https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Ministério da Saúde faz alerta aos homens, principais vítimas do trânsito no Brasil

domingo, 2 de janeiro de 2011

Ministério da Saúde faz alerta aos homens, principais vítimas do trânsito no Brasil


Em período de festas de fim de ano aumenta a movimentação nas rodovias de todo o país e, consequentemente, o número de acidentes de trânsito. Os homens são tradicionalmente as principais vítimas nesse tipo de desastre, que já é classificado como uma das principais causas de morte entre os homens de 20 a 24 anos.

Com a proximidade do feriado de Ano Novo, o Ministério da Saúde lança um alerta a toda a população, mas em especial aos homens que vão pegar estrada no Reveillon.

O diretor do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do Ministério da Saúde, José Luiz Telles, explica que um dos principais problemas é o consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir.

“O primeiro alerta que nós fazemos é sobre o consumo de álcool, que afeta a direção, os reflexos e está associado, em sua grande maioria, aos acidentes. O segundo são aos homens, que se arriscam e se expõem mais aos perigos, são mais ousados na direção. Portanto, é pensar em se cuidar, o cuidado nas estradas, na direção, é essencial para que as pessoas possam passar esse final de ano muito bem”, reforça.

Mudar os hábitos arriscados dos homens é um dos objetivos da Política Nacional da Saúde do Homem, lançada em 2009 pelo Governo Federal. Segundo Telles, o objetivo do Ministério da Saúde é mudar essa tradição prevalente no Brasil de que apenas a mulher precisa de cuidar.

“O principal mote da campanha trata de que homem que é homem se cuida, portanto, nós estamos trazendo uma cultura de autocuidado, uma preocupação com sua própria vida, coisa que não é comum entre os homens”, afirma.

Tanta preocupação com a saúde masculina não é à toa. Segundo o Ministério da Saúde, a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. De acordo com o Governo Federal, a população masculina vive, em média, sete anos a menos que a feminina e tem maior incidência de doenças do coração, câncer e diabetes.

Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde em dezembro deste ano revelou ainda que, em 2008, os homens morreram cinco vezes mais por causa de acidentes ou de violência do que as mulheres. De acordo com a pesquisa Saúde Brasil 2009, foram 112,4 mortes de homens por 100 mil habitantes naquele ano, enquanto que o índice feminino foi de 21,6 óbitos por 100 mil.

A dica para os homens, portanto, é simples: não misturar bebida com direção, ser precavido no trânsito e cuidar da saúde regularmente.

fonte: Portal Eco

Nenhum comentário:

Postar um comentário