https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Projeto de Extensão da UNIPAC Bom Despacho contribui para desenvolvimento da inteligência e trabalho em equipe

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Projeto de Extensão da UNIPAC Bom Despacho contribui para desenvolvimento da inteligência e trabalho em equipe

O estímulo às práticas esportivas como alternativa para se combater a vulnerabilidade social é compromisso da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho, que, através do seu Curso de Educação Física, desenvolve oficina sobre desenvolvimento da tática no Futsal e auxilia alunos de 10 a 14 anos a realizar o esporte empregando as técnicas adequadas.

Esta prática pedagógica tem por objetivo oferecer atividades práticas de futsal, visando  desenvolvimento de operações táticas, desenvolvimento da inteligência e acima de tudo o trabalho em equipe.
Inicialmente, no dia 16/06, foram ofertadas atividades para 30 alunos da Escola Estadual Irmã Maria de Bom Despacho.

O interessante é que esta prática pedagógica será desenvolvida pelos alunos do 5º período do curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade, que sob a supervisão do Prof. Rodrigo César Ribeiro Diniz, farão todas as oficinas com os alunos das escolas públicas do ensino fundamental.
A coordenadora do curso Licenciatura em Educação Física da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho, Kenya Paula Moreira Oliveira explica que as práticas pedagógicas no curso de Licenciatura em Educação Física são um momento do aluno consolidar os conteúdos conceituais aprendidos em sala de aula e a utilização de diferentes cenários de ensino-aprendizagem que permitem ao aluno conhecer e vivenciar situações variadas das atividades, da organização da prática e do exercício profissional. “Assim, mais do que ir até as escolas, trazer os alunos de ensino fundamental e médio para a Instituição de Ensino Superior - IES, esta  é uma ação importante e fundamental no aprendizado dos acadêmicos do curso de Educação Física.”

Para Prof. Rodrigo Diniz, dentro da escola, o desenvolvimento da tática adquire um sentido ainda mais valoroso, pois conduz os alunos a uma vivência crítica sobre sua atuação no jogo. “Não incentivando a repetição de padrões, mas levando-os a se questionar e entender o porquê de suas ações. Além disto, contribui para o desenvolvimento da inteligência, a qual pode ser transportada para outros contextos sociais”.

Já o aluno do 5º período do curso de Educação Física, Washington Amaro Campos Ferreira, este projeto é muito interessante porque trabalha as habilidades, capacidades e tomada de decisão com os meninos que participam. “A prática da atividade influencia em fatores muito importantes no desenvolvimento cognitivo e em várias situações paralelas que contribui de forma positiva para a formação humana desses jovens.”

Além desta atividade ligada ao esporte, a Faculdade também interage com outras escolas  estaduais no Projeto Atendimento ao Aluno do Ensino Médio com aulas práticas de Laboratórios de Física, Química, Biologia e Informática, cumprindo sua responsabilidade social, prevista em seu Plano de Desenvolvimento Institucional.

Assessoria UNIPAC Bom Despacho

Nenhum comentário:

Postar um comentário