https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : 05/01/2011 - 06/01/2011

terça-feira, 31 de maio de 2011

No Dia Mundial sem Tabaco, OMS alerta que o cigarro pode matar 8 milhões até 2030


O cigarro deve matar em 2011 quase 6 milhões de pessoas em todo o mundo – dessas, 600 mil são fumantes passivos. O número representa uma morte a cada seis segundos. Até 2030, a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 8 milhões de pessoas possam morrer em consequência do fumo.

A OMS classificou o tabaco como um dos fatores que mais contribuem para a epidemia de doenças não contagiosas como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema. O grupo é responsável por 63% de todas as mortes no mundo. Dados indicam que metade dos fumantes deve morrer em razão de uma doença relacionada a esse hábito.

No Dia Mundial sem Tabaco, lembrado nesta terça-feira, 31 de maio, a OMS listou avanços no enfrentamento ao cigarro. Entre os destaques estão países como o Uruguai, onde os alertas sobre o risco provocado pelo cigarro ocupam 80% das embalagens. China, Turquia e Irlanda também receberam elogios por leis que proíbem o fumo em locais públicos.

Entretanto, menos da metade dos países que aderiram à Convenção de Controle do Tabaco (2003) e que enviaram relatórios à OMS registraram progresso no combate ao fumo. Apenas 35 de um total de 65, por exemplo, tiveram aumento nos investimentos para pesquisas no setor..

Um estudo feito pelo Ministério da Saúde mostra que entre 2006 e 2010 a proporção de brasileiros fumantes caiu de 16,2% para 15,1%. Entre os homens, a queda foi maior – o hábito de fumar passou de 20,2% para 17,9%. Entre as mulheres, o índice permaneceu estável em 12,7%. Pessoas com menor escolaridade (até oito anos de estudo) fumam mais (18,6%) que as pessoas mais escolarizadas - 12 anos ou mais (10,2%).

fonte: Portal Eco

Cadastramento Escolar 2012 começa na próxima segunda-feira, 6 de junho

Pais e responsáveis interessados em garantir vaga em uma escola pública próxima à residência para seus filhos devem ficar atentos a partir da próxima semana. Entre os dias 6 e 10 de junho será realizado o Cadastramento Escolar 2012. O levantamento é feito pelo Estado, em parceria com os municípios, e permite o planejamento das vagas para atender aos alunos que vão ingressar no Ensino Fundamental da rede pública no próximo ano.

Devem se cadastrar crianças com seis anos ou que irão completar até 31 de março de 2012 (inclusive na Educação Especial), alunos que estão se transferindo de outras localidades ou vindo de escolas particulares e os interessados em retornar aos estudos em qualquer ano do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). Em Belo Horizonte, o cadastramento deve ser feito nas agências dos Correios.

Os pais ou responsáveis devem levar originais e cópias da certidão de nascimento da criança e uma conta de luz recente. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e interior do Estado, o cadastramento deve ser feito nos postos definidos pelas comissões municipais de cadastramento. Além da certidão de nascimento, deve ser apresentado, original e cópia de comprovante de residência (conta de luz ou água). Os interessados em retornar aos estudos ou alunos de escolas particulares que desejam se transferir para a rede pública também devem apresentar o comprovante de escolaridade (original e cópia). Para informações sobre a localização dos postos de cadastramento, os interessados devem procurar as secretarias municipais de educação.

De acordo com a superintendente de Organização e Atendimento Educacional da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Vera Vidigal, é importante ficar atento ao período da inscrição. “O cadastro é uma garantia de vaga na escola pública mais próxima de sua casa. Aquele candidato que não fizer o cadastramento, não fica sem uma vaga, mas será encaminhado, após a matrícula dos cadastrados, a uma escola que apresente vaga remanescente”, lembra a superintendente. Os alunos já matriculados no Ensino Fundamental na rede pública têm vaga garantida e, por isso, não precisam se inscrever.

Educação especial

Na Resolução nº 1.849, publicada no Diário Oficial do Estado em 14 de maio deste ano, a Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE, orienta que a inscrição para o cadastro escolar de candidatos com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento deve ser feita no mesmo período. No momento da inscrição, deve ser informado no formulário do cadastro escolar o tipo de deficiência e/ou transtorno global do desenvolvimento do candidato. Nesse caso, deverá ser feita a mesma classificação do Censo Escolar 2011.

