https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : 01/01/2011 - 02/01/2011

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Dia 07/02 tem distribuição de fichas para tratamento dental

A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Atenção à Saúde Bucal, informa aos moradores dos bairros Rosário, Santa Ângela, Realengo, São João, São Geraldo, Palmeiras e Rosário II que no próximo dia 7 de fevereiro estarão sendo distribuídas fichas de consulta para tratamento dentário.

As fichas serão distribuídas no PSF do Rosário e será exigido como comprovante de residência somente o talão da Copasa. Todas as pessoas que chegarem até as 7h30 serão agendadas. Importante também levar o documento de identidade.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Site da Prefeitura divulga Carnaval 2011


Um dos assuntos mais comentados entre os jovens de Bom Despacho é se haverá Carnaval na cidade. Segundo a Secretária de Cultura Rossalva Flores Fernandes Leandro a festa será realizada novamente na Praça da Estação, de 4 a 8 de março, porém com algumas adaptações em relação ao que foi apresentado no ano passado.

Conforme a Secretária, o processo licitatório já foi encaminhado para o Departamento Jurídico da Prefeitura. Isso para que não ocorra futuros empecilhos com a legislação municipal.

Ainda de acordo com ela, o evento terá mais brilho com mais enfeites e possivelmente revendas de abadás para as áreas de camarote e pista.

O Carnaval de Bom Despacho viveu os seus melhores momentos nos anos de 2003 a 2008. Naquela época, a cidade recebia foliões de outras localidades. Os setores mais beneficiados foram de hotelaria, alimentação e bebidas.

Bom Despacho fica sem sede da Copa Alterosa


A Copa Jornal Agora/TV Alterosa promovida pela empresa Léo Sports não terá sede em Bom Despacho este ano. Os altos custos e a dificuldade de alguém se responsabilizar pela fase de grupos na cidade foram os principais fatores que levaram a isso acontecer.

Segundo o presidente da Lga Antônio Morato, para que haja a sede em Bom Despacho, seria necessário que todos os clubes de Bom Despacho arcassem com as despesas da compeitção. Até agora, somente dois clubes bom-despachenses confirmaram participação: Associação e Esplanada.

As outras equipes como Famorine, Cristalino e Operário têm interesse, mas ainda decidiram definitivamente se vão ou não competir."Ninguém de Bom Despacho solicitou sede para haver jogos aí na cidade", diz Leo Sports em conversa pelo telefone com o Jornal Fique Sabendo.

O atual campeão do torneio Associação deverá vir para esta disputa com um time forte. Isso porque a base da equipe foi mantida para as competições que o clube irá participar em 2011.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Empresa do Ramo Petrolífero faz pesquisa em Bom Despacho


A empresa do ramo petrolífero Global Geophysical Services está fazendo pesquisas em Bom Despacho. Funcionários já trabalharam nos bairros Esplanada e Vila Gontijo durante esta última semana. O objetivo segundo eles é fazer análise sobre indícios de gás e petróleo existentes na região.

Recentemente, o Governo de Minas instalou na cidade Morada de Nova de Minas, que fica há mais de 200 km de Bom Despacho, uma usina para implementar estudos sobre uma reserva de gás encontrada
naquele município.

Como Bom Despacho está próxima de Morada Nova de Minas, há possibilidade de haver indícios de gás e petró[Image]
leo em algumas de suas localidades. Os estudos da empresa em Bom Despacho
fazem parte de um contrato que permite pesquisas na Bacia do São Francisco.

Volta às aulas na rede estadual


No próximo dia 2, quarta-feira, cerca de 2,4 milhões de alunos de 3.795 escolas voltam às aulas em toda a rede estadual de ensino de Minas Gerais. A data marca o início do ano letivo que terá 200 dias de aula com carga horária de 800 horas para os anos iniciais e 833 horas e 20 minutos para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio.

Na terça-feira, dia 1º, diretores, professores e funcionários já estarão nas escolas se organizando para receber os alunos na quarta-feira (2). O dia anterior a volta às aulas marca oficialmente o início do ano escolar. Neste momento, professores e equipe pedagógica se reúnem para organizar as turmas, analisar as avaliações de desempenho dos alunos realizadas no ano anterior, reverem suas metas e começar a elaborar o plano de trabalho para o ano que se inicia. Além disso, os diretores realizam reuniões administrativas com a equipe da escola para preparar o ambiente escolar que receberá os alunos.

Em 2011, os principais projetos pedagógicos da Secretaria de Estado de Educação (SEE) têm continuidade. Esse é o caso do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), projeto Acelerar Para Vencer, Escola de Tempo Integral, Escola Viva Comunidade Ativa, Pró-Ciência, entre outros.

Vagas

Todos os estudantes têm direito a vaga para o ensino fundamental ou médio na escola mais próxima de sua casa, o que é garantido pelo cadastramento escolar, realizado todos os anos. No entanto, caso os pais tenham interesse em matricular seus filhos em outra escola de sua escolha, a matrícula só será efetivada se aquela instituição possuir vagas disponíveis.

Inscrições para Cursos Técnicos em Agropecuária da Epamig em Pitangui terminam nesta segunda-feira


Nesta segunda-feira (31) terminam as inscrições para os Cursos Técnicos em Agropecuária da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), no Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (Itac/Epamig), em Pitangui, no Centro-Oeste do Estado. Os cursos visam à formação de profissionais que poderão atuar na gestão do agronegócio, nas áreas do cooperativismo e na pesquisa agropecuária.

O curso, simultâneo ao ensino médio, tem duração de três anos. O candidato deve ter concluído o ensino fundamental. Já o curso pós-médio tem duração de um ano e meio e para fazê-lo o candidato tem que ter concluído o ensino médio. Os dois cursos são realizados em tempo integral. Em aulas teóricas e práticas os alunos aprendem desde a preparação do solo até a colheita; atividades relativas à avicultura: das pintainhas até a galinha de postura; produções suínas e bovinas: ordenha e manejo; apicultura: do manejo ao beneficiamento dos produtos melíferos; laticínios: produção de derivados do leite. O curso oferece também em seu conteúdo: pesquisa agropecuária; importância do custo de produção e cooperativismo.

Os estudantes utilizarão uma infraestrutura de ensino instalada em área de mais de 10 mil metros quadrados, composta por edifício-sede e núcleos de atividades agropecuárias. Estes se localizam em uma fazenda com 460 hectares onde acontecem as atividades de bovinocultura de corte e leite; laticínios - produção de iogurtes, queijos e doces; suinocultura e caprinocultura (médios animais); avicultura com animais de pequeno porte; apicultura com processamento de produtos apícolas.

Pesquisa e ensino

Há 20 anos o Itac forma técnicos em agropecuária para condução de trabalhos técnico-administrativos no agronegócio. Segundo a gerente de Ensino do Instituto, Luci Lobato, a escola tem traçado um perfil de profissional capaz de responder com eficiência e de modo crítico às exigências do mercado.

Inovação Tecnológica

Em 2010, o Itac contou com recursos do Projeto “Inovação Tecnológica aplicada ao Ensino Agropecuário”, aprovado através do Programa Parceiro Vitae de apoio ao ensino agrotécnico, gerido pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT). Serão destinados R$ 209 mil para implantação de laboratórios multimídia para escola e fazenda experimental, reestruturação do auditório com recursos multimídia, instalação de computadores na biblioteca, adaptação de sala de estudos com computadores para digitação e laboratório com configurações para o software CAD.

Segundo o coordenador do projeto, Lívio Faria Valério, no Brasil foram aprovados 17 projetos e em Minas Gerais três, sendo o Itac uma das instituições beneficiadas. “É a segunda vez que participamos desse programa. Em 2005 também obtivemos recursos para implantação de laboratórios”, afirmou o coordenador.

Inscrições

Os interessados devem apresentar os seguintes documentos: histórico escolar (original), carteira de identidade (cópia), comprovante de residência (cópia), certidão de nascimento (cópia), três fotos (3x4). As inscrições podem ser feitas através do e-mail ensinoitac@epamig.br.

Informações: (37) 3271.4004

TV Alterosa Centro-Oeste estreia Papo de Bola, 07/02 às 11h55

A TV que o mineiro vê agora com mais espaço para o esporte regional. Dia sete de março estreia na TV Alterosa Centro-Oeste o Papo de Bola. De segunda a sexta, às 11h55, tudo sobre Guarani, de Divinópolis, Nacional, de Nova Serrana, Itaúna e Formiga nos módulos I e II do Campeonato Mineiro 2011. A cobertura dos jogos, melhores momentos, reportagens e um bate-papo com quem entende do assunto. A apresentação será do jornalista Evandro Araújo, que receberá, diariamente, convidados especiais, entre eles jogadores, técnicos, dirigentes, jornalistas esportivos e outros apaixonados pelo esporte.

Referência em conteúdo esportivo no Estado com os consagrados Alterosa Esporte e Bola na Área, A TV Alterosa irá também com o Papo de Bola apresentar um jornalismo de qualidade e independência, em defesa dos interesses do torcedor. Em campo, uma equipe formada por repórteres, cinegrafistas, editores, produtores e equipe de estúdio. Tudo isso, associado a uma plataforma de um dos mais importantes grupos de comunicação do Brasil, os Diários Associados. A TV Alterosa faz história na televisão mineira e agora ainda mais com a cara do Centro-Oeste de Minas. Por tudo isso, os apaixonados pelo esporte já podem incluir um bom papo de bola no cardápio do horário do almoço.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Bacia do rio São Francisco recebe investimentos e revitalização


O Programa de Revitalização das Sub-bacias Hidrográficas Formadoras dos Afluentes Mineiros do rio São Francisco vem sendo executado pela Fundação Rural Mineira (Ruralminas) desde 2006. As práticas de conservação de solo e água vêm se consolidando como ações eficazes para aumentar a oferta e a qualidade da água nos municípios que compõem a parte mineira da bacia do Velho Chico.

