Cemig informa atendimento normal na sexta-feira, dia 23, e previsão do tempo para o verão e para o Natal

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig informa que as agências e postos de atendimento da Empresa funcionarão normalmente na próxima sexta-feira, 23 de dezembro, no horário das 8 às 17 horas.

Nos dias 24 e 25 de dezembro, como em todos os fins-de-semana do ano, solicitações de serviços e reclamações poderão ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. Esse serviço funciona 24 horas, e a ligação é gratuita. A Agência Virtual, disponível no site da Cemig (www.cemig.com.br), também oferece diversos serviços com conforto e segurança.

Verão segue tendência de temperaturas cada vez mais altas

O verão, estação mais quente e chuvosa do ano, começou oficialmente hoje (22/12), às 3h30 (horário de verão). Segundo Arthur Chaves, meteorologista da Cemig, as temperaturas estarão altas em todo o País, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, mas nesta estação o Sul do Brasil também terá temperaturas relativamente altas. Em relação às chuvas, a previsão é que a concentração aconteça no Norte, Centro-Oeste e Sudeste, como é comum nesta época do ano.

O início do verão ocorre sempre na última dezena de dezembro e vai até a ultima dezena de março, com o ápice acontecendo em janeiro. As principais características desta estação são os dias mais longos que as noites, mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, levando à ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente à tarde e início da noite. Em virtude do aumento da temperatura do ar, essas chuvas podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento.

As chuvas que acontecem durante o verão correspondem a mais de 60% do esperado para todo o ano. Em Minas Gerais, de acordo com Arthur Chaves, ao contrário do que ocorreu durante este ano, quando as chuvas ficaram acima da média histórica, principalmente em março, a previsão para este verão é de chuvas ligeiramente acima da média no Norte e Sul de Minas e dentro da média na região Central do Estado.

Dentre as características do verão em Minas está o fato de ocorrer chuvas acima de 700 mm, durante toda a estação, no Triângulo, Alto Paranaíba, Sul de Minas, Oeste, Zona da Mata e região Central, e, em menor quantidade, no extremo norte (divisa com a Bahia).

Quanto à temperatura, a previsão é de valores dentro da média no centro do Estado e ligeiramente abaixo no Sul e Norte de Minas, o que quebra a tendência dos últimos anos, que também ficaram acima da média. Normalmente, as temperaturas superam os 30ºC, ocorrendo, dessa forma, principalmente no Triângulo, Norte de Minas e nos Vales do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha.


Previsão do tempo para o Natal
RMBH
Tanto a véspera quanto o Natal serão marcados por céu parcialmente nublado com pancadas de chuva rápidas e isoladas no final da tarde. As temperaturas estarão elevadas, variando entre 18 e 32ºC, o que contribui para ocorrência de pancadas de chuva acompanhadas de raios.

Interior de Minas
Ao longo do final de semana de Natal, a previsão é de dia com predominância de céu parcialmente nublado, com pancadas de chuva no final do dia nas seguintes regiões: Norte, Noroeste, Nordeste, Centro e Leste. Já no Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste, Sul de Minas e Zona da Mata, a aproximação de uma frente fria provoca pancadas de chuva no final do dia no sábado e  durante o domingo. As temperaturas estarão elevadas em todo o Estado, principalmente no sábado.

Litoral
No Natal, a previsão para o litoral do Estado do Rio é de céu variando de parcialmente nublado a nublado com previsão de pancadas de chuva no final do dia no sábado e durante o domingo. Já no litoral do Espírito Santo, a previsão é de céu parcialmente nublado e sem previsão de chuvas significativas, apresentando a mesma previsão para o litoral sul da Bahia.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Planejamento e Acompanhamento do Relacionamento Comercial com Clientes de Distribuição

Comentários