sexta-feira, 18 de março de 2011

Copa Alterosa começa neste sábado

Neste sábado, 19, a partir das 19h, começa a Copa Jornal Agora TV Alterosa em Bom Despacho. A roda da de abertura acontece no estádio Antônio Leite de Oliveira, no bairro São Vicente, em Bom Despacho.

Às 15h30, o Famorine enfrenta o Zacarias de Dores do Indaiá. A derrota por 3 a 0 diante da Associação, parece não ter abalado o Verdão, que terá os jogadores Ernane e Guilherme Lucas para reforçar a equipe para este confronte, porém não poderá contar os aletas Paulinho e Ricardinho, que disputarão esta competição para outros clubes da região.

Logo após, Cristalino estreia contra o Operário no mesmo estádio. O empate de último domingo entre as duas equipes pelo Campeonato Municipal, foi apenas um aperitivo para a realização do confronto deste final de semana.

Domingos Sávio é indicado para Comissão de Orçamento

Vice-líder do PSDB na Câmara também participará da comissão de deputados e senadores que a aprecia as contas do governo federal.


O deputado federal Domingos Sávio, vice-líder do PSDB na Câmara dos Deputados, foi indicado nesta sexta-feira, dia 18, para ocupar uma cadeira na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional. Na posição, que é uma das mais almejadas do legislativo brasileiro, o parlamentar participará das atividades relativas ao acompanhamento e fiscalização das contas apresentadas pelo governo federal.

De acordo com o deputado, o posto exige uma grande responsabilidade de todos os ocupantes. “Estou muito honrado em ser indicado para compor a Comissão Mista de Orçamento, ciente de que é também uma imensa responsabilidade”, avaliou Domingos Sávio. “Estaremos dispostos a trabalhar comprometidos com a nossa missão de fiscalizar a forma como o governo usa os recursos públicos, bem como apoiando as ações que forem importantes ao país”, disse.

A indicação foi confirmada através de ofício do líder da bancada do PSDB na Câmara dos Deputados, Duarte Nogueira (PSDB-SP). Participando da comissão, que é integrada por deputados e por senadores, Domingos Sávio terá voz ativa na apreciação dos projetos de lei relativos ao Plano Plurianual, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes. Também participará dos debates em torno das diretrizes orçamentárias e do orçamento anual, sobre os planos e programas do executivo, além das contas apresentadas todos os anos pela Presidência da República.

O parlamentar já tem experiência na fiscalização dos gastos públicos e dos programas de governo. Em seu primeiro mandato como deputado estadual, ocupou a presidência da comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa e a presidência da comissão de Orçamento e Finanças. Com a participação na Comissão Mista, ele já soma a presença em três comissões parlamentares. No início do mês, foi confirmado na Comissão de Agropecuária e na Comissão de Minas e Energia.

“Tendo voz na Comissão Mista de Orçamento, entendo que poderei representar ainda melhor nosso estado de Minas Gerais e todos os mineiros”, disse o deputado. “Todos os brasileiros que pagam impostos neste país querem ver os recursos empregados com responsabilidade em prol de maior qualidade de vida para a população. Trabalharei com muito afinco a fim de sempre exigir do governo federal a transparência e respeito com o dinheiro público que todos queremos”.

Governo lança plano para ampliar o serviço de rádios comunitárias no Brasil

Por Natalia Mazotte

- editor do Jornal Fique Sabendo, Valmir Rogério, Leopoldo Siqueira editor do Alterosa Esporte, Denis Pereira e Washinton Rodrigues, locutores da Rádio Ativa FM, a rádio comunitária de Bom Despacho.

O governo brasileiro lançou, nesta quinta-feira (17/03), o Plano Nacional de Outorgas para Radiodifusão Comunitária , com o objetivo de universalizar o serviço e agilizar o processo de outorgas, de acordo com o Ministério das Comunicações.

Em entrevista coletiva, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que a meta é atender a todos os municípios até meados de 2012. “Nós fizemos um plano que, se for bem sucedido, só neste ano, permitirá que aproximadamente 85% dos municípios sejam contemplados com uma rádio comunitária”, afirmou. Atualmente, 4.200 outorgas de emissoras comunitárias se distribuem por cerca de 64% dos municípios, segundo informações da Folha de São Paulo .

Como parte do plano, serão publicados 11 avisos de licitação para 431 municípios, entre os meses de abril e novembro. O governo também se comprometeu a dar assistência técnica para as rádios. Bernardo ainda informou que vai aumentar a fiscalização do serviço, a fim de evitar o uso político, empresarial ou religioso dessas rádios, conforme publicou o Estadão.

