – e continuar fazendo as coisas erradas”.
Esse trecho da fala, certamente um ato falho, foi destacado pelos blogs do vereador e do Rosemberg. Fernando Cabral também divulgou um problema que não chegou a ser apurado pela CPI, por falta de tempo, mas do qual ele tratou longamente na entrevista à rádio. Segundo o vereador, ocorreu “roubalheira generalizada” numa obra de saneamento feita pela prefeitura com recursos do governo federal.

Trata-se da canalização do Córrego dos Machados. Fernando Cabral, numa investigação preliminar, encontrou nessa obra desvios calculados entre um milhão e dois milhões de reais, com o simples exame dos documentos apresentados pela construtora e pela prefeitura. “A identificação e mensuração de algumas dessas manipulações exige perícia técnica no local”, diz o vereador, em seu blog. (http://fernandocabral.blogspot.com/search?updated-max=2010-11-21T08:48:00-02:00&max-results=10)

A obra deveria custar, pelo contrato, R$ 5.464.111,24. “Ao mesmo tempo em que deixou de executar serviços previstos equivalentes a R$ 3.470.910,00, a empreiteira declarou ter executado serviços não previstos. O valor desses serviços foi de R$ 1.640.581,98”, escreveu Cabral. Fazendo as contas, o vereador encontrou que a prefeitura pagou R$ 1.009.113,10 acima do que deveria ter pagado.

Eu não vou entrar nessa aritmética. É um caso a ser apurado pela Câmara dos Vereadores, Polícia Federal, Ministério Público e, se for o caso, os culpados punidos pelo Judiciário. O que me interessa aqui é destacar que o prefeito, se quiser mesmo continuar no cargo, ele não vai poder “continuar fazendo as coisas erradas”, a julgar pelo comportamento da oposição e da imprensa local.

E no governo do Estado? Vamos aguardar, para ver se a história dos últimos oito anos não vai se repetir – como uma farsa trágica.

(*)Jornalista.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Meteorologia prevê temporais no Vale do Aço, Rio Doce e Leste de Minas para esta quarta-feira, 24 de novembro

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Gilvam Almeida Sá, se reuniu nesta terça-feira, (23), na Cidade Administrativa, com representantes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil –Comdec- e Prefeitura de Belo Horizonte, para traçar em conjunto, ações de prevenção visando a agilizar o atendimento à população, em caso de fortes temporais.

Segundo o coronel Gilvam, além do acompanhamento diário de previsão meteorológica, todo o efetivo do Corpo de Bombeiros está preparado para deslocar reforços a outros municípios no apoio logístico e humanitário, sempre que se fizer necessário. “Em situações extraordinárias o efetivo será dobrado”, garantiu.

Nesta quarta-feira, (24), há possibilidade de temporais nas regiões do Vale do Aço, Rio Doce e Leste do Estado, segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, do MinasTempo. Nas regiões Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Central e RMBH também deve chover até quinta-feira (25). Nas últimas 24 horas, segundo o meteorologista, choveu na capital mineira aproximadamente 146 milímetros (mm) o que corresponde ao previsto para 20 dias de chuvas em novembro.

Na tarde desta terça-feira ainda poderão ocorrer temporais nas regiões do Triângulo Mineiro, Noroeste e Norte do Estado. Na região metropolitana, o céu está com nuvens carregadas com previsão de chuvas. As temperaturas deverão variar entre 18º e 25º.

O temporal da madrugada desta terça-feira provocou a morte de um homem, de 38 anos, além de alagamento em vários pontos da capital. O corpo foi resgatado em meio à enxurrada, pelo Corpo de Bombeiros, próximo a sua residência, no bairro Ouro Minas.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de Minas Gerais (Cedec-MG) está em contato com os coordenadores municipais da Região Metropolitana e interior do Estado, acompanhando as ocorrências e disponibilizando apoio humano e material que se fizer necessário. A Cedec está preparada para atender às demandas, mas até o momento não recebeu nenhuma solicitação de apoio de ajuda humanitária, como discesta básica, colchões e cobertores.

Atendimento Bombeiros

Até as 11h desta terça-feira, (23), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais registrou 22 casos de desabamento, 42 quedas de árvores do total de 72 chamadas recebidas. Informações do Corpo de Bombeiros mostram que, os maiores alagamentos aconteceram na avenida Cristiano Machado, próximo aos bairros Dona Clara, Suzana e Primeiro de Maio, onde cerca de 40 pessoas foram retiradas sem ferimentos com uso de barcos, boias e helicóptero da corporação em apoio.

Na avenida Cristiano Machado, o helicóptero dos Bombeiros resgatou um jovem que ficou ilhado. Os Bombeiros resgataram, ainda, três vítimas do deslizamento de barranco de aproximadamente 30 metros de altura, que atingiu uma casa, na rua Domingos Francis Drumond, no bairro Ouro Preto. As três vítimas com ferimentos, incluindo uma criança de oito anos foram entregues ao Samu-BH.

Rodovias

As fortes chuvas que caíram em diversas regiões do Estado, a partir da noite desta segunda-feira (22) provocaram o rompimento de tubulação de água pluvial no Km 436 da BR 381, próximo ao Distrito de Ravena, o que levou a Polícia Rodoviária Federal a interromper o tráfego nos dois sentidos da rodovia. A interdição deve ser mantida até sábado.

De acordo com a PRF, veículos leves que deixarem a capital devem passar por Sabará, Caeté e pegar novamente a BR381. Para chegar à capital, os motoristas devem entrar no trevo de Caeté e passar por Sabará.

Os veículos pesados devem passar por Ouro Preto, passando por Barão de Cocais ou Rio Casca. A PRF já comunicou a interdição do trecho no Km 436 da 381, às 34 prefeituras que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte, Secretaria Estadual de Saúde e Polícia Militar.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), não há interdições decorrentes das chuvas dessa madrugada nas MGs. Para informações sobre as rodovias com restrição de tráfego os motoristas podem acessar o site www.der.mg.gov.br.


Mais informações na Cedec
Contato: 9818-2500, com Major Edylan

Superintendência de Imprensa do Governo de Minas
Contato: (31) 3915-0114 / 9762-6948, com Kátia Labouré

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Agronegócio de Minas Gerais bate recordes com exportação

O ano de 2010 será marcado por recordes nas exportações do agronegócio de Minas Gerais. De janeiro a outubro deste ano, as vendas do Estado para o mercado internacional somaram US$ 6,1 bilhões. O valor já é superior às exportações do agronegócio mineiro de todo o ano (12 meses) de 2008 e de 2009, até então os recordes estaduais, com US$ 5,9 bilhões e US$ 5,6 bilhões, respectivamente. Outro número histórico deste ano foi atingido com as vendas externas de outubro, maior faturamento mensal já registrado pelo agronegócio de Minas Gerais. Os dados foram divulgados pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

“Os recordes deste ano são resultado da valorização de preços dos produtos agrícolas no mercado internacional e do aumento da participação dos produtos de Minas Gerais em outros países. Além do crescimento no faturamento, também aumentamos a quantidade vendida para o exterior. O nosso desempenho superou a média nacional”, explica o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana.

O valor das exportações do agronegócio mineiro nos 10 primeiros meses do ano cresceu 33% em relação ao mesmo período do ano passado, quando os embarques movimentaram US$ 4,6 bilhões. Na quantidade exportada, o crescimento mineiro foi de 14%, ao atingir 5,9 milhões de toneladas de produtos agropecuários enviados ao exterior. Já a média do agronegócio nacional apresentou um crescimento de 16,5% no valor exportado (US$ 64 bilhões) e de 6,5% da quantidade vendida (99,3 milhões de toneladas).

O café é responsável pela maior parte do faturamento do agronegócio estadual. As vendas nos 10 primeiros meses deste ano somaram US$ 3,1 bilhões. Um aumento de 34,8% na comparação com o mesmo período de 2009. As exportações de açúcar também se destacaram com um crescimento de 100,1% no faturamento, que atingiu US$ 853 milhões. Com este valor, a açúcar passou a ser segundo produto na pauta de exportações do agronegócio mineiro.

“Tanto no caso do café quanto do açúcar, o aumento do preço do produto no mercado internacional garantiu a alta do faturamento. Neste ano, houve maior procura por cafés de qualidade produzidos em Minas Gerais. Com o açúcar, ainda foi registrado um expressivo aumento de 47% da quantidade vendida para o exterior”, comenta Gilman Viana.

O grupo das carnes - bovina, suína e aves - apresentou um faturamento de 16,2% maior com as exportações deste ano, na comparação com os primeiros 10 meses do ano passado. O valor comercializado foi de US$ 631,8 milhões. Neste caso, o crescimento dos valores das vendas da carne bovina (20,6%) e de aves (28,2%) compensaram a queda do faturamento das exportações da carne suína (-27,7%).

As vendas de madeiras e derivados também tiveram bom desempenho neste ano. De janeiro a outubro elas movimentaram US$ 600,2 milhões. Um crescimento de 79,2% na comparação com os 10 primeiros meses de 2009. Além da carne suína, os produtos que tiveram desempenho negativo de faturamento no acumulado de 2010 foram: álcool (-34,1%), farelo de soja (-50,8%), soja em grão (-20,2%), couro (-26,7%) e algodão (-13,9%).

Outubro

O valor das exportações do agronegócio mineiro em outubro foi o maior valor mensal da história já registrado pelo Estado. Os negócios somaram US$ 808 milhões. O valor superou o faturamento de agosto de 2010, que até então era o recorde estadual, com US$ 709,5 milhões.


