https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : 11/01/2011 - 12/01/2011

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Reportagem da TV Interativa de BD chega a mais de 20 mil visualizações no Youtube

A TV Interativa de Bom Despacho foi cedo, mas com certeza deixou saudades para quem participou de suas reportagens.

Para se ter ideia, uma reportagem feita pela TV Interativa em novembro de 2009 está com mais de 20 mil visualizações no youtube. O tema foi uma cobertura do show humorístico do personagem Zé das Quantas no Sesc de Bom Despacho.


Polícia prende assaltante em Bom Despacho

Dia 29 de novembro, terça-feira, por volta das 13:56 horas, a PM compareceu ao Bairro CONJUNTO AEROPORTO, onde uma testemunha relatou que em um dado momento um homem acionou a campainha de sua residência e ao atendê-lo, o mesmo lhe ofereceu para comprar frangos e galinha caipira, porém não  trazia nenhum animal consigo.

Diante da negação, o autor saiu do local e retornou logo em seguida, sendo atendido por outra testemunha,  e trazia em uma de suas mãos uma faca aparentando ser de aço inoxidável,  com um pedaço de pano cobrindo parte do rosto, vindo a anunciar o assalto e colocar a faca no pescoço da vítima de 56 anos de idade, obrigando-o a deslocar por todos os cômodos da residência, sendo que ao localizar duas réplicas de armas,  uma pistola e uma garrucha confeccionadas com plástico, roubou as réplicas e fugiu tomando rumo ignorado.

Durante rastreamento, o autor foi localizado numa rua próximo ao endereço, sendo preso e conduzido para a Delegacia de Polícia, permanecendo à disposição da Justiça.

Fonte: Ass. Com. Sétimo Batalhão

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Período chuvoso exige cuidados para evitar doenças como leptospirose e dengue

O verão se aproxima e com ele vem as chuvas, que podem trazer doenças como a leptospirose e a dengue. Em Minas Gerais, os maiores números de casos de leptospirose ocorrem em dezembro e janeiro. Causada pela bactéria Leptospira, presente na urina de ratos e transmitida ao homem através do contato com a pele, a leptospirose provocou a morte de 12 pessoas no ano passado, quatro delas em janeiro.
De acordo com o médico infectologista da Superintendência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Frederico Figueiredo, a melhor forma de se prevenir contra a doença é evitar o contato com águas de inundação, lama e outros resíduos que ficam nas casas depois de enchentes ou inundações. “Quando for inevitável entrar em contato com essa água, é importante usar luvas e botas. Se a pessoa não tiver, é possível improvisar com sacos plásticos, colocando dois sacos nas mãos e dois nos pés”, completa.
A leptospirose apresenta sintomas semelhantes aos da gripe e da dengue, ou seja, é comum os pacientes apresentarem febre, dor de cabeça e dores pelo corpo (principalmente na panturrilha). Também podem aparecer sintomas como vômitos, diarreia e tosse.
Para evitar consequências graves, é fundamental procurar atendimento especializado. “Aos primeiros sintomas, a pessoa deve procurar o Centro de Saúde. Tanto a leptospirose, quanto a dengue têm sintomas iniciais muito parecidos, porém o tratamento é diferente para cada caso. Enquanto a dengue é tratada basicamente com hidratação, para a leptospirose é fundamental  que haja a introdução do antibiótico de forma rápida. É essa agilidade que vai fazer, muitas vezes, diminuir a letalidade dessas doenças”, alerta Frederico.
Leptospira penetra na pele através de pequenos ferimentos e até mesmo pela pele, se houver um contato prolongado com a água e com a lama. “Sempre que houver alguma lesão na pele, é importante lavar bem o ferimento com água e sabão e procurar assistência médica para que seja feita uma avaliação do caso. Pode ser que seja necessário tomar vacinas ou fazer algum procedimento específico para aquele tipo de ferimento, como uma sutura, por exemplo”, completa o médico.
Os ferimentos presentes na pele, além de facilitar a infecção pela Leptospira, ainda podem ser fonte de entrada para a bactéria Clostridium tetani, causadora do tétano. Ela está presente nas fezes humanas e de animais, na terra, nas plantas e até em objetos, podendo infectar pessoas de qualquer idade.
Limpeza do ambiente
Caso haja inundações é necessário fazer uma limpeza minuciosa do ambiente atingido pela água e lama. A água sanitária é indicada para a limpeza dos reservatórios de água e dos locais que podem ter sido contaminados. O Ministério da Saúde orienta o uso de um litro de água sanitária para mil litros de água.
“A água sanitária é um produto perigoso, deve ser mantido longe das crianças e pode causar queimaduras sérias, por isso a diluição deve ser feita de forma criteriosa. O Centro de Saúde possui manuais que orientam a diluição para limpeza de paredes e chão das casas e durante a limpeza, é necessário usar luvas e botas para proteção”, alerta o infectologista.
Animais peçonhentos
Nesse período também é comum ocorrerem acidentes com animais peçonhentos, como cobras e escorpiões. De acordo com a Superintendência de Epidemiologia, os casos mais frequentes são com a cascavel e a jararaca. “Quando acontece um acidente desses, o primeiro passo é manter a calma. O segundo, procurar assistência médica especializada”, orienta Frederico Figueiredo.
Esse atendimento especializado é oferecido pelo Centro de Informações Toxicológicas do Hospital João XXIII, daFundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), inclusive por telefone. Pelo número (31) 3224-4000, qualquer cidadão pode obter orientações sobre o que fazer num momento de urgência.
Veiculação hídrica
Além da leptospirose, as pessoas que têm contato com a água da chuva podem desenvolver outras doenças. A febre tifoide, a hepatite vital tipo A e a diarreia aguda são as mais comuns, segundo o Ministério da Saúde.
Em Minas, os números de notificações de febre tifoide e de hepatite A em 2011 já superam os de 2010. Enquanto a febre tifóide atingiu três pessoas no ano passado, nesse, já foram cinco. Os números da hepatite A são mais elevados, tendo chegado a 329 notificações, até outubro de 2011, contra 330 no ano passado.
Tanto a febre tifóide quanto a hepatite A são transmitidas pela ingestão de água ou alimentos contaminados, sendo comuns em regiões com saneamento básico precário.
Caracterizada como doença infecciosa grave, a febre tifoide é causada pela bactéria Salmonella typhi. Seus sintomas são febre alta, diarreia, manchas rosadas no tronco do corpo, tosse seca e falta de apetite. Além disso, há o aumento das vísceras e confusão mental, podendo levar à morte.
A Hepatite A, por sua vez, é causada por um vírus, o VHA, que provoca a inflamação do fígado. É considerada uma doença de curso benigno, embora seja potencialmente grave. Com sintomas iniciais variáveis (mal estar generalizado, dor no abdômen, cansaço, dor de cabeça, febre e icterícia), a hepatite pode se apresentar de forma assintomática, sendo diagnosticada apenas por exames de sangue rotineiros.
Ag. Minas

domingo, 27 de novembro de 2011

Associação é a única a vencer na primeira rodada da Copa Jornal Fique Sabendo Sub 20

Hoje a tarde no estádio Pedro Almeida Filho, campo do Operário, foram realizadas as partidas da rodada de abertura da Copa Jornal Fique Sabendo Sub 20. No jogo das 14h30, AFACEM de Moema empatou com o Cristalino em 2 a 2, e no das 16h30, a Associação venceu o Operário por 3 a 1.

Com a vitória, a Associação  é líder da competição com 3 pontos, seguido de AFACEM e Cristalino que estão em segundo lugar com 2, e o Operário,  que não  tem nenhum ponto.

A próxima rodada acontece no estádio Chico Marques no sábado, dia 3 de Dezembro, com os seguinte jogos: ás 14h30 Operário x AFACEM de Moema e ás 16h30, Associação x Cristalino.

sábado, 26 de novembro de 2011

Copa Jornal Fique Sabendo começa neste domingo

Começa neste domingo a segunda rodada da Copa Jornal Fique Sabendo Sub 20.Os jogos serão realizados  no estádio Pedro Almeida Filho, campo do Operário.

Os jogos acontecem a partir das 14h30, com os seguintes confrontos: AFACEM x Moema e Operário e Associação.

Este é o segundo ano de realização da Copa Jornal Fique Sabendo Sub  20. Como ocorreu em 2010, cerca de 100 garotos com idades de 15 a 20 anos participam do torneio.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Cultura negra está cada vez mais presente entre os jovens

A cultura afro está, cada vez mais, presente no visual, nas preferências musicais, nos estudos e na religião dos jovens brasileiros. Os dados do Censo 2010, divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), demonstram que 18,5 milhões dos 34 milhões de jovens na faixa de 15 a 24 anos, se auto-declararam pretos e pardos. Dentre os adultos, 54 milhões dos 107 milhões se disseram pretos ou pardos.

De acordo com o sociólogo e professor do Decanato de Extensão Universitária da Universidade de Brasília (UnB), Ivair Augusto Alves dos Santos, o movimento de resgate cultural negro começou na década de 1950. “Em 1970, a mudança foi física, ou seja, na aparência, com o movimento Black Power. Na década de 2000, a mudança é política e envolve o debate de ações afirmativas.”
Santos atribuiu esse movimento impulsionado pela juventude às transformações tecnológicas, uma vez que os jovens negros de hoje têm mais possibilidades. “Se compararmos as possibilidades, vemos que são maiores. Você tem grupos de música que conseguem atingir grandes massas, tem mais informações também.”