A licença para prestar o serviço no Brasil é gratuita. Porém, as entidades outorgadas devem observar uma série de exigências técnicas e operacionais, presentes na legislação vigente. As emissoras, por exemplo, têm alcance restrito a um raio de um quilômetro e são proibidas de fazer uso de propagandas comerciais.

Este blog é produzido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, na Universidade do Texas em Austin, e financiado pela John S. and James L. Knight Foundation

quinta-feira, 17 de março de 2011

Secretaria de Saúde e escolas intensificam passeatas contra a dengue

De 14 a 30 de março a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com diversas escolas, entre outros segmentos da sociedade, estará realizando passeatas contra a dengue para a intensificação das ações contra a doença no município. Confira a agenda e faça a sua parte. Somente com a colaboração de todos poderemos evitar a dengue. Fique Alerta!

Confira a programação até o final deste mês:

- 14/03 – No Bairro São Vicente – 7h30 – Local: Supermercado Fidélis

- 15/03 – No Bairro N. S de Fátima – 7h30 – Local: Escola Wilson Lopes

- 16/03 – No Bairro São José – 7h30 – e Bairro Jardim América – 16h – Local: Escola Coronel Robertinho

- 17/03 – Nos Bairros Realengo e Rosário – 7h30 – Local: Escola Irmã Maria

- 18/03 – No Bairro Ozanan – 7h30 – Local: Escola João Dornas

- 21/03 – No Bairro Esplanada – 7h30 – Local: Escola Eraída Alves

- 22/03 – No Bairro São João – 7h30 – Local: Escola Chiquinha Soares

- 23/03 – Na Praça da Matriz – 7h30 – Local: Escola Coronel Praxedes

- 24/03 – No Bairro São Francisco – 7h30 – Local: Colégio Tiradentes

- 25/03 – No Bairro Ana Rosa – 7h30 – Local: Escola Flávio Cançado

- 29/03 – Na Vila Gontijo – 7h30 – Local: Escola Miguel Gontijo

- 30/03 – No Bairro Cruz do Monte – 7h30 – Local: Escola Martinho Fidélis

fonte: PMBD

Tentativa de furto em Bom Despacho, leia a ocorrência

ROUBO TENTADO – BOM DESPACHO:


Por volta das 21:16 horas, a PM compareceu a Rua FAUSTINO TEIXEIRA, Bairro OZANAN, onde a vitima, informou que nesta data o autor C.R.T., 20 anos, tentou roubar-lhe um celular, dando-lhe um golpe no pescoço (gogo) e torcendo-lhe o braço, levando a mão no bolso da vitima para roubar o referido aparelho. Porém a vitima conseguiu se desvencilhar do autor, que fugiu tomando rumo ignorado. Após o relato da vitima, foi realizado um rastreamento no intuito de localizar o autor, sendo este localizado na Rua GABRIEL TAVARES. O autor foi reconhecido pela vítima, pela sua fisionomia e suas vestimentas, que usava na ocasião do fato ocorrido. Segundo a vitima não é a primeira vez que tal fato acontece, pois o autor em outra oportunidade, já tentou roubar da vitima. Diante do exposto, o autor foi preso por tentativa de roubo e conduzido a DePol, onde ficou a disposição do plantão desta. A vitima foi acompanhada por sua genitora durante o desenrolar da ocorrência.

quarta-feira, 16 de março de 2011

PM apreende menor com droga em Bom Despacho

A apreensão ocorreu nesta tarde, 16, por volta de 16h47, conforme consta no BO feito pela Polícia Militar. Segundo relato,uma guarnição da PM avistou uma jovem que estava na esquina, acompanhada de dois homens, um inclusive, menor de 17 anos.

Após realizar busca na bolsa da jovem, que também era menor de idade, ficou constado que havia 01 papelote de cocaína.

A PM fez apreensão da jovem. O homem, 27 anos, que atende pelas iniciais de R.P.A de 27 anos, era namorado da moça, conforme ela confirmou aos policiais.

A garota, junto com rapazes e a droga foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Bom Despacho,para que fosse registrado o Boletim de Ocorrência.

Domingos Sávio quer esclarecimentos sobre programa nuclear

div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">

Deputado mineiro aprova na Comissão de Minas e Energia da Câmara requerimento de audiência pública para ouvir do governo federal esclarecimentos sobre novas usinas no Brasil.

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, dia 16, requerimento do deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG) para a realização de uma audiência pública para debater a segurança das usinas nucleares brasileiras e a intenção já anunciada pelo governo federal de construir novas usinas no país. A iniciativa foi tomada pelo parlamentar em consideração à ameaça de liberação de energia radioativa no Japão, que teve os reatores da usina de Fukushima comprometidos por explosões após o tsunami que devastou parte do país na sexta-feira, dia 11.

A audiência será realizada na próxima quarta-feira, dia 23, e trará ao Congresso Nacional o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, acompanhado de outros representantes do setor energético brasileiro, para prestar os esclarecimentos sobre o tema à Comissão. Para o deputado Domingos Sávio, trata-se de uma medida necessária na atual conjuntura. “Diversos países em todo o mundo já anunciaram mudanças na segurança de seus programas nucleares com as imagens dessa terrível tragédia que se abateu sobre o Japão”, afirmou o deputado. “Nossa intenção é justamente acompanhar essa tendência mais que justificada e trazer o Governo ao debate em torno dos riscos na instalação de novas usinas no nosso país”.

Em janeiro, o ministro de Minas e Energia anunciou a jornalistas brasileiros que o governo pretendia aprovar projetos para a construção de quatro novas usinas nucleares no país já em 2011. Elas se somariam às duas já existentes: Angra 1 e Angra 2 em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Até o fim do primeiro semestre, a previsão é de que a Eletronuclear entregue ao governo federal um relatório com mais de 40 cidades que poderiam receber novas usinas.

“Entendemos que é muito necessário esse debate em torno do programa nuclear do Brasil. Estamos assistindo no Japão o desespero de milhões de pessoas. O mundo volta seus olhos para a usina de Fukushima, e assim o assunto voltou à tona”, disse o deputado Domingos Sávio. “A Constituição do Brasil determina que as usinas só poderão ser instaladas através de lei federal. É portanto dever do Poder Legislativo brasileiro debater e chegar a uma conclusão sobre os riscos que esses projetos terão para o país e para os brasileiros”, concluiu o parlamentar.

Outros projetos<

Domingos Sávio também apresentou duas outras proposições às comissões permanentes da Câmara dos Deputados que envolvem os mercados minerador e leiteiro de Minas Gerais. Ainda na Comissão de Minas e Energia, o parlamentar solicitou a instalação de subcomissão destinada a tratar da regulamentação dos recursos pagos pelas empresas de mineração pela exploração dos recursos minerais, também conhecidos como royalties do minério. O assunto influi diretamente na economia do estado, que concentra a operação de grandes empresas mineradoras e que anseia, juntamente com suas prefeituras, por uma revisão dos percentuais sobre essa exploração.

Já na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, o deputado apresentou o pedido de instalação de uma outra subcomissão especial, desta vez destinada a acompanhar, avaliar e propor medidas sobre a produção de leite no mercado nacional.





terça-feira, 15 de março de 2011

Lançado o primeiro jornal brasileiro exclusivo para iPad

Por Natalia Mazotte - Blog Jornalismo das Américas

Leitores já podem baixar o primeiro jornal brasileiro criado especialmente para o iPad, o Brasil 247, informa a Mac World Brasil. Disponível no site da Apple Store, o veículo digital foi lançado nesta segunda (14/03), cerca de um mês após o lançamento do The Daily, primeiro a ser voltado exclusivamente pro tablet. Mas, ao contrário do americano, que custa US$0,99 por semana, o brasileiro é gratuito.

A Editora 247, dos jornalistas Leonardo Attuch e Joaquim Castanheira, é responsável pela publicação, que contou com um investimento de 4 milhões de reais e possui uma redação própria e colunistas contratados. Segundo a revista Info, o jornal traz sessões tradicionais como Poder, Brasil, Mundo, Cultura e Esportes, além de Portfólio (finanças pessoais), Agro, Mídia & Tecnologia, Games & Aplicativos, Ecologia e Fotografia.

Apesar da semelhança, o Brasil247
não é uma adaptação de uma edição impressa, conforme explica Joaquim Castanheira, um dos responsáveis pelo projeto. “Ele foi criado especialmente para explorar os recursos tecnológicos disponíveis na plataforma iPad”.

O jornal terá até duas edições diárias e um modelo de produção colaborativo, com conteúdo desenvolvido também pela participação dos leitores, que podem enviar fotografias, vídeos e textos.

Escolas da rede estadual vão receber recursos para compra de kit de informática

Cada uma das 3.808 escolas da rede estadual de Minas Gerais vai receber recursos da Secretaria de Estado de Educação (SEE) para adquirirem um kit de informática para ajudar no trabalho administrativo e acadêmico nas instituições. O kit é composto por um computador, um estabilizador, impressora, projetor de mídia, notebook, roteador wireless e um no-break.