A indicação da escola para a matrícula do aluno com necessidade especial deverá ser feita pela Comissão Municipal de Cadastro e Matrícula observando critérios como: escola pública comum da rede regular de ensino mais próxima da residência do candidato e em melhores condições de acesso; melhores condições de acessibilidade, conforme necessidade especial apresentada; existência de professores capacitados em educação inclusiva e/ou na área de deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento a serem atendidos; existência de Atendimento Educacional Especializado - sala de recursos para o atendimento complementar, conforme necessidade do aluno.

Matrícula

O cadastrado em Belo Horizonte receberá no final de novembro ou início de dezembro, uma carta pelos Correios, com a indicação da escola para a qual foi encaminhado. Já na RMBH e interior do Estado, o comunicado será feito pela Comissão Municipal de Cadastro e Matrícula. O período de matrícula vai do dia 12 a 16 de dezembro de 2011. Os candidatos e alunos que possuírem carteira de identidade deverão apresentá-la no ato de matrícula. Em nenhuma hipótese, o cadastramento ou a matrícula em escola pública poderá ser condicionada a pagamento de taxa ou a qualquer forma de contribuição compulsória.

O Planejamento do Atendimento Escolar para 2012, formulado com base nos dados obtidos no Cadastro Escolar, na análise do fluxo escolar e na capacidade física das escolas, permite a expansão e/ou reorganização da rede pública de ensino para compatibilizar a demanda e oferta de vagas com o objetivo de atender os estudantes com mais qualidade. O último cadastramento, feito em 2010 para ingresso dos alunos em 2011, contou com 137.305 inscritos em todo Estado. De 2003 a 2009 foram mais de 1,5 milhão de inscritos para estudar nas escolas da rede pública de Minas Gerais.


 Fonte: Ag. Minas

Cooperbom prepara ciclo de palestras

A Cooperativa Agropecuária de Bom Despacho (Cooperbom) está preparando palestras a serem ministradas na cidades de Estrela do Indaiá e Moema. Os cursos serão realizados no dias 1 e 2 de Junho. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (37)- 3521-4203.

Dr Bertolino continua no PSDB de Bom Despacho, diz Vital

O medico e ex-vereador Dr. Bertolino Costa Neto continua filiado ao PSDB de Bom Despacho. Ontem surgiram rumores de que  o tucano teria deixado o partido e se filiado ao PMDB local, a pedido de dois deputados. 

No entanto, o presidente do PSDB de Bom Despacho,  Vital Guimaraes, desmentiu qualquer conversa sobre este assunto. " Dr Bertolino continua no partido", afirmou em conversa com o Jornal Fique Sabendo. 

domingo, 29 de maio de 2011

Especulações cancelaram shows do dia 31 de maio

Depois de anunciarem os shows de Henrique e Diego e João Victor e Rafael para o  dia 31 de maio, as produtoras Abadá Promoções e Megauê Produções resolveram não promover o evento, devido haver indefinições sobre a  programação do aniversário da cidade.    


De acordo com um representante das empresas em Bom Despacho, houve comentários sobre uma possível mudança na programação da festa de 99 anos do município.  Conforme o mesmo existiu a possibilidade de alteração do dia de comemoração do aniversário da cidade.

          
‘Outro fator favorável para esta decisão foi a indefinição de como seria a festa,  conforme alegou os organizadores em contato com o jornal Fique Sabendo.