Exportações do agronegócio de Minas Gerais

- 2010 (10 meses): US$ 6,1 bilhões
- 2009 (10 meses): US$ 4,6 bilhões
- 2008 e 2009 (12 meses - antigos recordes anuais): US$ 5,9 bilhões e US$ 5,6 bilhões
- Outubro de 2010 (recorde mensal): US$ 808 milhões
- Principais produtos exportados: café, açúcar, carnes, madeira e derivados

Atropelamento faz vítima na Av. Martinho Campos, leia a ocorrência

ATROPELAMENTO DE PESSOA COM VÍTIMA FATAL: Em 20Nov10-Sáb, por volta de 21:05h, uma GuRp compareceu à Avenida MARTINHO CAMPOS, no bairro ESPLANADA, onde deparou com a vítima M. L. DA S., 42 anos de idade, caída ao solo com grande sangramento na cabeça e boca, e no local, segundo declarações da testemunha C. M. V., esposa da vítima, a mesma estacionou seu veículo caminhonete para fazer entrega de dois botijões de gás em uma lanchonete , localizada no referido endereço e quando ao retornar com o botijão vazio foi atropelado por um veículo ESCORT de cor vinho, o qual evadiu do local sem prestar socorro.

Vítima foi conduzida ao Pronto Atendimento em estado gravíssimo, onde durante o atendimento médico, não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer. Segundo testemunhas o autor do atropelamento seria um morador do bairro ESPLANADA e diante das informações, foi feito rastreamento, sendo o autor F. T. DE M., 24 anos de idade, localizado próximo a sua residência, juntamente com o veículo FORD ESCORT GL ano 1990 de cor vermelha, o qual apresentava amassamento no para choque, capô e estava com o para brisa dianteiro quebrado.

O autor apresentava sintomas de embriagues, olhos avermelhados fala arrastada e hálito etílico e se recusou de fazer o teste de alcoolemia, fato este presenciado pelas testemunhas. Conforme relato do autor, o mesmo trafegava pela Av. MARTINHO CAMPOS e não viu a vítima atravessando a via, tendo atropelado a mesma, e que no momento ficou nervoso, pois sua CNH estava recolhida, e evadiu do local sem prestar o devido socorro. O autor recebeu voz de prisão e foi encaminhado a Depol, juntamente com o CRLV e o veículo apreendido, onde foi autuado por crime de trânsito. A perícia foi acionada.

fonte: Ass. Com. Sétimo batalhão

domingo, 21 de novembro de 2010

Vila Gontijo vence Cristalino e mantém liderança da Copa Jornal Fique Sabendo Sub 20

Neste domingo, foram realizados mais dos jogos da Copa Jornal Fique Sabendo Sub 20. No estádio Antônio Leite, Vila Gontijo derrotou o Cristalino e manteve a liderança da competição com 7 pontos. No estádio Pedro Lino da Costa, o Famorine derrotou a Associação por 2 a 1, e roubou o segundo lugar do Colorado.

A próxima rodada acontece dia 28 de novembro. As partidas serão realizadas no mesmo horário, a partir das 16h5. O jogo da Vila Gontijo Dê Escoramentos deverá ser transferido para o campo do Esplanada. O Confronto de Cristalino x Associação ocorre no estádio Antônio Leite de Oliveira.

confira a classificação até a terceira rodada:

Equipe P J V D E GP GS S
Vila Gontijo 7 03 02 00 01 02 00 02
Famorine 5 03 01 00 02 03 03 00
Cristalino 2 03 00 01 02 02 03 -1
Associação 1 03 00 02 01 02 04 -2

*Os dois primeiros colocados fazem a final.

sábado, 20 de novembro de 2010

Geração de empregos em Minas Gerais é a segunda maior do país em 2010

Nos primeiros 10 meses do ano, Minas Gerais foi responsável pela criação de 298.143 novos empregos com carteira assinada. O desempenho é o segundo melhor do país, sendo superado apenas por São Paulo. O crescimento de 8,51% foi anunciado, na tarde desta sexta-feira (19), em Brasília (DF), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com base no levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

De acordo com os dados do Caged, em outubro de 2010 foram gerados 14.516 empregos celetistas, equivalentes a uma expansão de 0,38% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Em termos absolutos, este desempenho foi o segundo melhor de toda a série histórica do Caged, sendo superado apenas pelo ocorrido em outubro de 2009 (+15.898 postos). Apenas a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) foi responsável por um aumento de 12.305 postos de trabalho (+0,84%) no mês passado. No acumulado do ano, a RMBH obteve recorde absoluto e relativo com a geração de 114.883 (+8,41%) empregos.

A expansão em Minas Gerais pode ser explicada pelo crescimento, principalmente, nos setores de Serviços (8.648 postos), do Comércio (8.245 empregos), da Indústria de Transformação (5.053 postos) e da Construção Civil (3.887 postos) cujos saldos superaram, especialmente, a queda de 11.852 postos na Agropecuária, em função das atividades ligadas ao cultivo do café.

Também nos últimos 12 meses, o Estado registrou acréscimo no nível de emprego verificando-se uma alta de 7,75%, ou seja, 273.360 postos de trabalho. Em termos absolutos, este resultado foi o segundo melhor da região Sudeste, sendo superado somente pelo registrado em São Paulo (686.303 postos).

A evolução do emprego formal nos municípios com mais de 30 mil habitantes indica que, além de Belo Horizonte, os 10 municípios que apresentaram maior crescimento no número de postos formais de trabalho foram Betim, Uberlândia, Contagem, Ipatinga, Uberaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Divinópolis, Poços de Caldas e Nova Lima.

Os dados do Caged revelam que, em outubro, o Brasil gerou 204.804 empregos celetistas, equivalentes à expansão de 0,58% no estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. No acumulado do ano, os números mostram um acréscimo de 2.406.210 empregos (7,29%), desempenho inédito do mercado de trabalho formal na série histórica do Caged para o período. Em nível geográfico, todas as cinco regiões obtiveram elevação do emprego, com a região Sudeste liderando, ao responder por 92.594 postos de trabalho (0,48%), seguida pelo Nordeste (53.291 postos ou 0,98%), que, além de registrar saldo recorde, revelou a maior taxa de crescimento do emprego no mês.

Ag. Minas

Pé de Maconha encontrada no quintal de residência, leia ocorrência

18 Nov Qui –
TRÁFICO DE DROGAS:

Por volta de 15:20 horas a PM, juntamente com Agentes da POLÍCIA CIVIL, compareceram na Rua TABATINGA, Bairro CRUZ DO MONTE, onde segundo diversas denúncias no local estava ocorrendo trafico de drogas diuturnamente, sendo montada uma operação em conjunto entre a PM e PC e solicitado um Mandado de Busca e Apreensão para o referido endereço. No local foram abordadas a menor infratora, 17 anos de idade, e sua genitora C.A.L.C., 42 anos, e durante buscas na residência foram localizadas 02 buchas de maconha dentro de uma gaveta do guarda-roupas e outras 43 buchas da mesma substância dentro de uma bolsa rosa que encontrava-se no guarda-roupas, todas embaladas em invólucro plástico prontas para o comércio.

No quintal da residência foi localizado um vaso onde estava plantado um pé da planta canabis sativa (maconha), medindo aproximadamente 15 cm de altura. Foi localizada ainda uma máquina fotográfica digital, um telefone celular e dois chip's e a quantia de R$ 18,60 (dezoito reais e sessenta centavos) em dinheiro. A menor foi apreendida juntamente com o material e conduzida para a DEPOL onde foi autuada pela autoridade de Polícia Judiciária.

Amanhã tem rodada da Copa Jornal Fique Sabendo Sub 20

Neste domingo, 21, acontece mais uma rodada da Copa Jornal Fique Sabendo SUB 20 de futebol amador em Bom Despacho. Os jogos serão realizados a partir das 16h45 nos estádios Antônio Leite e Pedro Lino da Costa.

No bairro São Vicente, o primeiro e o segundo colocados disputam a liderança. O Cristalino que não venceu ainda na competição, precisa da vitória para seguir na briga pelo título. O Colorado não terá o ala esquerdo Agostinho. Já o Vila Gontijo contará com o retorno do meia Luan Capeta, que cumpriu suspensão devido a expulsão no jogo contra o Famorine.

No bairro de Fátima, o confronto também promete ser disputado entre Famorine X Associação. Quem perder pode ascender a lanterna para a próxima rodada. E isso, está fora de cogitação para as duas equipes.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

PM faz operação de combate as Drogas em Bom Despacho

Neste dia 18 do corrente, por volta de 15:00 horas, militares da 50ª Cia PM e policiais civis da 28ª DRPC, realizaram uma operação conjunta de combate ao crime organizado na modalidade de tráfico de drogas, em Bom Despacho/MG.

Os agentes da aplicação da lei desencadearam a operação após recebem informações de que na Rua Tabatinga, no bairro Ana Rosa, estaria ocorrendo tráfico de entorpecentes. O fato foi levado ao conhecimento do Ministério Público Estadual e ao Poder Judiciário que expediram o competente mandado de busca e apreensão.

No local foram encontradas, na presença das testemunhas, 45 buchas de uma substância esverdeada e embalada em saquinhos transparentes dentro de uma bolsa rosa, aparentando ser maconha, 01 pé de uma planta, parecida com a mesma substância, 02 pedras de outra substância aparentando ser crack, R$ 18,60 (dezoito reais e sessenta centavos) em notas e moedas de diversos valores, 01 aparelho celular, 01 máquina fotográfica digital, na qual continha fotos tiradas de maiores consumindo bebida com menores de idade, além de saquinhos plásticos para embalagem de entorpecentes, 01 carteira feminina lilás que continha 02 “chip” de celulares.

O material foi levado para a 28ª DRPC, para ser submetido a uma perícia preliminar, para a confirmação da procedência de entorpecente. Uma menor de idade assumiu, na presença das testemunhas, ser ela a proprietária do material.

A suspeita e sua genitora foram detidas e conduzidas à presença da Autoridade de Polícia Judiciária que irá ratificar a apreensão e prisão em flagrante, respectivamente.

Assessoria de Comunicação Organizacional – 7º BPM

Cursos Técnicos do IFMG têm inscrições abertas até 26/11 em BD

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Bambuí/Extensão Bom Despacho, abre até o dia 26 de novembro o período de inscrições para o Vestibular e Exame de Seleção 2011.

Em Bom Despacho serão oferecidos os cursos de Técnico em Gerência de Saúde e o de Técnico em Meio Ambiente. Ambos os cursos - com 40 vagas cada - são noturnos, terão como sede a E. M Coronel Praxedes e têm duração de um ano e meio.

