sexta-feira, 10 de junho de 2011

Vendaval causa estragos em Bom Despacho

O forte temporal que aconteceu na tarde de ontem, por volta de 17h40, provocou alguns estragos em Bom Despacho e região. Com uma velocidade do vento em torno de 80km, grande parte da cidade ficou sem energia e em outras localidades, também sem água.

Tudo parecia inesperado, quando uma nuvem escura tomou conta do céu da cidade na tarde da última quinta. Por volta das 17h30, muita gente ainda trafegava pelas ruas, pois a maioria esperava frio e não chuva como aconteceu.

Durante o vendaval houve muita correria no centro de Bom Despacho, placas foram arrancadas e algumas sobrevoaram,  e faltanto pouco para bater em carros. Árvores também foram arrancadas e  parte da fiação elétrica foi danificada.

OGrupo de teatro kabana, que prometia ficar até o fim da semana para apresentar peças infantis, cancelou o evento, conforme nota da Prefeitura. O outro fato que chama a atenção, foi a queda de um muro de uma empresa de transportes de Bom Despacho. Até o momento não foram confirmadas vítimas do episódio de ontem pelas autoridades.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Câmara instala subcomissão do leite

Deputado Domingos Sávio é eleito para presidir o grupo de parlamentares designados para acompanhar e propor medidas sobre a produção leiteira no mercado nacional.

            A comissão de agricultura da Câmara dos Deputados elegeu, nesta quarta-feira (8), o deputado federal Domingos Sávio (PSDB) para presidir a subcomissão especial do leite, que acompanhará e avaliará de forma permanente o mercado leiteiro do país e atuará na proposição de medidas que incentivem o setor. Para o parlamentar, que além de presidente também foi o autor da proposta de criação da comissão, a principal meta é a fixação de um preço justo para os produtores de leite.
            “Temos assistido a um crescimento da produção de leite no Brasil, que hoje se espalha por praticamente todo o território nacional”, afirmou o deputado. “Mesmo assim, os produtores sofrem com a queda do preço, com os altos impostos e com a importação de leite subsidiado. Nosso objetivo com a comissão é trabalhar para mudar essa realidade”.

Segundo o deputado, para atingir esses objetivos a subcomissão vai propor medidas de combate a cartéis na produção de insumos lácteos, além de agir na proteção do mercado interno em relação à importação de produtos subsidiados e na redefinição da carga tributária sobre o leite in natura.

“No Brasil, ainda existe carência no consumo de produtos lácteos e seus derivados, bem como falta de medidas de apoio aos produtores em geral”, afirmou o parlamentar.

 Domingos Sávio iniciou sua vida pública no meio rural, atuando como presidente de Sindicato Rural e de cooperativa agropecuária em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas. Em toda a sua atuação parlamentar, sempre deu destaque ao trabalho no setor, bem como uma atenção especial ao cooperativismo e o meio ambiente.
           
 A primeira reunião da nova subcomissão permanente será realizada na terça-feira, dia 14 de junho.


Guilherme de Castro Couto Santos

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Prefeitura oferece nova chance a quem não passou no ProJovem Urbano

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Ação Social e Comunitária, informa que os alunos que não fizeram a prova final do ProJovem Urbano ou que não tenham atingido a nota necessária terão nova chance para fazer o exame. A prova acontecerá no dia 30 de junho, de 19h às 22h, na Escola Municipal Coronel Praxedes – Rua Miguel Dia, 40 – Centro – 37 3521-1655. Confira a seguir o nome dos que poderão prestar o novo exame.
Ana Paula Souza Teófilo; Diego Camilo Amaral; Douglas Marcelo Trindade; Fabiana Aparecida Pereira; Fábio Oliveira Carvalho; Franciane Emidi da Silva; Grasiele Vanessa Silva Tavares; Isabel Aparecida dos Santos; Jhonatan Virgílio dos Santos; Lázaro Anderson Ferreira; Mariana Michele de Andrade; Poliana Macedo Silva; Regiane Chaves Brito; Roberta Priscila Tavares Luciano; Rosiana Aparecida Filiais; Rúbia Maria Felipe e Sérgio Gontijo Pinto da Costa.

Governo do Estado chega a acordo para reajuste dos salários da Polícia Militar e Bombeiros

Como resultado do diálogo com representantes da área de segurança pública e tendo em vista a capacidade financeira do Estado, o Governo de Minas e representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros chegaram nesta quarta-feira (8) a um acordo para reajustes salariais da categoria para os próximos 5 anos. O primeiro reajuste ocorrerá já em outubro de 2011 e será de 10%.  A partir daí, o cronograma de reajustes será o seguinte:

Outubro de 2012 - 12%
Outubro de 2013 - 10%
Julho de 2014 - 15%
Dezembro de 2014 - 12%
Abril de 2015 - 15%

Os reajustes, que estão enquadrados na Lei de Responsabilidade Fiscal, serão extensivos aos setores administrativos das corporações.

fonte: Ag. Minas

terça-feira, 7 de junho de 2011

Produtores rurais participam de projeto que reaproveita alimentos em Minas

Na América Latina são desperdiçados por ano mais de 1,3 bilhão de alimentos, principalmente as frutas e os vegetais. Para tentar evitar o aumento deste cenário mundial, cerca de 20 produtores rurais de Minas Gerais estão promovendo o reaproveitamento dos alimentos na região.

A consultoria de sustentabilidade do Sebrae ajuda no projeto ensinando os agricultores da Associação dos Produtores de Hortigranjeiro da Região Pentáurea a transformar o esterco em adubo orgânico. Para o vice-presidente da associação, Emilson Dias, a produção perde de 20% a 30% da colheita nos produtos inadequados para a venda.

