Dia das Mães deste ano deve ter faturamento 4% maior do que 2010

Dados da Fecomercio apontam que 66% dos entrevistados devem presentear na data

Por Juliana Castro, do Mundo do Marketing 

O Dia das Mães está próximo e o comércio paulistano se mostra otimista em relação às vendas do período. A expectativa é que a data gere um faturamento de 3% a 4% maior do que em 2010, de acordo com dados da Fecomercio. Cerca de 66% dos entrevistados afirmaram que pretendem presentear suas mães no próximo domingo, número 10 pontos percentuais acima do que no ano anterior.
Entre os que não têm a intenção de presentear, 22,5% afirmaram não ter condições financeiras ou estar endividados. A grande maioria dos entrevistados (90,9%) não demonstrou interesse em contrair um empréstimo para comprar o presente.
Na ocasião, os gastos não devem ultrapassar R$ 70,00, para 72,5% dos participantes da pesquisa. A expectativa é que o ticket médio seja de R$ 62,00, sendo que os homens devem gastar mais do que as mulheres, R$ 64,00 contra R$ 60,00, respectivamente.
Os segmentos mais lembrados pelos filhos foram Vestuário, Calçados e Acessórios, com 31,6%, seguidos por Perfumes e Cosméticos, com R$ 10,1%, e Eletrodomésticos, 9%. Já as filhas devem inverter a segunda e a terceira opção. Os dados estão de acordo com a preferência das mães, que afirmaram esperar presentes da primeira categoria citada, com 31,6%. Em relação às formas de pagamento, os entrevistados optarão em sua maioria por pagar à vista, com 69,8%, e o cartão de crédito vem em seguida (25,8%). 

Comentários