          
Essas especulações atrapalharam a diversão de muita gente, principalmente para o público jovem, que prometia lotar o Parque de Exposições, palco marcado para a realização do evento.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Detento reencontra família após oito anos de separação


O detento Cleidimar Jesus de Sousa, que cumpria pena desde janeiro deste ano na Penitenciária de Formiga, no Centro-Oeste do Estado, viveu a emoção de reencontrar seus parentes esta semana, após oito anos de separação. O reencontro aconteceu na porta da unidade, no momento de sua libertação e foi possível devido ao empenho dos servidores da unidade prisional, que buscaram as informações e fizeram todo o contato com a família do detento.
De acordo com Daniela Ribeiro de Souza, diretora administrativa da Penitenciária de Formiga, Cleidimar ficou sem notícias da família durante oito anos, o que levou seus parentes a acreditarem que ele estivesse morto. “Os familiares ficaram tão felizes ao receber a ligação da penitenciária que viajaram 970 km, da cidade de Pedro Canário, no Espírito Santo, até Formiga, para recepcioná-lo em sua saída da prisão”, conta.
No dia 8 de maio, a direção da penitenciária recebeu o alvará de soltura expedido pela Justiça para Cleidimar. Ele tinha sido preso em flagrante por furto e o documento o beneficiava com a liberdade provisória. No entanto, ao providenciar as documentações necessárias ao procedimento, os servidores da penitenciária constataram que o detento possuía dois prontuários cadastrados na Polícia Civil.
Emoção
Para unificar os prontuários e regularizar a situação do preso, os servidores realizaram incessantes buscas de informações sobre seu nome correto, filiação, naturalidade e nascimento. Durante a procura, a equipe da Penitenciária de Formiga conseguiu localizar um cunhado de Cleidimar que trabalhava em um hotel na cidade de Pedro Canário, onde ele nasceu.
Segundo a coordenadora do Sistema Integrado de Informação Penitenciária (Infopen) da unidade, Ana Paula da Silva Faria, a família ficou muito emocionada ao receber a ligação da penitenciária. “Eles ficaram surpresos e felizes quando descobriram que Cleidimar estava vivo. Providenciaram imediatamente toda a documentação de cartório necessária para que conseguíssemos regularizar a situação do preso e liberá-lo”, conta.
O detento foi liberado da unidade no dia 23 deste mês e recebido por sua irmã e cunhado na saída. “Os familiares de Cleidimar haviam chegado a Formiga no dia anterior e ficaram bastante emocionados durante o reencontro”, conta a diretora Daniela.
Cristina, irmã do preso, disse que foi uma felicidade muito grande tê-lo de volta. “Rezávamos todos os dias por ele, foi um milagre de Deus esse encontro”. Cleidimar seguiu com a irmã no mesmo dia para Pedro Canário, onde pôde reencontrar também a mãe que, já adoentada, teve a chance de abraçar novamente o filho.

fonte: Ag. Minas

Inscrições para cursos de inclusão digital têm início dia 2 de junho

 em Notícias

As inscrições para os cursos gratuitos oferecidos pelos telecentros de Bom Despacho estarão abertas de 2 a 17 de junho próximos.  O início das aulas está marcado para o dia 20/06/11.
Confira no restante da notícia os cursos ministrados, endereços dos telecentros e outras informações.
Cursos que serão ministrados:
Introdução a Micro Informática
Os alunos conhecerão sobre os componentes do micro computador (placas, memórias, discos, periféricos e acessórios), transferência de dados entre os componentes, processos, barramentos, sistema operacional, armazenamento de dados, organização, Manuseio adequado do teclado e mouse, etc.
Sistema Operacional
Como iniciar o S.O. e acessar seus principais componentes;
Painel de controle;
Configurações e instalação de programas;
Manuseio de arquivos, pastas e unidades de disco;
Sistema de armazenamento.
Edição de texto
Digitação e formatação de textos, tabelas, inserção de figuras, textos avançados, criação de links, aplicações Web, etc.
Planilhas eletrônicas
Criação de planilhas, tabelas, cálculos básicos e avançados, gráficos, aplicação Web, etc.
Apresentações
Apresentação de trabalhos, palestras, slides, animações e aplicações web.
Navegação na Internet
Acesso a internet, sistemas de buscas simples e avançadas, endereços eletrônicos (http), links, pesquisas, configurações, segurança, etc.
Correio Eletrônico
Endereços eletrônicos (e-mail), configurações, envio e recebimento de mensagens, etc.
O Projeto Inclusão Digital, numa segunda etapa, prevê ainda a utilização de programas avançados que deverão ser implantados a partir do 2º ciclo (1º ciclo em andamento) curso tais como:
Programas de manipulação de imagens;
Desenvolvimento de Home page e aplicações para a internet;
Programas de animação Flash, dentre outros.
Os módulos apresentados serão compostos por aulas práticas e teóricas e após o término de cada módulo haverá avaliação onde o treinando deverá obter aproveitamento de 60% (sessenta por cento). Caso o treinando não obtenha o índice necessário, passará por aulas de reforço que poderão ser ministradas por professores, supervisores e alunos que obtiverem melhor desempenho no curso, o que permitiria uma melhor aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Centros de Inclusão Digital de Bom Despacho
UFMunicípioCódigo
GESAC
EstabelecimentoLogradouro
MGBOM DESPACHO15466KIT – Telecentro Comunitário – OzananRua Gabriel Tavares 180 Ozanan
MGBOM DESPACHO15467Telecentro Comunitário – Engenho do RibeiroAvenida Guilhermino Rodrigues da Costa
52 – Centro
MGBOM DESPACHO15468Telecentro Comunitário – São JoséAvenida Padre Augusto 354 – São José
MGBOM DESPACHO15469Telecentro Comunitário – São VicenteAvenida Guarujá, 315
São Vicente
MGBOM DESPACHOTelecentro Comunitário – Ana RosaAvenida Ana Rosa, 1555
CAIC