A construção de bacias para captar água das chuvas, a implantação de terraços, também conhecidos como curvas em nível, a colocação de cercas em nascentes e matas ciliares, e a readequação das estradas vicinais que cortam o meio rural diminuem a erosão do solo e o assoreamento dos cursos d’água. Combinadas, as técnicas retêm as enxurradas, evitam o carreamento de solo superficial para o leito dos rios e contribuem para a infiltração da água no terreno, alimentando minas e nascentes pelos lençóis subterrâneos.

De acordo com o balanço da Ruralminas, no ano passado, foram construídas 9.941 bacias de captação; 4.576 hectares de terraceamento, além da conservação e recuperação de 317 km de estradas vicinais com enfoque ecológico. Também foi feito o cercamento em 127 nascentes, e em 176 km de matas ciliares.

As intervenções permitem não só conservar e manter as estradas dentro de padrões trafegáveis por períodos mais longos, como preservar o meio ambiente e os recursos naturais, especialmente a água e o solo, prevenindo e controlando a erosão e, simultaneamente, estimulando a adoção de práticas conservacionistas pela comunidade.

O presidente da Ruralminas, Luiz Afonso Vaz de Oliveira, informa que a Fundação tem know-how e equipe técnica especializada na execução de projetos de recuperação/conservação de estradas vicinais. “Quando este trabalho não é realizado por pessoas especializadas, as ações são inadequadas, provocando voçorocas, deslizamentos de aterros, enchentes, erosões, assoreamento de várzeas e outros danos, com prejuízos incalculáveis e, muitas vezes, irreversíveis”, afirma.

Os recursos são de R$ 56,5 milhões, repassados por convênios firmados entre o Ministério do Meio Ambiente, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA) e a Ruralminas; entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) - neste convênio, os órgãos executores são Ruralminas e a Emater -, e outro firmado diretamente entre a Ruralminas e a Codevasf.

O trabalho de revitalização na Bacia do São Francisco, executado pela Ruralminas, junto com a Emater, se classificou em primeiro lugar no 9º Prêmio Furnas Ouro Azul - Categoria Empresa Pública. O Prêmio é uma iniciativa dos Diários Associados, por meio do jornal Estado de Minas, e tem o objetivo de destacar os projetos que sejam bons exemplos de empresas e cidadãos quanto ao uso inteligente da água em Minas Gerais.

Mais ações pelo Estado

Em parceria com as prefeituras, por meio de locação de máquinas e equipamentos próprios, a Ruralminas executou obras de saneamento, dragagem de cursos d’água, aração e terraplanagem, beneficiando 10.614 produtores de 92 municípios de todas as regiões do Estado. Também foi desenvolvido trabalho de conservação e readequação de 18.499 km de estradas vicinais.

Também foi concluída a implantação do Projeto de Irrigação do Vale do rio Bananal, que vai beneficiar 160 famílias de pequenos agricultores, no município de Salinas, no Norte de Minas, com a incorporação ao processo produtivo de 811 hectares de terras que serão irrigadas.

No Projeto Jaíba, considerado um dos maiores polos de irrigação do país, foram feitas obras de recuperação e conservação de 260 km de estradas vicinais. O trabalho da Ruralminas ficou concentrado na Etapa 1 do projeto, e vai beneficiar quase dois mil pequenos produtores que ocupam sete mil hectares com o plantio de banana, manga, limão e sementes de hortaliças. “O investimento em infraestrutura, na área do projeto, vai facilitar o escoamento da produção agropecuária, além de garantir o transporte seguro da população”, afirma Luiz Afonso.

Ag. Minas

Cuidados simples evitam acidentes que podem deixar graves sequelas


Muitas pessoas aproveitam o verão para descansar e curtir. Mas o que muitos se esquecem de levar na bagagem na hora de pegar a estrada são os cuidados que devem tomar para aproveitar a merecida folga. O resultado são acidentes que poderiam ser evitados com atitudes simples, como a redução de bebida alcoólica.

A combinação perigosa para quem vai pegar no volante já ficou nacionalmente conhecida pelo slogan “Se beber, não dirija”. Mas o consumo da cerveja ou da tradicional caipirinha também pede atenção redobrada em outras situações que, se não matam, deixam sequelas para o resto da vida.

É o caso dos mergulhos em água rasa, sejam em rios, lagoas ou piscinas. “Por estarem longe do estresse diário, as pessoas acabam abusando e quando mergulham de cabeça em espaços com pouca profundidade podem fraturar a coluna e lesionar a medula, levando ao chamado traumatismo raquimedular. Essa situação pode trazer comprometimentos sérios, com dificuldade de movimento dos braços e ou pernas”, destaca o neurocirurgião do hospital João XXIII, referência estadual no atendimento às vítimas de trauma, Jarbas Carvalhais.

Nessa época do ano, de acordo com o médico, o atendimento de traumas desse tipo se torna comum no hospital. Há 16 anos o neurocirurgião trabalha na unidade e, infelizmente, sempre atende esses casos que poderiam ser perfeitamente evitados. “São na maioria das vezes jovens de 18 a 25 anos, em plena fase produtiva da vida”, alerta.

Ficar atento na hora de entrar na água é um dos cuidados. O médico reforça ainda a importância de se conhecer bem o local, verificar antes de mergulhar se a profundidade é suficiente e se não existem bancos de areia ou pedras próximos ao ponto escolhido para o mergulho.

Outra situação que também chama atenção no pronto-socorro do Hospital João XXIII, da Rede Fhemig, nessa época das férias de verão são as quedas de laje ou terraços. O espaço, que se tornou uma extensão do quintal ou até mesmo espaço de lazer em muitas residências, também requer cuidado redobrado.

Vale reforçar a influência do uso exagerado de bebida alcoólica, que pode ajudar na perda de equilíbrio e consequente queda, geralmente de uma altura mínima de três metros. Um tombo sério que, de forma similar ao mergulho, pode matar ou trazer complicações motoras para o resto da vida.

A utilização da área por crianças é um ponto que requer atenção ainda maior. Por serem menores de idade elas ainda não desenvolveram plenamente o senso de equilíbrio e dimensão espacial. “No caso delas os traumas podem ser ainda mais graves ou letais”, reforça.

O neurocirurgião ressalta que em todos os casos de traumas é muito importante a mobilização do paciente. “Quanto menos se mexer na vítima melhor. Um movimento inadequado, por menor que seja, pode comprometer uma lesão que ainda teria como ser tratada e evitar danos maiores ao acidentado”, explica ele.

O ideal é chamar imediatamente uma equipe de resgate, seja do Corpo de Bombeiros ou Samu, ou um profissional da área. Outra orientação é deixar a vitima no chão em posição de decúbito dorsal, de barriga para cima, até a chegada dos especialistas.

O cuidado ao paciente vítima de trauma, muitas vezes, implica num atendimento multidisciplinar, indo além da equipe de enfermagem e médica do hospital. Dependendo da gravidade, o caso requer cuidado de fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, entre outros.

fonte: Ag. Minas

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Dengue: mitos e verdades


A dengue tem sido tema recorrente em todo o Brasil nos últimos meses, consequência de índices alarmantes de casos notificados. Como a divulgação de informações irreais sobre a doença atrapalha a prevenção e o combate, alguns esclarecimentos sobre o que é verdade e o que é mentira a respeito da dengue devem ser feitos.

- A picada do mosquito é a única forma de transmissão da dengue?

Sim, a dengue não é transmitida por pessoas, objetos ou outros animais.

- Uma pessoa infectada pode passar a doença para outra?

Não há transmissão por contato direto de um doente ou de suas secreções para pessoas sadias. A pessoa também não se contamina por meio de fontes de água, alimento, ou uso de objetos pessoais do doente de dengue.

- Velas de citronela ou andiroba ajudam no combate ao mosquito?

Esses recursos têm efeito temporário e indeterminado.

- Basta secar os lugares onde tem água parada?

Não adianta só secar os reservatórios de água parada, é necessário limpá-los também. O ovo do mosquito pode se manter vivo por mais de um ano sem água.

- O inhame e o complexo B ajudam na prevenção da dengue?

Não. As pessoas falam que principalmente o complexo B tem um cheiro muito forte e espanta o mosquito, mas não é verdade. Tomar vitamina B para evitar a aproximação do mosquito não se mostra eficaz, uma vez que o efeito varia de acordo com o metabolismo da pessoa, podendo não repelir o mosquito.

- É verdade que o mosquito se reproduz mais rápido no calor? Que outros hábitos o Aedes tem?

Sim. No calor, o período reprodutivo do mosquito fica mais curto e ele se reproduz com maior velocidade. Isso explica o aumento de casos de dengue no verão. O mosquito fica onde o homem estiver, prefere picá-lo a qualquer outra espécie e gosta de água acumulada para colocar seus ovos.

- Água de piscinas pode servir de criadouro para o mosquito?

Depende. Se a água estiver bem tratada e com a concentração recomendada de cloro, o mosquito não se desenvolve. Já foi comprovado que água com cloro e água salgada funcionam como repelentes. Caso contrário, o mosquito pode se desenvolver sim.

- Aplicar borra de café na água das plantas e sobre a terra ajuda a combater o Aedes aegypti?

Não. A eficácia da borra de café não foi comprovada na prática do dia a dia (já foi verificado que água suja de borra de café desenvolve a larva do mosquito) e a sua utilização não simplifica os cuidados atualmente recomendados, que são a eliminação de pratos ou a utilização de pratos juntos aos vasos, a colocação de areia até as bordas dos pratos ou a eliminação da água e a limpeza dos pratos com bucha e sabão semanalmente. Além disso, a borra de café com açúcar pode atrair formigas.

- A dengue pode ser contraída mais de uma vez?

Ao contrair dengue, a pessoa fica imunizada permanentemente para aquele sorotipo do vírus, mas não para os outros. Dessa forma, uma mesma pessoa pode ter dengue até quatro vezes. A segunda infecção por qualquer sorotipo da dengue é, na maioria das vezes, mais grave do que a primeira, independentemente dos sorotipos e de sua sequência. É importante lembrar, porém, que manifestações mais graves da dengue podem ocorrer na primeira infecção.

- Algum medicamento cura a dengue?

Não. Não existe nenhum antiviral que cure a dengue. Quando a pessoa é diagnosticada com dengue, os sintomas é que são tratados de modo paliativo com analgésico, antitérmico e muita hidratação.

Ações de prevenção

O Governo de Minas lançou no final de 2010 o Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue, que conta com a ajuda do Exército, da Aeronáutica, do Ministério da Saúde, das prefeituras e da sociedade no enfrentamento à ameaça de uma grande epidemia da doença no Estado. Entre as ações está a criação de uma Força Tarefa formada por cerca de 400 profissionais e voluntários. O Governo de Minas investirá no programa R$ 60 milhões do Tesouro do Estado até junho de 2011.

Canal denúncia

Uma arma poderosa contra o inimigo é denunciar focos de multiplicação do mosquito da dengue. Utilize essa arma com precisão e consciência. Se você identificar algum lugar em sua cidade que tenha foco de dengue, dê sinal de alerta! Ligue e denuncie: 0800 283 2255.

fonte: Ag. Minas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Tiros no Bairro São Vicente


Já era madrugada, por volta de 0h32m na rua Araújos no bairro São Vicente, quando quatro pessoas acabaram se envolvendo em troca de tiros. Segundo a Polícia, a suspeita é tráfico de drogas.

De acordo com o BO, os suspeitos encontraram dois indivíduos numa motocicleta com placa de Pitangui, logo depois, um deles efetuou 11 disparos, porém não conseguiu atingir ninguém.

Os autores M.A.L.S. de 20 anos, e D.F.S de 22 anos, foram presos junto com 112 pedras de crack, além de uma quantia de R$344,25 em dinheiro, 4 celulares, um rolo de papel alumínio e um rolo de plástico usados para a embalagem da droga. Também foi encontrado no local dos disparos, 11 cápsulas de calibre 32.

Jornal Fique Sabendo no Troféu Telê Santana 2011



O Jornal Fique Sabendo esteve presente na cerimônia de entrega do Troféu Telê Santana 2011, realizado na noite da última segunda-feira,25, no Palácio das Artes em Belo Horizonte.

A décima edição do Troféu Telê Santana contou com cerca de 1000 convidados, entre jogadores, dirigentes, empresários, imprensa esportiva e torcedores. A premiação confere aos melhores jogadores no Campeonato Brasileiro do ano anterior.

Está foi a quarta vez consecutiva que o Jornal Fique Sabendo cobriu a entrega da premiação do Troféu Telê Santana. O meio de comunicação de Bom Despacho esteve presente nas edições de 2008,2009,2010 e em 2011.

A seleção do Trofé Telê Santana ficou assim: Fábio, Marcos Rocha, Réver, Cláudio Caçapa, Diego Renan, Henrique, Fabrício, Montillo, Renan Oliveira, Tiago Ribeiro e Obina, Técnico Dourival Jr.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Motocicleta é furtada em Bom Despacho


Segundo a PM, uma motociclesta foi furtada na tarde de ontem, 23, no Bairro Novo São José em Bom Despacho. A moto modelo Honda Bros placa XBX 0535 foi roubada junto com mais dois capacetes dentro da prórpia garagem do seu condutor.

O proprietário do veículo estava dentro de sua própria residência, mas afirmou a Polícia que não havia notado de algo estranho no momento do furto. O mesmo também não tem suspeita de quem possa ter roubado a sua motocicleta.

De acordo com a vítima, a moto é preta e tem dois adesivos do PICA-PAU.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Consumidor brasileiro pode consultar preços dos combustíveis pelo celular


Está na dúvida sobre onde abastecer seu carro? Se o dilema for o preço dos combustíveis, essa ferramenta da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) pode te ajudar. Agora, qualquer celular com conexão à internet pode acessar a pesquisa semanal de preços feita pela Agência em postos de todo o país.

Os dados já eram divulgados na página da Agência na internet, mas agora também estão disponíveis nos mobiles, facilitando o acesso dos consumidores. Os preços da gasolina, etanol, óleo diesel, gás natural veicular (GNV) e gás de botijão (GLP) podem ser informados a partir de uma busca simples, por estado ou município.

Não é preciso nenhum aplicativo ou programa, basta entrar no endereço www.anp.gov.br/mpreco e fazer a busca. O resultado aponta os valores mínimo e máximo, os nomes e endereços dos postos, o valor de compra e a bandeira do combustível.

Comércio livre

Os preços dos combustíveis não são regulados pela ANP. Desde 2002 os valores já são liberados em toda a cadeia: desde a refinaria até o posto revendedor. Para acompanhar a variação de preços no mercado, a Agência faz uma pesquisa semanal e amostral em 555 localidades no país.

De acordo com o órgão, o objetivo é informar à sociedade os preços e as margens praticados pelos agentes econômicos, contribuindo para a transparência das práticas comerciais e para a escolha, pelos consumidores, da melhor opção de preço.

O levantamento também fornece à ANP uma base de dados com informações essenciais para detectar indício de infração à ordem econômica, como formação de cartel e prática de preços predatórios.

Os jogos podem ser aliados à educação socioambiental dos brasileiros


Uma pesquisa realizada pela emissora de TV Nickelodeon mostrou que o brasileiros mirins são os latino-americanos que menos praticam esportes nas escolas e menos se preocupam com o meio ambiente e a sustentabilidade. De acordo com o novo estudo, 56% das crianças brasileiras dão atenção ao meio ambiente, enquanto países como México, Venezuela e Chile apresentam índices de 84%, 73% e 70%, respectivamente.

De acordo com a pesquisa, os brasileirinhos não sabem muito o que fazer pela sustentabilidade, mas buscam desempenhar o básico, como: não jogar lixo na rua; não escovar os dentes com a torneira aberta; e demorar pouco tempo no banho. Mas, apesar de ainda estarem aprendendo sobre cuidados com o meio ambiente, a pesquisa mostrou que as crianças brasileiras são bastante suscetíveis a ações ecológicas de empresas - como plantar mudas nativas ou utilizar papéis reciclados.

Os jogos são aliados


Para tentar mudar esse cenário, professores e pais tentam educar as crianças por meio de jogos e atividades lúdicas. Segundo a educadora de infância Mônica Semedo "ao jogar, a criança aprende a conviver em grupo e a lidar com frustrações quando não ganha o jogo, apura a concentração e a atenção sobre tudo o que está à sua volta".

Esse tipo de atividade também é incentivada por institutos que trabalham com a divulgação de práticas sustentáveis, como o consumo consciente e a reciclagem, por exemplo. De acordo com o Instituto Akatu, os jogos contemporâneos podem ajudar nessa lição. Os chamados "ecojogos" são uma alternativa educacional a ser utilizada, pois divertem e transmitem mensagens em prol do meio ambiente e de atitudes sustentáveis.

Tabuleiro ou virtual

Nessa linha seguem jogos de tabuleiro como o Banco Imobiliário Sustentável e o Negócio Sustentável, que ensinam crianças a administrarem seus bens e negócios de forma socialmente responsável. Mas também há os jogos virtuais, para serem jogados contra adversários conectados pela internet, como o WeAtheR: um game ao estilo do famoso WAR, um jogo de disputa de territórios e ataques a outros países com exércitos por terra, água ou ar. Nessa versão produzida pelo Greenpeace os ativistas devem cuidar de territórios devastados por desastres naturais ou escassez de água e comida.
Com o mesmo objetivo de desenvolver o pensamento sustentável entre as crianças, pesquisadores da Universidade de Leicester, do Reino Unido, criaram "O Jogo da Sustentabilidade", inspirado em um jogo de milhares de anos chamado Bao - jogado com pedras e duas fileiras de oito buracos no chão.

O jogo desenvolvido em contato com a população do Lago Bogoria, no Quênia, já está disponível para alunos de mais de 14 mil escolas britânicas. Como desafio, as crianças devem aprender a usar recursos naturais de maneira equilibrada e sustentável. A moral do jogo é mostrar que todas as partes do ecossistema estão interligadas e como o uso incorreto de uma gera impacto sobre a outra.

fonte: Portal Eco

sábado, 22 de janeiro de 2011

RESULTADOS DO 7° BATALHÃO EM 2010


Durante o ano de 2010, os policiais militares do 7° Batalhão se empenharam no objetivo de reduzir os índices de criminalidade proporcionando um ambiente mais seguro. O Batalhão tem hoje 22 municípios, entre eles Bom Despacho, Nova Serrana, Lagoa da Prata, Abaeté, Pompéu, entre outros. Entre os indicadores pactuados através do Pacto de Metas, a Unidade cumpriu todas as metas.

No ano de 2009 foram registradas 753 ocorrências de crimes violentos na área do Batalhão, cuja meta de redução para 2010 era de 8%. A Unidade conseguiu reduzir em 38,70% dos crimes violentos em 2010. Nos crimes violentos contra o patrimônio e homicídios o 7° Batalhão reduziu em 46,33% e 16,67 respectivamente.

Um dos aspectos importantes e que contribuíram para o alcance desses resultados deve-se à participação da comunidade, através do Disque Denúncia Unificado 181. Prova disto é que em novembro de 2010, a Unidade recebeu 28 denúncias. Após campanha de conscientização e distribuição de panfletos informativos sobre Disque Denúncia Unificado 181, em dezembro houve um aumento de 146% de denúncias, o que revela uma maior colaboração e participação da população na prevenção e combate às ações delituosas.

Em Bom Despacho continua o desafio para a Polícia Militar em prevenir os arrombamentos, o que exige uma participação mais eficaz de todos os bondespachenses, seja na instalação de dispositivos de segurança, seja no acionamento imediato da Polícia Militar para averiguação e abordagem a toda pessoa em atitude suspeita.

Algumas dicas para a sua segurança e de seu lar são válidas:
• Nas ausências prolongadas, peça a um parente para visitar sua casa, para demonstrar a presença de pessoas (abrindo janelas, regando jardins, entrando com o carro na garagem).
• Não deixe jóias ou dinheiro em casa, mesmo dentro de cofres. Utilize cofres de bancos.
• Não deixe escadas e ferramentas ao alcance de estranhos.
• Evite atender pessoas estranhas (vendedores, verdureiros, jardineiros avulsos, pedintes), dentro da sua casa.
• Exija e comprove referências de profissionais para serviços domésticos e de empregadas.
• Providencie a limpeza de terrenos baldios próximos. Mantenha atenção com construções próximas.
• Não permita que os empregados recebam estranhos, mesmo que se digam parentes ou amigos.
• Tenha cuidado com técnicos não solicitados para consertos como: telefone, água, luz.
• Após a construção ou locação de casa ou apartamento, troque o segredo das fechaduras.
• Faça o levantamento da vulnerabilidade: conjunto de dispositivos protetores: fechaduras, portas, janelas e dobradiças. Mantenha a porta da garagem sempre fechada.
• Nos edifícios que não possuem porteiros, não abra o portão para pessoas estranhas ou que disseram procurar por um morador do prédio que não more no apartamento acionado.
• Ao atender estranhos, manter os portões fechados e as pessoas do lado de fora. O portão somente poderá ser aberto após identificar o visitante;
• Ao receber prestadores de serviços, identificá-los, anotar os dados de seus documentos e permitir o acesso às dependências após ter certeza de que o mesmo é pessoa idônea e realmente presta serviços para aquela empresa. ACOMPANHE-O DURANTE O SERVIÇO.
• Troque as fechaduras se algum morador ou funcionário perder a chave.


Assessoria de Comunicação Organizacional do 7° BPM

Jornal Fique Sabendo e Rádio Ativa no Troféu Telê Santana 2011


O Troféu Telê Santana, maior prêmio do futebol mineiro, acontece dia 24 de janeiro no Palácio das Artes em Belo Horizonte. E tudo indica que o Jornal Fique Sabendo e a Rádio Ativa FM estarão novamente presentes na realização. Isso porque os meios de comunicação já estão credenciados para participarem da cerimônia de entrega.

Esta será a quarta vez consecutiva que o Jornal Fique Sabendo participará do evento. O veículo foi o único de Bom Despacho a participar das edições de 2008,2009 e no ano de 2010, levou membros da Rádio Ativa.

Organizado pela TV Alterosa e Diários Associados, o Troféu Telê Santana premia os melhores jogadores dos times mineiros que disputaram o Campeonato Brasileiro no ano anterior.

Sidney Valençola se prepara para participar do Triathlon


O maratonista Sidney Valençola que paritipou de inúmeras competições no ano de 2010, está se preparando para competir no Trithlon, modalidade que envolve três esportes diferentes: Ciclismo, Natação e Corrida.

Há algum tempo, o eletricista percorre o estado para competir em diversas maratonas e competições. Sidney já esteve presente até na Volta da Lagoa da Pampulha, corrida que conta com milhares de participantes do Brasil e do mundo todos anos em Belo Horizonte.

O objetivo de Sidney é competir futuramente no Iron Bike, desafio ciclístico que tem competidores do mundo todo. "Na temporada de 2009 / 2010, eu aprendi muita coisa, treinei e competi as 3 modalidades, separadamente, natação, ciclismo e corrida, com resultados expressivos, de 10º até 2º lugares. Isso foi excelente, como realização e incentivo para sonhar com o objetivo maior", afirma o atleta no email enviado a redação do jornal Fque Sabendo.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Polícia prende suspeito por Tráfico de Drogas em BD


Por volta de 22h10 na última quinta-feira, a PM compareceu a Rua Faustino Teixeira, nas proximidades do bairro Ozanan, após receber informações de que havia suspeita de tráfico de drogas feita pelo autor L.E.L.S, que ao ver os carros de polícia saiu correndo de forma estranha.

Segundo a PM, depois de ser realizada busca pessoal no mesmo, foi localizado em seu poder um celular e mais a quantia de R$ 40,00 em dinheiro, além de embrulhos com CRACK. Algumas testemunhas presenciaram a ação da Policia. Conforme as informações do BO, uma delas afirmou que L.E.L.S pratica tráfico constantemente na localidade.

O suspeito foi preso, sendo conduzido para a Delegacia de Polícia Civil junto com a droga apreendida, celular e o dinheiro.

Aumentam as oportunidades de emprego no início do ano


Número de vagas oferecidas pelo Sine tem um aumento de 42% nos primeiros 8 dias de 2011, comparados com igual período do ano passado.


O início do ano pode ser um bom momento para conseguir uma recolocação no mercado de trabalho. O número de vagas ofertadas pelos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), em Belo Horizonte e Região Metropolitana, teve um salto de 42% quando comparado apenas os oito primeiros dias deste ano ao mesmo período de 2010. São 1.940 vagas ofertadas em 2011 contra 1.388 no ano anterior.

A assistente administrativa Roberta Maria Menegotto, de 45 anos, não pensou duas vezes em procurar uma unidade do Sine para buscar uma vaga. Ela só não esperava que o retorno fosse imediato. “Comecei a procurar uma recolocação no início de dezembro, quando fiquei desempregada. Fiz o processo seletivo no Sine da Floresta e no dia 3 de janeiro já estava trabalhando na nova empresa”, ressaltou.

Roberta lembra que esta é a terceira oportunidade que conquista por meio do Sine. “Eu confio e indico. Acredito que no início do ano a demanda por profissionais aumenta,” disse.

No posto do Sine da Floresta, o aumento das ofertas de vagas nos oito primeiros dias deste ano foi de 57% - 349 contra 549 vagas captadas. Isso mostra que o mês de férias não intimida as empresas e nem os trabalhadores. “O cidadão pode procurar uma das unidades porque o que conta é a oferta de vagas. A expectativa é que o movimento aumente durante o mês. Janeiro vai se igualar a um mês de grande movimento, como é o mês de março, por exemplo”, explica a gerente da unidade do Sine Floresta, Mônica Duarte.

Sine

As unidades do Sine, coordenados pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego, prestam serviços gratuitos com o objetivo de melhorar as condições de acesso, permanência ou retorno das pessoas ao mercado de trabalho.

Além de intermediar mão de obra, o Sine encaminha os profissionais cadastrados para cursos de qualificação profissional, atende o trabalhador solicitante do seguro-desemprego e disponibiliza informações sobre mercado, por meio de palestras e cursos de competências básicas para o trabalho.

Minas Gerais conta com 117 postos do Sine, sendo 25 na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os endereços e vagas oferecidas estão disponíveis no site do Sine.

fonte: Ag. Minas

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Internautas de BD abraçam caso do Menino Lucas

Um caso está chamando muita atenção dos usuários da internet em Bom Despacho. O garoto Lucas Rosado Rodrigues, 13 anos, filho de Renata Rosado e Cleyton Luciane Rodrigues, está com Leucemia, precisando urgentemente de um transplante de medula óssea para curar a doença. O jovem constantemente faz tratamento no Hospital do Cancer Infantil e no Hospital São João de Deus.

Inúmeros orkuteiros de Bom Despacho estão enviando mensagens para que a população se solidarializa com a situação que está vivendo o jovem. Diariamente, o orkut funciona como o principal veículo de campanha de doação de sangue, que irá ocorrer dia 15 de Fevereiro na sede da ADSB em Bom Despacho.

Segundo o texto abordado pelos orkuteiros, 'é preciso que muita gente se conscientize pois a chance de encontrar um doador compatível é de 1 em cada 1.000.000 , empenhe , se disponha a ajudar de fato , para que o LUCAS continue a viver'.

Detentos de Lagoa da Prata doam o próprio almoço para ajudar vítimas das enchentes

Sensibilizados com a tragédia ocasionada pelas chuvas no sul do Estado e na região serrana do Rio de Janeiro, detentos do Presídio de Lagoa da Prata, na região Centro-oeste de Minas Gerais, se uniram voluntariamente à legião de colaboradores anônimos que tentam minimizar o sofrimento dos desabrigados. Nesta quinta-feira, dia 20, eles deixaram de almoçar para que os mantimentos que seriam usados no preparo das refeições sejam doados às vítimas das enchentes.

A ideia partiu dos presos e acabou tendo a adesão também dos funcionários e diretores da unidade. O resultado foi uma carga de 50 quilos de alimentos para serem enviados às áreas mais atingidas. Para a presa Janaína Pereira, de 33 anos, que cumpre pena há 3 anos e 5 meses, a atitude representou sua primeira participação em uma ação de ajuda voltada para pessoas que não estão privadas de liberdade. “Dissemos que queríamos ajudar. Mesmo presas, somos pessoas iguais a todas as outras. Temos necessidade de ver o mundo melhor lá fora. Todos que estão aqui e se dispuseram ajudar têm filhos, parentes, e não queriam que eles passassem por tal situação”, disse.

“Também temos coração”

O Presídio de Lagoa da Prata acolhe atualmente 126 presos, sendo que 110 aderiram à ação. “É a forma que achamos para provar que também temos coração. Ficamos sem almoçar apenas por um dia, mas para quem vai receber os alimentos isso vale muito. Se preciso fosse, a gente faria muito mais. Podemos ajudar a sociedade aí fora. Hoje até assistimos ao jornal com o coração mais aliviado”, completa Janaína.

Como na quarta-feira foi um dia em que os familiares levam comidas aos presos, eles puderam substituir o almoço pelos alimentos que receberam, como biscoitos e pães de queijo. Como as outras três refeições do dia foram mantidas, não houve problemas. O diretor geral da unidade, Sebastião Magela de Castro, ressaltou a mudança de postura dos detentos. “Já houve situações, há alguns anos, em que os presos faziam tumultos por causa de comida. Hoje, eles tiveram a iniciativa de deixar de almoçar para ajudar os outros”, reforça.

Os alimentos serão repassados à Cruz Vermelha, junto com outras doações que chegarem até o presídio, que está servindo como um dos pontos de arrecadação de donativos do município.

fonte: Ag.Minas

Nike lança tênis feito de papel reciclado


A mania de consumo exacerbado trouxe sérios problemas à sociedade, como a superprodução de lixo. Alternativas sustentáveis, como a reutilização dos recursos, estão sendo adotadas por muitas marcas do mercado para evitar que essa questão se agrave. Esse foi o posicionamento da Nike, que lançou um tênis feito de papel reciclado.

Voltado para o público feminino, a linha Women’s Premium Print Pack vem com três modelos: o Blazer Mid, o Air Rift e o Flash Macro. Eles foram fabricados com tiras de revistas recicladas, que foram tratadas de maneira especial para garantir a resistência e a durabilidade reconhecidas da marca.

Todos os tênis são exclusivos, já que cada um recicla papéis diferentes e, consequentemente, possuem estampas diferentes; o que torna a novidade ainda mais estilosa. Eles foram produzidos em baixa escala e são vendidos separadamente.

A empresa adota práticas de reciclagem há muito tempo, como na fabricação do Nike Grid (material feito de tênis velhos e papel reciclado que pode ser usado em todos os tipos de superfícies desportivas) e na coleta de sapatos velhos. Em 2008, a marca lançou o Nike Trash Talk, uma linha que produziu os artigos a partir de resíduos de fábricas.


O Women’s Premium Print Pack foi introduzido nos mercados chinês e europeu no primeiro dia do ano de 2011, mas não há previsão de quando chegará ao Brasil.

Corpo de Bombeiros reforça orientações sobre riscos do cerol em papagaios


As férias escolares trazem de volta uma das mais antigas brincadeiras infantis: soltar papagaio. A diversão, porém, traz com ela o perigo do uso do cerol, mistura de cola e vidro moído, que pode até matar. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) alerta sobre os cuidados que os pais, adolescentes e crianças devem ter para não correr riscos ou provocar acidentes.

As dicas estão publicadas no site do Corpo de Bombeiros, no endereço www.bombeiros.mg.gov.br. A orientação é para que as pessoas não soltem pipas em dias nublados e de chuva, principalmente se houver relâmpagos. Evitem brincar perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos e procurem locais abertos como praças e parques para a prática da atividade.

Motociclistas

As crianças devem ser orientadas a dar preferência para os papagaios sem rabiolas, pois na maioria dos casos é esta a parte que se prende aos fios, ocasionando acidentes. Não suba em lajes e telhados para empinar pipas e jamais utilize linha metálica, como fio de cobre de bobinas, na brincadeira.

Também não faça pipas com papel laminado. O risco de choque elétrico é grande. Tome cuidado com ruas e lugares movimentados, principalmente quando andar de costas para observar as evoluções do papagaio no céu. Pode ter algum buraco ou pista.

Para os motociclistas e ciclistas a linha com cerol pode representar risco de vida. Por isso, não faço uso da mistura de vidro moído com cola na linha e nenhuma hipótese. Até mesmo a linha comum, sem cerol, pode causar acidentes se ficar atravessada em vias públicas, na frente de motos ou bicicletas.

Caso uma pipa enrosque em fios, não tente retirá-la. É melhor fazer outra. Nunca use canos, vergalhões ou bambus para alcançá-las ou desenrolá-las. E ao correr atrás de papagaios, não deixe de observar o trânsito, evitando atropelamentos.

Os bombeiros aconselham ainda que os condutores de motos equipem o veículo com antenas antilinhas, já que o adereço evita que eventuais linhas com cerol os atinjam diretamente, causando cortes profundos e até fatais.

Ag. Mnas

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Junta Comercial de Minas Gerais bloqueia três mil CPFs


Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) fez, durante todo o ano de 2010, o bloqueio de 3.046 CPFs (Cadastro de Pessoa Física), por perda ou roubo do documento. Em 2009, foram feitas 2.078 solicitações de bloqueio. Esse serviço é oferecido, gratuitamente, no caso de roubo, furto ou extravio do documento e tem por objetivo evitar que esses documentos sejam indevidamente utilizados para a abertura de empresas fantasmas.

Para solicitar o bloqueio, o cidadão deve registrar a ocorrência em um posto policial. Em seguida, preencher um requerimento em duas vias, obtido nas próprias unidades ou no site www.jucemg.mg.gov.br e apresentá-lo em uma das unidades da Junta Comercial, acompanhado de uma cópia autenticada do boletim de ocorrência e de documento pessoal com foto. A autenticação das cópias poderá ser feita na própria unidade onde será entregue a solicitação, desde que acompanhada do documento original. Ao entrar com o processo na Jucemg, o bloqueio do CPF é feito imediatamente, e, assim, evita-se a clonagem do documento.

O requerimento pede que a Junta Comercial “abstenha-se de arquivar atos constitutivos e modificativos, que envolvam admissão de sócio, em que figure como empresário, sócio, administrador de sociedade empresária, o signatário acima qualificado”.

Em Belo Horizonte, o requerimento deve ser apresentado no andar térreo da sede da Jucemg, avenida Santos Dumont, 380 (Centro), de 9h às 17 horas. Em Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba, Uberlândia e Varginha o bloqueio deve ser solicitado nas regionais da Junta. O pedido de bloqueio CPF pode ser feita também em qualquer das 31 unidades do Minas Fácil em funcionamento no Estado. Elas estão instaladas nos municípios de Araguari, Araxá, Belo Horizonte, Betim, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Itajubá, Ituiutaba, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Lavras, Montes Claros, Muriaé, Nova Serrana, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Patrocínio, Ponte Nova, Pouso Alegre, São Lourenço, Sete Lagoas, São Sebastião do Paraíso, Três Corações, Ubá, Uberlândia, Uberaba, Varginha e Viçosa.

Outra opção são os onze postos de atendimento instalados em Alfenas, Boa Esperança, Contagem, Curvelo, Itaúna, Leopoldina, Muzambinho, Paracatu, São João Del-Rei, Sarzedo e Teófilo Otoni.

fonte: Ag. Minas

Furtos em Bom Despacho, leia as ocorrências

FURTO A RESIDENCIA URBANA: Por volta de 17h50min, a PM compareceu à Rua JOSE MARIA MELO QUEIROZ, no bairro ANA ROSA, onde a vítima relatou que ao chegar em sua residência, deparou com a janela de um quarto aberta e com a casa toda revirada, e quando vistoriou o local deu falta de uma máquina digital marca SONY na cor prata. Em contato com as testemunhas elas relataram que viram o menor, 15 anos de idade, saindo do interior da residência da vítima, carregando algum objeto dentro de sua blusa. Durante rastreamento o referido menor foi localizado e encaminhado a Depol para as devidas providências, sendo o mesmo acompanhado de sua genitora C.A.

FURTO A INTERIOR DE VEÍCULO: Por volta de 02h15min a PM, compareceu à Rua JOSE PESSOA MARRA, CENTRO, onde a vítima relatou que sua genitora ao chegar em sua residência deparou com a luz interna do seu veículo S10, que estava estacionado em via pública ligada, tendo o mesmo de imediato deslocado até o veículo onde deparou com o vidro vasculante traseiro arrombado e a porta aberta sendo furtado do interior do mesmo 01 barraca de camping, a quantia de R$70,00 (setenta reais) em dinheiro, 02 vidros de perfumes, 01 calculadora e 01 celular NOKIA modelo 1100. Não há suspeito. Feito rastreamento o autor não foi localizado.

fonte: Ass. Org. Sétimo Batalhão

7° BATALHÃO ABRE PISTA DE ATLETISMO AOS BONDESPACHENSES


Através de um esforço pessoal do Coronel PM Luiz Rogério de Andrade, Comandante da 7ª Região da Polícia Militar e do Tenente Coronel PM Wagner Soares de Sant’Ana, Comandante do 7° Batalhão, com o apoio de inúmeros parceiros, a Guarnição Policial Militar de Bom Despacho tem melhorado suas instalações físicas, patrimônio da Polícia Militar e de todos os bondespachenses, visando proporcionar um maior conforto aos que freqüentam suas dependências. Neste contexto, a pista de atletismo que circunda o campo de futebol do 7° BPM também obteve melhorias, sendo asfaltada e iluminada, possibilitando sua utilização no período noturno.

Assim, a Guarnição Policial Militar, através da 7ª RPM e do 7° BPM, mais uma vez abre suas portas e convida a comunidade bondespachense para prática de atividade física em sua pista de atletismo, que ficará iluminada no período noturno, até as 22:00 horas.


Assessoria de Comunicação Organizacional do 7° BPM.

Polícia Militar orienta população sobre itens prioritários para doação aos desabrigados


A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) transformou suas unidades em pontos de orientação para as pessoas que querem participar da campanha de ajuda às vítimas das chuvas que atingiram o Sul de Minas e a região serrana do Rio de Janeiro. A instituição está orientando a população interessada em fazer doações com relação aos itens de maior demanda por parte da Cruz Vermelha. A prioridade é para o leite em pó, água potável e velas.

Na sede da 118ª Companhia PM de Rio Casca, na Zona da Mata, a arrecadação de alimentos não perecíveis e água mineral para distribuição às famílias desabrigadas superou as expectativas. Em apenas um dia, foi arrecadada uma tonelada de alimentos. O material foi transportado para a sede da 21ª Companhia PM Independente de Ponte Nova, de onde partiu em um caminhão diretamente para doação nas cidades atingidas.

Distribuição

Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, duas salas da Companhia de Ensino e Treinamento do 4º Batalhão foram usadas para acomodar as doações feitas pela população local. Os corredores e a recepção da unidade também precisaram ser ocupados antes do envio da remessa do material aos municípios atingido pelas chuvas.

Atendendo à solicitação da campanha, predominaram as doações de alimentos não perecíveis e água potável, sendo arrecadados também cobertores e roupas para crianças e adultos. Os alunos do Curso Técnico de Segurança Pública do 4º BPM estão se revezando em turnos para organizar as doações, possibilitando que elas saiam já divididas em kits prontos para a distribuição às famílias.

Em todos os casos, o destino das doações será determinado pela Defesa Civil e pela Cruz Vermelha em Minas Gerais com base nas necessidades específicas dos cidadãos de cada área atingida.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Quase 40% das instituições de ensino superior têm resultado insatisfatório


O MEC divulgou nesta quinta-feira, 13 de janeiro, o Índice Geral de Cursos (IGC) de 2009, que avaliou o nível de mais de duas mil instituições de ensino superior (IES). A pesquisa mostrou que a maioria (52,7%) obteve o conceito razoável (3) e apenas 25 instituições superiores do país possuem excelência (5). As informações são da Agência Brasil.

O indicador mede a qualidade de uma faculdade, centro universitário ou universidade a partir da qualidade de seus cursos de graduação e pós-graduação, em uma escala de 1 a 5. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios, 3 razoável, e 4 e 5 bons.

Todas as instituições que receberam nota 1 (0,67%) e 2 (38,32%) serão visitadas pelo MEC assim que começar o semestre letivo. Os especialistas do ministério as analisarão por meio de diversos fatores, como infraestrutura e projetos pedagógicos e, a partir de então, poderão firmar termos de compromisso ou descredenciá-las.

Das intituições que receberam os resultados insatisfatórios, cerca de 93% são privadas. As 25 faculdades avaliadas com 5 pontos (1,39%) estão concentradas no Sul e no Sudeste do país.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, informou que existe um movimento para melhorar a qualidade do ensino superior do Brasil, inclusive no setor privado. “Os avaliadores que fazem a visita in loco são testemunhas de que nossas instituições estão melhorando, buscando resultados, oferecendo condições de infraestrutura mais adequadas. As exceções têm que ser trabalhadas dentro do Sinaes [Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior] com as penalidades previstas em lei”, explicou.

O IGC apontou ainda que 6,92% do total receberam 4, e o restante que ficou sem nota (16,1% das avaliadas) foi por insuficiência de alunos ou cursos participantes das avaliações.

Cursos são mal avaliados

A pesquisa demonstrou que um a cada três cursos do país é de baixa qualidade. Das 6.804 graduações testadas, 1.696 tiveram nota 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC).

O CPC avalia as notas obtidas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e tem o mesmo critério de avaliação do IGC, com notas de 1 a 5.

A maioria, ou 51,47%, obteve nota razoável (3) e apenas 15% atingiu 4 e 5.

fonte: Portal Eco

Show de Fernando e Sorocaba é confirmado para fevereiro


Em novembro foi anunciado que a dupla Fernando e Sorocaba voltaria a Bom Despacho. Mas não ocorreu pela interdição do Parque de Exposições de Bom Despacho. Agora com reforma do local, a apresentação de uma das melhores duplas sertanejas do Brasil irá acontecer.

O evento será promovido pelas empresas do triângulo mineiro Abadá Promoções e Megauê Produções. Os organizadores confirmam a realização do show para o dia 5 de fereveiro. "Temos esta data para a realização do show de Fernando e Sorocaba em Bom Despacho", diz Sullivan Marcus, diretor da Abadá.

Fernando e Sorocaba estiveram em Bom Despacho em 2009 e fizeram um dos melhores shows que a cidade já viu. Naquela oportunidade, a dupla trabalhava com os sucessos Paga pau e Bala de Prata.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Verão exige cuidados especiais com a pele


No verão, com as altas temperaturas, as pessoas ficam mais expostas aos raios ultravioletas e, por isso, devem estar atentas e se protegerem para evitar problemas de pele, como câncer, queimaduras entre outras.

Ao contrário do que muitos pensam, os cuidados com a pele no verão precisam ser diários. De acordo com a coordenadora estadual de Dermatologia Sanitária, Ana Regina Coelho, o uso correto do protetor solar, além de evitar doenças, combate o envelhecimento precoce.

“O protetor solar deve ser passado cerca de 20 a 30 minutos antes da exposição solar e repetido a cada 2 horas, ou após suar muito ou se molhar. Já o hidratante tem função específica também indispensável. É mais um cuidado para quem tem a pele ressecada”, falou.

A dermatologista lembra que o protetor foi desenvolvido para proteger a pele mais clara dos danos causados pelo sol e pelo maior risco que essa pele tem em desenvolver cânceres de pele secundários à exposição solar. “Essas pessoas entram em um grupo de risco com maior incidência ao câncer de pele. Por ter a pele mais clara e que nunca se bronzeia ou bronzeia pouco, o cuidado deve ser constante, com uma atenção especial para os ruivos”, avaliou.

Além da proteção e hidratação da pele devido ao calor excessivo, as pessoas devem ingerir mais líquidos, em especial água, comer mais frutas, usar roupas leves, e evitar exposição prolongada ao sol. Nesta época, o risco de desidratação é maior, bem como o de desenvolver das doenças infecciosas.

Com as crianças, o verão exige cuidados redobrados. Na praia ou em clubes, as crianças devem usar bonés e bloqueadores solares e ter atenção especial na hidratação oral e na alimentação – alimentos se deterioram mais rapidamente no calor.

Doenças de pele

Com o calor, praias, clubes e cachoeiras são os principais pontos de encontro dos que procuram se refrescar. Mas é preciso ficar atento às doenças de pele como brotoejas, micoses, acnes solares e manchas que aumentam nesta época do ano.

A brotoeja ou miliária ocorre pelo entupimento dos ductos das glândulas sudoríparas, produtoras do suor. Ambientes úmidos e quentes, além do uso de roupas pesadas e tecidos sintéticos pioram o quadro. O mesmo ambiente também favorece o aparecimento das micoses superficiais, infecções causadas pelos fungos, que se proliferam melhor nestes ambientes.

O uso prolongado de roupas úmidas é outro fator que favorece o aparecimento de micoses. “Além do uso de roupas leves, preferencialmente de algodão, deve-se buscar ficar o menor tempo possível com roupas úmidas, enxugando bem as áreas de dobras”, lembrou.

Nessa estação é extremamente importante o uso de chapéus, bonés e barracas. Ana Regina lembra que tecidos com tramas mais compactas, fechadas (não transparentes) são melhores que os transparentes, pois impedem a passagem da radiação ultravioleta. Tecidos molhados e claros permitem maior passagem de radiação ultravioleta do que os escuros.

Câncer de pele

A exposição ao sol é a maior causa do câncer de pele. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é o mais frequente e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. É mais comum em pessoas com mais de 40 anos, de pele clara, sensíveis à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias. Entre os tumores de pele, o tipo não-melanoma é o de maior incidência e mais baixa mortalidade e apresenta altos percentuais de cura, se for detectado precocemente.

Em Minas Gerais, estimativas do Inca apontaram, em 2010, taxa de 2,15 casos para cada 100 mil homens e 2,38 para o mesmo número de mulheres.

Como a pele - maior órgão do corpo humano - é heterogênea, o câncer de pele não-melanoma pode apresentar tumores de diferentes linhagens. Os mais frequentes são carcinoma basocelular, responsável por 70% dos diagnósticos, e o carcinoma epidermóide, representando 25% dos casos. O carcinoma basocelular, apesar de mais incidente, é também o menos agressivo.

No Brasil, em 2010, estimou-se 113.850 novos casos, sendo 53.410 homens e 60.440 mulheres.

fonte: Ag. Minas

Centro-Oeste do Estado recebe mutirão para realizar cirurgias ortopédicas


Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) vai possibilitar a realização de cirurgias ortopédicas no Hospital Regional de São Sebastião, localizado no município de Santo Antônio do Amparo, na região Centro-Oeste de Minas. As operações, que começaram no domingo (16) e vão até sábado (22), beneficiarão toda a região Centro-Oeste.

O secretário de Saúde de Santo Antônio do Amparo, Marcelo Carrara, disse que o mutirão, inédito em Minas Gerais, surgiu de uma demanda reprimida em cirurgias ortopédicas na região. Há dois anos começaram as análises das possibilidades do Into realizar as cirurgias. Foram feitas, então, reuniões com o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, com a equipe da Gerência Regional de Saúde de Divinópolis, o hospital regional e o Into.

O hospital, que conta hoje com 81 leitos, sendo 9 de UTI adulto, e quatro salas cirúrgicas, destinou R$ 70 mil de recursos do Pro-Hosp e R$ 10 mil de recursos próprios para fazer um novo projeto na área física, principalmente, na Central de Material Esterilizado (CME) e comprar de uma lavadora ultrassônica.

Durante toda a semana, uma equipe composta por 16 profissionais irá realizar cirurgias no quadril e no joelho. Serão feitas cerca de 30 operações.

“Todas as adaptações foram feitas com o aval da Vigilância Sanitária da GRS-Divinópolis e a expectativa é que, com a chegada de todo equipamento, possamos dar início ao credenciamento de ortopedia ao SUS para que possamos ser uma referência para a macro região”, ressaltou o diretor administrativo do hospital, Ramon Alves Gonçalves.

O prefeito de Santo Antônio do Amparo, Evandro Paiva Carrara, ressalta os investimentos nos últimos anos. “A saúde foi uma prioridade não só na atenção primária, mas também na reestruturação do Hospital São Sebastião, antes um hospital universitário. Reformamos o bloco cirúrgico com ampliação, adaptação interna e troca do telhado e procuramos recursos financeiros não só municipal, mas também em parceria com o Estado e convênios”, destacou o prefeito.

Para viabilizar essa ação, o Into está disponibilizando diversos equipamentos, como autoclave (para esterilização), camas leito elétrica, eletrocardiógrafo (para risco cirúrgico), mesa cirúrgica motorizada, respiradores artificiais eletrônicos, monitor multiparâmetro com tela colorida, focos de luz, entre outros aparelhos.

Já a Secretaria de Estado de Saúde está destinando R$ 50 mil para custear as atividades da equipe médica que irá realizar as cirurgias. O município de Santo Antônio do Amparo arcará com as despesas de hospedagem e alimentação dos profissionais.

A parceria entre a SES e o Into foi possibilitada pelo Projeto Suporte. Trata-se de um programa do Ministério da Saúde que leva mutirões de cirurgias na área de ortopedia a diversas localidades do país e que, a partir deste ano, tem a adesão de Minas Gerais.

“O projeto existe há cinco anos, com mais de 1600 cirurgias contabilizadas. Para realizá-las em Santo Antônio do Amparo, propusemos dois tipos, a de próteses de quadril e próteses de joelho. Foram selecionados junto à Regional de Saúde de Divinópolis 60 pacientes, 30 de quadril e 30 de joelho, que estivessem na fila de espera por uma cirurgia ortopédica. Estabelecemos como critério o tempo de espera para selecionar os 30 que realizariam o procedimento esta semana”, explicou o coordenador do Projeto Suporte, o médico, José Luiz Ramalho.

O Hospital Regional de São Sebastião foi escolhido para receber o mutirão devido à localização estratégica, que permite o atendimento a 35 municípios da região Centro-Oeste do Estado.

O principal objetivo do mutirão é proporcionar a melhoria de qualidade de vida dos pacientes, como é o caso de Maria dos Reis, de 56 anos, que sofre com desgaste no quadril esquerdo há três anos. “Eu estava na fila há três anos e sentia muita dor, que não conseguia nem ir ao banheiro. Com a cirurgia, eu espero melhorar e dançar forró”, contou.

A divinopolitana, Maria da Conceição, de 68 anos, sofre de dores no joelho há 10 anos, e há três entrou na fila por uma cirurgia. “Sinto dores, estalos, minhas pernas incham, tenho dificuldades para subir no ônibus e andar. Espero ficar melhor depois da cirurgia para que eu possa fazer as coisas normalmente, sem muitas dificuldades”, finalizou.

Ag. Minas

domingo, 16 de janeiro de 2011

Qual é o dia de Nossa Senhora do Bom Despacho?


Bom Despacho está por completar 100 anos de emancipação política em 2012, e até hoje a maior parte da população não sabe quando é comemorado o dia de sua padroeira Nossa Senhora do Bom Despacho. A edição 112 do Jornal Fique Sabendo questionou no seu editorial, a oficialização de sua santa padroeira.

O jornal começou a circular na manhã deste domingo, 16, e tudo indica que renderá mais páginas do veículo. Espera que a comunidade tome conhecimento o mais rápido possível da data, para que haja uma comemoração.

No Mato Grosso, são realizados inúmeras romarias para Cuiabá, onde é festejada a Festa de Nossa Senhora do Bom Despacho. Na localidade de Cervães em Portugal, desde 1644, é comemorada a Festa de Nossa do Bom Despacho.

Segundo membros da Paróquia de BD, o dia oficial de NS do Bom Despacho é 31 de maio, um dia antes d aniversário de Bom Despacho.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Saiba como ajudar os desabrigados pela chuva no Rio de Janeiro


Os fortes temporais que atingem a região serrana do Rio de Janeiro desde o início de 2011 já deixaram o saldo negativo de 362 mortes (até a manhã de quinta-feira, 13 de janeiro) e milhares de desabrigados, principalmente nas cidades de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo.

Postos rodoviários, supermercados e abrigos recebem doações de água potável, alimentos, roupas, cobertores, colchonetes e itens de higiene pessoal, a exemplo de sabonete, pasta de dente e fralda descartável, no intuito de ajudar as vítimas da tragédia.

Em Teresópolis, a prefeitura abriu uma conta exclusiva para receber as doações. Com o nome de SOS Teresópolis – Donativos, a conta corrente está disponível na Agência 0741-2 do Banco do Brasil, com o número 100000-9. São aceitas ajudas de qualquer valor.

Também em Teresópolis foi montado um outro posto para receber donativos. As contribuições podem ser levadas para o Ginásio Pedrão, onde foi montado um abrigo de ajuda às vítimas. O local fica na Rua Tenente Luiz Meirelles 211, no bairro Várzea, no centro da cidade.

Já em Petrópolis foram montados três postos para doação de água, colchão e material de limpeza e higiene na região de Itaipava: na Igreja Wesleyana, no Vale do Cuiabá; na Igreja de Santa Luzia, na Estrada das Arcas; e no centro de Petrópolis, na sede da Secretaria de Trabalho, Ação Social e Cidadania (R. Aureliano Coutinho, número 81).

Polícia Militar

Todos os batalhões da Polícia Militar do Rio de Janeiro vão receber doações a partir desta quinta-feira (13). Os comandantes dos batalhões recomendam a doação de água mineral, alimentos não perecíveis e material de higiene pessoal.

Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha informou que recebe doações de alimentos, materiais de higiente pessoal e produtos de limpeza nas unidades do Rio de Janeiro (Praça Cruz Vermelha, 1012, centro) e de Nova Iguaçu (na rua Coronel Bernardino de Melo, 2085, e na rua Alberto Cocoza, 86, no centro).

Rodoviária

A Rodoviária Novo Rio recebe doações para a Cruz Vermelha. Os donativos serão recebidos no piso de embarque inferior, das 9h às 17h.

Viva Rio

O Programa de Voluntariado do Viva Rio também iniciou uma campanha de arrecadação de roupas e mantimentos para a região serrana do Rio de Janeiro, especialmente Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis. Para ajudar, basta fazer a doação na sede do Viva Rio (Rua do Russel, 76, Glória). Para mais informações o Viva Rio disponibiliza os telefones (21) 2555-3750 e (21) 2555-3785.

Postos em supermercados e rodovias

O grupo de supermercados Pão de Açúcar montou postos de arrecadação em todas as 100 lojas da rede no estado do Rio. As doações podem ser feitas nos estabelecimentos Pão de Açúcar, ABC Compre Bem, Sendas , Extra Supermercados e Assaí. De acordo com o grupo, os donativos serão entregues até 26 de janeiro.

A partir de quinta-feira, a Polícia Rodoviária Federal vai montar quatro postos de arrecadação de alimentos e produtos de higiene pessoal. Dois pontos vão funcionar 24 horas, um deles será instalado na BR-116, na altura do pedágio da Rio-Magé, e o outro na BR-101, no trecho de Casimiro de Abreu.

Outros dois postos, na Rio-Petrópolis e na Rodovia Presidente Dutra, vão funcionar das 8h às 17 horas. A PRF informou que os alimentos arrecadados serão entregues para a Cruz Vermelha, que ficará encarregada de fazer a distribuição às vítimas.

