sábado, 3 de dezembro de 2011

Cristalino vence Associação e é o novo líder da Copa Jornal Fique Sabendo Sub 20

Nesta tarde, 3,  no estádio Chico Marques foram realizadas duas partidas pela segunda rodada da Copa Jornal Fique Sabendo Sub 20. No jogo das 14h30, o Operário goleou o AFACEM de Moema por 4 a 1, no confronto das 16h30, o Cristalino foi superior a Associação ao derrotar o rival por 1 a 0. 

Os resultados deixaram todas as equipes com chances de brigarem pelo título. A próxima rodada acontece dia 11 de dezembro no estádio Municipal de Moema, Oswaldo Madeira. Os confrontos são Operário x Cristalino as 14h30 e AFACEM de Moema x Associação. 

O campeonato tem a seguinte classificação: Cristalino com 4 pontos, Associação e Operário tem 3 pontos, e AFACEM com 1. 

Os primeiros colocados fazem a final do torneio, prevista para o dia 18 de dezembro, no estádio Antônio Leite de Oliveira.

Minas Gerais amplia a oferta de cursos técnicos e de qualificação

Os jovens de Minas Gerais, estudantes do ensino médio da rede pública, terão mais oportunidades para fazer um curso técnico ou de qualificação profissional. Isto porque o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), fechou parceria com o Ministério da Educação (MEC) para ampliar a oferta desses tipos de cursos no Estado. A partir de 2012, cerca de 35 mil vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal, estarão à disposição dos alunos do ensino médio da rede pública de Minas Gerais em 82 municípios.

Serão oferecidas vagas nos cursos de qualificação profissional, cuja carga horária varia entre 160 e 400 horas. Entre os cursos ofertados nesta modalidade estão o de agente comunitário de saúde, soldador, padeiro, eletricista, entre outros. Além dos cursos de qualificação, serão disponibilizadas vagas nos cursos técnicos, que têm carga horária mínima de 800 horas. Nesta categoria estão os cursos de técnico em mecânica, edificações, química, segurança do trabalho, entre outros. Os cursos são gratuitos e a previsão é de que a primeira turma comece em março de 2012.

As aulas serão realizadas nas escolas do Sistema S (Senai e Senac), pelos Institutos Federais e pelas unidades do Sistema Federal de Educação Profissional. Os cursos ofertados serão escolhidos de acordo com a disponibilidade de vagas e localização dessas instituições, ficando a cargo da SEE a adoção dos critérios de seleção dos estudantes e de toda a gestão do programa.

A iniciativa veio se somar às ações já desenvolvidas pelo Governo de Minas por meio do Programa de Educação Profissional (PEP). Com a parceria firmada entre a SEE e o MEC, o número de oportunidades para que os jovens estudantes do ensino médio façam um curso técnico e de qualificação profissional irá dobrar em 2012. Com as 30 mil vagas do PEP e as 35 mil vagas pactuadas com o MEC, serão ofertadas cerca de 65 mil vagas aos estudantes mineiros.

Municípios beneficiados

As vagas dos cursos técnicos e de qualificação profissional serão oferecidas nas cidades em que existem escolas do Senai e do Senac, dos Institutos Federais ou do Sistema Federal de Educação Profissional credenciadas pelo MEC. Os municípios inicialmente atendidos serão Almenara, Araçuaí, Araguari, Araxá, Arcos, Arinos, Bambuí, Barão de Cocais, Barbacena, Barroso, Belo Horizonte, Betim, Cataguases, Cláudio, Congonhas, Contagem, Coromandel, Coronel Fabriciano, Conselheiro Lafaiete, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Extrema, Formiga, Florestal, Governador Valadares, Guaxupé, Ibirité, Inconfidentes, Ipatinga, Itabira, Itajubá, Itaúna, Ituiutaba, Januária, João Monlevade, Juiz de Fora, Lavras, Machado, Mariana, Manhuaçu, Matozinhos, Montes Claros, Muriaé, Muzambinho, Nova Lima, Nova Serrana, Ouro Branco, Ouro Preto, Paracatu, Pará de Minas, Passos, Patos de Minas, Patrocínio, Pedro Leopoldo, Pirapora, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Ribeirão das Neves, Santo Antônio do Monte, Sabará, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Rio Abaixo, São João Nepomuceno, São Gonçalo do Sapucaí, Santa Luzia, Salinas, São João del-Rei, São João Evangelista, Sete Lagoas, Três Marias, Três Corações, Teófilo Otoni, Tiradentes, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha, Várzea da Palma, Vazante e Vespasiano.

Educação a distância

Outra iniciativa importante da SEE é a implantação dos cursos técnicos a distância. Para isso, a secretaria aderiu, junto ao MEC, ao Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-TEC). Esta tecnologia tem como objetivo expandir e tornar mais acessível aos jovens a oportunidade de fazer um curso de qualificação, contribuindo para a inclusão social. A expectativa é de que os cursos desta modalidade sejam oferecidos pela SEE ainda no 1º semestre de 2012.

Programa de Educação Profissional

O Governo de Minas criou, em 2007, o Programa de Educação Profissional (PEP), que oferece oportunidade de capacitação profissional gratuita aos jovens mineiros. Em 2012 o PEP vai oferecer 30 mil vagas em 60 diferentes cursos em todas as regiões do estado. A prova de seleção dos interessados ocorreu em novembro e a relação dos aprovados será divulgada no dia 16 de dezembro. Desde a sua implantação, o programa ultrapassa a marca de 200 mil estudantes atendidos.

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ação do Governo Federal, tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e de qualificação profissional para jovens do ensino médio e trabalhadores. Além disso, o Pronatec visa a ampliação de vagas e expansão das redes estaduais de educação profissional, com oferta de cursos gratuitos pelo MEC.

  
Ag. Minas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Amanhã tem rodada decisiva da Copa Jornal Fique Sabendo SUB 20

Neste sábado, dia 3, no estadio Chico Marques acontece a segunda rodada da Copa Jornal Fique Sabendo SUB 20. A partir das 14h30 jogam AFACEM de Moema x Operário,  e a partir das 16h30, a Associação encara  o Cristalino. 

A situação da competição esta da seguinte forma: Associação `e líder com 3 pontos porque venceu  o Operário por 3 a 1 no ultimo domingo, 27 de novembro. Ja   os outros dois times, AFACEM e Cristalino,  empataram em 2 a 2 no mesmo dia , resultado que manteve as duas equipes na segunda colocação.   

Como o campeonato `e  turno único, caso o Operário perca para o rival de Moema,  terá grandes chances de não chegar a final, mas se empatar ou vencer, seguira  firme na briga pelo titulo. 

Na outra partida, um empate deixa as equipes Associação e Cristalino com grande possibilidades de irem a final do torneio. Como marcaram ponto na primeira rodada, as duas equipes podem se classificar caso vençam seus jogos no próximo domingo, dia 11. 

Este `e o segundo ano  de realização da Copa Jornal Fique Sabendo Sub 20, desta vez, a competição conta com o apoio da empresa De Escoramentos, Leo Moveis, Vereadores Ricardo Alvarenga e Pedro Paulo, Liga Municipal de BD e Secretaria Municipal de Esportes. 

ALUNOS SE FORMAM NO PROERD EM BOM DESPACHO

Na manhã do dia 30 de novembro, o Tenente Coronel Wagner Soares de Sant´Ana presidiu a solenidade de Formatura dos Alunos do 5º ano das Escolas Pública de Bom Despacho.
O evento ocorreu no SESC Laces Pousada de Bom Despacho em um clima de muita alegria, os Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), Cabo Marcos Aurélio Carvalho e Soldado Cristiane de Araújo Lino, demonstraram com as crianças a importância do programa para a cultura de paz social, cidadania e pela formação educacional da crianças e adolescentes no nosso País.

A solenidade contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Sra. , do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Sr. Marcos Fidelis, além de outras autoridades militares (Exército Brasileiro), parlamentares municipais, Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, policiais militares, diretoras das escolas, professores, alunos e familiares.

Além da Banda de Música do 7º Batalhão que abrilhantou a formatura, os mascotes PM Amigo Legal e Leãozinho DARE fizeram o diferencial do evento que contou ainda com a premiação das melhores redações, entrega de certificados e o sorteio de 04 (quatro) bicicletas adquiridas com a parceria do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

Assessoria de Comunicação Organizacional – 7º BPM.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Valores do IPVA em Minas Gerais ficarão, em média, 5,46% mais baixos em 2012

Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) divulgou, nesta quinta-feira (1º), a tabela e a escala de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Minas Gerais para 2012. Mais de 7,2 milhões de veículos em todo o Estado estão sujeitos ao pagamento do IPVA relativo ao próximo ano. Em 2011, a frota de Minas Gerais teve um acréscimo de cerca de 10%, com a entrada em circulação de 650 mil veículos. Belo Horizonte possui 18% da frota total do Estado, com 1.340.000 veículos registrados. Os valores da tabela do IPVA de 2012 ficarão, em média, 5,46% abaixo dos relativos ao ano de 2011.
A escala de vencimentos, por final de placa, vai do dia 16 ao dia 27 de janeiro, para a primeira parcela ou parcela única. O contribuinte poderá optar pelo pagamento do IPVA à vista com desconto de 3% ou parcelar em três vezes, com vencimentos nos meses de janeiro, fevereiro e março. O valor mínimo para pagamento do IPVA em três parcelas é de R$ 90,00. Já a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV), no valor de R$ 66,38, vencerá no dia 2 de abril.
Os veículos movidos exclusivamente a álcool têm um desconto de 30% em relação ao mesmo veículo movido à gasolina. O não pagamento do IPVA nos prazos estabelecidos sujeita o contribuinte à multa de 0,3% ao dia (até o 30º dia), multa de 20% após o 30º dia e juros (Selic) calculados sobre o valor do imposto ou das parcelas, conforme o caso.
Pagamento
O subsecretário da Receita Estadual, Gilberto Silva Ramos, disse que o Governo de Minas deve arrecadar R$ 2,78 bilhões com o IPVA 2012, um aumento de cerca de R$ 400 milhões em relação a 2011, estimando que 32% dos proprietários de veículos quitem o imposto em cota única. Segundo ele, do valor total apurado com o IPVA 2012, 20% serão repassados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), 40% para o Caixa Único do Estado e 40% para o município de licenciamento do veículo.
Para pagar o imposto de seu veículo, o proprietário deve procurar qualquer agência ou terminal de autoatendimento do Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil, HSBC, em todo o território nacional. A partir de agora, a Caixa Econômica Federal passa a integrar a rede arrecadadora do Estado e, brevemente, todas as lotéricas também estarão aptas para recebimento do imposto. Para quitar o IPVA basta digitar no terminal bancário o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), que vem impresso no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo do contribuinte. O interessado também poderá utilizar o sistema on-line dos bancos para quitar o imposto, bem como a Taxa de Licenciamento e o Seguro Obrigatório.
Cálculos
As consultas dos valores do imposto podem ser feitas pelo Renavam ou marca/modelo no site da Secretaria de Estado de Fazenda ou pelo telefone 155 do Ligminas para todo o Estado de Minas Gerais. Os proprietários de veículos emplacados em Minas no período de 15 de outubro a 31 de dezembro de 2011 que desejarem efetuar o pagamento ainda este ano, deverão emitir a Guia de Arrecadação do IPVA 2012 pelo site da SEF, nas Repartições Fazendárias ou ainda nas unidades UAI/Psiu. A tabela completa dos veículos sujeitos ao imposto, valores e datas de vencimentos das parcelas foram publicadas na edição desta quinta-feira (1º) do Jornal Minas Gerais.
A apuração do valor venal, que serve de base para o cálculo do IPVA 2012, foi feita por técnicos da Secretaria de Estado de Fazenda, com base em pesquisa de mercado realizada em outubro de 2011 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
As alíquotas aplicadas ao IPVA 2012 são de 4% para automóveis, veículos de uso misto e utilitários, 3% para caminhonetes de carga (picapes) e furgões, e 2% para automóveis, veículos de uso misto e utilitários com autorização para transporte público, comprovadas mediante registro no órgão de trânsito na categoria aluguel. As motocicletas e similares têm alíquota de 2%, veículos de locadoras (pessoa jurídica) 1% e também de 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, caminhões-tratores.
alt

Frota em Minas Gerais ROTA EM MINAS GERAIS
fonte: Ag. Minas

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Reportagem da TV Interativa de BD chega a mais de 20 mil visualizações no Youtube

A TV Interativa de Bom Despacho foi cedo, mas com certeza deixou saudades para quem participou de suas reportagens.

Para se ter ideia, uma reportagem feita pela TV Interativa em novembro de 2009 está com mais de 20 mil visualizações no youtube. O tema foi uma cobertura do show humorístico do personagem Zé das Quantas no Sesc de Bom Despacho.

video

Polícia prende assaltante em Bom Despacho

Dia 29 de novembro, terça-feira, por volta das 13:56 horas, a PM compareceu ao Bairro CONJUNTO AEROPORTO, onde uma testemunha relatou que em um dado momento um homem acionou a campainha de sua residência e ao atendê-lo, o mesmo lhe ofereceu para comprar frangos e galinha caipira, porém não  trazia nenhum animal consigo.

Diante da negação, o autor saiu do local e retornou logo em seguida, sendo atendido por outra testemunha,  e trazia em uma de suas mãos uma faca aparentando ser de aço inoxidável,  com um pedaço de pano cobrindo parte do rosto, vindo a anunciar o assalto e colocar a faca no pescoço da vítima de 56 anos de idade, obrigando-o a deslocar por todos os cômodos da residência, sendo que ao localizar duas réplicas de armas,  uma pistola e uma garrucha confeccionadas com plástico, roubou as réplicas e fugiu tomando rumo ignorado.

Durante rastreamento, o autor foi localizado numa rua próximo ao endereço, sendo preso e conduzido para a Delegacia de Polícia, permanecendo à disposição da Justiça.

Fonte: Ass. Com. Sétimo Batalhão

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Período chuvoso exige cuidados para evitar doenças como leptospirose e dengue

O verão se aproxima e com ele vem as chuvas, que podem trazer doenças como a leptospirose e a dengue. Em Minas Gerais, os maiores números de casos de leptospirose ocorrem em dezembro e janeiro. Causada pela bactéria Leptospira, presente na urina de ratos e transmitida ao homem através do contato com a pele, a leptospirose provocou a morte de 12 pessoas no ano passado, quatro delas em janeiro.
De acordo com o médico infectologista da Superintendência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Frederico Figueiredo, a melhor forma de se prevenir contra a doença é evitar o contato com águas de inundação, lama e outros resíduos que ficam nas casas depois de enchentes ou inundações. “Quando for inevitável entrar em contato com essa água, é importante usar luvas e botas. Se a pessoa não tiver, é possível improvisar com sacos plásticos, colocando dois sacos nas mãos e dois nos pés”, completa.
A leptospirose apresenta sintomas semelhantes aos da gripe e da dengue, ou seja, é comum os pacientes apresentarem febre, dor de cabeça e dores pelo corpo (principalmente na panturrilha). Também podem aparecer sintomas como vômitos, diarreia e tosse.
Para evitar consequências graves, é fundamental procurar atendimento especializado. “Aos primeiros sintomas, a pessoa deve procurar o Centro de Saúde. Tanto a leptospirose, quanto a dengue têm sintomas iniciais muito parecidos, porém o tratamento é diferente para cada caso. Enquanto a dengue é tratada basicamente com hidratação, para a leptospirose é fundamental  que haja a introdução do antibiótico de forma rápida. É essa agilidade que vai fazer, muitas vezes, diminuir a letalidade dessas doenças”, alerta Frederico.
Leptospira penetra na pele através de pequenos ferimentos e até mesmo pela pele, se houver um contato prolongado com a água e com a lama. “Sempre que houver alguma lesão na pele, é importante lavar bem o ferimento com água e sabão e procurar assistência médica para que seja feita uma avaliação do caso. Pode ser que seja necessário tomar vacinas ou fazer algum procedimento específico para aquele tipo de ferimento, como uma sutura, por exemplo”, completa o médico.
Os ferimentos presentes na pele, além de facilitar a infecção pela Leptospira, ainda podem ser fonte de entrada para a bactéria Clostridium tetani, causadora do tétano. Ela está presente nas fezes humanas e de animais, na terra, nas plantas e até em objetos, podendo infectar pessoas de qualquer idade.
Limpeza do ambiente
Caso haja inundações é necessário fazer uma limpeza minuciosa do ambiente atingido pela água e lama. A água sanitária é indicada para a limpeza dos reservatórios de água e dos locais que podem ter sido contaminados. O Ministério da Saúde orienta o uso de um litro de água sanitária para mil litros de água.
“A água sanitária é um produto perigoso, deve ser mantido longe das crianças e pode causar queimaduras sérias, por isso a diluição deve ser feita de forma criteriosa. O Centro de Saúde possui manuais que orientam a diluição para limpeza de paredes e chão das casas e durante a limpeza, é necessário usar luvas e botas para proteção”, alerta o infectologista.
Animais peçonhentos
Nesse período também é comum ocorrerem acidentes com animais peçonhentos, como cobras e escorpiões. De acordo com a Superintendência de Epidemiologia, os casos mais frequentes são com a cascavel e a jararaca. “Quando acontece um acidente desses, o primeiro passo é manter a calma. O segundo, procurar assistência médica especializada”, orienta Frederico Figueiredo.
Esse atendimento especializado é oferecido pelo Centro de Informações Toxicológicas do Hospital João XXIII, daFundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), inclusive por telefone. Pelo número (31) 3224-4000, qualquer cidadão pode obter orientações sobre o que fazer num momento de urgência.
Veiculação hídrica
Além da leptospirose, as pessoas que têm contato com a água da chuva podem desenvolver outras doenças. A febre tifoide, a hepatite vital tipo A e a diarreia aguda são as mais comuns, segundo o Ministério da Saúde.
Em Minas, os números de notificações de febre tifoide e de hepatite A em 2011 já superam os de 2010. Enquanto a febre tifóide atingiu três pessoas no ano passado, nesse, já foram cinco. Os números da hepatite A são mais elevados, tendo chegado a 329 notificações, até outubro de 2011, contra 330 no ano passado.
Tanto a febre tifóide quanto a hepatite A são transmitidas pela ingestão de água ou alimentos contaminados, sendo comuns em regiões com saneamento básico precário.
Caracterizada como doença infecciosa grave, a febre tifoide é causada pela bactéria Salmonella typhi. Seus sintomas são febre alta, diarreia, manchas rosadas no tronco do corpo, tosse seca e falta de apetite. Além disso, há o aumento das vísceras e confusão mental, podendo levar à morte.
A Hepatite A, por sua vez, é causada por um vírus, o VHA, que provoca a inflamação do fígado. É considerada uma doença de curso benigno, embora seja potencialmente grave. Com sintomas iniciais variáveis (mal estar generalizado, dor no abdômen, cansaço, dor de cabeça, febre e icterícia), a hepatite pode se apresentar de forma assintomática, sendo diagnosticada apenas por exames de sangue rotineiros.
Ag. Minas

domingo, 27 de novembro de 2011

Associação é a única a vencer na primeira rodada da Copa Jornal Fique Sabendo Sub 20

Hoje a tarde no estádio Pedro Almeida Filho, campo do Operário, foram realizadas as partidas da rodada de abertura da Copa Jornal Fique Sabendo Sub 20. No jogo das 14h30, AFACEM de Moema empatou com o Cristalino em 2 a 2, e no das 16h30, a Associação venceu o Operário por 3 a 1.

Com a vitória, a Associação  é líder da competição com 3 pontos, seguido de AFACEM e Cristalino que estão em segundo lugar com 2, e o Operário,  que não  tem nenhum ponto.

A próxima rodada acontece no estádio Chico Marques no sábado, dia 3 de Dezembro, com os seguinte jogos: ás 14h30 Operário x AFACEM de Moema e ás 16h30, Associação x Cristalino.