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Site do Comitê do Centenário foi inaugurado

A home-page do Comitê do Centenário – www.centenariodebomdespacho.com.br – já está disponível para consulta. O lançamento oficial do site aconteceu esta manhã durante reunião ordinária do Comitê na sede do Lions Clube onde também foram apresentadas as camisetas alusivas ao Centenário e que foram doadas – num total de 100 – à Comissão de Arrecadação do Comitê. O objetivo é que as camisetas com desenho feito pelo artista bom-despachense Brynner representando a Matriz e que contam também com o logo do Centenário, sejam vendidas para arrecadar fundos para o desenvolvimento de projetos alusivos à comemoração.
Ao longo da reunião desta quinta pela manhã os membros do Comitê também foram apresentados ao proprietário da empresa Escritório da História, Osias Ribeiro Neves, vencedora da licitação para a produção do chamado Livro de Ouro. Este tem como pretensão contar de forma fiel – a partir da contratação de historiadores, sociólogos, entre outros profissionais do Escritório – a história de Bom Despacho desde as suas origens até 2012.

Minas Gerais cumpre meta de vacinação contra a Influenza

Nesta sexta-feira (27), termina a campanha nacional de vacinação contra a Influenza. Um dia antes do encerramento, Minas Gerais cumpri e supera a meta de vacinação, alcançando 82,44% de cobertura global, até o momento. Porém, alguns municípios e grupos ainda não alcançaram os 80% estabelecidos pelo Ministério da Saúde e por isso a população deve procurar, até esta sexta-feira (27), uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

De acordo com a coordenadora Estadual de Imunização, Tânia Brant, “o resultado é muito positivo, mas ainda preocupa o fato de algumas cidades, com grande população, ainda não terem alcançado a meta, como é o caso de Santa Luzia, com 62,81% e Ribeirão das Neves, 60,20%, de cobertura, por exemplo”, ressalta.

Jampruca, no Leste do Estado, com 43,46%; Itueta, também no Leste de Minas, 57,41% e São Gonçalo do Pará, no Centro-Oeste do Estado, com 59,64%, são outros exemplos de cidades que estão bem abaixo da meta. Em relação às grávidas, o grupo que apresenta menor adesão à campanha, Tânia atribuiu dois motivos para a baixa cobertura, “o primeiro é a desinformação, já que muitas mulheres ficam com receio de serem vacinadas e o outro é que houve uma superestimativa de mulheres grávidas”, explica.

Ainda de acordo com Tânia Brant, as cidades têm até o dia 10 de junho para lançarem os dados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). Após este período o que se recomenda é que quem não recebeu a vacina, procure uma Unidade Básica de Saúde para ser imunizado.

Regionais cumprem a meta

Das 10 Gerências Regionais de Saúde (GRS), apenas duas (Pedra Azul com 77,34% e Ituiutaba com 76,47% de cobertura) ainda não cumpriram a meta, mas falta pouco para conseguirem. Das 18 Superintendências Regionais de Saúde, duas também não alçaram a meta, porém estão bem próximas de chegarem aos 80%: Governador Valadares com 76,80% e Sete Lagoas com 78,26%.

Na Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF), a meta foi vacinar 132.030 pessoas, entre idosos, crianças de 6 meses a 2 anos de idade, gestantes e profissionais de saúde. Até o momento foram vacinadas 105.939 pessoas, alcançando a cobertura de 80,24%. Dos 37 municípios que fazem parte da SRS-JF, dois ainda não atingiram a meta: Juiz de Fora (76,81%) e Santos Dumont (73,30%).

As melhores coberturas vacinais da SRS-JF ocorreram nos grupos de profissionais de saúde (109,71%) e no grupo de crianças (86,46%). Ao todo foram vacinados 8.498 profissionais e 11.384 crianças menores de dois anos. O grupo que, até o momento, apresentou a menor cobertura na área da SRS-JF foi o das gestantes, sendo aplicadas 4.500 doses o que resulta em uma cobertura de 44,91%.

Segundo o superintendente Regional de Saúde da SRS-JF, Cláudio Reis, “o trabalho e o esforço de todos foi fundamental para alcançarmos a meta. É muito importante que quem ainda não se vacinou procure os postos até esta sexta-feira (27), pois a vacina visa proteger a parcela da população que corre mais risco de ter a gripe na forma mais grave, por isso é tão importante que as pessoas que fazem parte do público alvo se imunizem. A única contra-indicação à vacina são para pessoas com alergia severa à proteína do ovo”, completa.

fonte: Ag, Minas

Sesc divulga Agenda de Eventos para Junho


EVENTO: EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DESENVOLVIDOS PELOS USUÁRIOS DO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL
LOCAL: SESC/LACES BOM DESPACHO
DATA:  DE 31/12/2010 À 31/05/2011.
HORA: DE 09:00 às 17:00 horas

EVENTO: PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
LOCAL: VARANDÃO SESC
DATA: 31/05/2011
HORA: 08:00 h

EVENTO: RUA DE LAZER /SESC
LOCAL: PRAÇA DA MATRIZ
DATA: 1º DE JUNHO
HORA: 08:00 h às 12:00h

EVENTO: DIVULGAÇÃO ESCOLA  ESEM - SESC
LOCAL: ESCOLA WILSON LOPES
DATA: 30 DE MAIO
HORA: 09:00 h

EVENTO: DIVULGAÇÃO ESCOLA  ESEM - SESC
LOCAL: ESCOLA ESTADUAL CORONEL ROBERTINHO
DATA: 03 DE JUNHO
HORA: 09:00 h

EVENTO: RUA DE LAZER MEIO AMBIENTE/ SESC
LOCAL: PRAÇA DA MATRIZ
DATA: 04 DE JUNHO
HORA: 08:00 às 12:00 h

EVENTO: PALESTRA TEMA MEIO AMBIENTE C/ ESTANDE ANIMAIS EMPALHADOS E ARMADILHAS DE CAPTURA DE ANIMAIS E PEIXES
LOCAL: SALÃO SOCIAL DO SESC
DATA:06 DE JUNHO
HORA: 08:00 E 14:00 h

EVENTO: PREMIAÇÃO CONCURSO DE REDAÇÃO COM PM AMIGO LEGAL E BANDA DA POLÍCIA MILITAR
LOCAL: SALÃO SOCIAL
DATA:07 DE JUNHO
HORA: 08:00 h

EVENTO:PASSEATA DO MEIO AMBIENTE
LOCAL: PRAÇA DA MATRIZ
DATA:08 DE JUNHO
HORA: 08:00 h

EVENTO: CINE SESC NA PRAÇA – SEMANA MEIO AMBIENTE
LOCAL: PRAÇA DA MATRIZ
DATA: 09 DE JUNHO
HORA: 20:00 h

EVENTO: APRESENTAÇÃO TEATRAL COM TEMÁTICA AMBIENTAL “GAIA”
LOCAL: SALÃO SOCIAL DO SESC
DATA: 10 DE JUNHO
HORA:14:00 h
entrada franca

