https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : 03/01/2011 - 04/01/2011

terça-feira, 29 de março de 2011

Câmara Municipal arquiva Denúncia contra Haroldo Queiroz

A noite de 28 de março ficará marcada pelo público que compareceu a Câmara Municipal. Mais de 500 pessoas assistiram a sessão, que prometia ser muito polêmica. O vereador Fernando Cabral (PPS) apresentou um relatório que continha possíveis provas contra o atual prefeito Haroldo Queiroz (PDT).

O relatório tinha mais de 60 páginas e foi pronunciado durante 1 hora no plenário da casa do legislativo. "É um absurdo o que este homem fez e faz com Bom Despacho", comentou Fernando.

Segundo o parlamentar, Haroldo Queiroz desviou dinheiro público na realização da obra da Avenida Dr. Roberto e na compra de aquisição de veículos. No entanto, por 4 votos a 3, a denúncia acabou sendo arquivada pela Câmara Municipal.

A casa decidiu somente contratar uma empresa que possa fazer auditoria na obra Av. Dr. Roberto. De acordo com vereador Roberto Gontijo, haverá licitação para contratação deste serviço.

Mulher e criança têm assistência integral em Minas com o programa Viva Vida

Minas Gerais está entre os estados brasileiros que alcançaram melhores resultados na queda da mortalidade infantil. Nos últimos oito anos, a redução foi de 24,56%. Em 2003, para cada 1 mil crianças nascidas vivas em território mineiro, 17,55 morriam antes de completar 1 ano de idade. No ano passado, o número de óbitos caiu para 13,24. O avanço no indicador é fruto do conjunto de ações implantado pelo Governo de Minas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de mulheres e crianças.

Nesse período, o Estado investiu R$ 129,5 milhões na estruturação da Rede Viva Vida, um marco na assistência materno-infantil em Minas. O Viva Vida realizou mais de 2 milhões de mamografias e aumentou em 307,8% o número de UTIs Neonatal em oito anos, cobrindo uma população de mais de 8 milhões de gestantes e crianças em todo o Estado. Em 2002, eram 141 leitos de UTI Neonatal disponíveis no Estado. Hoje, são 434. Em 2009, 65% das gestantes atendidas pelo SUS em Minas fizeram sete ou mais consultas durante o pré-natal. Em 2003, apenas 48% das mulheres conseguia esse número de consultas. Houve também queda na Razão da Morte Materna (RMM), de 39,31 para 36,95, entre 2003 e dados preliminares de 2010, demonstram uma diminuição de 6,00%.

Por meio de ações de fortalecimento da rede de prevenção, assistência integral a mulheres e crianças, incluindo ações educativas, de diagnóstico, tratamento e recuperação, além da assistência à mulher em clínica ginecológica, no pré-natal, parto e puerpério, a rede foi planejada de modo que ambas possam ter atendimento de qualidade o mais próximo possível da região de sua moradia.

“O Programa Viva Vida é um marco na assistência materna e infantil em Minas. Destaco três aspectos que acho mais relevantes. Do ponto de vista político, o Viva Vida inscreveu definitivamente a causa da redução da mortalidade infantil e materna na agenda do Governo de Minas. Do ponto de vista administrativo, a definição do conceito da Rede Viva Vida operacionalizou e ampliou as ações na saúde da mulher e da criança nas regiões. Por fim, financeiramente, houve investimentos de recursos próprios do Estado nessa Rede, por meio do Programa.”, destacou o gestor do programa, Alisson Faria.

Nos Centros Viva Vida, os serviços abrangem consultas ginecológicas, exames de prevenção de câncer de mama e de colo uterino e atendimento especializado a gestantes e recém-nascidos de alto risco. São colocados à disposição dos usuários, profissionais como ginecologista, assistente social, nutricionista, enfermeiro, mastologista, urologista, fisioterapeuta e psicólogo.

Os investimentos estão garantindo a construção e custeio de materiais de 37 Centros Viva Vida em todas as regiões do Estado. Do total, 24 centros já foram inaugurados nos municípios de Brasília de Minas, Itabirito, Santo Antônio do Monte, Janaúba, Capelinha, Frutal, Governador Valadares, Sete Lagoas, São Lourenço, Lavras, Taiobeiras, Januária, Juiz de Fora, São João del-Rei, Leopoldina, Santa Luzia, Patrocínio, Campo Belo, Jequitinhonha, Teófilo Otoni, Manhuaçu, Diamantina, Itabira e Viçosa. Outros três centros devem ser implantados em 2011, nos municípios de Ribeirão das Neves, Pirapora e Patos de Minas.

Casa da Gestante

Implantada também dentro do Viva Vida, a Casa da Gestante é um local de apoio, próximo ou dentro das maternidades, onde as gestantes de alto risco que não precisam de internação, mas necessitam de cuidados próximos ao parto, recebem abrigo e atendimento na casa, que fica nas dependências do hospital.

Além das futuras mamães com intercorrências clínicas, a Casa da Gestante oferece apoio às mães no período pós-parto que tenham seus bebês em recuperação na UTI Neonatal, garantindo a humanização da assistência.

“As Casas de Apoio à Gestante contribuem para a diminuição da morte materna e infantil na medida em que possibilitam o deslocamento da criança ainda na barriga da mãe em uma gestação de alto risco. Se houver algum problema, ambos estarão perto do hospital onde o parto será realizado. Além disso, estimulam a humanização do cuidado por manter a mãe desospitalizada e perto do recém-nascido que ainda precisa de cuidados hospitalares.”, comentou Alisson.

Ao todo, são sete Casas da Gestante no Estado. Belo Horizonte conta com três, no Hospital Julia Kubistchek, Maternidade Odete Valadares e Sofia Feldman; em Juiz de Fora no Hospital João Penido; em Barbacena, na Santa Casa de Misericórdia; em Patos de Minas, no Hospital Regional Antônio Dias; e em Varginha, na Fundação Municipal. A Casa de Montes Claros está prevista e em fase de licitação para início das obras. No planejamento da SES está a construção de 13 Casas, uma em cada macrorregião.

Na Casa, a mamãe tem acompanhamento de médico e enfermeiro obstetra, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, nutricionistas e plantonistas.

Para manter a ideia de uma “casa”, toda a instalação é mobiliada com camas, armários, mesas, cadeiras e com eletrodomésticos, como televisão, fogão, geladeira, entre outros. Apesar de contar com uma cozinha montada, toda a refeição é fornecida pelo hospital.

Algumas Casas também contam o Centro de Convivência, um espaço destinado às mães para lazer, trabalhos manuais e o aprendizado dos cuidados básicos com seus bebês.

Defesa da Vida

Para obter qualidade na geração de dados, o Viva Vida vem implantando, em todo o Estado, os Comitês de Prevenção da Mortalidade Materna e Prevenção do Óbito Fetal e Infantil. Esses órgãos são estruturados com o objetivo de identificar o óbito e investigar a sua causa, levando a uma notificação real e adequada.

A ação dos comitês permite um diagnóstico preciso e atualizado da mortalidade infantil e materna, norteando correções para as ações planejadas.

Outra grande estratégia se baseia na ideia de que a defesa da vida é uma causa de todos. É nesse sentido que atua a Mobilização Social, que procura inserir representantes de organizações governamentais e não governamentais no Programa Viva Vida. Tais atores são estimulados a agir em defesa da redução da mortalidade infantil e materna em seus campos de atuação específicos e áreas de abrangência estadual, microrregional e municipal.

fonte: Ag. Minas

segunda-feira, 28 de março de 2011

Câmara Municipal poderá ficar lotada para reunião de Hoje


Hoje à noite, a Câmara Municipal de Bom Despacho poderá ter seu plenário tomado por inúmeras pessoas. O vereador Fernando Cabral (PPS) deverá apresentar um relatório que denuncia o prefeito Haroldo Queiroz por desvio de dinheiro público.

De acordo com o edil, o relatório contém mais de 200kgs de investigação. O parlamentar deverá aos demais vereadores, a condenação do prefeito Haroldo Queiroz (PDT).

Na cidade, já começaram a distribuir pelas ruas, panfletos que diz 'Pé no Bode', além de algumas camisas. A campanha tem a assinatura do Comitê Bondespachense pela Ética na Política.

POLICIAIS MILITARES DO 7º BPM APREENDEM MAIS 05 ARMAS


Em Lagoa da Prata, na tarde de 24 de março, por volta de 14:00, após acionamento do Plano de Cerco/Bloqueio e Interceptação feito pela PMMG de Arcos, onde três indivíduos haviam roubado dinheiro de um cidadão que havia adentrado em uma Vídeo Locadora e evadiram-se em um veiculo Honda City preto, com placas EGQ-4774/IBIUNA/SP, os PM avistaram o referido automóvel na Rodovia MG – 170, próximo ao trevo do distrito do Capoeirão, dando início ao acompanhamento visual, sentido a cidade.

Próximo a fábrica de calçados, os PM tentaram a abordagem policial, momento em que os ocupantes do veículo evadiram para uma estrada de terra que dá acesso ao Bairro Sol Nascente. O planejamento de cerco foi bem sucedido, até que foi interceptado e abordado, com três ocupantes. Na presença de testemunhas, os PM iniciaram as buscas, sendo encontrados em um compartimento, atrás do porta-luvas, a quantia de R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil) reais em dinheiro e cheques, 01 (uma) pistola .40 marca TAURUS, com numeração raspada, estando municiada e carregada com 07 (sete) cartuchos intactas. Após estes fatos uma Guarnição da PM da cidade de ARCOS/MG, compareceu no local da abordagem trazendo a vítima do roubo que reconheceu os suspeitos.

Em Martinho Campos, no mesmo dia, por volta de 16:00 horas, uma Guarnição PM se deslocou até o Subdestacamento de Albert Isaacson, onde os militares cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência do indivíduo M. C. da S., que presença de testemunhas, foi localizada, dentro de um baú com roupas, 01 (um) revólver calibre .22, municiado com 03 (três) cartuchos e com 07(sete) munições no coldre, além de outros materiais usados em armas de fogo e também 11(onze) redes para pesca. O indivíduo não apresentou o registro da arma e foi notificado pelos petrechos de pesca.
Em Nova Serrana, por volta das 17:00 horas, os policiais militares da 100ª Cia PM Especial deslocaram para o Bairro André de Freitas, onde em cumprimento a um Mandado de Busca e Apreensão, expedido pelo MM Juiz de Direito da Comarca de Nova Serrana/MG, e na presença de testemunhas, efetuaram uma busca na residência do suspeito A. L. S., 26 anos, onde foi localizado em seu quarto, 01 (um) revólver calibre .38, com numeração picotada, municiado com 05 (cinco) cartuchos intactos. Na sala da casa, em uma gaveta de um “raque”, foi encontrado 01 (um) revólver calibre .32, com uma numeração legível, municiado com 06 (seis) cartuchos intactos e a quantia de R$132,00, em cédulas de dois reais. No restante da casa foram apreendidos outros materiais relacionados às armas de fogo, além de drogas.

No mesmo dia e cidade, outra equipe de PM e soldados alunos do CTSP - Curso Técnico em Segurança Publica realizavam uma Operação Batida Policial, momento em no Bairro Santana, abordaram o suspeito E. A. O, 20 anos, conduzindo uma motocicleta. Ao realizaram a busca pessoal, os PM localizaram em sua cintura, 01 (um) revólver calibre 38, com 05 (cinco) munições intactas. Em diálogo com o suspeito, este informou que possuía 02 (duas) munições em sua residência. Com sua autorização, os militares deslocaram até o endereço e apreenderam as 02 (duas) munições. O suspeito também informou que andava armado, pois havia cometido um homicídio, no início deste ano, no Bairro Novo Horizonte.

Em todos os casos, os PM prenderam os suspeitos, bem como apreenderam as armas e outros materiais envolvidos, encaminhando tudo às respectivas Delegacias de Polícia Civil que realizaram seus trabalhos posteriormente.

Essas ações pontuais e estratégicas resultam do trabalho que o 7º BPM vem desempenhando, fortalecendo os Órgãos de Defesa Social, cultuando os Direitos Humanos, as garantias e os direitos fundamentais da comunidade ordeira e fomentando a Paz Social.

A Polícia Militar esclarece que os trabalhos para redução dos índices não irão parar e conta com a participação de todos, inclusive com a sua.

O objetivo é tornar realmente Minas Gerais o melhor Estado para se viver, obedecendo às leis, garantindo direitos e deveres, fortalecendo a vontade pública e coletiva, contribuindo socialmente para o crescimento sustentável.


Assessoria de Comunicação Organizacional – 7º BPM

domingo, 27 de março de 2011

Operário vence Famorine e Cristalino perde para o Leandro Ferreira na Copa Alterosa


Ontem,26, no estádio Antônio Leite de Olveira, o Famorine foi derrotado pelo Operário por 1 a 0. Um golaço de Douglas deu a vitória ao Àguia, depois de 4 jogos, sem vencer. Com o resultado a chave em Bom Despacho ficou com a disputa acirrada, pois no outro jogo do grupo, o Cristalino também perdeu por 1 a 0 para o Lefer de Leandro Ferreira.

OS resultados deixaram as equipes com 3 pontos cada uma. O Famorine, apesar da derrota, continua na liderança, devido a ter um saldo de gols após ter goleado o Zacarias por 6 a 1 na primeira rodada do municipal.

Os próximo jogos da Copa Jornal Agora TV Alterosa serão realizados no estádio Antônio Leite de Oliveira, no dia 2 de Abril.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Sábado tem rodada da Copa Alterosa em Bom Despacho

Neste sábado acontece a segunda rodada da Copa Jornal Agora TV Alterosa em Bom Despacho. No estádio Antônio Leite de Oliveira, a partir das 15h30, jogam Famorine x Operário e logo depois, as 17h30, se enfrentam Cristalino x Lefer de Leandro Ferreira.

O Famorine terá os desfalques dos jogadores Marquinho e Bruninho, que foram expulsos na vitória de 6 a 1 sobre o Zacarias de Dores, na rodada de abertura da competição em Bom Despacho. Já o Operário deverá contar com força máxima, ao menos é o que espera da equipe, que folga neste final de semana no Campeonato Municipal.

No outro jogo, também preocupado com a Copa Alterosa, o Cristalino recebe o Lefer de Leandro Ferreira. Mesmo com a vitória por 3 a 1 diante do Operário no primeiro jogo do torneio, a torcida espera mais empenho da equipe, isso para apagar a sonora goleada que a equipe sofreu para o Esplanada no último domingo pelo Campeonato Municipal.

Bandas de músicas de seis municípios da Região Centro-Oeste recebem instrumentos do Governo de Minas

Programa de apoio às bandas já investiu mais de R$ 546 mil na renovação de instrumentos, beneficiando 458 bandas



O Programa de Apoio às Bandas de Música Civis, desenvolvido pelo Governo de Minas em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), beneficiou seis bandas de seis municípios da região Centro-Oeste. A entrega dos instrumentos foi feita na última-quarta-feira (23/03) pelo governador Antonio Anastasia e pela secretária de Cultura Eliane Parreiras, no Palácio Tiradentes. No total foram distribuídos 800 instrumentos musicais para 69 bandas em atividade em 63 municípios mineiros de todas as regiões do Estado. O Governo de Minas investiu R$ 546 mil na compra dos instrumentos com o objetivo de apoiar uma das mais tradicionais manifestações culturais de Minas.

Na região Centro-Oeste foram beneficiados os seguintes municípios e bandas: Arcos - Corporação Musical Nossa Senhora do Carmo; Bom Despacho - Corporação Musical Nossa Senhora do Bom Despacho; Bom Sucesso - Banda Municipal Lira de Santa Cecília; Candeias - Corporação Musical Nossa Senhora das Candeias; Conceição do Pará - Banda de Música Lira Musical Joaquim Antônio Mariano; Divinópolis - Banda Alternativa Bandalha.

As bandas receberam instrumentos como flautas, clarineta, sax, trompa, trombones pratos, taróis, bombos, surdos. Além da doação de instrumentos, o programa promove, em várias cidades, oficinas, cursos de regência, de percepção musical, reparo de instrumentos e capacitação. Em 2011, as ações serão ampliadas e o programa passará a apoiar as bandas com novas partituras e preparação de maestros.

Entre as bandas contempladas, 36 estão recebendo instrumentos pela primeira vez e as demais 33 já foram beneficiadas em anos anteriores. Minas Gerais tem 730 bandas cadastradas na Secretaria de Cultura. Do total, 458 bandas, de 371 municípios, já foram beneficiadas com a entrega de 6.576 instrumentos, nos últimos oito anos. Os recursos destinados ao programa somam R$ 5 milhões.

A solenidade de entrega dos instrumentos, na tarde desta quarta-feira, contou com apresentação da banda Santa Cecília, de Passagem de Mariana (Central). Antes e depois do evento, os músicos tocaram repertório variado chamando a atenção de todos os servidores da Cidade Administrativa. A secretária de Cultura, Eliane Parreiras, afirmou que as ações do programa estimularão ainda mais a tradição musical de Minas. As bandas existem há mais de 200 anos e são patrimônio cultural de Minas Gerais.

“Pretendemos, ao longo do ano de 2011, ampliar o programa, inclusive com a compra de partituras, oficinas e preparação de maestros. Vamos garantir mais investimentos neste grande patrimônio de Minas Gerais que são as bandas”, disse Eliane Parreiras.

Renovação

Em nome das bandas contempladas, o presidente da Banda Santa Cecília de Passagem de Mariana, José Luiz Papa, recebeu um certificado e uma medalha do Programa de Apoio às Bandas de Música Civis. Ele ressaltou que, graças ao trabalho do Governo de Minas, é possível ter a renovação dos instrumentos.
“Tocar e representar as bandas contempladas é um reconhecimento pelo nosso trabalho e um engrandecimento para todos os músicos”, disse José Luiz Papa.

O maestro Ernando Guimarães, da Banda Alternativo Bandalha, de Divinópolis (Centro-Oeste), comemorou o recebimento do apoio do Governo de Minas. “O programa ajuda a manter viva a tradição das bandas de música em Minas, não deixando o repertório tradicional morrer. Por ser uma entidade filantrópica, seria quase impossível comprar os instrumentos que foram doados”, afirmou o maestro.

fonte: Ag. Minas

quinta-feira, 24 de março de 2011

Nova Serrana é a cidade que cresceu em Minas, diz IBGE

Fundação João Pinheiro divulga resultados do Censo Demográfico de 2010 para Minas Gerais

O Centro de Estudos de Políticas Públicas da Fundação João Pinheiro (FJP) divulgou, nesta semana, no sítio da instituição, uma síntese dos resultados do Censo Demográfico de 2010 para a população total de Minas Gerais. Ao detectar uma queda significativa no crescimento anual da população do Estado, o resultado surpreendeu todas as expectativas em relação a projeções e à própria contagem de população anterior, realizada em 2007.

O Censo Demográfico foi realizado em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano passado. Ao serem analisados os resultados para o recorte estadual, verificou-se que, entre 2000 e 2010, a taxa anual de crescimento da população mineira ficou em torno de 0,91%, número bem menor que o 1,5% verificado nas últimas décadas. O número significa uma queda de participação da população do Estado de 11% para 10% no total do país.

Em todo o Brasil, somente quatro estados tiveram taxa de crescimento populacional menor que a de Minas Gerais: Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Paraíba.

Taxa de fecundidade

De acordo com o estudo, a retração do crescimento populacional está diretamente relacionada ao nível da queda na taxa de fecundidade do Estado. Estima-se que a fecundidade total de Minas Gerais esteja em torno de 1,80 filho/mulher em idade reprodutiva. O número é menor que o nível de reposição, que é 2,1 filhos/mulher em idade reprodutiva. A conclusão é confirmada ao se avaliar a pirâmide etária do estado, que vem apresentando uma base cada vez mais estreita (gráfico 1).

“No passado, as taxas de crescimento, sempre baixas, estavam relacionadas a saldos migratórios negativos: Minas era um estado que expulsava mais população do que recebia. A partir da década de 1990, esses saldos tornaram-se mais equilibrados e levemente positivos”, explica o pesquisador da Fundação João Pinheiro, Olinto Nogueira.

No Censo de 2010, a participação da faixa etária de zero a quatro anos no total da população caiu de 9% para 6,5%, enquanto a participação da população de 65 anos e mais chegou a 8,2%. No Censo anterior, essa taxa correspondia a 6,2%.

“A principal consequência é o envelhecimento da população, não como efeito direto dos ganhos em esperança de vida, mas do aumento de participação da população de 65 anos e mais em detrimento da queda de participação da faixa etária de zero a quatro anos”, avalia Nogueira.

Segundo o pesquisador, esses indicadores apontam para o fato de que o Minas Gerais estaria atingindo a “transição demográfica plena”, ou seja, uma situação de baixas taxas de natalidade e mortalidade.

“Esses resultados são importantíssimos para que o Estado possa fazer seu planejamento socioeconômico e corrigir o curso das políticas públicas a longo prazo, adequando suas prioridades para o eixo de saúde de adultos e idosos/previdência social/assistência social e emprego”, explica Nogueira.

Municípios

Reforçando a hipótese de que o Minas estaria atingindo uma a “transição demográfica plena”, a análise dos dados do Censo Demográfico de 2010 mostra, ainda, que 85,3% da população do Estado são urbanos, sendo que, em 80% dos municípios, a população rural decresceu em relação ao estudo anterior (gráfico 2).

Dos cinco municípios que apresentaram as maiores taxas negativas de crescimento da população rural, todas acima de -10%, quatro pertencem à Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Três desses municípios - Belo Horizonte, Confins e Vespasiano - já não têm populações consideradas rurais.

Além deles, as cidades de São Lourenço e Santa Cruz de Minas também não apresentam população rural. “A explicação é que esses municípios estão entre os menores do Estado em extensão territorial”, afirma Nogueira.

Por outro lado, dos dez municípios com maiores taxas de crescimento da população rural, quatro também pertencem à RMBH - Conselheiro Lafaiete, São Joaquim de Bicas, Caetanópolis e Ribeirão das Neves. “Contudo, enquanto as taxas negativas da população rural da RMBH representaram, em termos absolutos, uma perda de mais ou menos 25 mil pessoas na década, os municípios com taxa positiva representaram acréscimo de cerca de 10 mil pessoas”, observa o pesquisador da Fundação João Pinheiro.

“Para o Estado como um todo, esse mesmo raciocínio fez com que as taxas negativas representassem a perda de 736 mil pessoas no setor rural, montante maior que a população total de qualquer dos municípios mineiros, a exceção de Belo Horizonte. Nessa mesma linha, as taxas positivas tiveram um ganho em torno de 63 mil pessoas”, conclui Nogueira.

Nova Serrana foi o município que mais cresceu em Minas Gerais. A taxa de crescimento de 7% ao ano fez com que sua população total passasse de 37,5 mil pessoas, no ano 2000, para 73,7 mil, em 2010. Esse crescimento foi relevante tanto em termo urbano (9ª maior taxa do estado), como rural (2ª maior taxa de Minas Gerais).

fonte: Ag.Minas

PM DA 100ª CIA PM ESPECIAL PRENDEM INFRATOR QUE USAVA ARMA ARTESANAL EM ASSALTO


No dia 21 de março, durante patrulhamento pela Rua Cel Martinho Ferreira do Amaral, no centro de Nova Serrana, os Policiais Militares depararam com populares gritando.

Ao averiguarem o que se passava, detectaram que um indivíduo havia cometido um assalto contra a vitima C. F. de L. B., evadindo em seguida.

A vítima, com a presença policial, indicou a rota de fuga do infrator, tendo imediatamente iniciado o rastreamento ao suspeito.

Os PM lograram êxito na abordagem do suspeito, J. B. da S., 34 anos, sendo encontrado em seu poder, a bolsa pertencente à vítima, a qual continha em seu interior, o valor de R$ 814,00 em dinheiro, 01 (uma) arma artesanal tipo revólver.

A vítima relatou que no momento em que ia entrar em seu carro, o suspeito colocou a arma em seu pescoço e anunciou o assalto. Após tomar sua bolsa, fugiu do local.

A vítima reconheceu o infrator, bem como seus pertences, sendo este conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia Civil para término dos trabalhos policiais.

Assessoria de Comunicação Organizacional – 7º BPM

Posto de Combustível sofre roubo a mão armada em Bom Despacho

Na madrugada de quarta-feira, por volta de 1h45, um posto do bairro Jardim América em Bom Despacho, acabou sendo assaltado. Segundo o BO, cerca de R$ 80,00 foram levados pelo assaltante, além de mais 1 MP 4 portátil.

Ainda de acordo com a PM, o assaltando ainda foi localizado. Ele possui caraterísticas de ser magro, de cor clara. No momento do assalto, ele estava usando calça jeans.

quarta-feira, 23 de março de 2011

IFET Bom Despacho ganha curso de Programação em Comércio

Por Assessoria de Comunicação em Notícias

O prefeito Haroldo Queiroz informou hoje – 23/03 – que o IFET (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) campus Bambuí, extensão Bom Despacho, acaba de receber mais um curso. Aos cursos de Técnico de Gerência em Saúde e de Técnico em Meio Ambiente vem somar-se agora o de Programação em Comércio. De acordo com o prefeito o vestibular deverá ocorrer ainda em julho próximo.

A aula inaugural do IFET Bom Despacho aconteceu no último dia 7 de fevereiro no Clube Social. A instalação dos cursos em Bom Despacho é uma parceria entre a prefeitura que arca com o pagamento dos professores, instalações e equipamentos e o IFET/MG. O instituto foi apontado recentemente como o terceiro mais bem qualificado pelo MEC em todo o país.

PM DA 107ª CIA PM E ALUNOS DO CTSP/BOM DESPACHO APREENDEM 130 PEDRAS DE CRACK EM LAGOA DA PRATA


Em Lagoa da Prata, no dia 22 de março, por volta de 23:14h, as guarnições da 107ª Cia PM, juntamente com os alunos do CTSP que estão estagiando naquela cidade, após denuncias de tráfico de drogas, deslocaram a Avenida Fernão Dias, Bairro Chico Miranda, para averiguarem a situação.
Segundo as denúncias, o trafico ocorria sob a varanda de um bar e que a droga ali comercializada era escondida em um lote vago, logo em frente.

Ao chegarem ao local do fato, os PM realizaram a abordagem de 07 (sete) pessoas sendo, M. T. A. R., 18 anos, G. S. T., 19 anos, P. H. T. L., 18 anos, I. C. M., 17 anos, I. A. S., 15 anos, A. M. C., 16 anos, L. A. C. S., 14 anos, já conhecidas no meio policial, algumas por tráfico de drogas e outras por uso.

Durante as buscas no lote mencionado, foi localizado um tubo plástico de cor vermelha, contendo em seu interior 130 (cento e trinta) pedras de uma substância análoga à crack, 01 (um) invólucro da mesma substância, com uma pedra pesando 6,6 gramas, R$ 455,00 (quatrocentos) reais, celulares e uma faca.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão/apreensão aos suspeitos e todos foram encaminhados a Delegacia de Polícia Civil, sendo que os menores foram acompanhados de um conselheiro tutelar, juntamente com o material apreendido.

Assessoria de Comunicação Organizacional – 7º BPM

Baixa renda se sente discriminada pelo varejo

Estudo aponta que setor comercial precisa melhorar atendimento aos clientes das classe C, D e E

Por Cláudio Martins, do Mundo do Marketing | 22/03/2011
pauta@mundodomarketing.com.br

Estudo aponta que setor comercial precisa melhorar atendimento aos clientes das classe C, D e E

Consumidores das classes populares não se sentem bem atendidos pelo varejo, segundo o levantamento realizado pela consultoria Plano CDE. A pesquisa ouviu 1.600 pessoas de todas as classes sociais, em São Paulo e Recife. O estudo apresenta uma percepção do próprio consumidor, que nota uma diferença no atendimento aos públicos A e B. Cerca de 25% dos clientes populares afirmaram não sentirem confiança no momento de compra.

O resultado pode impactar a auto-estima do consumidor e a forma como este se relaciona com o varejo, potencializando o receio de adquirir algo novo. Já para os clientes A e B essa baixa estima se reflete, respectivamente, em apenas 7% e 13% dos entrevistados. Outro ponto relevante do levantamento mostra que o descontentamento com lojas cheias não é um privilégio da elite. A insatisfação chega a 62% e 64% para as classes A e B, respectivamente, e o índice se mantém muito próximo nos grupos populares, alcançando 65% (C), 61% (D) e 59% (E).

Deputado Federal Domingos Sávio assume a vice-presidência do partido no estado


O deputado federal Marcus Pestana é o novo presidente do PSDB de Minas Gerais. Ele foi eleito na noite desta segunda-feira, dia 21, encabeçando uma chapa de consenso, que tem como vice-presidente do deputado federal Domingos Sávio; 2º vice-presidente o deputado estadual Zé Maia; o também deputado estadual Carlos Mosconi como secretário-geral e o deputado federal Paulo Abi-Ackel como tesoureiro. O mandato é para o biênio 2011/2013.

Na convenção também foi escolhido o novo presidente da seção mineira do Instituto Teotônio Vilela: será o deputado federal Eduardo Barbosa. Foram eleitos, ainda, os novos presidentes do PSDB Mulher, Lenita Noman, substituindo Eliana Piola, e do PSDB Jovem, Caio Narcio, que sucede Adriano Faria.

A nova Executiva assume o partido com enfoque em sua organização e modernização, além de prepará-lo para as eleições do ano que vem. “Os 50 maiores municípios, principalmente à capital, terão atenção especial, mas não vamos nos esquecer dos pequenos”, afirmou o novo presidente dos tucanos.

O novo vice-presidente do partido, o Deputado Federal Domingos Sávio, declarou apoio as propostas de crescimento da legenda. "Temos que nos organizar cada vez mais para defendermos candidaturas sólidas nas próximas eleições, buscando a interiorização e o fortalecimento do partido em todo o estado.

A defesa política do governo Anastasia será outra prioridade da nova Executiva Estadual do PSDB de Minas, assim como a modernização do partido, com foco na comunicação e a integração com os militantes e os segmentos sociais, adiantou Marcus Pestana, que assume o partido em substituição ao deputado federal licenciado e atual secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues.
Anastasia e Aécio

O governador Antonio Anastasia e o senador Aécio Neves chegaram à convenção às 19 horas. Em seu pronunciamento, Anastasia elogiou a atuação de Narcio Rodrigues no partido, que conduziu o partido nas últimas eleições. “Narcio sai com o sentimento de dever cumprido. Obtivemos uma vitória esmagadora e tenho certeza de que o deputado Marcus Pestana vai manter a bandeira e vamos continuar a ser o partido mais forte de Minas Gerais”, afirmou.

Para um auditório lotado, o senador Aécio Neves lembrou que o PSDB venceu um bom combate nas últimas eleições e que a vitória foi conseqüência do trabalho apresentado à população mineira. “Somos o partido da responsabilidade gerencial e nosso novo desafio é continuar inovando, com ética e responsabilidade”, destacou.

VEICULO ABANDONADO EM BOM DESPACHO

Por volta das 14:58 horas, após solicitação, a GuRp compareceu ao Trevo da BR 262 com MG 164, estrada vicinal que dá acesso a BR 269 no KM 469, onde depararam com o veículo FIAT PALIO, placa HLA 0423, abandonado e trancado.

Em consulta no sistema SIDS, ficou constatado que o referido o veículo possui queixa de crime / furto na cidade de DIVINOPOLIS/MG, na data de 20/03/2011.

Diante do exposto, a perícia técnica foi acionada, comparecendo no local e realizou seus trabalhos. Em seguida o veículo foi apreendido, sendo o mesmo removido pelo socorro para o pátio local.

fonte - Ag.Minas

Prevenção é a principal medida para evitar a conjuntivite


Baixa umidade do ar e aumento da poeria são os principais fatores para o aumento da doença


O outono chegou e as temperaturas e a umidade do ar caem causando um aumento da poeira. Por isso, é preciso ter cuidados mais acentuados com a conjuntivite, principalmente com a do tipo alérgica.

Em Minas Gerais foi notificado, até o momento, surto da doença em Santo Antônio do Grama, pertencente à Gerência Regional de Saúde de Alfenas, mas que já está sob controle. No local foram confirmados 280 casos, em fevereiro deste ano, sendo que todos os pacientes já receberam a devida assistência e já estão curados. Cabe ressaltar que os sintomas da conjuntivite nos pacientes mineiros surgiram após um velório que ocorreu na cidade, em que várias pessoas de outros municípios participaram e que uma delas, proveniente de São Paulo, apresentava quadro de conjuntivite.

Segundo a coordenadora de Oftalmologia Social da Secretaria de Estado de Saúde/MG, Karen Brock, “por se tratar de uma doença que não é de notificação compulsória, a SES não dispõe de um banco de dados com notificações de casos isolados. No entanto, sabemos que, exceto no município de Santo Antônio do Grama, os casos registrados até agora no restante do estado não estão acima do esperado, pois sempre que os municípios percebem anormalidades no número de ocorrências, as Gerências Regionais de Saúde notificam, o que ainda não ocorreu”.

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. O branco do olho (esclera) é coberto por uma película fina chamada conjuntiva, que produz muco para cobrir e lubrificar o olho. Normalmente, possui pequenos vasos sanguíneos em seu interior, que podem ser vistos através de uma observação mais rigorosa. Quando a conjuntiva se irrita ou inflama, os vasos sangüíneos que a abastecem alargam-se e tornam-se muito mais proeminentes, causando então a vermelhidão do olho. Em geral, acomete os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar seqüelas.

A estudante Ana Carolina Queiroz conta que inicialmente sentiu uma coceira, “como se tivesse uma poerinha nos olhos, mas não dei muita importância. Dois dias depois, a sensação era de uma areia e os olhos, principalmente o esquerdo, ficaram vermelhos. Só aí comecei a achar que fosse conjuntivite e procurei um oftalmologista. Fiquei cinco dias se ir à escola e passando um remédio, e também precisei ter muita higiene com as mãos e roupas de cama. A conjuntivite incomoda muito, pois a todo o momento você fica querendo colocar a mão e coçar, mas não pode. A higiene é fundamental”, relata.

Causas

Quando a conjuntivite aparece depois do contato com um agente químico, ela é chamada de conjuntivite irritativa. Já aquele tipo causado por pó ou perfume recebe o nome de alérgica. As duas variações da doença provocam principalmente vermelhidão e coceira, e não são transmitidas por contato. Ela pode ser ainda viral ou bacteriana, em geral mais graves e podendo ser transmitidas por contato. As virais são as que mais freqüentemente são causas de epidemias.

A contaminação do olho com bactérias ou vírus, se dá por transmissão dos mesmos pelas mãos (por manipulação do olho), por toalhas, cosméticos (particularmente maquiagem para os olhos) ou uso prolongado de lentes de contato. Os irritantes causadores de conjuntivite podem ser a poluição do ar, fumaça (cigarro), sabão, sabonetes, spray, maquiagens, cloro, produtos de limpeza, etc. Alguns indivíduos apresentam conjuntivite alérgica (sazonal), devido à alergia, principalmente a pólen e perfumes em spray.


Medidas de prevenção e controle

Medidas de higiene pessoal em centros de assistência, bem como o tratamento adequado dos casos constituem as principais medidas de prevenção. Em relação à população, recomenda-se:
- procurar assistência médica na ocorrência de sinais e sintomas de conjuntivite, evitando a automedicação;
- aspectos de higiene pessoal, principalmente quanto à lavagem de mãos frequente e uso e descarte de lenços descartáveis;
- uso individual de toalhas, maquiagem para os olhos, soluções oftálmicas e outros medicamentos de uso ocular;
- troca diária de fronhas;
- evitar frequentar locais aglomerados quando da ocorrência de sinais e sintomas de conjuntivite: creches, escolas e local de trabalho.

Para os profissionais de saúde orienta-se:
- lavagem de mãos antes e depois do atendimento de pacientes;
- uso de luvas estéreis durante o exame oftalmológico e durante a coleta de amostras com descarte adequado das mesmas;
- esterilização sistemática de instrumentos utilizados para exame oftalmológico e/ou procedimentos diagnósticos;
- organização de instalações para o atendimento e diagnóstico reduzindo ao mínimo possível o contato entre indivíduos infectados e não infectados e com outros pacientes, com devida precaução com imunocomprometidos;
- desinfecção de salas de atendimento.

fonte - Ag. Minas

terça-feira, 22 de março de 2011

Educação capacita mais de 13 mil educadores a distância para compreender educação inclusiva

Educadores de Minas Gerais vão iniciar um curso de atualização que vai ampliar as habilidades desses profissionais para lidar com alunos com deficiência. Ofertado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), por meio da Diretoria de Educação Especial, o curso de Atualização em Educação Inclusiva para Servidores da Educação capacita educadores da rede pública. Nesta segunda-feira (21), terá início a quinta turma do curso, da qual vão participar 1653 profissionais.

Nas quatro primeiras turmas, o curso capacitou cerca de 12 mil educadores e, após esta quinta etapa, 13.745 terão passado pelo treinamento. O investimento no programa chega a R$ 8,5 milhões. Passam pela capacitação, educadores da rede estadual, mas também foram abertas vagas para professores de redes municipais de ensino do Estado. O intuito das aulas não é o de formar especialistas, mas o de preparar o profissional para a educação inclusiva. “O professor aprende sobre os diferentes tipos de deficiência, os recursos de acessibilidade disponíveis e os apoios que cada estudante pode obter. Ele não se torna um especialista, mas passa a perceber as diferenças entre os ritmos de aprendizagem dos seus alunos”, explica a diretora de Educação Especial da SEE, Ana Regina de Carvalho.

Segundo Ana Regina, o curso auxilia o professor a lidar com as necessidades dos alunos com deficiência que frequentam a escola comum. Um aluno cego, por exemplo, exige que o professor tome alguns cuidados durante a explicação de uma determinada matéria. “Numa aula de geografia, se o professor vai apontar a localização de um lugar em um mapa desenhado no quadro, ele pode ficar ao lado do aluno e guiar o dedo dele no mapa em braile. São pequenas ações que fazem diferença na inclusão e ajudam no aprendizado”, exemplifica Ana Regina.

Curso a distância

O curso de Atualização em Educação Inclusiva para Servidores da Educação tem duração de 120 horas/aula, que são ofertadas a distância ao longo de sete meses. Ele é oferecido pela PUC Minas Virtual, unidade da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, que oferece cursos a distância em diversas áreas. Quem passa pela capacitação cursa várias disciplinas sobre educação inclusiva e processos de aprendizagem. “O curso não vai trabalhar especificamente as áreas da deficiência, ele dá um panorama dessas deficiências. O objetivo maior é qualificar os professores para que eles possam mudar o olhar quanto à diversidade do aluno e construir os processos de aprendizagem na escola”, explica a coordenadora do PUC Minas Virtual, Maria do Carmo Menicucci.

Ao final do curso, os educadores preparam um diagnóstico sobre a escola na qual trabalham e listam as ações necessárias para garantir a educação inclusiva. Rubiamary Machado Figueiró é vice-diretora da Escola Estadual Jason de Morais, na cidade de Berilo, no Norte de Minas, e fez o curso em 2009. Em sua escola, há três alunos com deficiência. Um com baixa visão, outro com surdez e outro com deficiência física. Segundo a vice-diretora, a forma de lidar com esses estudantes mudou. “A gente lidava com esses alunos e não tinha um conhecimento específico. Passamos a prestar mais atenção nas necessidades deles e fazer as adaptações necessárias”, explica. “Vai da forma de explicar um teste, até fazer um documento específico. No caso do aluno com baixa visão, por exemplo, temos que montar uma prova com letras maiores. Cada aluno tem sua especificidade”, complementa.

fonte: Ag. Minas

Mineiros denunciam mais os crimes contra os idosos

Desde o lançamento da Campanha de Valorização da Pessoa Idosa, as denúncias de crimes contra as ‘pessoas da melhor idade’ vem engrossando a lista do Disque Direitos Humanos (0800 031 11 19). Quando comparados os períodos pré e pós campanha, o número de denúncias teve um salto de 307%. O serviço, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), recebeu 216 relatos de janeiro a outubro de 2009, contra 881 no mesmo período de 2010.

Os crimes mais denunciados foram maus-tratos familiares e abandono. Já quando comparado os dois primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2010, o relatório do Disque Direitos Humanos revela uma estabilidade no número de relatos. Foram 178 denúncias recebidas nos meses de janeiro e fevereiro dos respectivos anos.

Maus-tratos familiares (121 e 105) e abandono (22 e 36) permanecem como os mais denunciados. A população mineira também denunciou maus-tratos de terceiros, lesão financeira, abandono material, entre outros.

“É importante que as pessoas não tenham receio de denunciar as violações dos direitos humanos. Por meio deste conhecimento é que os órgãos públicos poderão atuar”, orienta o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wander Borges.

O coordenador do Disque Direitos Humanos, Jorge Noronha, acredita que a campanha cumpriu com o objetivo de mobilizar a sociedade sobre as situações de violência enfrentadas pela população idosa. “Os dados mostram a resposta de uma campanha. A intenção é que o Disque se torne um serviço de domínio público para que a população não se esqueça do problema vivido pelos idosos”, destacou.

Valorização do Idoso

A Campanha de Valorização da Pessoa Idosa é uma iniciativa do Governo de Minas e do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), lançada, em outubro de 2009, pelo então governador Aécio Neves. A campanha foi realizada por meio da veiculação de filmes e anúncios pelos veículos de comunicação do Estado.

Disque

O Disque Direitos Humanos é um serviço gratuito e sigiloso, recebe denúncias de todo o Estado e também presta orientações sobre assuntos relacionados às violações dos direitos humanos. As denúncias são encaminhadas para o Ministério Público, Conselho Estadual do Idoso, conselhos municipais do idoso e delegacias especializadas.

Conselho Estadual do Idoso

O Conselho Estadual do Idoso (CEI), vinculado à Sedese, foi criado em 1999 e tem como principais objetivos planejar, desenvolver e acompanhar políticas públicas para a garantia dos direitos dos idosos em Minas Gerais. A unidade funciona na rua da Bahia, 1148, sala 308, no Centro da capital. Os telefones para contato são (31) 3222.9737 ou (31) 3227.6646.

fonte: Ag. Minas

Prefeito Haroldo Queiroz pode anunciar operação Tapa Buracos, diz vereador


Em Bom Despacho, já se vê muitos buracos pelas ruas da cidade. São que tantos, que às vezes, inúmeros veículos tem de se procupar em fazer outros trajetos.

De acordo com o vereador Gilmar Iru, na reunião de ontem, o Prefeito Haroldo Queiroz está preocupado com esta situação. O edil afirmou que o chefe do Executivo deverá anunciar a operação Tapa Buracos dentros de poucos. "Estamos esperando este período chuvoso passar", disse Haroldo em entrevista a Rádio Difusora, na última semana.

Desde o início de março está chovendo em Bom Despacho. Com isso, muitos buracos começaram a aparecer em várias vias do município. No bairro São Vicente, por exemplo, algumas crateras atrapalham o trajeto dos veículos, tanto motos como carros.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Previsão do Tempo em Minas Gerais para segunda-feira, 21 de março

Nesta segunda-feira, áreas de instabilidade deixam o tempo instável com chuvas significativas sobre o Triângulo e Noroeste de Minas Gerais. Nas demais regiões mineiras o sol deve predominar entre nuvens e são pequenas as chances de chuvas. As temperaturas estarão elevadas em boa parte do Estado. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o dia fica parcialmente nublado a nublado, porém, são pequenas as chances de chuvas isoladas.

Casa sustentável tem design parecido com caixa de madeira

Um arquiteto americano do escritório Revelations Architects projetou uma casa prática e sustentável com um formato de caixa. A invenção do arquiteto Bill Yudchitz preza tanto pela beleza quanto pela praticidade da moradia.

Denominada de E.D.G.E ( Experimental Dwelling for a Greener Environment), a casa é feita de aço, vidro e madeira compensada, que reveste todo o ambiente externo. Além do design criativo, a pequena "caixa”, de apenas 480 m2, por dentro, parece um local multifuncional. A mobília feita de madeira facilita na transformação dos ambientes, tornando a casa um espaço onde se pode transformar quarto em sala de estar, sala em escritório etc.

No quesito sustentabilidade, a E.D.G.E possui um sistema de coleta de água da chuva e um sistema de manejo da temperatura que trabalha da seguinte maneira: o aquecimento e a refrigeração é feito geotermicamente, a ventilação é realizada pela recuperação de calor e a recepção dele existe através de portas com persianas de isolamento que o controla. Um design solar passivo também faz parte do processo.


Por todas essas características, esta casa, ainda pré-fabricada mas com propósitos comerciais, ganhou um prêmio de Honra, o “AIA Wisconsin”, que parabenizou o trabalho realizado pelo arquiteto Bill Yudichitz.

fonte: portal Eco

Empate garante liderança do Palmeiras da Garça

O empate de 1 a 1 contra o Operário no estádio Pedro Lino da Costa, na tarde de ontem, garantiu a primeira colocação do Palmeiras da Garça no Campeonato Municipal. O time tem o mesmo número de pontos do Esplanada, que para o rival no saldo de gols. O Celeste aplicou uma goleada de 5 a 2 sobre o Cristalino, no estádio Antônio Leite de Oliveira.

Na outra partida da rodada, também pela categoria amador-adulto, o Famorine goleou o Ipiranga por 10 a 0 na casa do adversário. O resultado colocou o Verdão na terceira colocação do torneio.

Pela categoria aspirantes, a liderança é do Esplanada com 10 pontos, seguido de Famorine com 5, Associação com 4 e Palmeiras com 4.

A próxima rodada do Campeonato Municipal acontece no final de semana. Os jogos serão AAB x Ipiranga, Famorine x Cristalino e Esplanada x Palmeiras.

Mulheres fazem o 'comando' da Copa Alterosa

Neste mês de março, é comemorado o mês Internacional da Mulher, que a cada dia que se passa, vem conquistando seu espaço no mundo profissional. Neste final de semana, por exemplo, em Bom Despacho foram realizadas duas partidas da Copa Jornal Agora TV Alterosa, que contaram com o arbitragem feminina.

No jogo Famorine x Zacarias, duas mulheres participaram da arbitragem da partida. O Verdão derrotou o time de Dores do Indaiá por 6 a 1. No outro confronto, entre Operário x Cristalino houve um trio feminino, uma atuou como mesária e as outras duas, como arbitra e auxiliar.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Copa Alterosa começa neste sábado

Neste sábado, 19, a partir das 19h, começa a Copa Jornal Agora TV Alterosa em Bom Despacho. A roda da de abertura acontece no estádio Antônio Leite de Oliveira, no bairro São Vicente, em Bom Despacho.

Às 15h30, o Famorine enfrenta o Zacarias de Dores do Indaiá. A derrota por 3 a 0 diante da Associação, parece não ter abalado o Verdão, que terá os jogadores Ernane e Guilherme Lucas para reforçar a equipe para este confronte, porém não poderá contar os aletas Paulinho e Ricardinho, que disputarão esta competição para outros clubes da região.

Logo após, Cristalino estreia contra o Operário no mesmo estádio. O empate de último domingo entre as duas equipes pelo Campeonato Municipal, foi apenas um aperitivo para a realização do confronto deste final de semana.

Domingos Sávio é indicado para Comissão de Orçamento

Vice-líder do PSDB na Câmara também participará da comissão de deputados e senadores que a aprecia as contas do governo federal.


O deputado federal Domingos Sávio, vice-líder do PSDB na Câmara dos Deputados, foi indicado nesta sexta-feira, dia 18, para ocupar uma cadeira na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional. Na posição, que é uma das mais almejadas do legislativo brasileiro, o parlamentar participará das atividades relativas ao acompanhamento e fiscalização das contas apresentadas pelo governo federal.

De acordo com o deputado, o posto exige uma grande responsabilidade de todos os ocupantes. “Estou muito honrado em ser indicado para compor a Comissão Mista de Orçamento, ciente de que é também uma imensa responsabilidade”, avaliou Domingos Sávio. “Estaremos dispostos a trabalhar comprometidos com a nossa missão de fiscalizar a forma como o governo usa os recursos públicos, bem como apoiando as ações que forem importantes ao país”, disse.

A indicação foi confirmada através de ofício do líder da bancada do PSDB na Câmara dos Deputados, Duarte Nogueira (PSDB-SP). Participando da comissão, que é integrada por deputados e por senadores, Domingos Sávio terá voz ativa na apreciação dos projetos de lei relativos ao Plano Plurianual, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes. Também participará dos debates em torno das diretrizes orçamentárias e do orçamento anual, sobre os planos e programas do executivo, além das contas apresentadas todos os anos pela Presidência da República.

O parlamentar já tem experiência na fiscalização dos gastos públicos e dos programas de governo. Em seu primeiro mandato como deputado estadual, ocupou a presidência da comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa e a presidência da comissão de Orçamento e Finanças. Com a participação na Comissão Mista, ele já soma a presença em três comissões parlamentares. No início do mês, foi confirmado na Comissão de Agropecuária e na Comissão de Minas e Energia.

“Tendo voz na Comissão Mista de Orçamento, entendo que poderei representar ainda melhor nosso estado de Minas Gerais e todos os mineiros”, disse o deputado. “Todos os brasileiros que pagam impostos neste país querem ver os recursos empregados com responsabilidade em prol de maior qualidade de vida para a população. Trabalharei com muito afinco a fim de sempre exigir do governo federal a transparência e respeito com o dinheiro público que todos queremos”.

Governo lança plano para ampliar o serviço de rádios comunitárias no Brasil

Por Natalia Mazotte

- editor do Jornal Fique Sabendo, Valmir Rogério, Leopoldo Siqueira editor do Alterosa Esporte, Denis Pereira e Washinton Rodrigues, locutores da Rádio Ativa FM, a rádio comunitária de Bom Despacho.

O governo brasileiro lançou, nesta quinta-feira (17/03), o Plano Nacional de Outorgas para Radiodifusão Comunitária , com o objetivo de universalizar o serviço e agilizar o processo de outorgas, de acordo com o Ministério das Comunicações.

Em entrevista coletiva, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que a meta é atender a todos os municípios até meados de 2012. “Nós fizemos um plano que, se for bem sucedido, só neste ano, permitirá que aproximadamente 85% dos municípios sejam contemplados com uma rádio comunitária”, afirmou. Atualmente, 4.200 outorgas de emissoras comunitárias se distribuem por cerca de 64% dos municípios, segundo informações da Folha de São Paulo .

Como parte do plano, serão publicados 11 avisos de licitação para 431 municípios, entre os meses de abril e novembro. O governo também se comprometeu a dar assistência técnica para as rádios. Bernardo ainda informou que vai aumentar a fiscalização do serviço, a fim de evitar o uso político, empresarial ou religioso dessas rádios, conforme publicou o Estadão.

A licença para prestar o serviço no Brasil é gratuita. Porém, as entidades outorgadas devem observar uma série de exigências técnicas e operacionais, presentes na legislação vigente. As emissoras, por exemplo, têm alcance restrito a um raio de um quilômetro e são proibidas de fazer uso de propagandas comerciais.

Este blog é produzido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, na Universidade do Texas em Austin, e financiado pela John S. and James L. Knight Foundation

quinta-feira, 17 de março de 2011

Secretaria de Saúde e escolas intensificam passeatas contra a dengue

De 14 a 30 de março a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com diversas escolas, entre outros segmentos da sociedade, estará realizando passeatas contra a dengue para a intensificação das ações contra a doença no município. Confira a agenda e faça a sua parte. Somente com a colaboração de todos poderemos evitar a dengue. Fique Alerta!

Confira a programação até o final deste mês:

- 14/03 – No Bairro São Vicente – 7h30 – Local: Supermercado Fidélis

- 15/03 – No Bairro N. S de Fátima – 7h30 – Local: Escola Wilson Lopes

- 16/03 – No Bairro São José – 7h30 – e Bairro Jardim América – 16h – Local: Escola Coronel Robertinho

- 17/03 – Nos Bairros Realengo e Rosário – 7h30 – Local: Escola Irmã Maria

- 18/03 – No Bairro Ozanan – 7h30 – Local: Escola João Dornas

- 21/03 – No Bairro Esplanada – 7h30 – Local: Escola Eraída Alves

- 22/03 – No Bairro São João – 7h30 – Local: Escola Chiquinha Soares

- 23/03 – Na Praça da Matriz – 7h30 – Local: Escola Coronel Praxedes

- 24/03 – No Bairro São Francisco – 7h30 – Local: Colégio Tiradentes

- 25/03 – No Bairro Ana Rosa – 7h30 – Local: Escola Flávio Cançado

- 29/03 – Na Vila Gontijo – 7h30 – Local: Escola Miguel Gontijo

- 30/03 – No Bairro Cruz do Monte – 7h30 – Local: Escola Martinho Fidélis

fonte: PMBD

Tentativa de furto em Bom Despacho, leia a ocorrência

ROUBO TENTADO – BOM DESPACHO:


Por volta das 21:16 horas, a PM compareceu a Rua FAUSTINO TEIXEIRA, Bairro OZANAN, onde a vitima, informou que nesta data o autor C.R.T., 20 anos, tentou roubar-lhe um celular, dando-lhe um golpe no pescoço (gogo) e torcendo-lhe o braço, levando a mão no bolso da vitima para roubar o referido aparelho. Porém a vitima conseguiu se desvencilhar do autor, que fugiu tomando rumo ignorado. Após o relato da vitima, foi realizado um rastreamento no intuito de localizar o autor, sendo este localizado na Rua GABRIEL TAVARES. O autor foi reconhecido pela vítima, pela sua fisionomia e suas vestimentas, que usava na ocasião do fato ocorrido. Segundo a vitima não é a primeira vez que tal fato acontece, pois o autor em outra oportunidade, já tentou roubar da vitima. Diante do exposto, o autor foi preso por tentativa de roubo e conduzido a DePol, onde ficou a disposição do plantão desta. A vitima foi acompanhada por sua genitora durante o desenrolar da ocorrência.

PM apreende menor com droga em Bom Despacho

A apreensão ocorreu nesta tarde, 16, por volta de 16h47, conforme consta no BO feito pela Polícia Militar. Segundo relato,uma guarnição da PM avistou uma jovem que estava na esquina, acompanhada de dois homens, um inclusive, menor de 17 anos.

Após realizar busca na bolsa da jovem, que também era menor de idade, ficou constado que havia 01 papelote de cocaína.

A PM fez apreensão da jovem. O homem, 27 anos, que atende pelas iniciais de R.P.A de 27 anos, era namorado da moça, conforme ela confirmou aos policiais.

A garota, junto com rapazes e a droga foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Bom Despacho,para que fosse registrado o Boletim de Ocorrência.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Domingos Sávio quer esclarecimentos sobre programa nuclear

div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">

Deputado mineiro aprova na Comissão de Minas e Energia da Câmara requerimento de audiência pública para ouvir do governo federal esclarecimentos sobre novas usinas no Brasil.

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, dia 16, requerimento do deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG) para a realização de uma audiência pública para debater a segurança das usinas nucleares brasileiras e a intenção já anunciada pelo governo federal de construir novas usinas no país. A iniciativa foi tomada pelo parlamentar em consideração à ameaça de liberação de energia radioativa no Japão, que teve os reatores da usina de Fukushima comprometidos por explosões após o tsunami que devastou parte do país na sexta-feira, dia 11.

A audiência será realizada na próxima quarta-feira, dia 23, e trará ao Congresso Nacional o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, acompanhado de outros representantes do setor energético brasileiro, para prestar os esclarecimentos sobre o tema à Comissão. Para o deputado Domingos Sávio, trata-se de uma medida necessária na atual conjuntura. “Diversos países em todo o mundo já anunciaram mudanças na segurança de seus programas nucleares com as imagens dessa terrível tragédia que se abateu sobre o Japão”, afirmou o deputado. “Nossa intenção é justamente acompanhar essa tendência mais que justificada e trazer o Governo ao debate em torno dos riscos na instalação de novas usinas no nosso país”.

Em janeiro, o ministro de Minas e Energia anunciou a jornalistas brasileiros que o governo pretendia aprovar projetos para a construção de quatro novas usinas nucleares no país já em 2011. Elas se somariam às duas já existentes: Angra 1 e Angra 2 em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Até o fim do primeiro semestre, a previsão é de que a Eletronuclear entregue ao governo federal um relatório com mais de 40 cidades que poderiam receber novas usinas.

“Entendemos que é muito necessário esse debate em torno do programa nuclear do Brasil. Estamos assistindo no Japão o desespero de milhões de pessoas. O mundo volta seus olhos para a usina de Fukushima, e assim o assunto voltou à tona”, disse o deputado Domingos Sávio. “A Constituição do Brasil determina que as usinas só poderão ser instaladas através de lei federal. É portanto dever do Poder Legislativo brasileiro debater e chegar a uma conclusão sobre os riscos que esses projetos terão para o país e para os brasileiros”, concluiu o parlamentar.

Outros projetos<

Domingos Sávio também apresentou duas outras proposições às comissões permanentes da Câmara dos Deputados que envolvem os mercados minerador e leiteiro de Minas Gerais. Ainda na Comissão de Minas e Energia, o parlamentar solicitou a instalação de subcomissão destinada a tratar da regulamentação dos recursos pagos pelas empresas de mineração pela exploração dos recursos minerais, também conhecidos como royalties do minério. O assunto influi diretamente na economia do estado, que concentra a operação de grandes empresas mineradoras e que anseia, juntamente com suas prefeituras, por uma revisão dos percentuais sobre essa exploração.

Já na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, o deputado apresentou o pedido de instalação de uma outra subcomissão especial, desta vez destinada a acompanhar, avaliar e propor medidas sobre a produção de leite no mercado nacional.





terça-feira, 15 de março de 2011

Lançado o primeiro jornal brasileiro exclusivo para iPad

Por Natalia Mazotte - Blog Jornalismo das Américas

Leitores já podem baixar o primeiro jornal brasileiro criado especialmente para o iPad, o Brasil 247, informa a Mac World Brasil. Disponível no site da Apple Store, o veículo digital foi lançado nesta segunda (14/03), cerca de um mês após o lançamento do The Daily, primeiro a ser voltado exclusivamente pro tablet. Mas, ao contrário do americano, que custa US$0,99 por semana, o brasileiro é gratuito.

A Editora 247, dos jornalistas Leonardo Attuch e Joaquim Castanheira, é responsável pela publicação, que contou com um investimento de 4 milhões de reais e possui uma redação própria e colunistas contratados. Segundo a revista Info, o jornal traz sessões tradicionais como Poder, Brasil, Mundo, Cultura e Esportes, além de Portfólio (finanças pessoais), Agro, Mídia & Tecnologia, Games & Aplicativos, Ecologia e Fotografia.

Apesar da semelhança, o Brasil247
não é uma adaptação de uma edição impressa, conforme explica Joaquim Castanheira, um dos responsáveis pelo projeto. “Ele foi criado especialmente para explorar os recursos tecnológicos disponíveis na plataforma iPad”.

O jornal terá até duas edições diárias e um modelo de produção colaborativo, com conteúdo desenvolvido também pela participação dos leitores, que podem enviar fotografias, vídeos e textos.

Escolas da rede estadual vão receber recursos para compra de kit de informática

Cada uma das 3.808 escolas da rede estadual de Minas Gerais vai receber recursos da Secretaria de Estado de Educação (SEE) para adquirirem um kit de informática para ajudar no trabalho administrativo e acadêmico nas instituições. O kit é composto por um computador, um estabilizador, impressora, projetor de mídia, notebook, roteador wireless e um no-break.

Os recursos para compra dos Kits de informática foram liberados pelo Projeto Escolas em Rede, da SEE, e até o fim do mês de março passam a estar disponíveis na caixa escolar de cada escola. A compra do kit será de responsabilidade da própria instituição de ensino. Ao todo a Secretaria de Estado de Educação vai disponibilizar R$ 34,3 milhões para a compra dos kits, sendo que cada escola vai receber R$ 9 mil.

Segundo a Diretora de Tecnologias Aplicadas à Educação, Leyde Lelise Barbosa Caldeira, a composição dos kits obedeceu a demandas das próprias escolas. “Nas salas de aula o notebook e o projetor de mídia vão ajudar o professor a inovar. Já o novo computador vai auxiliar no suporte da demanda da secretaria de cada escola”, explica.

Professor de geografia, Vilmar Pereira de Sousa, da Escola Estadual Maurício Murgel, localizada na região Oeste de Belo Horizonte, utiliza o laboratório de informática para aulas expositivas, por meio da apresentação de vídeos e imagens. Para o docente, mesmo a escola já tendo 21 computadores e dois projetores a compra do kit vai facilitar o acesso às mídias. “A partir do momento que eu posso levar um notebook e um projetor de mídia para a sala de aula o trabalho do professor fica mais tranquilo, já que eu não preciso ficar dependente da reserva de uma sala especifica”. Além disso, segundo Vilmar Pereira de Sousa com o uso de novas tecnologias aluno e professor compartilham um conhecimento que antes era restrito.

As escolas deverão adquirir equipamento seguindo as especificações técnicas que estão disponíveis no site do Dtae (www.educacao.mg.gov.br/webdtae) e terão orientação dos técnicos dos Núcleos de Tecnologia Educacional das Superintendências Regionais de Ensino do Estado.

Escolas em Rede

O projeto Escolas em Rede foi criado em 2004 e tem por objetivo propiciar às escolas do sistema estadual de ensino de Minas Gerais um acesso democrático às novas tecnologias. Desde que foi instituído pela Secretaria de Estado de Educação, o Projeto já capacitou mais de 18 mil professores em cursos de informática e já foram gastos cerca de R$ 133 milhões na compra, manutenção e implantação de equipamentos de informática nas escolas do Estado.

fonte: Ag. Minas

7º BPM REALIZA REUNIÃO DE NIVELAMENTO COM OS COMANDANTES DE FRAÇÃO

Com a finalidade de nivelar os conhecimentos e tratar de assuntos de segurança pública, na manhã de 11/03/2011, o Comando do 7º Batalhão se reuniu com todos os Comandantes de Companhias e Pelotões da sua área.

O motivo da reunião foi tratar de assuntos de segurança pública, os resultados obtidos no último Carnaval e o apoio popular nas ações policiais.

O Comandante do 7º BPM, Tenente Coronel Wagner Soares de Sant’Ana, aproveitou para mencionar os trabalhos realizados pela Unidade, com vistas a prevenção de crimes e a atuação pontual em delitos de grande comoção social. Lembrou e agradeceu o apoio popular, conclamado nos últimos meses, que auxiliou a Corporação a obter os índices do ano passado, mas que devem ser mantidos no ano corrente.

Recomendou que levassem ao público, os agradecimentos aos órgãos constituídos, representantes da sociedade e à mídia que muito contribuíram para com a PMMG e solicitou que essa parceria continue, para o desenvolvimento sustentável de políticas de segurança pública.

Nesta reunião ainda foram apresentados os índices marcados no corrente ano e as ações pontuais orientadas para a prestação de serviço de forma técnica e profissional.

A reunião se findou com o reforço de que as campanhas preventivas ligadas ao Pacto pela Vida, firmado no final do ano de 2010 e que ainda perdura, serão intensificadas, visto que é uma forma inteligente de fazer segurança para ter segurança, com resultados satisfatórios.

Seja nosso parceiro... Colabore de alguma forma... Denuncie, divulgue e participe dessa nova sociedade!

Assessoria de Comunicação Organizacional – 7º BPM

segunda-feira, 14 de março de 2011

Campeonato Municipal: Palmeiras da Garça continua líder

Após resultados do Campeonato Municipal neste final, a liderança do torneio continua inalterada. Isso porque os últimos jogos garantiram ao Palmeiras da Garça a primeira colocação.

Hoje no estádio Antônio Leite de Oliveira, o Operário empatou com o Cristalino em 2 a 2, o Colorado era único que poderia tirar a liderança do Palmeiras, mas não aconteceu.

Palmeiras da Garça também é o único time com 100% de aproveitamento. Até agora foram dois jogos com duas vitórias, uma sobre a Associação e outra sobre o Ipiranga do Engenho.

sábado, 12 de março de 2011

Associação goleia Famorine no Pedro Lino

O Famorine foi surpreendido pela Associação em casa neste sábado. O tricolor da Vila Aurora derrotou o rival fora de casa por 3 a o. O resultado manteve as duas equipes na briga pela classificação.

"Realmente, não sei o que aconteceu com a nossa equipe neste jogo. Mas procuraremos mudar na próxima partida", disse Arone, técnico do Famorine em conversa com o Jornal Fique Sabendo, após a derrota da equipe.

A vitória obtida fora de casa, colocou a AAB no páreo rumo a classificação das semifinais do Campeonato Municipal edição 2011. O outro jogo da tarde, o Esplanada venceu o Ipiranga por 1 x 0, e também continua forte na disputa.

Na categoria aspirantes, o Famorine empatou em 1 a 1 com a AAB e o Esplanada derrotou o Ipiranga por 3 a 1. Amanhã, acontece mais um confronto da competição. No estádio Antônio Leite de Oliveira, jogam Cristalino x Operário a partir das 13h30.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Mulheres preferem lojas de rua, diz estudo

Roupas femininas foram produtos mais comprados nos últimos 30 dias

Por Sylvia de Sá, do Mundo do Marketing
sylvia@mundodomarketing.com.br


A maioria das mulheres brasileiras prefere lojas de rua. É o que diz um levantamento do Ibope Mídia, baseado nas informações da ferramenta Target Group Index. Segundo o estudo, 69% das consumidoras fizeram compras nos últimos 30 dias. Dessas, 84% preferiram pontos de venda de rua, contra 60% que foram aos shoppings. Já 18% afirmaram ter feito compras pela internet, um aumento de 10% comparado à pesquisa anterior, quando o número era de apenas 10%. Em 2010, o mesmo estudo também indicou a liderança das lojas de rua, com 48%, enquanto os shoppings ficaram com 33% e as lojas de departamento, 24%.

As roupas femininas destacaram-se nas compras, sendo a opção de 79% das mulheres. Em seguida, aparecem calçados (61%), roupas para homens (44%) e roupas para crianças e bebês (40%). O ticket médio das compras foi de R$ 190,83. Ao explicar seus hábitos de consumo, as consumidoras destacam que procuram ofertas e descontos (82%), que vale a pena pagar mais por produtos de
higiene pessoal de boa qualidade (80%), que são fiéis à marca quando gostam do produto (70%), que planejam a compra de itens caros (68%) e que costumam experimentar novas marcas (50%). O estudo foi realizado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste.

Famorine enfrenta Associação neste sábado

A Associação, atual time campeão municipal de Bom Despacho, terá um difícil pela frente neste sábado no estádio Pedro Lino da Costa. Com apenas 1 ponto, o tricolor pega o Famorine, que venceu a partida de estreia por 3 a 0 contra o Operário.

Caso o Famorine obtenha novamente o resultado positivo, o Verdão poderá conquistar a liderança provisória do campeonato até domingo.

Além deste jogo, acontecem outros confrontos pelo Campeonato Municipal edição 2011. Domingo, no estádio Antônio Leite de Oliveira, jogam Operário x Cristalino e no estádio Antônio Odílio Torres há a partida de Esplanada x Ipiranga

quinta-feira, 10 de março de 2011

Cerca de 70 milhões de adolescentes estão fora da escola, alerta Unicef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou na sexta-feira, 25 de fevereiro, o relatório Situação Mundial da Infância 2011 - Adolescência: Uma fase de Oportunidades. O estudo sugere que investimentos na proteção e no desenvolvimento da população dos 1,2 bilhão de adolescentes no mundo podem romper ciclos de pobreza.

Segundo o relatório, em todo o mundo, mais de 70 milhões de adolescentes em idade escolar estão fora das salas de aula.

Entre 1998 e 2008, o Brasil conseguiu reduzir a taxa de mortalidade infantil preservando a vida de 26 mil crianças. Mas durante o mesmo período, 81 mil adolescentes brasileiros, entre 15 e 19 anos, foram assassinados. Para o Unicef, a situação evidencia a falta de investimentos na população jovem.

O diretor-exectutivo do Unicef, Anthony Lake, destacou que é preciso investir mais nos adolescentes, em educação, saúde e em outras medidas de qualidade de vida.

A grande maioria dos adolescentes, 88%, vive em países em desenvolvimento. Muitos enfrentam uma série de problemas como desemprego, violência e vida precária.

Segundo o Unicef, existem poucas oportunidades de inserção social e produtiva para esses jovens no Brasil, que tem atualmente 21 milhões de adolescentes.

Lake acredita que proporcionar a todos as ferramentas necessárias promoverá uma geração de cidadãos economicamente independentes.

fonte: Portal Eco

quarta-feira, 9 de março de 2011

7º BPM DIVULGA SALDO DO CARNAVAL 2011.

Proporcionar um ambiente seguro, livre das mazelas sociais, é algo desafiador para qualquer repartição pública do sistema de Defesa Social, sem a cooperação da sociedade que busca constantemente a paz.

Esta situação se agrava quando a população se inflama com eventos sociais de massa, como é o caso do período carnavalesco que mistura diversão, bebida, imprudência e adrenalina.
Em Minas Gerais, com a participação comunitária, proteger a vida, reduzindo o crime e o seu medo, garantindo a execução lei de forma cristalina, pela vontade popular, tornou-se uma meta a ser cumprida nas cidades.

O 7º Batalhão, de forma inteligente, utilizando-se de mecanismos e estratégias de participação comunitária na segurança pública, aproveita o espaço da mídia, para prestar contas sobre o período de festas do Carnaval 2011.

Em relação aos períodos carnavalescos de 2010 e 2011, embora tenha ocorrido um aumento nos registros de homicídios, isto é, em 2010 não foi registrado, enquanto que no corrente, foram registrados 02 casos, nenhum deles foi relacionado ao evento carnavalesco. Os trabalhos de identificação dos respectivos autores iniciaram logo após os registros. A Polícia Militar e a Polícia Civil iniciaram os levantamentos para conjuntamente, com o apoio dos demais Órgãos do Sistema de Defesa Social, dar a resposta imediata a estes crimes e a sociedade.

Este trabalho integrado refletiu nos demais registros. Houve queda nos índices de roubo à mão armada (redução de 60%), seqüestro e cárcere privado (redução de 100%), furtos qualificados a residências urbanas (redução de 36,84%), a residência rural (redução de 66,67%) e a estabelecimentos comerciais (redução de 33,33%).

Houve um aumento significativo nos números de operações no período carnavalesco, se comparados os anos de 2010 e 2011, foram registradas no primeiro 307 e no corrente 461 (aumento de 50,16%). Foram apreendidas mais armas de fogo em 2011 (aumento de 33,33%), o que também foi verificado nas apreensões de entorpecentes, isto é, dos registros de cocaína, foram apreendidos 252g em 2011 (aumento de 500%), em relação à maconha, foram apreendidos 70g (aumento de 150%), crack, foram apreendidos 143g (aumento de 182,61%), lança perfume em frascos (aumento de 100%).
Em relação à prisões, em 2011, foram presos 15 traficantes (aumento de 150%) e menores apreendidos foram 30 (aumento de 3,45%).

As campanhas preventivas ligadas ao carnaval, foram intensificadas e apoiadas pelos parceiros (mídia escrita, falada e televisada), ocasião em que os acidentes de trânsito sem mantiveram estáticos em relação ao último período carnavalesco, exceto o acidente com vítimas não fatais que houve uma redução na ordem de 41, 67%.

A Polícia Militar esclarece que os trabalhos para redução dos índices não irão parar e conta com a participação de todos, inclusive com a sua, denunciante, através do Disque Denúncia – telefone 181.

O objetivo é tornar realmente Minas Gerais o melhor Estado para se viver, obedecendo às leis, garantindo direitos e deveres, fortalecendo a vontade pública e coletiva, contribuindo socialmente para o crescimento sustentável.

Seja nosso parceiro... Colabore de alguma forma... Denuncie, divulgue e participe dessa nova sociedade!


Assessoria de Comunicação Organizacional – 7º BPM

terça-feira, 8 de março de 2011

Acesso à internet pode se tornar direito social garantido pela Constituição

Por Natalia Mazotte (Blog Jornalismo das Américas)
Read in English Lea en Español


Tramita no Senado uma proposta de emenda à Constituição (PEC 6/11) que quer tornar o acesso à internet um direito social do cidadão brasileiro. O senador Rodrigo Rollemberg, autor da proposição, pretende popularizar o acesso à rede, garantindo que o Estado seja provedor deste direito.

Na justificativa de apresentação da PEC, protocolada nesta quarta (2/03), o senador argumenta que a internet se tornou uma ferramenta importante para a formação pessoal, intelectual e profissional de todos os cidadãos. “A nossa motivação, ao apresentar a PEC, não se cinge a uma mera admiração ingênua relacionada às novas tecnologias de informação e comunicação, mas à óbvia constatação que o acesso a tais tecnologias se torna cada vez mais importante para a formação pessoal, intelectual e profissional de todos os cidadãos”, esclarece.

Para o senador, a iniciativa se faz necessária em função da precariedade do acesso à web para estudantes pobres e moradores de regiões menos desenvolvidas do país. De acordo com o estudo "Lápis, Borracha e Teclado", realizado pelo pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz e apresentado por Rollemberg como argumento em favor de sua proposta, há uma grande diferença no que diz respeito ao acesso à internet entre escolas públicas e privadas no país.

Segundo o estudo, no ensino fundamental, 17,2% dos alunos das escolas públicas usam a internet, enquanto que nas escolas particulares o número é de 74,3%. No ensino médio, o percentual de estudantes das escolas públicas com acesso à internet é de 37,3%, contra 83,6% nas escolas privadas.

O levantamento ainda aponta que entre os 10% mais pobres do Brasil na época, apenas 0,6% tinham acesso a computador com acesso à internet, índice que alcançava 56,3% entre os 10% mais ricos.

Na análise por raça constatou-se que apenas 13,3% dos negros tinham acesso à web, realidade presente entre 28,3% dos brasileiros brancos. As disparidades regionais também se reproduzem nessa área. Enquanto o índice de acesso à rede mundial de computadores chegava a 26,6% no Sul,limitava-se a 11,9% no Nordeste.

Rollemberg também destacou que o Brasil ocupa o 69º lugar entre 193 países, em matéria de acesso à Internet, de acordo com dados de 2008 da União Internacional de Telecomunicações (UIT). Apenas 17,2% de sua população brasileira, na época, estava inserida no mundo virtual, abaixo dos vizinhos Argentina (17,8%), Uruguai (20,6%) e Chile (28,9%).

“Tal situação, que compromete nosso futuro como nação e reduz drasticamente as oportunidades educacionais, sociais e profissionais dos cidadãos que não têm acesso ao mundo virtual, não pode continuar”, afirma Rollemberg, na apresentação da PEC. “Nosso ainda grave apartheid social não será efetivamente superado se não abolirmos o apartheid digital”, conclui.

Domingos pede apoio ao Hospital Público

O deputado Domingos Sávio também participou, nesta quarta-feira, de uma reunião com técnicos do Ministério da Saúde para apresentar o projeto do Hospital Público regional. No encontro, o parlamentar reivindicou o apoio do Governo Federal para a obra, que beneficiará todo o Centro-Oeste de Minas com mais de 500 leitos quando concluída.

Recebido pelo assessor especial do ministro Alexandre Padilha, o deputado lembrou da importância da iniciativa e demonstrou sua intenção de somar forças com o Governo de forma suprapartidária em prol da nova unidade hospitalar.

“Temos uma situação de grande carência de leitos em Divinópolis, e todos os anos vemos pessoas morrendo em filas de espera”, afirmou o parlamentar. “Fiz questão de ir até o Ministério e mostrar que, com o apoio do Governo Federal, conseguiremos mais recursos para agilizar a obra e entregá-la para a população o mais rápido possível”.

Em parceria com o prefeito Vladimir Azevedo, Domingos Sávio conseguiu do então governador Aécio Neves o apoio para a obra, que conta com recursos de mais de R$ 36 milhões do Governo de Minas e com contrapartida da Prefeitura Municipal.

De acordo com o assessor especial do ministro, Edson Pereira, em breve uma reunião será agendada para que o ministro Alexandre Padilha receba o deputado Domingos Sávio, o prefeito municipal, parlamentares votados na região e outras lideranças para tratar da participação do Governo Federal no tema.

“Fomos muito bem recebidos, e espero em breve podermos contar com o apoio do Governo Federal”, disse Domingos Sávio. “Sempre defendi que devemos trabalhar de maneira suprapartidária em favor da saúde, e faço questão de que a União, o Estado e o município somem forças por mais leitos disponíveis para Divinópolis”.