sábado, 12 de fevereiro de 2011

Comitê do Centenário define comissões, lança blog e abre espaço para projetos da comunidade

O Comitê do Centenário reuniu-se esta manhã na sede do Lions para, entre outros, definir os membros das comissões de captação de recursos, comunicação, produção e fiscalização. Além disso, as secretarias de cultura e comunicação da prefeitura apresentaram o modelo do blog do centenário e suas funcionalidades que, dentro de 90 dias, deverá ser transformado em site.

A grande novidade foi a aprovação unânime dos membros do Comitê da proposta de participação da população com projetos referentes ao centenário o que poderá ser feito a partir da próxima semana diretamente no blog do Comitê – www.centenariodebomdespacho.spaceblog.com.br. As propostas poderão ser enviadas até o próximo dia 31 de março e, para serem aprovadas e encampadas, deverão passar pela avaliação dos presidentes setoriais que irão avaliar a execução dos mesmos sob a ótica de seu objetivo, impacto financeiro e público alcançado, dentre outros critérios.

Foi também anunciado a intensificação da publicidade em torno do centenário o que, num primeiro momento, será realizada em parceria com a Auto Omnibus Circullare que cedeu dois ônibus para a colocação de propaganda (back bus). A Secretaria de Educação, por sua vez, foi instada a estimular os alunos a trabalharem com o tema. Já a Secretaria de Cultura irá fazer uma doação inicial de 100 camisetas alusivas ao centenário de Bom Despacho cuja venda será revertida para outras ações de divulgação.

Até o momento já estão definidos os seguintes projetos, alguns apoiados diretamente pela Administração Municipal, para este e para o próximo ano. Dentre estes destacam-se a Revista/Agenda do Centenário com a totalidade dos projetos que serão colocados em prática ao longo de 2012 e que irá circular a partir de novembro/2011; a Comenda do Centenário; a escolha do Hino Oficial de Bom Despacho; o Livro de Ouro do Centenário que irá contar toda a história do município através de uma ampla pesquisa feita por empresa especialmente contratada para este fim e também o Foto Painel que irá reproduzir em grandes proporções fotos históricas do município em locais de grande acesso de pessoas, tais como bancos, shoppings e outros .

A próxima reunião, onde novos projetos serão apresentados, está marcada para o dia 10 de março, quinta-feira, às 9h, na sede do Lions.

Domingos Sávio e Romário firmam parceria

Romário afirmou em seu primeiro discurso que trabalhará em defesa do esporte e deficientes físicos. Deputado Domingos Sávio firmou com o ex-jogador compromisso de parceria.


Em seu primeiro discurso no plenário da Câmara dos Deputados realizado nesta quinta-feira, dia 10, o ex-jogador Romário, eleito deputado federal pelo PSB do Rio de Janeiro, assumiu publicamente o seu compromisso de trabalhar em defesa do esporte e dos portadores de deficiência. Aplaudido pela maioria dos parlamentares, Romário recebeu o apoio do deputado mineiro Domingos Sávio (PSDB), com quem firmou um compromisso de parceria na causa.


“Fiz questão de cumprimentar o Romário pelo seu importante pronunciamento, e de assumir com ele um compromisso de trabalho conjunto em prol dos portadores de necessidades especiais, que realmente precisam de políticas públicas mais efetivas”, afirmou Domingos Sávio.

Romário foi eleito com mais de 146 mil votos nas últimas eleições para o seu primeiro mandato.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Bom Despacho terá o melhor Carnaval da região', diz Prefeitura


O Carnaval de Bom Despacho já foi considerado como um dos melhores de Minas Gerais, mas nos últimos dois anos, perdeu este status para outros que são realizados em algumas cidades vizinhas.

Para este ano, a Prefeitura Municipal de Bom Despacho promete fazer um Carnaval diferenciado. Segundo a Assessoria de Comunicação, haverá vendas de ababadás para pista e área vip, que terá direito há uma área coberta com capacidade para comportar cerca de 5 mil pessoas.

As bandas que irão animar as noites são Queirubim, Papanalingua, Chocolate e Batukerê. Estão sendo aguarda milhares de pessoas para esta realização, de acordo com os organizadores.

Os shows acontecerão no trio elétrico que ficará localizado na Praça de Eventos, na Praça da Estação.

