sábado, 20 de agosto de 2011

7º BPM RECEBE OS NOVOS CANDIDATOS PARA MATRÍCULA NO CEFS 2011

A Polícia Militar, através do 7º Batalhão de Polícia Militar, nesta manhã de quinta-feira (dia 18), recebeu os cabos das Unidades da 7ª Região da Polícia Militar, para a efetivação de suas respectivas matrícula no Curso Especial de Formação de Sargentos – CEFS/2011, que será realizado em Bom Despacho.

Apresentaram na 102ª Companhia de Ensino e Treinamento do 7º Batalhão, os cabos oriundos do próprio 7º BPM, do 23º BPM, da 13ª Cia PM Ind, da 19ª Cia PM Ind, da 7ª Cia PM Ind MAT, além da sede da 7ª RPM, candidatos a matrícula no CEFS/2011.

Com uma carga de trabalho intensa, o curso iniciará no próximo dia 22, quando os alunos receberão as boas vindas e serão presenteados com a aula inaugural proferida pelo Coronel Odilon de Souza Couto que atualmente é o Superintendente da Escola de Formação da Secretaria de Estado de Defesa Social.

Nos próximos meses, a cidade de Bom Despacho e região serão aquecidas com a presença desses policiais que transitaram, moraram e prestarão serviços de segurança pública de qualidade à comunidade, fortalecendo a cidadania e a busca pela paz social.

Assessoria de Comunicação Organizacional – 7º BPM.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Brasileiros gastam mais de uma hora para chegar ao trabalho


Nas cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, 32% da população leva mais de uma hora para se locomover de sua residência para o trabalho ou a escola, diariamente, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Ibope sobre locomoção urbana - nos municípios com população menor o índice é de 24%.

O levantamento mostra que, para 37% da população, o tempo de locomoção é o principal fator na escolha do meio usado para se deslocar. Entre os entrevistados, 68% utilizam mais de um tipo de transporte para se locomover da residência ao local de atividade rotineira. O transporte coletivo é usado por 61% dos brasileiros, e 42% o utilizam como principal meio de locomoção de casa para a escola ou local de trabalho.

Segundo a pesquisa, o ônibus é o meio de locomoção mais comum, com 34% da população o utilizando como principal meio de transporte. Em segundo lugar, aparece a caminhada, que é o principal meio de locomoção de 24% da população, e em seguida vem o automóvel da família, com 16%.

Mais da metade dos entrevistados sentem medo sempre ou na maioria das vezes de sofrer um acidente ou ser assaltado durante a locomoção nas cidades. A pesquisa foi realizada com 2.002 entrevistados em 141 municípios.

Portal Ecodesenvolvimento

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Empresa de Divinópolis oferece curso de oratória em Bom Despacho

Será no próximo mês, que a RCEM, empresa especializada em cursos de treinamentos de Divinópolis. O professor é Reginaldo Rodrigues, formado em comunicação social e especializado em Marketing. O curso abordará postura, posicionamento ao falar em público, dicção , além de outros fundamentos necessários para ter uma digna Oratória.


O local da realização das aulas  é no Instituto Gestão Integrado, porém interessados já podem fazer as suas matrículas, através do telefone 37-9943-3660. O Curso terá o número limitado de alunos, por isso, os interessados devem se apressar para partiparem do treinamento.

A empresa RCEM funciona desde 2004, com o objetivo de buscar o melhor aprimoramento profissional de seu publico alvo, em sua maior parte, empresários, estudantes, vendedores, comunicadores, entre outros.

Veja os tópicos que serão abordados pelo curso:

• A Origem da oratória e da retórica.

• Estabelecendo a comunicação (emissor – mensagem – receptor).

• Perfil ideal do comunicador.

• Técnicas para fortalecimento dos órgãos fonoarticulatórios.

• Métodos para solucionar dislalias e melhorar a dicção.

• Preparação adequada para apresentações, reuniões e palestras.

• A importância da eloquência para o sucesso do discurso.

• A estrutura correta da apresentação.

• Utilização eficaz dos recursos áudio visuais para valorizar a apresentação.

• As dinâmicas, parábolas e exemplos como agregadores de valor.

• Postura correta diante da plateia.

• A importância da expressão corporal no reforço da fala.

• Procedimento ideal ao ler em público.

• Como falar ao microfone.

• Como falar diante das câmeras.





Show de Nerso da Capitinga é adiado em BD

O show de Nerso da Capitinga, que estava marcado para o dia 21 de agosto em Bom Despaho, acabou sendo adiado. O motivo é porque o humorista irá participar do especial da rede Globo Criança Esperança, programado pra ser exibido nesta mesma data.

Por causa disso, o humorista irá apresentar em Bom Despacho dia 28 de agosto no Sesc Laces. Existe uma grande expectativa para  a realização do evento, pois os bom-despachenses não vejam este tipo de apresentação já alguns anos.


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Dr. Marco Túlio confirma interesse em ser Prefeito de Bom Despacho


O médico Dr. Marco Túlio Alves Quirino confirmou em entrevista concedida ao Jornal Fique Sabendo, que tem interesse em ser candidato a prefeito de Bom Despacho  no pleito do próximo ano. O vice-prefeito disse que a sua prioridade  de governo é  cuidar  melhor da saúde local. 

Atualmente sem partido, mas com grandes possibilidades de se filiar ao PV (Partido Verde), Marco Túlio é cotado como um dos nomes mais cogitados para a disputa nas urnas de 2012. Perguntado sobre  seu possível vice na chapa, o médico admitiu não ter ainda um provável nome. “Acho que o vice –prefeito não deve ser somente um ‘puxador’ de votos, e sim ter voz ativa na administração da qual irá fazer parte”, afirmou.

Uma de suas principais propostas é fazer de Bom Despacho ser pólo regional de saúde do Centro-Oeste de Minas,  tendo um CTI (Centro de Tratamento Intensivo) instalado na Santa Casa, onde contará com  uma estrutura adequada para atender toda demanda da população de BD e  circunvizinhas, além logicamente de gerar empregos e trazer desenvolvimento para as demais áreas, que serão beneficiadas com o projeto. Outra proposta é aumentar o número de PSFs e construir mais um PA (Pronto Atendimento).

Além do médico, outros nomes também surgem como fortes candidatos para a disputa do próximo pleito. Junto a ele, estão  Vital Guimarães, Zé do Nô, Célio Luquine, Fernando Cabral, Dr. Bertolino, entre outros.

Dr. Marco Túlio é atualmente diretor do Hospital Santa Casa de Bom Despacho. O Hospital faz mais de 80% de atendimentos do SUS (Sistema Único de Saúde), oriundos na maior parte do Pronto Atendimento.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Festa do Rosário chega ao seu final

Nesta tarde milhares de pessoas compareceram a Praça do Rosário,  para acompanharem  o encerramento da Festa do Rosário de Bom Despacho. Os congos desceram os mastros dos santos homenageados debaixo dos sons dos tambores.

Além de homenagear os santos São Benedito, Santa Efigênia, Nossa Senhora das Mercedes e a dona da festa, Nossa Senhora do Rosário, os congos ficaram pelos seus cânticos e ritmos.

Dentre o público presente, estavam crianças, jovens, senhoras, homens e mulheres.


Servas promove capacitação para dirigentes e cuidadores de idosos em Bom Despacho


O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) inicia nesta terça-feira (23/08), novas  capacitações do programa de valorização da pessoa idosa, o Digna Idade, em Bom Despacho, para instituições de 20 municípios da região. Ao todo, serão capacitados cuidadores de idosos e gestores do programa de 261 entidades em oito polos regionais do Estado.

Realizada por meio de convênio do Servas com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Sedese em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, a capacitação será realizada até setembro deste ano, para 1.110 pessoas. Indiretamente serão beneficiados cerca de 10 mil idosos.

A capacitação atende equipes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) das regiões Sul, Jequitinhonha/Mucuri, Alto Paranaíba, Triângulo, Central, Mata, Rio Doce, Norte e Centro-Oeste, em Poços de Caldas, Teófilo Otoni, Araxá, Paracatu, Belo Horizonte, Montes Claros, Bom Despacho e Juiz de Fora. A primeira região a receber a capacitação foi Poços de Caldas, no Sul de Minas, seguindo-se Teófilo Otoni, Paracatu, Araxá, Belo Horizonte e Montes Claros.

Na capacitação, os cuidadores de idosos de instituições atendidas pelo Programa Digna Idade recebem informações e são preparados para o atendimento no dia a dia, desde o banho, como ministrar medicamentos até as doenças mais comuns, a reabilitação, primeiros socorros, terapia ocupacional, prevenção e nutrição. Por sua vez, os administradores de instituições têm a capacitação voltada para o gerenciamento racional e eficiente da instituição e atendimento à legislação e políticas públicas para o idoso.

“O Digna Idade é um programa de resultados concretos e rápidos, de respeito e valorização do idoso em nossa sociedade”, avalia a presidente do Servas, Andrea Neves da Cunha sobre o Programa lançado em outubro de 2003, concebido para garantir mais conforto, segurança e melhor qualidade de vida para as pessoas atendidas em instituições filantrópicas.

Além de oferecer apoio técnico, o Programa Digna Idade investe na estrutura física por meio de reformas e adaptações de instalações, na aquisição de equipamentos e utensílios de primeira necessidade e capacitação de pessoal nas áreas de gestão e atendimento. Já beneficiou mais de 17 idosos em 466 instituições filantrópicas de todas as regiões do estado.

No polo de Bom Despacho serão capacitados cuidadores e dirigentes de instituições de Araújo, Lar Santo Antônio; Bom Despacho, Asilo São José;Bom Sucesso, Asilo São Vicente de Paulo; Carmo do Cajuru, Obras Assistenciais Pe. Augusto Cerdeira/Conselho Central da SSVP; Córrego Danta, Sociedade São Vicente de Paulo/Conferência Nossa Senhora Auxiliadora; Divinópolis, Obras Assistenciais Antônio Frederico Ozanan; Ibituruna, Asilo de Caridade Antônio Frederico Ozanan; Igaratinga, Lar dos Idosos Padre Libério; Itaúna, Fundação Frederico Ozanan; Luz, Vila Vicentina Dom Manoel da SSVP; Luz, Abrigo Nossa Senhora Aparecida; Nova Serrana, Lar Vicentino Padre Lauro; Oliveira, Asilo de Velhos Santo Antônio da SSVP; Oliveira, Vila Vicentina Joaquim Laranjo da Costa; Pains, Casa de Repouso da SSVP; Paineiras, Vila Vicentina da SSVP; Pitangui, Fundação Padre Américo; São Francisco de Paula, Asilo Confrade de Francisco Venâncio Pereira; São Gonçalo do Pará, Obras Sociais da Paróquia do São Gonçalo do Pará/Lar de Nazaré.


Capacitação em Bom Despacho
Data: 23 a 25 de agosto
Horário: 8 às 18 horas
Local: Avenida Maria da Conceição Del Duca, 150 – Bairro Jaraguá – Tel: (37) 3522.7253


Contato para entrevista: Vera Lúcia Lemos Santos, coordenadora do Programa Digna Idade, telefones (31) 8787-5441 ou (31) 9208-3314
Mais informações: Assessoria de Comunicação Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) (31) 3349.2400 – comunicacao@servas.org.br Angela Labanca: (31) 9206.1004 – angela.labanca@servas.org.br


domingo, 14 de agosto de 2011

Congos encerram Festa do Rosário nesta segunda

A Festa do Rosário se encerra nesta segunda-feira, 15, em Bom Despacho. Existe a expectativa de que milhares de pessoas compareceram na missa, marcada para tarde de amanhã, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, como acontece todos os anos.

Neste domingo, 14, centenas de bom-despachenses acompanharam o encerramento da procissão dos congos. Realizada há mais de 150 anos, a Festa do Rosário é um considerada como a maior festa cultural e religiosa de BD.