Importante lembrar que para participar do vestibular/seleção a ser realizado na E.M Cel. Praxedes no dia 19/12/10, é necessário ter concluído o ensino médio, o antigo segundo grau.

As inscrições custam R$50,00 e serão feitas exclusivamente pela internet no site www.ifmg.edu.br onde também poderão ser obtidas outras informações.

fonte: Assessoria de Com. Prefeitura Municipal de Bom Despacho

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Casa é furtada no Bairro Esplanada, leia a ocorrência

FURTO A RESIDENCIA URBANA:

Por volta de 14:27 horas, a PM compareceu no bairro ESPLANADA onde segundo denuncia anônima havia um individuo desconhecido no interior da residência da Rua MAESTRO JOSE FLORIANO. De imediato o local foi cercado pelos militares sendo logo em seguida notado que uma janela da cozinha estava arrombada, sendo surpreendido no interior da residência o menor, 16 anos o qual tentou evadir, sendo encontrado em seu pode um celular, um mp4, um fone auricular, um isqueiro, uma pulseira de ouro, uma pulseira de prata, uma pulseira tipo relógio de prata e R$4,00 em dinheiro.

Durante a parlamentação com o menor, ficou constatado ser ele morador da cidade de MARTINHO CAMPOS. Foi feito contato com o morador da residência furtada, o qual compareceu no local e aguardou a presença do perito que ali compareceu e realizou os trabalhos de praxe. Através de informações os militares fizeram contato com a testemunha, 22 anos, que reside no mesmo bairro e teve sua residência furtada em data anterior, sendo que o mesmo compareceu no local e reconheceu a calça que o menor infrator estava usando como sendo de propriedade de seu irmão.

Diante do fato o menor foi apreendido e encaminhado a Depol juntamente com o material apreendido, acompanhado da conselheira Tutelar, onde ficou a disposição da Autoridade de Polícia Judiciária.

fonte: Assessoria de Com. Org. sétimo Batalhão da PMMG

Participação de Minas Gerais no PIB nacional cresceu para 9,3% em 2008

A Fundação João Pinheiro (FJP) divulgou, nesta quarta-feira (17), os dados das contas regionais de Minas Gerais referentes ao ano de 2008. O estudo é realizado desde 1996 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em conjunto com os institutos de pesquisa das 27 unidades da Federação.

De acordo com o estudo, o PIB de Minas Gerais apresentou crescimento real de 5,2% em 2008 e valor estimado (a preços correntes) em R$ 282,52 bilhões contra R$ 241,29 bilhões, em 2007. Com este resultado, Minas Gerais permanece como a terceira Unidade da Federação no ranking de valor do PIB nacional. A participação do estado no PIB brasileiro cresceu de 9,1%, em 2007, para 9,3%, em 2008, e na série acumulada entre 2002 e 2008 apresentou o vigésimo maior crescimento em volume (28,8%).

Setores

A atividade agropecuária registrou variação em volume de 15,8% em 2008 e passou a representar 9,5% do valor adicionado do Estado. O índice de volume do valor adicionado na produção vegetal apresentou crescimento de 23,7%, enquanto na produção animal a expansão foi de 2,9%.

O desempenho da agricultura, silvicultura e exploração florestal foi influenciado pelo aumento da quantidade produzida em todas as atividades, sobretudo, no cultivo de café (48,6%), cana-de-açúcar (19,1%), soja (16,8%) e de outros produtos da lavoura temporária (18,0%). Na evolução do índice de volume do valor adicionado na pecuária e na pesca, todos os setores da pecuária apresentaram resultado positivo, já no conjunto das atividades de pesca houve redução (2,1%).

A indústria registrou crescimento real de 2,7% em 2008 e participa com 32,2% do valor adicionado do estado para aquele ano. Em termos reais, a indústria extrativa mineral teve queda de 1,4%, a indústria de transformação cresceu 1,2% e a construção civil registrou forte expansão, de 8,2%. Na atividade de produção e distribuição de energia e gás, água e esgoto, e limpeza urbana, houve crescimento real de 4,7% em 2008.

O setor de serviços teve um crescimento real de 4,7% e perdeu dois pontos percentuais de participação no valor adicionado mineiro entre 2007 e 2008 (de 60,4% para 58,4%). Em termos de crescimento real, obtiveram os melhores desempenhos os serviços de alojamento (6,4%), serviços de informação (8,6%), intermediação financeira (12,1%) e serviços prestados às empresas (6,4%).

Em 2008, Minas Gerais produziu um PIB per capita de R$ 14.233, contra R$ 12.519 em 2007. Tabelas de resultados, com os dados organizados desde a perspectiva do usuário interessado no conhecimento da economia mineira, fazem parte de um anexo estatístico já disponível no site da FJP – http://www.fjp.mg.gov.br.

fonte: Ag. Minas

Educação abre inscrições para Designação/2011 de professores

O processo de designação para o exercício de função pública na rede estadual de ensino e para a função de Analista Educacional/Inspetor Escolar nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs), em 2011, começa nesta terça-feira (23), a partir das 9h. As inscrições devem ser feitas pela internet, no site da Secretaria de Estado de Educação (SEE), até o dia 10 de dezembro, às 23h.

Apenas os candidatos que pretendem atuar no Centro de Apoio Pedagógico a Pessoas com Deficiência Visual (CAP), no Centro de Capacitação de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), nos Conservatórios Estaduais de Música e nos Centros de Educação Profissional, ou ainda em conteúdos técnicos profissionalizantes nas escolas autorizadas e em projetos autorizados pela SEEMG nas áreas de enriquecimento curricular, deverão se inscrever nos próprios locais de interesse, no mesmo período, das 9h às 17h. A classificação deste grupo de profissionais será feita pela unidade, em conjunto com a Superintendência Regional de Ensino (SRE).

Também haverá designação para auxiliar de secretaria e para supervisor, inspetor ou orientador educacional e Auxiliar de Serviços de Educação Básica. Para cada função ou conteúdo curricular haverá um formulário próprio a ser preenchido. Isso irá garantir uma lista de classificação geral para cada município ou SRE (no caso de Analista Educacional/Inspetor Escolar). Desse modo, os interessados concorrerão à vaga em todas as escolas estaduais do município sede e distritos em que pretende atuar.

Os demais candidatos poderão se inscrever para conteúdos ou funções diferentes em um município ou para o mesmo conteúdo ou função em municípios diferentes. Neste caso, o limite máximo é de três inscrições. Em cada inscrição, o candidato deverá indicar apenas uma SRE. O candidato à função de Auxiliar de Serviços de Educação Básica poderá se inscrever somente para um município. Já os candidatos a Analista Educacional/Inspetor Escolar poderão se inscrever para até três superintendências regionais de ensino ou, respeitando esse limite máximo, inscrever-se também para outras funções.

O preenchimento do formulário é de responsabilidade do candidato mesmo quando a inscrição é feita através de representação por terceiros. A omissão de dados e irregularidades detectadas na inscrição implicam desclassificação e/ou dispensa de ofício do designado. Durante o período de inscrição, é possível corrigir informações fornecidas no ato da inscrição. Os candidatos serão classificados de acordo com os últimos dados informados.

Classificação

A Secretaria de Educação irá divulgar a classificação no dia 20 de dezembro, a partir das 10h, em seu site. Até o dia 17 de janeiro de 2010, as listas de classificação serão disponibilizadas por meio de CD para as superintendências regionais de ensino e escolas estaduais.

Para todas as funções, exceto Analista Educacional/Inspetor Escolar e Auxiliar de Serviços da Educação Básica, os candidatos serão classificados em listas distintas, por município em cada função ou conteúdo curricular em que se inscreveram. Será observada a habilitação ou qualificação exigida para o cargo. Nestes casos, o desempate será feito observando-se maior tempo de serviço como designado na rede estadual de ensino até 30/06/2010 no conteúdo ou função a que esteja concorrendo e idade maior. Além disso, os candidatos a designação em escola especial ou que ofereça atendimento educacional especializado só poderão contar, para desempate, o tempo de atuação como designado nessa modalidade de ensino.

Os critérios de classificação para a função de Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB) são: maior tempo de serviço como designado na função de ASB na rede estadual de ensino, computado até 30de junho de 2010 e maior escolaridade.

Os candidatos à função de Analista Educacional/Inspetor Escolar serão classificados por SRE. Será observado o maior tempo de exercício até 30 de junho de 2010 na rede estadual de ensino como designado nessa função. Para essas funções, o desempate será feito considerando-se a idade maior.

fonte: Ag.Minas

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Vila Gontijo é lider da Copa Jornal Fique Sabendo Sub 20

Na tarde desta segunda-feira foram realizados mais dois jogos da Copa Jornal Fique Sabendo SUB 20. No estádio Chico Marques, o Vila Gontijo derrotou a Associação por 1 a 0 e agora é líder da competição. Já no estádio Antônio Leite de Oliveira, o Cristalino empatou em 1 a 1 com o Famorine.

Os resultados colocaram o Vila Gontijo líder da tabela de classificação com 4 pontos, seguido por Cristalino e Famorine com 2 e depois a Associação com 1.

Os próximo jogos acontecem no próximo domingo a patir das 16h45. No bairro São Vicente haverá duelo de lideres entre Vila Gontijo e Cristalino e no bairro de Fátima jogam Famorine x Associação.

Trabalhadores com maior nível de escolaridade tiveram mais chance no mercado de trabalho

Trabalhadores com o ensino médio completo conseguiram mais emprego nos nove primeiros meses deste ano, por meio dos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), em todo o Estado. É o que revela o levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Do total de colocados, 26.483 trabalhadores tinham o ensino médio e outros 9.156 estavam cursando essa etapa dos estudos.

Mais de 2.700 candidatos com formação superior também foram empregados. O levantamento mostra ainda que quase dez mil pessoas com o ensino fundamental completo entraram no mercado. O pior desempenho nas colocações foi para aqueles sem nenhuma escolaridade: apenas 512 inseridos no mercado de trabalho.

De acordo com a coordenadora do Sine Floresta, Mônica Duarte, as empresas estão cada vez mais exigentes no quesito escolaridade. “Algumas ocupações que até pouco tempo atrás exigiam apenas ensino fundamental, hoje demandam um profissional com ensino médio completo. Vaga para porteiro é um exemplo”, explica. “Observamos também que algumas ocupações de nível médio já exigem o 3º grau em curso”, completa.

Aliar o nível de escolaridade à experiência é o ideal para conseguir uma vaga de emprego no mercado de trabalho, conforme explica a coordenadora. Ela lembra que conhecimento, habilidade e atitude formam o tripé ideal de um bom profissional. “O conhecimento envolve a escolaridade. A habilidade vai além do conhecimento, é o fazer da melhor maneira e achar solução para problemas que ninguém consegue resolver. Já a atitude seria o comprometimento, o interesse e a proatividade”, explica. “As pessoas com baixa escolaridade têm mais dificuldade porque não têm conhecimento. Sabendo que tem limitações, acaba com medo de correr um risco. E hoje em dia correr risco calculado faz parte”, completa.

Dos mais de 70 mil colocados até setembro deste ano, 50.816 foram homens e 22.434 mulheres. As pessoas que têm entre 20 e 24 anos foram as que mais conseguiram emprego: 19.340.

Sine

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) é uma ação do governo federal, executada por meio do Ministério do Trabalho e Emprego. Em Minas, os postos são coordenados pela Subsecretaria de Trabalho, Emprego e Renda da Sedese. Os postos prestam serviços gratuitos com o objetivo de melhorar as condições de acesso, permanência ou retorno das pessoas ao mercado de trabalho.

Além de intermediar mão de obra, o Sine encaminha os profissionais cadastrados para cursos de qualificação profissional, atende o trabalhador solicitante do seguro-desemprego e disponibiliza informações sobre mercado, por meio de palestras e cursos de competências básicas para o trabalho.

Minas Gerais conta com 117 postos do Sine, sendo 25 na Região Metropolitana (RMBH) e 11 em Belo Horizonte. Os endereços e vagas oferecidas estão disponíveis no site www.sine.mg.gov.br.

PM continua aguardando Laudo sobre morte de Zé Paulo

A morte do menor José Paulo Lacerda de 16 anos ainda não foi desvendada pelas autoridades. Já passou mais de um mês do ocorrido de seu acidente, e até o momento, nenhum laudo não chegou ser apresentando sobre as causas do trágico episódio.

No dia 9 de novembro, o jornal Fique Sabendo conversou com o promotor Dr. Luciano Moreira, ou seja 31 dias depois do fato, e nessa oportunidade, ele afirmou que ainda havia saído o laudo pericial sobre a morte do menor.

Ontem, o Comandante do Sétimo BPM Tenente Coronel Wagner Santanna, disse que o processo administrativo continua fazendo investigações sobre o caso, mas que ainda aguarda também o laudo para finalizar o procedimento.

Hoje tem rodada da Copa Jornal Fique Sabendo SUB 20

Hoje tem a segunda rodada da Copa Jornal Fique Sabendo SUB 20. Os jogos serão realizados no estádio Chico Marques e no estádio Antônio Leite de Oliveira. Os horários das partidas estão previstos a partir das 16h45.

Até agora o que mais se viu na copinha, foram belas jogadas, com falhas de goleiros e pegadas fortes. Nesta segunda-feira, o clássico Cristalino x Famorine promete ser um dos melhores jogos do torneio, a ser realizado no bairro São Vicente.

E na Vila Aurora, acontece o confronto entre Vila Gontijo Dê Escoramentos x Associação. Na primeira rodada, houveram empates entre os times participantes.

domingo, 14 de novembro de 2010

Cemig informa atendimento e previsão do tempo para o feriado

BELO HORIZONTE (12/11/10) - As agências da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) não funcionarão na próxima segunda-feira (15), em virtude do feriado de Proclamação da República. As solicitações de serviços e reclamações poderão ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas, e a ligação é gratuita. A Agência Virtual, disponível no site da Cemig (www.cemig.com.br), também oferece diversos serviços com conforto e segurança.

As agências e postos de atendimento da Cemig voltam a funcionar normalmente na terça-feira (16), a partir das 8h30.

Previsão do Tempo

Segundo o meteorologista da Cemig, Arthur Chaves, o deslocamento de mais uma frente fria deixa o tempo nublado com ocorrência de chuvas nas regiões Norte de Minas, Noroeste e nos vales dos rios Jequitinhonha, Mucuri e Doce. A previsão é de que o tempo continue chuvoso por todo o feriado nessas regiões, com possibilidade de incidência de raios.

Capital e RMBH

Em Belo Horizonte e Região Metropolitana, no sábado, há previsão de pancadas de chuvas com possibilidade de raios, à tarde e à noite. No domingo, o tempo deve variar entre parcialmente nublado e nublado com probabilidade de chuvas isoladas no final do dia. As temperaturas também sofrerão uma ligeira queda, variando entre 16º e 26º graus centígrados.

Interior

Durante o feriado, ocorrerão chuvas em muitas regiões do Estado, mas a maior quantidade estará concentrada nas regiões Leste e Norte de Minas. No sábado são esperadas pancadas de chuva acompanhadas de raios no Noroeste, Norte e nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, enquanto que, no Triângulo e na Zona da Mata, podem ocorrer chuvas isoladas.

No domingo, a frente fria se desloca, mantendo o céu parcialmente nublado com pancadas de chuva no final do dia no Norte, Noroeste e vales do Jequitinhonha e Mucuri. No Vale do Rio Doce, podem ocorrer chuvas isoladas no final do dia. Finalmente, na segunda-feira, as chuvas devem se restringir ao Noroeste, Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.

Litoral

A frente fria que se deslocará pela região Sudeste, pode provocar chuvas nos litorais do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e do sul da Bahia no sábado. No domingo, o tempo melhora no Rio de Janeiro, mas permanece chuvoso no Espírito Santo e sul da Bahia. Já na segunda-feira do feriado as chuvas estarão restritas ao litoral norte do Espírito Santo e sul da Bahia.

Diabetes Gestacional recebe acompanhamento e tratamento especial

No próximo domingo (14) é dia de lembrar a prevenção e os cuidados com o Diabetes, doença que atinge cerca de dez milhões de pessoas apenas no Brasil, de acordo com a International Diabetes Federation (IFD). Caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, a doença tem dois tipos de ocorrência principais: o tipo 1, que normalmente atinge pessoas com menos de 35 anos de idade e surge quando o organismo deixa de produzir insulina ou a produz em quantidade muito baixa. Nesse caso o paciente deve tomar injeções de insulina por toda a vida. O tipo 2 é relacionado a obesidade e ao sedentarismo e, normalmente, pode ser tratado com dieta e exercícios regulares.

Menos recorrente que os outros tipos, mas igualmente preocupante por parte dos médicos é o Diabetes Gestacional. Ele atinge cerca de 7% das grávidas e faz com que a gestação seja considerada de alto risco. De acordo com a médica obstetra da Maternidade Odete Valadares (MOV), da Rede Fhemig, Suzana Pires do Rio, a doença pode acontecer de duas formas diferentes. “Existe a ocorrência do diabetes gestacional quando a mulher já possui um dos outros tipos da doença, mas também há aquela que se manifesta apenas na gravidez e pode ou não se estender ao pós-parto”.

A médica, que também é líder do Grupo de Pesquisas da MOV, expos pesquisa sobre o tema Diabetes Gestacional no 2° Fórum Científico da Fhemig, que ocorreu na Associação Médica de Minas Gerais. O trabalho traça um perfil das pacientes que fazem o pré-natal no hospital, referência em acompanhamento de gestações de alto risco. Foram analisados os casos de 246 pacientes da maternidade que procuraram o serviço da MOV já apresentando quadro de diabetes, entre os anos de 2004 e 2008.

Segundo Suzana Pires do Rio, os riscos de uma gravidez com diabetes gestacional causar danos aos bebês são altos. Entre as pacientes que participaram da pesquisa 21,6% dos bebês nasceram com problemas respiratórios e 24% com algum tipo de má-formação do feto.

Outro dado preocupante, de acordo com a médica, é que cerca de 50% das mulheres que tiveram a doença durante a gravidez voltam a tê-la anos depois. “Metade dos casos certamente terão a doença, geralmente do tipo 2, 10 ou 20 anos depois da gravidez. Nesse caso se faz necessário continuar o acompanhamento médico e buscar um modo de vida mais saudável como forma de prevenção” alerta ela.

Tratamento

O diabetes gestacional deve ser tratado como os outros tipos da doença. Inicialmente é feito um acompanhamento da dieta da paciente, que é orientada a realizar ultrassonografias com mais frequência que as outras gestantes. Algumas devem tomar injeções de insulina e podem até mesmo ficar internadas na MOV para acompanhamento diário da equipe do hospital.

A MOV dedica as terças-feiras às mães que apresentam a doença. Elas passam todo o dia no hospital fazendo os exames e recebendo o atendimento de médicos, enfermeiros e nutricionistas. Os casos mais graves ainda são acompanhados por aproximadamente três meses após o parto.


Acompanhe o Governo de Minas na Web

http://www.flickr.com/photos/governo_de_minas_gerais/

sábado, 13 de novembro de 2010

Copa Jornal Fique Sabendo tem dois empates na rodada

Iníciou neste sábado a Copa Jornal Fique Sabendo SUB 20 em Bom Despacho. Os dois jogos realizados terminaram empatos.

No estádio Chico Marques, a Associação empatou em 1 a 1 com o Cristalino e no estádio Pedro Lino da Costa, Famorine ficou no zero a zero com o Vila Gontijo Dê Escoramentos.

A próxima rodada está prevista para o dia 15 de Novembro. Os jogos são Cristalino x Famorine no estádio Antônio Leite de Oliveira e Associação x Vila Gontijo Dê Escoramentos no estádio Chico Marques.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Neste sábado tem rodada de abertura da Copa Jornal Fique Sabendo Rádio Difusora Sub 20

Neste sábado, a partir das 16h, começa a rodada de abertura da Copa Jornal Fique Sabendo Rádio Difusora SUB 20. No estádio Pedro Lino da Costa, jogam Famorine x Vila Gontijo e no estádio Chico Marques, Associação enfrenta o Cristalino.

Na segunda-feira, no feriado de 15 de novembro, haverá a segunda rodada. O Cristalino recebe o Famorine no estádio Antônio Leite de Oliveira e o Associação encara o Vila Gontijo Dê Escoramentos.

Irão disputar os jogos apenas atletas com idades inferior a 20 anos. Mais de 100 jogadores serão inscritos na competição.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Saúde alerta sobre cuidados para combater o Diabetes

Perda de peso repentina, sede constante, fome intensa, cansaço e vontade de urinar toda hora. Esses são os principais sintomas do Diabetes, doença que afeta cerca de 10% da população mineira e atinge mais de 100 mil pessoas, apenas em Belo Horizonte.

O Hiperdia, um dos programas estruturadores da saúde estadual, é responsável por coordenar a estruturação da Rede de Atenção à Saúde dos portadores de Hipertensão e Diabetes e das ações em nível da Atenção Primária à Saúde. Para isso são implementados os Centros Hiperdia, que são os locais de referência para tratamento dos casos desses agravos.

O programa tem como objetivo ampliar a longevidade e melhorar a qualidade de vida da população mineira, pela diminuição da morbimortalidade por Doenças Cardiovasculares, Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus e Doença Renal Crônica.

A doença

O Diabetes se caracteriza pelo nível elevado de açúcar no sangue, sendo dividida basicamente em dois tipos: 1 e 2. O Diabetes Tipo 1 afeta principalmente pessoas com menos de 30 anos de idade e está relacionado a uma insuficiência do pâncreas, que deixa de produzir insulina (hormônio responsável por regular a quantidade de glicose existente no organismo).

Por se tratar de uma doença autoimune - quando o próprio organismo destrói as células produtoras da insulina -, o paciente deve fazer a reposição do hormônio, diariamente, durante a vida toda para que o nível de glicose no sangue se adeque às necessidades do organismo.

O Tipo 2 está relacionado a fatores hereditários e tem maior incidência em pessoas com mais de 40 anos de idade. Nesse caso, o organismo continua produzindo insulina, mas não consegue metabolizar a glicose em níveis satisfatórios.

Nos casos mais amenos, não é necessário que o paciente faça injeções do hormônio, sendo suficiente controlar a alimentação com uma dieta específica e exercícios físicos. Já nos mais severos, pode haver necessidade de ingestão de medicamentos orais ou a combinação destes com injeções de insulina. Hábitos alimentares, obesidade e sedentarismo estão intimamente ligados ao aparecimento desse tipo de Diabetes, que é cerca de oito a dez vezes mais comum que o Tipo 1.

A psicóloga Talitha Veneroso, descobriu que tinha Diabetes Tipo 1 aos 18 anos, depois de uma crise de sinusite. “O quadro se agravou e em questão de dois dias emagreci cerca de 10 quilos. Fiquei desidratada e me sentia muito fraca”, lembra. Após procurar atendimento médico, ela soube que estava com cetoacidose diabética, um dos problemas decorrentes da glicose muito alta, que pode levar à morte. “Passei um dia no CTI para estabilizar o quadro e mais uma semana internada para ser reidratada e realizar os exames que pudessem determinar o tipo de diabetes e a quantidade de insulina que precisaria utilizar”, lembra a psicóloga.

Por causa da doença, Talitha teve que mudar os hábitos, principalmente alimentares. “Quando adolescente eu passava longe de uma alimentação saudável. Não comia saladas, nem frutas e adorava refrigerantes e doces. Tive que me observar mais e conhecer melhor o meu corpo e minhas necessidades. Isso foi essencial para me adaptar às injeções de insulina e ao monitoramento da glicose, que são diários e totalmente necessários”, afirma.

Talitha reconhece a importância de se alimentar bem e seguir as orientações médicas para continuar tendo uma vida normal. “Foi muito difícil, principalmente no início, conviver com a doença e as limitações que ela me impôs. Mas, tento ver as restrições da doença como um modo de ampliar horizontes e aumentar as chances de uma vida mais saudável. O Diabetes é uma doença crônica, mas a ciência tem evoluído bastante e a cura parece estar cada vez mais próxima. Aí, é preciso que o diabético esteja bem, para aproveitar todos os benefícios que possam surgir”, aconselha.

Para evitar o problema, é fundamental que as pessoas mantenham uma alimentação adequada e pratiquem atividades físicas regularmente. Isso inclui incorporar na alimentação diária a maior quantidade possível de alimentos ricos em fibras, tais como frutas e verduras.

O Diabetes, quando não tratado, pode provocar sequelas muito graves, como cegueira, problemas renais e amputações. Para diminuir a possibilidade dessas complicações, é importante que o diagnóstico seja feito precocemente. “É fundamental que o paciente seja acompanhado pela equipe de saúde a fim de controlar a doença e evitar as possíveis complicações”, completa o coordenador Ailton Júnior.

Estima-se que, no Brasil, cerca de cinco milhões de indivíduos adultos com Diabetes desconheçam que são portadores da doença, sendo ela identificada apenas em estágio mais avançado, o que aumenta os riscos de complicações, como cegueira, infartos, falência renal, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e amputações.

Distribuição de insumos

A SES-MG fornece, gratuitamente, insumos para o auto-monitoramento do Diabetes Tipo 1. Por meio da Rede Farmácia de Minas são distribuídas insulinas (NPH e Regular), seringas, lancetas (que servem para verificar a glicemia capilar), tiras reagentes e glicosímetro (aparelho medidor de glicose).

A Secretaria de Estado de Saúde também financia e distribui as insulinas Glargina e Detemir e repassa aos municípios alguns medicamentos orais, para tratamento de casos de Diabetes Tipo 2. “Para ser beneficiado, o usuário deve procurar o centro de saúde mais próximo da residência, onde ele obterá as orientações para recebimento gratuito dos medicamentos e insumos prescritos pelo médico”, informa Ailton Júnior.

Talitha Veneroso recebe mensalmente a insulina que utiliza, bem como as seringas, as tiras reagentes para a medição da glicose sanguínea e o glicosímetro, que serve para medir a glicose no sangue.

“Tenho que tomar injeções diárias de insulina, sem as quais minha glicose alcança níveis altíssimos. Também tenho que seguir uma dieta com restrições de açúcar, gorduras e calorias. Preciso também fazer refeições, no máximo, de três em três horas, para evitar quedas bruscas de glicose, além de ter que fazer exercícios físicos moderados diariamente”, finaliza a psicóloga.

fonte: Ag. Minas

Cetec abre inscrições para o processo seletivo na área aeronáutica

A partir de quarta-feira (10) iniciaram-se as inscrições para o primeiro processo seletivo da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec). Alunos recém-saídos do Ensino Médio interessados em atuar profissionalmente na área aeronáutica terão a oportunidade de se graduar como tecnólogos em três linhas temáticas. Os cursos serão gratuitos e terão a duração de três anos.

Os estudantes poderão se inscrever pelo site www.gestaodeconcursos.com.br. Os cursos são de: Processos Químicos, com ênfase em problemas biotecnológicos gerados por complexos aeronáuticos; Processos Ambientais, com ênfase em problemas gerados por complexos aeronáuticos; e Fabricação Mecânica, com ênfase em materiais aeronáuticos, aeroespaciais e automobilísticos. Esta é a primeira graduação gratuita específica para estas áreas da aeronáutica que é promovida por uma instituição pública em Minas Gerais.

O valor da inscrição é R$ 70 e aqueles interessados em pedir a isenção desta taxa poderão fazê-lo até o dia 19 de novembro. Para isso, deverão imprimir a ficha, que será disponibilizada no site do Gestão de Concursos e seguir as instruções do edital, que também se encontra no mesmo endereço eletrônico.

Ao todo são 150 vagas e os estudantes começarão os cursos em março de 2011, em área do campus que está sendo adaptada especialmente para os futuros tecnólogos. Só poderão se inscrever aqueles que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 5 e 6 de novembro deste ano. Isso porque a seleção será feita apenas através da escolha dos melhores colocados na prova. Não haverá vestibular. O edital também está disponível no site www.ceaeduc.org.

O processo seletivo do Cetec está inserido no contexto de criação do futuro Polo Aeronáutico de Minas Gerais, iniciativa do Governo de Minas que será inaugurada em 2012 em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Os cursos do Cetec farão parte do Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA).


Fonte: Ag.Minas

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Show de Fernando e Sorocaba é cancelado

O Show de Fernando e Sorocaba foi cancelado devido a interdição do Parque de Exposições de Bom Despacho. A informação é confirmada pela organização do evento.

Conforme o Ministério Público, a interdição do Parque é porque a diretoria do Sindicato Rural de Bom Despacho não cumpriu as exigências do TAC (Termo de ajustamento de conduto) expedido pelo promotor Dr. Luciano Moreira.

Segundo Dr. Luciano, o TAC teve como objetivo priorizar a segurança do público frequentador de possíveis eventos do Parque de Exposições de Bom Despacho.

Câmara discute sobre segurança do bairro São Vicente

Na reunião da Câmara Municipal realizada na noite ontem, os vereadores discutiram sobre sobre segurança pública do bairro São Vicente. Os parlamentares deverão fazer um encontro com Conselho Municipal de Segurança, para que haja uma solução o mais rápido possível.

A proposta surgiu do vereador Marcelão, morador do bairro, que demonstrou preocupação com o assunto. O parlamentar a casa, uma reunião agendada com o comando do Sétimo BPM, CONSEP e demais autoridades. O objetivo é encontrar uma maneira de reduzir o risco que a população do bairro São Vicente está sofrendo.

Nos últimos quinze dias, por exemplo, houve tiroteio entre bandidos e policiais, homicídios e outras tentativas de assassinato no bairro. O que mais surpreende, é que a série criminosa está ocorrendo por volta de 19 horas, horário que ainda tem bastante gente trafegando pelas ruas da comunidade.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Dois dias depois, Polícia prende suspeitos de homicídio, leia a ocorrência

07 Nov Dom –
APREENSÃO EM VIRTUDE DE MANDADO (SUSPEITO DE HOMICIDIO): Por volta de 12:50 horas, a PM em cumprimento ao Mandado de Apreensão, expedido pela Comarca de ABAETE, em desfavor do menor, 16 anos, realizaram intenso rastreamento pelo bairro SÃO VICENTE, na tentativa de localizar e apreender o menor, 16 anos de idade, sendo o mesmo localizado na Avenida RIO DE JANEIRO, no referido bairro, onde recebeu voz de apreensão, foi informado de seus direitos constitucionais e posteriormente foi conduzido para a DEPOL em perfeitas condições físicas. A senhora L.M.C., tia do menor, acompanhou todo o desenrolar da ocorrência. Foi encontrado com o menor um celular marca SAMSUNG, que foi apreendido por existir suspeita de contato entre os envolvidos dos crimes em apuração. CRIMES EM APURAÇÃO: homicídio, tráfico de drogas e tentativa de homicídio.

APREENSÃO EM VIRTUDE DE MANDADO (SUSPEITO DE HOMICIDIO): Por volta de 13:30 horas, a PM, em cumprimento ao Mandado de Apreensão da Comarca de ABAETE, Vara Única, em desfavor de outro menor, 16 anos de idade, deslocaram até a residência do menor, situada na Rua ITAUNA, bairro SÃO VICENTE, onde foi efetuada a apreensão do mesmo. No momento da abordagem, este tentou empreender fuga. Durante o desenrolar da ocorrência, sua genitora, franqueou a entrada dos militares em sua residência, contudo nada foi constatado. O celular foi apreendido por existir a suspeita de contato entre os envolvidos nos crimes em apuração. CRIMES EM APURACAO: homicídio, tráfico de drogas e tentativa de homicídio.


fonte: Assessoria de Com. Org. Sétimo BPM

Assassinato no bairro São Vicente, leia a ocorrência

HOMICÍDIO CONSUMADO: Por volta de 21:23 horas, a PM compareceu no BAR BEBO E CANTO, localizado no Bairro JK, onde segundo solicitação havia ocorrido disparos de arma de fogo. No local, os militares depararam com um indivíduo caído ao solo com ferimentos provocados por projéteis de arma de fogo, sendo o mesmo de imediato socorrido ao Pronto Atendimento Médico.

Testemunhas relataram que estavam no referido estabelecimento comercial fazendo uso de bebida alcoólica, momento que chegou ao local quatro pessoas encapuzadas e todas armadas com armas de fogo, os quais passaram a efetuar disparos, onde três vitimas foram alvejadas, sendo A.A.M., 25 anos de idade, que foi atingido com um disparo no braço, L.S.X., 21 anos, que foi atingido com onze disparos nas costas, e a vítima conhecida somente por F. que foi atingido com sete disparos, sendo um no queixo, um no pescoço e cinco na região da cabeça, vindo o mesmo a falecer no hospital.

O único conhecido de F. no município é a testemunha, 39 anos, que acompanhou os militares até o Pronto Atendimento e reconheceu o corpo do mesmo, permanecendo com seus pertences. A testemunha acompanhou a PM até a residência de F. na tentativa de identificá-lo, porém nenhum documento foi localizado, tendo a mesma informado que havia conhecido a vítima próximo ao POSTO RODÃO e que ofereceu serviço de servente de pedreiro ao mesmo, onde F. disse ser natural de GOIÂNA/GO e atualmente estava residindo em LAGOA SANTA/MG. A vítima L.S.X. após receber os primeiros socorros foi transferida para BELO HORIZONTE/MG em estado grave, e a vítima A.A.M. foi liberado após ser medicado.

Foram realizados levantamentos no local acerca dos prováveis autores, sendo que o pai do indivíduo D. relatou que seu filho encontrava-se no referido bar lanchando e que logo após sair do estabelecimento os quatro autores chegaram no local e efetuaram os disparos, e que nesta data por volta das 14:00 horas compareceram em sua residência dois indivíduos, sendo um conhecido por F.O. e o segundo desconhecido, os quais passaram a proferir ameaças de morte ao seu filho, e disseram que se não conseguissem matar o mesmo iriam matar o irmão de D., sua mãe ou seu pai, e evadiram em seguida tomando rumo ignorado. O local do homicídio foi isolado e compareceu o perito, que após realizar seus trabalhos técnicos liberou o local. Segue rastreamento.

Fonte: Assessoria de Com. Org. Sétimo BPM

domingo, 7 de novembro de 2010

Brasil fica em 73º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano 2010

O Brasil ocupa a 73ª posição no ranking IDH 2010 (Índice de Desenvolvimento Humano), em uma lista integrada por 169 países, segundo relatório divulgado nesta quinta-feira, 4 de novembro, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). A colocação indica que o país apresenta um estágio de desenvolvimento humano elevado.

Este ano, o estudo está comemorando a 20ª edição, sob o tema A Verdadeira Riqueza das Nações: Vias para o Desevolvimento Humano. De acordo com o Pnud, não é possível fazer uma comparação com o resultado brasileiro em 2009 (77º colocado), pois neste ano o relatório traz o "novo IDH", calculado a partir de metodologia e dados diferentes. No entanto, o índice continua a ser composto por três dimensões: educação, saúde e renda.

Na saúde, a variável usada ainda é a expectativa de vida (que ficou em 72,9 anos), mas houve mudanças nos dados relativos à educação e à renda. Os IDHs antigos consideravam a alfabetização e as matrículas no primário, ensino médio e superior. Já o novo é calculado com base nos "anos médios de estudo" (número médio de anos de educação recebidos por pessoas com 25 anos ou mais) e nos "anos esperados de escolaridade" (número de anos de escolaridade que uma criança na idade de entrar na escola pode esperar receber).

No âmbito da renda, a RNB (Renda Nacional Bruta) per capita passou a ser usada, em vez do PIB (Produto Interno Bruto) per capita, incluindo fatores como remessas do exterior e ajuda internacional. A RNB no país foi avaliada em US$ 10.607 (o valor do dólar é o ajustado pela paridade do poder de compra).

"Tem havido um progresso geral em termos de saúde. Existe mais informação para entender que a educação é de melhor qualidade. A esperança de vida é mais alta e o rendimento também é mais alto no Brasil", destacou à Rádio ONU a pesquisadora Isabel Pereira, que participou da produção do relatório.

A Noruega é o país que aparece no topo, seguido por Austrália e Nova Zelândia. Na sequência vêm os Estados Unidos - todos eles apresentam desenvolvimento humano muito elevado, de acordo com o relatório do Pnud. Na América Latina, o país mais bem colocado no ranking é o Chile, que ocupa a 45ª posição, seguido pela Argentina. A nação pior colocada na lista completa é o Zimbábue.

Evolução recente

Esta não é a primeira vez que o IDH passa por mudanças — a disponibilidade de novos dados e as sugestões de alguns críticos fizeram com que o índice se adaptasse ao longo das últimas duas décadas. Porém, a fim de possibilitar que sejam verificadas tendências no desenvolvimento humano, a equipe responsável pelo relatório usou a nova metodologia não só para calcular o IDH de 2010, mas também o de 2009 e de outros seis anos de referência: 1980, 1985, 1990, 1995, 2000 e 2005. Para o Brasil, há dados completos desde 2000.

Uma das novidades do IDH 2010 é o ajuste pela desigualdade (IDH-D), que identificou as perdas no desenvolvimento humano ao considerar as desigualdades na distribuição de saúde, educação e rendimento em 139 países. Com este ajuste, o Brasil perde 27,2% de sua pontuação no IDH.

O relatório do Pnud também calculou neste ano o IDG (Índice de Desigualdade de Gênero), que mede a discriminação das mulheres. O Brasil ficou em 80º lugar, em uma lista de 138 países, que é liderada pela Holanda.

A mudança na metodologia do IDH 2010 provocou a exclusão de 17 países, para os quais não havia dados disponíveis, segundo informou o Pnud, entre eles Líbano e Cuba - que apresentavam boas colocações nos relatórios anteriores. No caso do país caribenho, não havia dados sobre renda per capita. No do árabe, faltavam dados sobre escolaridade.

O relatório não inclui o Iraque (que já estava ausente em 2009), mas inclui o Afeganistão, que também passou por guerra civil e ocupações militares nos últimos 40 anos. Os dados para o Sudão, que vive conflito no Sul, são referentes apenas ao Norte do país africano.

fonte: Portal Eco

sábado, 6 de novembro de 2010

Mão na Massa capacita mais jovens para o mercado de trabalho

Dayana Rodrigues, 16 anos, moradora do bairro Novo Dom Bosco, na região Noroeste de Belo Horizonte, já pode ‘colocar a mão na massa’. Ela recebeu, nessa quinta-feira (4), o certificado de conclusão do curso “Jovem Empreendedor”, e está pronta para entrar no mercado de trabalho. A iniciativa integra o Projeto Mão na Massa, da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), por meio da Coordenadoria Especial da Juventude e parceria com o Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH). O programa oferece qualificação aos jovens em situação de vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e cria oportunidades de trabalho e renda.

Criado em 2009, o projeto já beneficiou mais de 600 jovens de Belo Horizonte e Santa Luzia e, além de Dayana, receberam o diploma mais 20 jovens. A professora Leila Said, que coordena o curso, conta que Dayana foi se transformando durante a capacitação. “Os valores e as perspectivas dela mudaram completamente, com melhor desempenho na escola, postura, autoestima e um novo olhar sobre o mundo”, avalia.

Dayana concorda e diz que ao chegar ao curso aprendeu a importância de usar roupa adequada no serviço, do trabalho em equipe, de não ficar de braços cruzados e de esquecer as gírias no ambiente profissional. “Lá fora as pessoas não me dão ouvidos, não acreditam muito em mim, mas aqui me senti totalmente valorizada e estou preparada para conquistar um trabalho”, relata.

