https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Cuidar da escova de dentes é necessário para a saúde bucal

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Cuidar da escova de dentes é necessário para a saúde bucal


Certamente todo mundo já ouviu falar que escovar bem os dentes após as refeições é uma das principais maneiras de garantir a saúde bucal. Porém, de nada adiantará seguir essa orientação, se as escovas dentais não receberem os devidos cuidados. A umidade das cerdas aumenta o acúmulo das bactérias, que, depois de um tempo, podem se multiplicar em níveis significativos. Por isso, de acordo com a coordenadora estadual de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Daniele Lopes, é importante substituir as escovas com frequência.
“As escovas devem ser guardadas em locais sem umidade e armazenadas individualmente. Além disso, é fundamental que sejam trocadas sempre que as cerdas começaram a virar para fora”, explica.
Também é necessário substituir a escova após resfriado, gripe, infecção na boca ou dor de garganta. Isso porque os germes podem se alojar nas cerdas da escova e levar a uma nova infecção. Outro cuidado a ser tomado é, após usar a escova, lavá-la em água corrente e guardá-la em pé, de forma que possa secar.
Daniele ressalta que as escovas dentais devem ser macias e pequenas, para que os dentes posteriores sejam alcançados sem dificuldade. Ela lembra que a escovação deve ser feita no mínimo duas vezes ao dia, e sempre após a última refeição.
“Em relação à escovação, não existe a melhor técnica. Isto significa que, nos casos em que é possível observar que o usuário está fazendo o controle da placa, a escovação está sendo eficaz; então, deve ser mantida e incentivada. Apenas em casos de controle de placa insatisfatório em toda a dentição ou de danos aos tecidos dentários, é que deve ser buscada uma nova técnica de escovação que se adapte ao usuário”, destaca Daniele.
Nesses casos, segundo ela, a técnica de Stillman modificada é a mais interessante, respeitando-se sempre as adequações individuais: a escova é colocada com o eixo das cerdas lateralmente contra a superfície da gengiva, e as cerdas são deslizadas da gengiva para os dentes. Depois escovam-se os dentes com movimentos horizontais. A língua não deve ser esquecida, pois o acúmulo de alimentos nesta região pode causar mau hálito. Além disso, o uso do fio dental é extremamente relevante para manter a saúde da boca.
fonte Ag. Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário