https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Servas promove capacitação para dirigentes e cuidadores de idosos em Bom Despacho

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Servas promove capacitação para dirigentes e cuidadores de idosos em Bom Despacho


O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) inicia nesta terça-feira (23/08), novas  capacitações do programa de valorização da pessoa idosa, o Digna Idade, em Bom Despacho, para instituições de 20 municípios da região. Ao todo, serão capacitados cuidadores de idosos e gestores do programa de 261 entidades em oito polos regionais do Estado.

Realizada por meio de convênio do Servas com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Sedese em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, a capacitação será realizada até setembro deste ano, para 1.110 pessoas. Indiretamente serão beneficiados cerca de 10 mil idosos.

A capacitação atende equipes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) das regiões Sul, Jequitinhonha/Mucuri, Alto Paranaíba, Triângulo, Central, Mata, Rio Doce, Norte e Centro-Oeste, em Poços de Caldas, Teófilo Otoni, Araxá, Paracatu, Belo Horizonte, Montes Claros, Bom Despacho e Juiz de Fora. A primeira região a receber a capacitação foi Poços de Caldas, no Sul de Minas, seguindo-se Teófilo Otoni, Paracatu, Araxá, Belo Horizonte e Montes Claros.

Na capacitação, os cuidadores de idosos de instituições atendidas pelo Programa Digna Idade recebem informações e são preparados para o atendimento no dia a dia, desde o banho, como ministrar medicamentos até as doenças mais comuns, a reabilitação, primeiros socorros, terapia ocupacional, prevenção e nutrição. Por sua vez, os administradores de instituições têm a capacitação voltada para o gerenciamento racional e eficiente da instituição e atendimento à legislação e políticas públicas para o idoso.

“O Digna Idade é um programa de resultados concretos e rápidos, de respeito e valorização do idoso em nossa sociedade”, avalia a presidente do Servas, Andrea Neves da Cunha sobre o Programa lançado em outubro de 2003, concebido para garantir mais conforto, segurança e melhor qualidade de vida para as pessoas atendidas em instituições filantrópicas.

Além de oferecer apoio técnico, o Programa Digna Idade investe na estrutura física por meio de reformas e adaptações de instalações, na aquisição de equipamentos e utensílios de primeira necessidade e capacitação de pessoal nas áreas de gestão e atendimento. Já beneficiou mais de 17 idosos em 466 instituições filantrópicas de todas as regiões do estado.

No polo de Bom Despacho serão capacitados cuidadores e dirigentes de instituições de Araújo, Lar Santo Antônio; Bom Despacho, Asilo São José;Bom Sucesso, Asilo São Vicente de Paulo; Carmo do Cajuru, Obras Assistenciais Pe. Augusto Cerdeira/Conselho Central da SSVP; Córrego Danta, Sociedade São Vicente de Paulo/Conferência Nossa Senhora Auxiliadora; Divinópolis, Obras Assistenciais Antônio Frederico Ozanan; Ibituruna, Asilo de Caridade Antônio Frederico Ozanan; Igaratinga, Lar dos Idosos Padre Libério; Itaúna, Fundação Frederico Ozanan; Luz, Vila Vicentina Dom Manoel da SSVP; Luz, Abrigo Nossa Senhora Aparecida; Nova Serrana, Lar Vicentino Padre Lauro; Oliveira, Asilo de Velhos Santo Antônio da SSVP; Oliveira, Vila Vicentina Joaquim Laranjo da Costa; Pains, Casa de Repouso da SSVP; Paineiras, Vila Vicentina da SSVP; Pitangui, Fundação Padre Américo; São Francisco de Paula, Asilo Confrade de Francisco Venâncio Pereira; São Gonçalo do Pará, Obras Sociais da Paróquia do São Gonçalo do Pará/Lar de Nazaré.


Capacitação em Bom Despacho
Data: 23 a 25 de agosto
Horário: 8 às 18 horas
Local: Avenida Maria da Conceição Del Duca, 150 – Bairro Jaraguá – Tel: (37) 3522.7253


Contato para entrevista: Vera Lúcia Lemos Santos, coordenadora do Programa Digna Idade, telefones (31) 8787-5441 ou (31) 9208-3314
Mais informações: Assessoria de Comunicação Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) (31) 3349.2400 – comunicacao@servas.org.br Angela Labanca: (31) 9206.1004 – angela.labanca@servas.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário