https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Procon lança cartilha para orientar consumidor na compra de material escolar

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Procon lança cartilha para orientar consumidor na compra de material escolar


Os pais com filhos em idade escolar têm como um dos principais gastos no início do ano a compra de material escolar. Para aliviar o bolso e garantir que os consumidores tenham seus direitos respeitados, a Fundação Procon-SP lançou a cartilha Conheça Seus Direitos – Material Escolar. Nela os pais podem conferir dicas de como economizar e comprar de forma consciente.

A primeira orientação para quem quer gastar menos é pesquisar os preços, seja em papelarias, lojas de departamento ou na internet. Checar com a escola a real necessidade de todos os itens solicitados também é indicado pelo órgão.



Para evitar compras desnecessárias e ainda reduzir seus impactos no planeta, a cartilharecomenda que os pais procurem em casa os materiais que sobraram do último ano e ainda estão em boas condições de uso. Trocas de materiais com outros pais e compras coletivas são outras dicas importantes.

Escolas

Algumas escolas fazem pedidos abusivos nas listas de material escolar. Sobre isso, o Procon alerta para que os pais exijam seus direitos. As instituições não podem, por exemplo, solicitar a compra de materiais de uso coletivo, tais como material de higiene e limpeza, ou taxas para suprir despesas com água, luz e telefone, nem exigir a aquisição de produtos de marca específica.

Portanto, materiais com giz, bolas, apitos, papel higiênico, CD e DVD virgem só podem ser requisitados se forem utilizados em atividades didáticas. Nesses casos, segundo o Procon, o consumidor deve checar no plano de aulas da instituição, onde deve ser detalhada a finalidade para a qual se exige o material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário