Volta às aulas na rede estadual


No próximo dia 2, quarta-feira, cerca de 2,4 milhões de alunos de 3.795 escolas voltam às aulas em toda a rede estadual de ensino de Minas Gerais. A data marca o início do ano letivo que terá 200 dias de aula com carga horária de 800 horas para os anos iniciais e 833 horas e 20 minutos para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio.

Na terça-feira, dia 1º, diretores, professores e funcionários já estarão nas escolas se organizando para receber os alunos na quarta-feira (2). O dia anterior a volta às aulas marca oficialmente o início do ano escolar. Neste momento, professores e equipe pedagógica se reúnem para organizar as turmas, analisar as avaliações de desempenho dos alunos realizadas no ano anterior, reverem suas metas e começar a elaborar o plano de trabalho para o ano que se inicia. Além disso, os diretores realizam reuniões administrativas com a equipe da escola para preparar o ambiente escolar que receberá os alunos.

Em 2011, os principais projetos pedagógicos da Secretaria de Estado de Educação (SEE) têm continuidade. Esse é o caso do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), projeto Acelerar Para Vencer, Escola de Tempo Integral, Escola Viva Comunidade Ativa, Pró-Ciência, entre outros.

Vagas

Todos os estudantes têm direito a vaga para o ensino fundamental ou médio na escola mais próxima de sua casa, o que é garantido pelo cadastramento escolar, realizado todos os anos. No entanto, caso os pais tenham interesse em matricular seus filhos em outra escola de sua escolha, a matrícula só será efetivada se aquela instituição possuir vagas disponíveis.

Comentários