Esses produtos agora são utilizados para a alimentação dos animais ou para a transformação do alimento em adubo para o terreno. 
“A composição favorece o cultivo de hortaliças e frutas de qualidade, já que aumenta a fertilidade da terra para o próximo plantio”, afirma Emilson Dias, que diminuiu os gastos dos insumos e rações para os animais e melhorou a qualidade dos terrenos com a implantação dos estercos transformados em adubo, já que o solo fica livre dos agrotóxicos.

Este projeto em Minas Gerais tem o apoio do Sebrae, que oferece aos agricultores uma consultoria em produção orgânica, orientações em design para o desenvolvimento da marca e embalagens para os alimentos. 

Doações
Além do reaproveitamento dos alimentos e da transformação em adubo, os agricultores vinculados a iniciativa podem doar o excedente da colheita para o programa Vita Vida, desenvolvido pelo Servas e pelo governo de Minas.

O Vita Vida é um projeto que distribui para as famílias carentes da cidade de Montes Claros e do norte do estado um complemento alimentar feito a partir de legumes, cereais e frutas desidratadas.

O excedente doado está dentro do número daqueles produtos não utilizados no comércio por algum empecilho, mas, segundo a  Agência Sebrae, pode ser consumido normalmente.

fonte:: Portal Eco

Inscrição para vestibular do Curso de Informática – Programação Comercial do IFET estão abertas

Encontram-se abertas até o próximo dia 16 de junho as inscrições para o Curso de Informática – Programação Comercial que o Instituto Federal de Educação Tecnológica de Bambuí, campus Bom Despacho, oferece para a população. As provas acontecem dia 3 de julho e as inscrições deverão ser feitas pela internet no site www.ifmg.edu.br com taxa de R$50,00. Confira o conteúdo do Curso e outras informações lendo a notícia completa.
O conteúdo do curso superior Federal – o aluno não paga mensalidade – é assim composto: organização de empresas através de relações interpessoais; publicidade, empreendedorismo, linguagem de programação para Web e programação comercial. Aprende-se desde receber o cliente até a criação de programas para todos os setores comerciais. Os cursos oferecidos pelo IFET em Bom Despacho são uma parceria entre a Administração Municipal e o IFET Bambuí. Outras informações poderão ser obtidas na Escola Municipal Coronel Praxedes – onde está situada a unidade do IFET Bom Despacho – à Rua Miguel Dias, 40 – Centro – tel. 37 3521-1655.

Governo de Minas anuncia cronograma de reajustes para o setor de segurança pública


Governo de Minas Gerais informa que estabeleceu uma política remuneratória para o setor de segurança pública do Estado. Os reajustes para todos os integrantes das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros serão concedidos em etapas, de acordo com o seguinte cronograma:
Rejustes
Os reajustes estão enquadrados na Lei de Responsabilidade Fiscal e serão extensivos aos setores administrativos das corporações e aos agentes dos sistemas prisional e socioeducativo.

fonte: Ag. Minas

Higiene é essencial para evitar doenças diarreicas agudas


Alimentação saudável e hidratação constante são práticas que preservam a saúde. Isto vale também no que diz respeito à manipulação da comida e ainda o consumo de água, que podem estar contaminados por micro-organismos capazes de provocar doenças diarreicas agudas (DDA). Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) alerta que as boas práticas de cozimento e ingestão de água potável são fundamentais para evitar estas doenças.
"A doença diarreica aguda é causada por diferentes agentes etiológicos, como bactérias, vírus e parasitas. Entre os sintomas mais comuns está o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência. Em alguns casos, há presença de muco e sangue. Podem ainda ser acompanhadas de náusea, vômito, febre e dor abdominal", esclarece a referência técnica em Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis por Alimentos e Água, Renata Boldrini.
No geral, explica a técnica, as DDAs são autolimitadas, ou seja, encerram-se sozinhas, com o próprio sistema de defesa do organismo combatendo o agente infeccioso, fazendo com que a doença desapareça. Podem ter duração de 1 a 14 dias. "O que preocupa, nestes casos, é que ocorre muita desidratação, fazendo que a pessoa possa ficar em choque e até chegar a óbito nos casos mais graves".
Quando a pessoa tem sintomas de doença diarreica aguda, deve hidratar-se e procurar uma unidade de saúde o quanto antes. “O tratamento é feito com maior ingestão de líquidos, bem como os sais de reidratação que são distribuídos pelos serviços de saúde aos pacientes. A princípio, não há restrições à dieta dos pacientes”, salienta.
Prevenção         
A prevenção é a melhor forma de combate às DDAs. O cidadão deve sempre cozinhar observando as práticas de higiene. “As medidas de controle consistem em: melhoria da qualidade da água, destino adequado de lixo e dejetos, controle de vetores, higiene pessoal e alimentar”, ressalta Renata.
Nos locais em que não há serviço de água tratada, os Agentes Comunitários de Saúde devem entregar aos moradores frascos de hipoclorito de sódio a 2,5% para tratamento da água em casa. “O risco de não tomarmos as medidas adequadas é que doenças como o cólera, que já não temos registro de casos há anos possam ocorrer. Por isso a vigilância é fundamental”.
fonte: Ag. Minas

Vereador sugere homenagem a ex-vereadores de BD no Centenário

O vereador Ricardo Alvarenga entrou com um requerimento na reunião de ontem na Câmara Municipal, sugerindo uma homenagem a todos ex-vereadores de Bom Despacho.

O requerimento foi aprovado por unanimidade no plenário desta segunda. "É muito importante relembrarmos quem ajudou a fazer a história política nos 100 anos de Bom Despacho", explicou o vereador.

A homenagem deverá ser feita pela Câmara Municipal em 2012, quando Bom Despacho completará 100 anos de emancipação política.