Jailton Costa Gomes, 16 anos, do bairro Palmital, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), também acaba de concluir um dos cursos oferecidos pelo Mão na Massa, o de “Derivados do Leite”, e já garantiu sua vaga no mercado. “Graças ao projeto me dei bem na entrevista de emprego. Dos 15 concorrentes, fui um dos três selecionados e vou trabalhar de atendente num restaurante de um shopping na zona Sul de Belo Horizonte”, comemora. Ele diz que tudo o que aprendeu no curso poderá ser aplicado no dia-a-dia: higienização, limpeza, organização e as receitas. “Aprendi a fazer queijo, iogurte e sorvete e sei que posso crescer mais”, conta.

Além dos cursos Derivados do Leite (52 horas/aula) e Jovem Empreendor (45 horas/aula), o Mão na Massa ofereceu, neste semestre, vagas para aulas nas áreas de Panificação (30 horas/aula) e Cuidador de Idosos (40 horas/aula), cujas atividades serão encerradas no final deste mês.

Os cursos são gratuitos e acontecem nos laboratórios do Uni-BH, Campus Estoril. As aulas são ministradas por alunos de engenharia de alimentos, fisioterapia e administração, sob a supervisão dos professores da instituição de ensino.

fonte: Ag. Minas

CMRR abre vagas para Curso de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde

Começa nesta segunda-feira (8), no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), a 8ª turma do Curso de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (GRSS). A carga horária é de 16 horas, nas quais são desenvolvidos conceitos de meio ambiente e impacto ambiental, apresentados os órgãos fiscalizadores e a importância da integração entre os vários atores envolvidos na gestão dos resíduos.

A metodologia é direcionada a médicos, enfermeiros, arquitetos, engenheiros, administradores e demais profissionais atuantes na área de saúde, porém, são sempre bem vindos estudantes e profissionais das áreas afins.

Serão apresentadas diretrizes básicas de cada etapa do gerenciamento, desde o manejo seguro, tratamento interno e coleta até o transporte e disposição final. Todos os processos são apresentados de acordo com as normas técnicas e ambientais. Além do mais, são aplicados conteúdos relacionados à biossegurança e gerenciamento de risco aplicada aos Resíduos de Serviço de Saúde.

O investimento é de R$ 120 para estudantes e grupos com no mínimo cinco pessoas e R$ 150 para interessados. O CMRR está localizado na rua Belém, nº 40, bairro Esplanada, em Belo Horizonte. Informações e inscrições podem ser obtidas pelo telefone: (31) 3465-1203.

fonte: Ag. Minas

Secretaria de Saúde distribui fichas para atendimento odontológico nesta segunda

Por Assessoria de Comunicação em Notícias

A Secretaria Municipal de Saúde informa que na próxima segunda, 08/11, serão distribuídas fichas para tratamento dentário no Centro de Atenção à Saúde Bucal para os moradores dos bairros Jardim dos Anjos, São Lucas, Centro, São Francisco, Matadouro e Praça Inconfidência. As fichas deverão ser buscadas no Salão São Vicente e são necessários apresentação de comprovante de residência – conta de água ou luz – e carteira de identidade. Todas as pessoas que chegarem até as 7h30 serão agendadas. Outras informações pelo telefone 3521-4312.

Notícias do Teleton estarão disponíveis na internet

O SBT / Alterosa e A AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) disponibilizarão à imprensa o link http://www.sbt.com.br/teleton/imprensa, com notícias e fotos do Teleton 2010, a partir das 22h30.

A maratona televisiva realizada pela entidade em parceria com a emissora tem o objetivo de arrecadar recursos para o tratamento e reabilitação de pacientes atendidos nas 9 unidades construídas com a colaboração da sociedade desde a primeira edição do Teleton, em 1998. A meta de arrecadação deste ano é de R$ 20 milhões, entre doações de empresas e contribuição do público, que acompanha as histórias de vida e atrações musicais apresentadas nas mais de 24 horas na programação.

Mais de 70 artistas se revezarão no palco entre 22h30 da sexta-feira 5 e o início da madrugada de 7 de novembro . Victor e Léo, Daniel, Eliana, Ivete Sangalo, Bruno e Marrone, Wanessa, César Menotti e Fabiano, Banda Cine, Celso Portiolli e Grupo Revelação são alguns dos nomes confirmados.

Confira a programação:

Sexta-feira, 5/11

23h às 2h - Programação ao vivo.

Das 2h às 6h - Programação gravada.

Sábado, 6/11

Das 6h até o término (por volta das 0h) - Programação ao vivo.

Att,

Kleyton Santos
Aux. Adm. - Comunicação
TV Alterosa - Divinópolis
Diários Associados
Tel.: (37) 3229.8933 / 8801.8630

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Corpo de Bombeiros divulga Nota Oficial sobre o Parque de Exposições

NOTA À IMPRENSA
Divinópolis, 30 de outubro de 2010.

Com relação à ação fiscalizadora que o Corpo de Bombeiros Militar, através do 10º Batalhão de Bombeiros, executou na data de 29 de outubro do corrente ano no Parque de Exposições do município de Bom Despacho/MG, ressalto as seguintes considerações:

1) De acordo com a Lei Estadual 14.130/01 e Decreto Estadual 44.746/08, que tratam sobre prevenção de sinistros, incêndio e pânico na esfera estadual, os locais de uso coletivo e de recepção de público devem, por lei, se adequarem a princípios e medidas técnicas com a finalidade de promover a segurança de seus usuários.

2)Após a constatação destas medidas de segurança, através de projetos técnicos e vistorias in loco, o Corpo de Bombeiros Militar emite, então, o Auto de Vistoria (AVCB) informando aos responsáveis pela edificação/evento e a sociedade que o local de recepção de público encontra-se dentro das normas de segurança para satisfatório funcionamento.

3)O Parque de Exposições de Bom Despacho, até o momento, não possui liberação do Corpo de Bombeiros (AVCB). Cabe aqui ressaltar o descumprimento da cláusula 3ª do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado com o responsável do local que se comprometeu, e não executou, a regularização do local perante a legislação estadual de prevenção de sinistros, incêndio e pânico.

4) Durante a ação fiscalizadora ocorrida em 29 de outubro, foi constatada a completa e total ausência de medidas de segurança que um local de recepção de público e um evento temporário ( no caso um show sertanejo ) devem possuir, por lei, para propiciar segurança aos usuários do local. Nesta situação, foi constatado o risco iminente de sinistro, pela ausência do AVCB, pela ausência de medidas mínimas de segurança e pela não adequação aos princípios constantes na legislação estadual de prevenção de sinistros, incêndio e pânico.

5)Diante deste fato, coube, por obrigatoriedade de lei, a interdição do Parque de Exposições de Bom Despacho, dentro da postura de total legalidade e com o comprometimento e obediência a legislação que a sociedade tanto espera de um órgão público.

COMANDO DO 10º BATALHÃO DE BOMBEIROS MILITAR

Adiada rodada de abertura da Copa jornal Fique Sabendo Rádio Difusora SUB 20

A rodada de abertura da Copa Jornal Fique Sabendo Rádio Difusora SUB 20 foi adiada para o dia 13, sabádo. O motivo se deve a realização do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Já a segunda rodada, ficará programada para acontecer no feriado de 15 de novembro.

Existe grande expectativa para o início do torneio, porque a disputa será feita somente para atletas com idade inferior a 20 anos. As equipes confirmadas são Associação, Famorine, Vila Gontijo Dê Escoramentos e Cristalino.

A primeira rodada será Associação x Cristalino no estádio Chico Marques, e Famorine x Vila Gontijo no estádio Pedro Lino da Costa, jogos programados para o dia 13, as 16h45.

Copa jornal Fique Sabendo Rádio Difusora SUB 20 começa sábado a noite

Por causa da realização da prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) os horários da primeira rodada da Copa Jornal Fique Sabendo Rádio Difusora Sub 20 começarão mais tarde conforme estava programado. A primeira partida acontece no estádio Pedro Lino da Costa, entre Famorine x Vila Gontijo Dê Escoramentos, com horário marcado para as 19h.

No domingo, as 10h da manhã, jogam Cristalino x Associação no estádio Chico Marques. Os horários foram modificados porque muitos atletas irão fazer a prova neste fim de semana. Já os outros jogos, serão seguidos pela tabela da competição.

Acompanhe os jogos:

Tabela da Copa Jornal Fique Sabendo Rádio Difusora sub 20

Jogos do Turno:
Primeira rodada:
Famorine x Vila Gontijo/Dê Escoramentos - Dia 06/11 – 19h.
Associação x Cristalino – Dia 07/11 – 10h00

Segunda Rodada:
Cristalino x Famorine – Dia 14/11 – 16h45
Vila Gontijo Dê Escoramentos x Associação – Dia 13/11 – 16h45

Terceira Rodada:
Vila Gontijo Dê Escoramentos x Cristalino – Dia 21/11 – 16h45
Famorine x Associação – Dia 21/11 - 16h45

Jogos do Returno:

Quarta Rodada:
Vila Gontijo Dê Escoramentos x Famorine – Dia 28/11 – 16h45
Cristalino x Associação – Dia 28/11 – 16h45

Quinta Rodada:
Famorine x Cristalino – Dia 05/12 – 16h45
Associação x Vila Gontijo Dê Escoramentos – Dia 05/12 – 16h45

Sexta Rodada:
Associação x Famorine – Dia 12/12 – 16h45
Vila Gontijo x Cristalino – Dia 12/12 – 16h45

Final : Dia 19/12 – 16h45

Pai de Zé Paulo é preso por apropriação indevida, leia a ocorrência

DATA: 02 de novembro de 2010.

APROPRIAÇÃO INDEBITA DE COISA ALHEIA MOVÉL - BOM DESPACHO: Em 01Nov10-Sex, por volta de 20:31h, uma GuRp, após acionamento do COPOM, compareceu à Avenida MARTINHO CAMPOS, Conjunto Habitacional PEDRO TAVARES GONTIJO, onde um indivíduo conhecido por W. L., 37 anos, estaria em um veiculo FIAT UNO azul. Segundo informação do proprietário de tal veiculo A. D. da S., não permitiu o uso de seu veículo por W.

Com esta informação durante o rastreamento, foram recebidas novas informações que W. estaria em um bar. De imediato a GuRp deslocou até o bar onde o proprietário informou que realmente W. esteve no local e disse que estava armado e que mataria os 04(quatro) policiais envolvidos na morte de seu filho e em seguida suicidaria (referindo-se à ocorrência onde o filho do mesmo, após acidente com uma motocicleta ocorrido em outubro do corrente, faleceu).