Doação de sangue

O Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro (HemoRio) solicita que a população doe sangue para atender as vítimas das chuvas. A doação pode ser feita na sede do instituto, na rua Frei Caneca, 8, na região central da cidade do Rio de Janeiro.

Minas Gerais fechou 2010 com 58.377 empresas constituídas


Minas Gerais fecha 2010 com 58.377 novas empresas constituídas, sendo 21.646 em Belo Horizonte, 3.502 em Juiz de Fora, 3.352 em Uberlândia, 3.291 em Varginha e 3.188 em Montes Claros. Em 2009, foram constituídas 64.935 empresas: Belo Horizonte constituiu 23.716 novas empresas, seguindo de Juiz de fora com 4.205, Varginha 3.970, Uberlândia 3.466 e Montes claros com 3.245.

A aparente queda, de 6.558 empresas no comparativo 2009/2010, pode ser explicada pelo fato de que no período de julho de 2009 a fevereiro de 2010 a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais contabilizou os registros referentes ao Empreendedor Individual, modalidade Empresário individual. A partir de fevereiro de 2010, esses registros passaram a ser feitos diretamente no portal do empreendedor Individual (www.portaldoempreendedor.gov.br).

Empreendedor Individual

O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um empreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 36.000,00 por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

A Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, criou condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um Empreendedor Individual legalizado. Entre as vantagens oferecidas por essa lei está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilitará a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.

Além disso, o Empreendedor Individual será enquadrado no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). Pagará apenas o valor fixo mensal de R$ 57,10 (comércio ou indústria) ou R$ 62,10 (prestação de serviços), que será destinado à Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS. Essas quantias serão atualizadas anualmente, de acordo com o salário mínimo.

Com essas contribuições, o Empreendedor Individual terá acesso a benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros.

Suspeitos são presos por tráfico de Drogas, leia a ocorrência

13 Jan Qui
TRÁFICO DE DROGAS:


Por volta de 19:32 horas a PM, durante patrulhamento pela PRAÇA DO ROTARIANO, Bairro SÃO VICENTE, abordou o autor R.V.S., 22 anos de idade, o qual estava sentado em um banco da citada praça, e durante busca pessoal nada de ilícito foi encontrado em seu poder, sendo localizado em um telefone público próximo ao local dez pedras de crack. Durante abordagem ao autor, os militares avistaram no interior do BAR DO JADER o autor M.M.I., 28 anos, o qual supostamente estava em companhia de R.V.S. sendo encontrado em seu poder durante buscas a quantia de R$ 149,00 (cento e quarenta e nove reais) em dinheiro sem procedência. Diante do exposto, os autores foram presos e conduzidos para a DEPOL juntamente com a droga e o dinheiro apreendidos, onde permaneceram à disposição da autoridade de Polícia Judiciária.

fonte: Ass. org. do Sétimo BPM

Animais trafegam pelas ruas de Bom Despacho



O Trânsito de Bom Despacho não tem sido um exemplo de cidadania ultimamente, e agora então que vários animais estão trafegando pelas vias, como poderia ser classificado? Em muitos lugares, cavalos, cachorros e até mesmo galinhas são vistos, provocando perigo aos condutores.

Na avenida Dr. Juca, por exemplo, muitos cavalos ficam se alimentando à beira da pista. Em muitas oportunidades, motoristas tiveram que se desviar para não se chocarem com eles.

Em outra ocasião na mesma via, um cavalo acabou causando um acidente. Tanto o animal, quanto o condutor, tiveram lesões graves. Pior para o motorista, que é um pai de família e teve de ficar uns dias sem trabalhar.

A equipe do Jornal Fique Sabendo procurou o setor responsável da Prefeitura pela captura de animais, mas até o fechamento desta edição, ainda não havia obtido a resposta.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Procon lança cartilha para orientar consumidor na compra de material escolar


Os pais com filhos em idade escolar têm como um dos principais gastos no início do ano a compra de material escolar. Para aliviar o bolso e garantir que os consumidores tenham seus direitos respeitados, a Fundação Procon-SP lançou a cartilha Conheça Seus Direitos – Material Escolar. Nela os pais podem conferir dicas de como economizar e comprar de forma consciente.

A primeira orientação para quem quer gastar menos é pesquisar os preços, seja em papelarias, lojas de departamento ou na internet. Checar com a escola a real necessidade de todos os itens solicitados também é indicado pelo órgão.



Para evitar compras desnecessárias e ainda reduzir seus impactos no planeta, a cartilharecomenda que os pais procurem em casa os materiais que sobraram do último ano e ainda estão em boas condições de uso. Trocas de materiais com outros pais e compras coletivas são outras dicas importantes.

Escolas

Algumas escolas fazem pedidos abusivos nas listas de material escolar. Sobre isso, o Procon alerta para que os pais exijam seus direitos. As instituições não podem, por exemplo, solicitar a compra de materiais de uso coletivo, tais como material de higiene e limpeza, ou taxas para suprir despesas com água, luz e telefone, nem exigir a aquisição de produtos de marca específica.

Portanto, materiais com giz, bolas, apitos, papel higiênico, CD e DVD virgem só podem ser requisitados se forem utilizados em atividades didáticas. Nesses casos, segundo o Procon, o consumidor deve checar no plano de aulas da instituição, onde deve ser detalhada a finalidade para a qual se exige o material.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Exportações do agronegócio de Minas Gerais crescem 34% e batem recorde em 2010


A receita das exportações do agronegócio de Minas Gerais em 2010 foi de US$ 7,6 bilhões. O valor é recorde e representa um crescimento de 34% em relação ao ano de 2009. Os números foram divulgados pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

O secretário de Estado da Agricultura, Elmiro Nascimento, observa que os números do MDIC mostram que o crescimento registrado em Minas Gerais supera a média nacional. “Minas cresceu mais que o país. Enquanto o valor dos nossos embarques cresceu 34%, o Brasil apresentou um aumento de 18%”, ele explica.

Elmiro Nascimento ressalta também o aumento do volume exportado em 2010 pelo agronegócio estadual: 7,1 milhões de toneladas. Um crescimento de 16,2%. “Os principais destinos dos produtos foram Alemanha, Estados Unidos e Japão”, informa o secretário. De acordo com Elmiro Nascimento, o café, principal produto da pauta de exportação do agronegócio, respondeu no ano passado por cerca de 1,4 milhão de toneladas embarcadas, ou 20% dos embarques totais de Minas.

As vendas externas do café garantiram uma receita de US$ 4,1 bilhões, cifra 40,9% superior à registrada em 2009. Segundo o secretário, as exportações mineiras do produto foram favorecidas sobretudo pela redução dos estoques mundiais. “Por isso, a cotação média do café de Minas no exterior alcançou US$ 25,67 a tonelada”. Ele acrescenta que o cenário internacional favorece o café de Minas, produto que apresenta alta qualidade.

“O ano foi excelente também para as exportações mineiras de açúcar, que movimentaram US$ 997,8 milhões, ou 63% mais que o valor registrado no período anterior”, acrescenta o secretário. As exportações mineiras de açúcar têm sido beneficiadas pela retração da produção na Índia há várias safras. Aquele país é o segundo maior produtor do mundo, com uma participação de 13,4% do mercado, enquanto o Brasil lidera com a participação de 23,7%.

“Minas Gerais se beneficia de uma parcela dos mercados anteriormente considerados destinos do açúcar produzido pelos indianos. Ao mesmo tempo, os embarques mineiros alcançam atualmente outros destinos, como a China, onde o consumo do produto tem aumentado como consequência da mudança nos hábitos alimentares da população”, explica Elmiro Nascimento.

Outro setor que se destaca nas exportações do agronegócio mineiro é o de carnes, que respondeu no ano passado pela movimentação de US$ 752,1 milhões, cifra 15,2% superior à registrada em 2009. A carne bovina teve receita de US$ 281,2 milhões, valor 9% mais alto que o alcançado em 2009. Contribuiu especialmente para esse resultado a melhoria da cotação do produto, graças à demanda crescente.

O secretário observa que, ao mesmo tempo, os consumidores encontram carne de qualidade exportada por Minas Gerais. “O Estado conta com 566 fazendas aprovadas para fornecer carne segundo as exigências da União Europeia, que também servem de referência para a comercialização do produto em outros mercados mundiais”.

As exportações mineiras de frango, no ano passado, bateram o antigo recorde de 2001, alcançando US$ 252,9 milhões. Este valor é 35,66% superior ao registrado em 2009. Os negócios foram favorecidos pelo volume embarcado, que alcançou 162,9 mil toneladas, grande parte desse produto destinado ao Kwait.

Madeiras e derivados exportados por Minas também tiveram resultados expressivos no ano passado. A receita, da ordem de US$ 725 milhões, equivale a um aumento de 75,5%. As vendas de milho para o mercado internacional foram a que apresentaram uma dos mais altos crescimentos em 2010. Os embarques do Estado somaram US$ 129,2 milhões, uma elevação de 2119% em relação a 2009.

Já os principais produtos que apresentaram retração das exportações em 2010 foram o etanol (-32%) e os produtos do complexo soja (-15,3%).

Exportações do agronegócio de Minas Gerais – 2010

Total: US$ 7,6 bilhões (alta de 34%)
Café: US$ 4,1 bilhões (alta de 40,9%)
Açúcar: US$ 997,8 milhões (alta de 63%)
Carnes: US$ 752 milhões (alta de 15,2%)
Madeiras e derivados: US$ 725 milhões (alta de 75,5%)
Milho: US$ 129,2 milhões (alta 2119%)