EVENTO: MODA DE VIOLA
LOCAL: SALÃO SOCIAL
DATA: 11 DE JUNHO
HORA: 20:00 h

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Grupo Teatro Kabana apresenta Os Olhos do Surubim Rei em Bom Despacho

De 6 a 12 de junho Bom Despacho recebe mais uma vez com muito orgulho os integrantes do Grupo de Teatro Kabana que apresentam o elogiado e inusitado espetáculo Os Olhos do Surubim Rei – Teatro de Bonecos nas Águas.
Patrocinado pela Arcelor Mittal, Fundação Arcelor Mittal Brasil e Governo de Minas, com o apoio da Prefeitura de Bom Despacho através das Secretarias de Cultura e Comunicação, o Kabana apresenta seu espetáculo de 6 a 20 de junho em quatro sessões diárias na Praça de Eventos exclusivamente para a rede escolar. Serão as próprias escolas que irão definir junto ao Grupo os horários mais indicados.
Já nos dias 11 e 12 de junho, às 18h, 19h e 20h –, ou seja, em três sessões diárias, Os Olhos do Surubim Rei será apresentado ao público em geral – também na Praça de Eventos.
Domingo, 12/06, o Grupo Teatro Kabana fará, às 16h – Praça de Eventos – uma demonstração da técnica e processo de montagem da peça dirigida a atores, professores e demais interessados.
Os ingressos estarão disponíveis no local com 30 minutos de antecedência.
Confira no link outras informações.
Os Olhos do Surubim Rei – Teatro Kabana
Uma viagem surpreendente pelos mistérios de um rio. Avô e neto embarcam em uma pequena canoa, atendendo ao chamado do grande Surubim Rei, personagem mitológico, temido e respeitado pelos ribeirinhos.
Bonecos esculpidos em madeira deslizam sobre a água, embalados por melodias executadas ao vivo. A técnica de bonecos sobre a água possibilitou ao Grupo explorar a riqueza do universo dos rios, suas lendas, seus mitos, personagens e segredos.
A montagem utiliza técnica de manipulação de bonecos sobre a água, muito popular em Hanói – Vietnã e inédita no Brasil.
Ficha técnica:
  • Direção geral: Mauro Xavier
  • Dramaturgia: Nélida Prado
  • Criação de bonecos: Tião Vieira
  • Trilha sonora: Pedro Delgado e Geovanne Sassá
  • Programação visual: Léo Ladeira
  • Manipulação de bonecos: Lira Xavier, Lucas Henrique, Valney Almeida e Nélida Prado

JCC EM AÇÃO NO CTPM DE BOM DESPACHO

O Programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC) visa à criação de ambientes sadios na comunidade jovem, através da mobilização das pessoas de bem. 

O Programa é liderado pelos próprios jovens e proporciona a liderança deles, junto à comunidade escolar. Durante as atividades, além da valorização dos seus talentos é ensinado aos jovens valores positivos e a prática do exercício da cidadania. O programa vem sendo desenvolvido, no Colégio Tiradentes da PMMG – Bom Despacho, desde de 2009, com a coordenação do 3º Sargento Evaldo Gonçalves da Silva, junto aos alunos do Ensino Fundamental.


No último dia 20 (sexta-feira), entre 14 e 16:00 horas, aconteceu a eleição da Nova Diretoria do JCC. No processo, alunos se candidataram às funções de Presidente, Vice-presidente, Tesoureiro e Secretário. Os alunos puderam participar de um verdadeiro processo eleitoral, onde cédulas, cabine e urnas eleitorais foram utilizadas.

Após a apuração dos votos, firmaram-se os novos eleitos, sendo como a nova Presidente a aluna Sindy Sthefany Sousa Silva do 8º ano, para Vice-Presidente a aluna Laura Cecília Campos Silva do 8º ano, para Tesoureiro o aluno Marco Túlio Silva Vieira do 7º ano e para Secretária a aluna Kethelyn Júnnia Silva do 7º ano.
 
 
Assessoria de Comunicação Organizacional – 7º BPM.