Inscrições para JEMG e JIMI 2011 terão início na próxima semana


As inscrições para o ‘Programa Minas Olímpica Jogos Escolares de Minas Gerais’ (Jemg/2011) terão início no próximo dia 15 de fevereiro. As inscrições, que se encerram em 16 de março, devem ser feitas através do site www.jemg.mg.gov.br, em “Área Restrita”. O Regulamento-Geral/2011 também está disponível no mesmo endereço eletrônico. A competição acontece em três etapas: Microrregional (01/04/2011 a 05/06/2011), Regional (27/06/2011 a 02/07/2011) e Estadual (08/08/2011 a 13/08/2011).


Os Jogos Escolares de Minas Gerais reúnem estudantes de escolas públicas e particulares com idades entre 12 e 17 anos, integrando equipes de escolas das diferentes redes de ensino, com o objetivo de aprimorar e ampliar a prática esportiva educacional. A competição é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). Em 2010, participaram 184.050 mil alunos-atletas de 4.700 escolas inscritas, de 667 municípios (78% das cidades mineiras).

fonte:AG. Minas

Furto em residência no Bairro São José

Por volta de 18h30 da tarde da última quarta-feira, 9, a PM compareceu a Rua Deputado Ribeiro Pena no bairro São José, após ter recebido denúncia de furto numa residência.

Segundo o BO, o proprietário se ausentou as 13h30, quando retornou as 18h, notou que pessoas não identificadas arrombaram a porta da cozinha sua casa, e levaram dois revólveres, talões de cheque, e jóias com valor aproximado em R$ 30 mil, além de um cartão de crédito.

A perícia foi acionada para realizar os trabalhos de investigação. O proprietário, de acordo com BO, não tem suspeita de quem possa ter cometido o furto.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Atestado de Antecedentes retirado pela internet é opção para empresas

Com o aquecimento da economia, a oferta de vagas no mercado de trabalho tem aumentado, com as empresas requisitando um grande número de profissionais, todos os dias. Só no ano de 2010, mais de 643 mil pessoas foram contratadas com carteira assinada na capital, dos quais 79.519 foram novos postos.

Em todo o Estado, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregrados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, foram criados, no ano passado, 296.230 novos empregos formais, o que representou um crescimento de 226,9%, em relação ao número de postos de trabalho gerados em 2009. O maior volume de empregos foi criado no setor de serviços com 116.958 postos, seguidos pela indústria de transformação com 63.997 e o comércio com 63.871 novas vagas.

Com isso, a procura por documentos como atestado de antecedentes criminais, requisitado pelas empresas na hora da contratação dos novos funcionários, aumentou consideravelmente. Para facilitar para empreendedores e candidatos a emprego, o Governo de Minas, por meio do projeto estruturador Descomplicar, viabilizou o acesso a esse ao documento por meio da internet, bastando informar o número da carteira de identidade, nome e data de nascimento do interessado. Esse serviço está disponível também nos totens instalados nas 22 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

Em 2010, foram emitidos 240.093 atestados de antecedentes nos guichês de todas as UAIs e 244.747 nos totens de autoatendimento, num total de 483.347 atestados. Apenas na UAI da Praça 7, foram emitidos, no ano passado, 93.580 atestados nos guichês e 170.154 através dos totens da unidade. O atestado de antecedentes é também solicitado ao cidadão que deseja prestar concursos públicos ou mesmo visitar presídios.

Entretanto, muitas empresas da capital e do interior de Minas Gerais, têm recusado os atestados emitidos pelos terminais de autoatendimento das UAIs, por desconfiarem da legitimidade do documento. Esse temor é totalmente infundado já que o documento é legítimo e legal. Os empresários também têm a facilidade de emitirem o atestado através da internet, no endereço www.policiacivil.mg.gov.br/atestado ou www.mg.gov.br, sem precisar solicitá-lo ao candidato ao emprego.

Esse atestado é autêntico, possui o logotipo da Polícia Civil, a nomenclatura do Instituto de Identificação, os dados pessoais do solicitante, informações sobre sua situação jurídica e criminal, local, data e chancela com assinatura, nome e cargo do diretor do órgão. Além disso, possui um número de controle para verificação de autenticidade, podendo o interessado digitar esse número e acessar o mesmo atestado de antecedentes impresso. A única diferença entre o documento obtido nos guichês de atendimento e o emitido nos totens é o formato, de tamanho menor e a cor amarela do papel, que tem padrão típico dos comprovantes de terminais bancários.

A diretora de Gestão das UAIs, Fernanda Girão, afirma que, em função do aumento da oferta de empregos na Região Metropolitana de Belo Horizonte, muitos candidatos têm procurado os guichês das Unidades de Atendimento Integrado em busca do documento, aumentando o tempo de espera, uma vez que concorrem com a oferta de outros serviços disponíveis nas unidades.

Segundo ela, outro motivo de aumento da procura nas unidades, ocorre porque empresas da capital e do interior de Minas Gerais têm recusado os atestados emitidos pelos terminais de autoatendimento. Com isso, as pessoas lotam as unidades, gastando tempo e dinheiro com transporte para usar um serviço que pode ser obtido pela Internet, sem sair de casa. Optando pelos totens de autoatendimento ou internet, o cidadão não precisa de senha de atendimento, reduzindo bastante o tempo. Fernanda Girão ressalta que as pessoas também podem usar os computadores dos Telecentros das UAIs para emitirem o documento sem nenhum custo, podendo inclusive contar com a ajuda de instrutores no caso de alguma dificuldade.

Já a diretora do Instituto de Identificação da Polícia Civil de Minas Gerais, delegada Letícia Alessi, o atestado de antecedentes criminais, diferentemente da carteira de identidade, não tem um formato físico definido por lei, podendo apresentar variações na sua forma e maneira de expressar o seu conteúdo, em cada estado brasileiro. Ela destaca que o temor dos empresários em relação ao documento não tem o menor fundamento já que o destinatário do atestado de antecedentes, na maioria das vezes a empresa empregadora, de posse dos dados do candidato ao trabalho, pode, ela mesma, buscar as informações de que necessita diretamente na internet (www.policiacivil.mg.gov.br), dissipando qualquer dúvida que surgir.

Fonte: Ag. Minas

Caio Melo, um Campeão Brasileiro a procura de apoio


O ciclista Caio Melo, natural de Bom Despacho, é o atual campeão do Ranking Brasileiro de Montain Bike categoria Sub 30. O bom-despachense está preparando para participar das principais competições de ciclismo em 2011. Para isso, o atleta espera contar com mais apoio de empresas e do poder público.

Segundo Caio, a sua bicicletaria é quem financia a maior parte de suas participações nos campeonatos. Entre as mais importantes estão o Campeonato Brasileiro, Campeonato Mineiro, Iron Bike e Copa Internacional.

Caio Melo espera contar com mais apoio, para quem sabe, seguir entre os melhores atletas do Montain Bike do Brasil. Em 2010, o ciclista recebeu da Câmara Municipal uma Moção de Aplauso em reconhecimento ao seu esforço como atleta.

De acordo com ele, alguns de seus amigos estão procurando apoio de Nova Serrana, pois até o momento ninguém de Bom Despacho teve o interesse de ser seu parceiro nas disputas que irá fazer este ano. “Pretendo continuar disputando as principais competições de Montain Bike em 2011”, diz.

Caio Melo é microempresário em Bom Despacho e é um dos organizadores do Desafio Maratona de Bom Despacho APAE em Foco. Desde os 23 anos participa de competições de ciclismo. O título de Campeão Brasileiro é da Confederação Brasileira de Mountain Bike.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

POLICIAIS MILITARES DA 50ª CIA PM EVITAM ARROMBAMENTO A AGENCIA BANCÁRIA EM BOM DESPACHO



Em Bom Despacho, centro oeste mineiro, nesta data, 08/02/2011, por volta de 05:40 horas, os Militares durante radiopatrulhamento, ao passarem pela Praça da MATRIZ, ouviram um som de alarme, quando perceberam que no Banco ITAÚ havia uma lona preta fixada no vidro, tampando toda a frente do referido banco. Ao parar a viatura para averiguar, os militares constataram a presença de duas pessoas no interior da agência bancária, sendo mandado que os mesmos colocassem as mãos sobre a cabeça, tendo um deles falado: "TÁ LÁ FORA É POLÍCIA", retornando para próximo do outro indivíduo. Imediatamente o militar deslocou-se até a viatura para pedir apoio, sendo ouvido um barulho de vidro quebrando, tendo um dos envolvidos quebrado um vidro da janela dos fundos da agência e evadido, momento em que foi constatado que os indivíduos estavam arrombando o caixa eletrônico no interior da agência, sendo o autor A.M.A.J. preso em flagrante delito, ainda dentro da agência, tentando sair pela janela que foi quebrada.