Tais ameaças foram feitas na presença de vários frequentadores do bar que pediram para não serem envolvidos nesta ocorrência, por temerem por suas famílias. Em ato continuo a GuRp deslocou na tentativa de localizar o autor W. então na Avenida MARTINHO CAMPOS deparou com o veículo conduzido pelo autor W., onde conseguiu abordá-lo, sendo constatado que o autor W. não possui habilitação.

Em contato com a vítima A. relatou que estava em um bar bebendo e em dado momento deslocou até o banheiro e, ao retornar, não mais viu seu veículo, sendo informado por terceiros de que quem saiu com seu carro era o autor W., fato este sem a permissão da vítima, tendo então ligado 190 para informar de tal situação.

Durante o dia, foram observados pelos policiais envolvidos na ocorrência com o filho do autor W., uma movimentação nas proximidades de suas residências, sendo usados os seguintes veículos: FIAT STILLO cor escura, conduzido pelo irmão de W., uma motocicleta HONDA CG TITAN prata conduzida pelo autor W.. Diante do exposto o autor foi preso, conduzido para DePol onde permaneceu à disposição da Polícia Judiciária, o veículo foi apreendido, sendo lavrado o AIT respectivo a infração.

fonte: Assessoria de Imprensa do Sétimo BPM

COMUNIDADE SÃO VICENTE PROMOVE CAMINHADA PELA PAZ EM BOM DESPACHO

No último dia 30 de novembro, por volta de 18:00 horas, a Paróquia São Vicente de Paulo promoveu uma caminha intitulada de “Caminhada pela Paz” que percorreu várias ruas dos bairros São Vicente, Aeroporto I e II, Novo Horizonte, Santa Marta, JK e Bela Vista, todos do Complexo “Cidade Nova” de Bom Despacho.

A caminhada faz parte do Projeto “Construindo a cidadania e promovendo a paz”, cujo público alvo se trata de crianças, adolescentes e famílias residentes na região do Complexo “Cidade Nova”, cujo objetivo é trabalhar a promoção humana, mediante ações e reflexões sobre a cidadania, visando à cultura da paz.

O Projeto teve início a partir de uma reunião de diretoras e pedagogas das Escolas Dona Duca, Irmã Maria e Tancredo Neves com o Comandante do 7º Batalhão que diante as questões apresentadas, colocou os oficiais que integram o Núcleo de Prevenção Ativa da Unidade e daí com o decorrer das reuniões criaram o grupo de sustentação que formalizaram o projeto e passaram a desenvolver, em conjunto, todas atividades pré-estabelecidas no projeto. Atualmente compõem o grupo de sustentação a Polícia Militar, Paróquia São Vicente, Escolas Dona Duca, Irmã Maria e Tancredo Neves, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e liderança comunitária.

A caminhada que foi encerrada defronte a Igreja São Vicente de Paulo, teve a participação de mais de 200 (duzentas) pessoas, entre adultos, crianças e adolescentes, todas vestidas de branco. Por parte do 7º BPM, a manifestação contou ainda com as presenças ilustres do PM Amigo Legal, o Leão DARE do Programa de Erradicação das Drogas e da Violência (PROERD), Alunos do Curso Técnico em Segurança Pública (CTSP/2010), Oficiais e Praças da 50ª Cia PM/Bom Despacho que além da participação, realizaram a entrega de panfletos “PM Serviços”, divulgando o Disque-denúncia (telefone 181) e a Rede de vizinhos protegidos. É a comunidade e a PMMG trabalhando pela sua segurança.


Assessoria de Comunicação Organizacional – 7º BPM

Curso de Psicologia da UNIPAC Bom Despacho receberá Conselho Regional de Psicologia/CRP e Associação Brasileira de Ensino de Psicologia /ABEP

No dia 05/11, sexta-feira, o curso de Psicologia da UNIPAC Bom Despacho receberá alguns membros do Conselho Regional de Psicologia e da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia / ABEP, na sala multimídia 4, às 19h.

Será ministrada uma palestra sobre a função do Conselho de Psicologia e sobre a ABEP com o objetivo de esclarecer o seu real papel para o acadêmico. A conselheira-presidente do Conselho Regional de Psicologia, Sra. Júnia Lara, e o presidente da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia, Sr. Francisco Viana, irão ministrar palestra para os alunos da UNIPAC.

A coordenadora do curso de Psicologia da UNIPAC, Maria Lúcia Corrêa, faz um breve relato do percurso do aluno antes do exercício profissional. Ela explica a trajetória e preparação do aluno de Psicologia ao longo de cinco anos de curso, "sua formação, que se organiza por meio de aulas teóricas e práticas, estágios básicos e específicos, visitas técnicas, além da participação em congressos, jornadas, cursos extra-curriculares, eventos acadêmicos como a onda universitária, semana integrada de cursos, entre outros. Ao chegar ao mercado de trabalho o psicólogo poderá deparar-se com diversas incertezas e inseguranças, quando poderá tanto recorrer à instituição formadora, no caso à UNIPAC, quanto ao seu conselho de classe, que é o CRP. Depende de qual é a sua dúvida ou dificuldade. De qualquer forma, após a conclusão da graduação em Psicologia, é importante que o profissional conheça bem quais questões que poderm ser levadas ao CRP e quais devem ser direcionadas à Instituição de Ensino Superior (IES), que nunca deixa de apoiar seu egresso,” ressalta a coordenadora.

A Profª Maria Lúcia Corrêa finaliza dizendo que é preciso conhecer bem o CRP e estabelecer uma boa relação com ele, pois o mesmo estará sempre ao lado do profissional, orientando-o e apoiando-o em suas reflexões e contribuições ao exercício profissional. “A visita do CRP e da ABEP reveste-se de grande importância para a comunidade acadêmica ligada ao curso de Psicologia,”conclui.


--
Nara Lúcia Tavares
Analista de Comunicação e Marketing
Unipac Bom Despacho
(37)3521-9550
www.unipacbomdespacho.com.br

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

TV Interativa ainda continua fazendo sucesso

A extinta TV de Bom Despacho, Tv Interativa, continua tendo suas reportagens bastantes assistidas pelo site youtube.com.br. Como era uma TV Net, todo seu contéudo audiovisual foi postado no sitio de video.

Em uma de suas reportagens, houve mais de 1500 visualizações. É a matéria que entrevista a dupla Adalberto e Adriano, ouvidos nos estúdios da Rádio Ativa FM. "È algo inesquecível para Bom Despacho",diz Denes Pereira, redator da tv extinta, em conversa com o Jornal Fique Sabendo.

A TV Interativa foi um dos maiores veículos de comunicação já existente em Bom Despacho. Mas por motivos não revelados, a tv net acabou saindo do ar. No entanto, continua sendo muito acessada pelos internautas.

Dono de Bar é preso após vender bebida alcoólica no dia da Eleição, leia a ocorrência

CRIMES ELEITORAIS (VENDA DE BEBIDA ALCOOLICA):

Por volta de 18:50 horas, a PM compareceu no "BAR DO RUBENS", localizado no bairro SÃO VICENTE, onde conforme denuncia anônima, no local estava ocorrendo a venda de bebida alcoólica em desacordo com a portaria conjunta expedida em virtude do pleito eleitoral, a qual proíbe a venda e distribuição de bebida alcoólica no horário compreendido entre as 06:00 e 20:00 horas, sendo no interior do estabelecimento surpreendidos diversas pessoas fazendo uso de bebida alcoólica, tendo o proprietário do estabelecimento R.R.P., 54 anos de idade, alegado que pensou que apos as 18:00 horas estivesse liberada a venda de bebida alcoólica. O autor foi preso em flagrante delito e conduzido a Depol.

fonte: Assessoria de Com. Org. Sétimo BPM

Sétimo BPM realiza mega operação em Nova Serrana


Para garantir a segurança na cidade de Nova Serrana e região, policiais militares da 100ª Cia Esp PM desencadearam, ontem, 29 de outubro, operação "Nova Serrana Segura". A ação foi uma medida preventiva em virtude do final de semana prolongado, que teve por objetivo desarticularem locais de tráfico, prender e identificar suspeitos de furtos, assaltos, homicídios, trafico de Drogas e outras condutas ilícitas.

Foram realizadas Batidas Policiais pelos bairros: Amaral, Dom Bosco e Marisa, com o intuito de reforçar a segurança e proporcionar maior tranqüilidade a comunidade.

Nesta operação foi obtido o seguinte resultado: 01 revolver cal. 38 municiado com 05 munições intactas; 01 revolver cal. 32 com 05 cartuchos intactos; 01 arma de fogo tipo garrucha, calibre .22 com 02 (dois) cartuchos calibre .22 intactos R$ 399,00 reais em dinheiro, 01 pedra de substancia análoga a crack, 09 (seis) papelotes de substancia branca análoga a cocaína, 25 buchas de substancia esverdeada análoga a maconha. Sendo 16 conduzidos entre pessoas presas e apreendidas.

A gestão policial militar no desafio de transformar objetivos em resultados tem intensificado atividades envolvendo todos os seus militares e o apoio comunitário através das denuncias anônimas. Esses fatores quando somados se tornam ações de segurança publica fortalecidas a curto e longo prazo. Assim, permitindo que a abordagem policial seja uma ação eficaz capaz de prevenir e garantir o bem estar e a paz social.

Assessoria de Comunicação Organizacional – 7º BPM

Serra é mais votado em Bom Despacho do que Dilma

O candidato derrotado a presidência José Serra(PSDB) foi mas votado em Bom Despacho do que a sua concorrente Dilma Roussef (PT). O tucano teve 14.909 votos, contra 11.612 da petista.

Dilma Roussef foi eleita neste domingo com mais de 50 milhões de votos. A primeira mulher presidente do Brasil toma posso dia primeiro de janeiro de 2011.

Veja através deste link: http://placar.eleicoes.uol.com.br/2010/2turno/mg/?id=41475 (Copie).