Os recursos para compra dos Kits de informática foram liberados pelo Projeto Escolas em Rede, da SEE, e até o fim do mês de março passam a estar disponíveis na caixa escolar de cada escola. A compra do kit será de responsabilidade da própria instituição de ensino. Ao todo a Secretaria de Estado de Educação vai disponibilizar R$ 34,3 milhões para a compra dos kits, sendo que cada escola vai receber R$ 9 mil.

Segundo a Diretora de Tecnologias Aplicadas à Educação, Leyde Lelise Barbosa Caldeira, a composição dos kits obedeceu a demandas das próprias escolas. “Nas salas de aula o notebook e o projetor de mídia vão ajudar o professor a inovar. Já o novo computador vai auxiliar no suporte da demanda da secretaria de cada escola”, explica.

Professor de geografia, Vilmar Pereira de Sousa, da Escola Estadual Maurício Murgel, localizada na região Oeste de Belo Horizonte, utiliza o laboratório de informática para aulas expositivas, por meio da apresentação de vídeos e imagens. Para o docente, mesmo a escola já tendo 21 computadores e dois projetores a compra do kit vai facilitar o acesso às mídias. “A partir do momento que eu posso levar um notebook e um projetor de mídia para a sala de aula o trabalho do professor fica mais tranquilo, já que eu não preciso ficar dependente da reserva de uma sala especifica”. Além disso, segundo Vilmar Pereira de Sousa com o uso de novas tecnologias aluno e professor compartilham um conhecimento que antes era restrito.

As escolas deverão adquirir equipamento seguindo as especificações técnicas que estão disponíveis no site do Dtae (www.educacao.mg.gov.br/webdtae) e terão orientação dos técnicos dos Núcleos de Tecnologia Educacional das Superintendências Regionais de Ensino do Estado.

Escolas em Rede

O projeto Escolas em Rede foi criado em 2004 e tem por objetivo propiciar às escolas do sistema estadual de ensino de Minas Gerais um acesso democrático às novas tecnologias. Desde que foi instituído pela Secretaria de Estado de Educação, o Projeto já capacitou mais de 18 mil professores em cursos de informática e já foram gastos cerca de R$ 133 milhões na compra, manutenção e implantação de equipamentos de informática nas escolas do Estado.

fonte: Ag. Minas

7º BPM REALIZA REUNIÃO DE NIVELAMENTO COM OS COMANDANTES DE FRAÇÃO

Com a finalidade de nivelar os conhecimentos e tratar de assuntos de segurança pública, na manhã de 11/03/2011, o Comando do 7º Batalhão se reuniu com todos os Comandantes de Companhias e Pelotões da sua área.

O motivo da reunião foi tratar de assuntos de segurança pública, os resultados obtidos no último Carnaval e o apoio popular nas ações policiais.

O Comandante do 7º BPM, Tenente Coronel Wagner Soares de Sant’Ana, aproveitou para mencionar os trabalhos realizados pela Unidade, com vistas a prevenção de crimes e a atuação pontual em delitos de grande comoção social. Lembrou e agradeceu o apoio popular, conclamado nos últimos meses, que auxiliou a Corporação a obter os índices do ano passado, mas que devem ser mantidos no ano corrente.

Recomendou que levassem ao público, os agradecimentos aos órgãos constituídos, representantes da sociedade e à mídia que muito contribuíram para com a PMMG e solicitou que essa parceria continue, para o desenvolvimento sustentável de políticas de segurança pública.

Nesta reunião ainda foram apresentados os índices marcados no corrente ano e as ações pontuais orientadas para a prestação de serviço de forma técnica e profissional.

A reunião se findou com o reforço de que as campanhas preventivas ligadas ao Pacto pela Vida, firmado no final do ano de 2010 e que ainda perdura, serão intensificadas, visto que é uma forma inteligente de fazer segurança para ter segurança, com resultados satisfatórios.

Seja nosso parceiro... Colabore de alguma forma... Denuncie, divulgue e participe dessa nova sociedade!

Assessoria de Comunicação Organizacional – 7º BPM

domingo, 13 de março de 2011

Campeonato Municipal: Palmeiras da Garça continua líder

Após resultados do Campeonato Municipal neste final, a liderança do torneio continua inalterada. Isso porque os últimos jogos garantiram ao Palmeiras da Garça a primeira colocação.

Hoje no estádio Antônio Leite de Oliveira, o Operário empatou com o Cristalino em 2 a 2, o Colorado era único que poderia tirar a liderança do Palmeiras, mas não aconteceu.

Palmeiras da Garça também é o único time com 100% de aproveitamento. Até agora foram dois jogos com duas vitórias, uma sobre a Associação e outra sobre o Ipiranga do Engenho.