O outro autor evadiu em um veículo VW/FOX, cor preta, placa AOM-9259/PR, seguindo sentido ao 7º BPM. Na sentinela do 7º BPM, o militar, ao avistar o veículo, que vinha em alta velocidade, deslocou para o meio da Rua OLEGÁRIO MACIEL, na tentativa de abordar o veículo, tendo este, ao avistar o militar, adentrado em alta velocidade para o interior da VILA MILITAR, subindo no canteiro da Praça CAPITÃO MAURÍCIO, estourando o pneu dianteiro direito, quebrando uma lixeira próxima à sentinela, seguindo em frente, aonde veio a parar e abandonar o veículo na via, em frente à cantina do 7º BPM, descendo rapidamente e saltando sobre o muro, próximo à piscina, embrenhando-se na mata ali existente.

De imediato, foi acionado o plano de chamada, sendo cercado todo o perímetro e feito uma varredura no interior da mata, onde foi localizada uma blusa de frio listrada, cor palha, e um aparelho celular, cor preta, marca NOKIA. Foi acionado o canil do 23º BPM/DIVINÓPOLIS, onde compareceu uma viatura PM composta de 03 (três) militares e 01 (um) cão.

Durante busca/varredura, foi localizado escondido o autor J.S.S., no meio da mata, sendo também preso em flagrante delito. Foram apreendidos: 02 aparelhos de GPS, 01 carregador de GPS, 01 chave de fenda, 01 lanterna, 02 blusas de frio, 01 mala de viagem, 01 marreta, 01 pé de cabra, 01 conjunto PPU de maçarico com 02 cilindros, 02 aparelhos celulares, documentos pessoais do autor J., 03 pedaços de lona preta, 01 rolo de fita adesiva, 01 veículo VW/FOX, dentre outros materiais. O autor J.S.S. foi conduzido ao PAM, onde foi atendido pelo médico plantonista, não sendo constatada nenhuma lesão. Os autores foram conduzidos à presença da autoridade de Polícia Judiciária, a qual ratificou a prisão em flagrante dos mesmos.

Em diálogo com o autor A., este relatou que havia mais 02 (dois) envolvidos, sendo um de nome T., 18 anos, moreno claro, alto, trajava calça jeans, blusa azul e tênis, sendo condutor de um veículo FORD/FIESTA, cor preta ou azul escuro, e 01 (uma) mulher morena, baixa, cabelos encaracolados, trajava calça jeans e blusa branca, onde A. tinha registrado em seu celular o nº de chamada (45) 9923 1823 com o nome “TICI”. Realizado rastreamento os outros autores, até o momento, não foram localizados.


Assessoria de Comunicação Organizacional – 7º BPM

Começam hoje os cursos do IFET/MG em Bom Despacho

Com a presença do prefeito Haroldo Queiroz, dos Secretários de Educação, Vera Lúcia Cardoso Couto, de Planejamento, Projetos e Meio Ambiente Eustáquio Dornellas Penido, de Assuntos Institucionais, Acir Parreiras, de Comunicação Organizacional, Nils Peter, dos vereadores Marcos Fidélis – principal articulador da instalação dos cursos no município - e Marcelo Marilúcio, além do diretor do IFMG de Bambuí, Vinicius Encarnação, foi proferida ontem (07/02/11), no Clube Social, a aula inaugural dos cursos do IFMG em Bom Despacho.

Bom Despacho foi contemplado inicialmente com os cursos de Técnico de Gerência em Saúde e de Técnico em Meio Ambiente. Ambos os cursos – com 40 vagas cada – são noturnos e terão como sede provisória a E. M Coronel Praxedes. A duração é de um ano e meio. Na solenidade o prefeito Haroldo Queiroz fez questão de abordar a instalação da Unipac e da Universidade Aberta do Brasil como marcos da sua administração no município. “Geralmente as pessoas me associam a obras, mas, na verdade, acho que a minha maior contribuição será na área educacional”, disse o prefeito acrescentando que irá manter gestões junto às autoridades federais a fim de que o IFMG Bambuí venha a ofertar também cursos de nível superior. A instalação dos cursos em Bom Despacho é uma parceria entre a prefeitura que arca com o pagamento dos professores, instalações e equipamentos e o IFMG.

O instituto foi apontado recentemente como o terceiro mais bem qualificado pelo MEC em todo o país. Os 80 alunos iniciam hoje, as 18h30, a sua primeira aula.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Prefeitura de Bom Despacho

Bate Boca na primeira reunião do ano na Câmara Municipal

Q
- Vereador Fernando Cabral

- Vereador Marcelão

Quem imaginava que a primeira reunião da Câmara Municipal seria tranquila se enganou, isso porque alguns vereadores acabaram batendo boca no plenário. Gritos de covarde, 'você não é homem', foram ouvidos por quem acompanhava a discussão.

Tudo começou quando o vereador Pedro Paulo (PP) criticou uma reportagem que circulou em um jornal local, falando que sua pessoa não teve interesse de assinar o relatório sobre o plantio das mudas em torno da Avenida Dr. Roberto.

Diante disso, os vereador Ricardo Alvarenga (PSDB) explicou no plenário como foi abordado o relatório do plantio das mudas. Já o vereador Fernando Cabral (PPS) se exaltou chamando os edis Marcelão e Pedro Paulo de covardes e apontou o dedo na cara deles.

No entanto o Vereador Marcelão respondeu ao mesmo, dizendo que ele 'não é nenhum deus e nem sequer dono da verdade. O parlamentar também apontou o dedo para o vereador Fernando, afirmado que ele 'tem que respeitar os outros, para ser respeitado'.

A reunião de ontem durou mais de duas horas. Alguns cidadãos acompanharam a sessão.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Hoje tem primeira reunião de 2011 na Câmara Municipal

- Vereador Marcos Fidelis

Hoje a partir das 19 horas, acontece a primeira reunião na Câmara Municipal. Tudo indica que a sessão deverá ser tranquila, pois como é a pioneira de 2011, os debates entres os vereadores devem ser menos tensos.

Como estão voltanto de férias, a maioria dos vereadores deverá apenas assistir a sessão, como ocorre todos os anos. "Mesmo assim, esperamos vários cidadãos no plenário", diz o vereador presidente da casa Marcos Fidelis (PR).

Cresce o número de empresas constituídas em Minas Gerais em 2010

Aumento contabilizado pela Jucemg foi de 6,58%, sendo que o maior número de empresas abertas foi registrado em Belo Horizonte


Minas Gerais registrou, no ano passado, um crescimento de 6,58% no número de empresas abertas em todo o Estado. De acordo com dados da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), foram constituídas em 2010 58.377 novos empreendimentos. Esse número não inclui os microempreendedores individuais, que deixaram de ser registrados pelas juntas comerciais no ano passado.


Em 2009, foram constituídos 54.772 novos empreendimentos, além de 10.163 empreendedores individuais que entre julho de 2009 e fevereiro de 2010 eram registrados nas juntas comerciais. A partir de fevereiro de 2010, esses registros passaram a ser feitos diretamente no portal do empreendedor Individual (www.portaldoempreendedor.gov.br), com remessa posterior ao Registro Mercantil. Entre as vantagens oferecidas por essa lei está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilitará a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.

Empresas por região

O maior número de novos negócios foi registrado em Belo Horizonte, município que recebeu no ano passado 21.646 empresas. Em Juiz de Fora foram abertos 3.502 empreendimentos, seguido por Uberlândia com 3.352, Varginha com 3.291 e Montes Claros, com 3.188. Em dezembro último, foram constituídas pela Jucemg 4.598 empresas. Destas, 1.967 do setor de comércio, 440 da indústria e 2.191, dos serviços.

O prazo médio de abertura de empresas no Estado, em 2010, foi de nove dias. Para a secretária-geral da Junta Comercial, Marinely Bomfim, esses resultados foram alcançados graças à consolidação do Minas Fácil em todo o Estado. O programa, lançado em 2005, faz parte do projeto estruturador Descomplicar e foi criado para simplificar, racionalizar e desonerar o processo de registro e legalização de um empreendimento.

“Outros fatores que contribuíram para isso foram, entre eles, o aperfeiçoamento dos sistemas Módulo Integrador, Consulta de Viabilidade e do Sistema de Registro Mercantil, da implantação do sistema de pagamento pela internet (DAE online) e da emissão do DAE consolidado (para pagamento de todas as taxas de abertura de empresas em um único: Fazenda estadual, meio ambiente, vigilância sanitária e bombeiros)”, completou a secretária-geral da Jucemg.

fonte: Ag. Minas