A cabeleireira Rosemeire de Oliveira, de 32 anos, aponta uma mudança de mentalidade no país, e lembra que, antigamente, ninguém falava sobre “o que é ser negro”. Ela trabalha em um salão afro de Brasília há 12 anos. A maioria dos clientes, segundo ela, são os jovens. “Teve uma época que ser negro era moda. Agora, os negros realmente estão se assumindo e aprendendo a se gostar mais.”
A trança de raiz é o penteado mais popular no salão de Rosemeire. Embora também haja procura por alisamento. “Tem gente que alisa o cabelo porque gosta, mas tem outras que o fazem porque o trabalho impõe ou para se sentirem mais iguais às outras pessoas. Essas ainda não se assumiram”, disse a cabeleireira.

O percussionista baiano Ubiratã Jesus do Nascimento, de 40 anos, conhecido como Biradjham, cresceu envolvido com a cultura negra. Há 25 anos trabalha com música e já tocou com bandas famosas da Bahia.

Adepto do candomblé, Biradjham diz que os negros têm mais liberdade atualmente. "O movimento está mais forte. A mudança cultural vem de muito tempo, mas hoje tem mais força".

portal Eco

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Avaliação do MEC reprova um em cada cinco cursos superiores


Dos 4.143 mil cursos avaliados em 2010 pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), 594 não atingiram resultado satisfatório, com nota 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador que varia em uma escala de 1 a 5. Entre os cursos avaliados, 1.115 ficaram sem conceito porque não tinham um número mínimo de estudantes concluindo o curso.

Considerando apenas as graduações que obtiveram CPC, as com nota baixa representam 20% do total. Os cursos com CPC 4 ou 5 são considerado bons e os com nota 3, satisfatórios. Cerca de 80% tiveram resultado entre 3 e 5 e só 58 cursos podem ser considerados de excelência, com CPC máximo (5). O conceito leva em consideração, além dos resultados do Enade, a infraestrutura da escola, o corpo de professores e o projeto pedagógico.

O Ministério da Educação (MEC) vai cortar vagas de todos os cursos que obtiveram CPC 1 ou 2 em 2010. A previsão é que 50 mil vagas sejam cortadas em diferentes áreas até o fim de 2011. Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) baliza a expansão das vagas da educação superior no país porque prevê medidas de correção dos problemas para as instituições e cursos com baixos resultados.

“Para quem está fora dos parâmetros de qualidade, o Sinaes estabeleceu os termos que os trazem para a qualidade. Queremos que o sistema continue em expansão, mas com um freio naqueles cursos que estão com problema”, disse o ministro. Ele informou que cerca de 95% dos cursos de medicina que passaram pelo processo de supervisão do MEC por apresentar CPC instaisfatório em anos anteriores melhoraram o desempenho em 2010.

Entre os 19 cursos com CPC 1, quatro são oferecidos por universidades estaduais e o restante, por instituições de ensino privadas.

Portal Eco

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Homem faz ato obsceno e é preso na rodoviária de BD, leia a ocorrência

Por volta das 16:45 horas, a PM compareceu no terminal rodoviário situado a PRACA OLEGARIO MACIEL, CENTRO onde a vitima relatou que havia embarcado no ônibus da empresa SAO CRISTOVAO na cidade de NOVA SERRANA com destino a BOM DESPACHO, quando próximo a barreira da POLICIA RODOVIARIA FEDERAL, o autor A.R.S., 31 anos, que também estava dentro do ônibus, teria exposto seus órgãos genitais e mostrado para ela, e quando o cobrador se aproximou, o autor teria vestido a roupa e disfarçado o ato. 

O autor recebeu voz de prisão, contudo negou ter cometido tal delito, e ao pesquisar seus dados junto ao sistema, foi constatado que havia um Mandado de prisão em seu desfavor, sendo o mesmo conduzido à Delegacia para devidas providências.  A vitima foi orientado quanto às demais providencias.

fonte: Ass. Com. Sétimo BPM

domingo, 20 de novembro de 2011

Marcelinho de Lima e Camargo voltam a se apresentar em Bom Despacho

No dia 7 de dezembro, Bom Despacho voltará a vivenciar um dos melhores shows do Brasil. A dupla Marcelinho de Lima e Camargo  se apresenta na cidade, desta vez,  num palco diferente:  Sesc Laces de Bom Despacho. Os ingressos serão para pista e camarote open bar.
          
Os pontos de venda são as lojas Quadrilátero e Vanessa Modas, além de Jhonatan Dj, através do telefone (37) -9922-2459. Para quem se interessar pelo Camarote Open Bar,   terá direito a cerveja Brahma, Frozzer e Refri. “Será um evento diferenciado para Bom Despacho curtir”, diz o promoter Vinicius BV.
          
O show de Marcelinho e Camargo está marcado para as 22 horas no Sesc Bom Despacho. Os menores poderão entrar somente com autorização do responsável sob assinatura de firma reconhecida.
          
A última vez que Marcelinho de Lima e Camargo se apresentou em Bom Despacho foi num baile de sábado de aleluia no Hotel Mata Tio João. “Estamos preparando um super espetáculo”, afirma Vincius.
          
Os interessados  poderão obter mais informações pelo telefone: 37-9135-4343.
          

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Homem é encontrado morto em casa no bairro São Vicente

Mais um mistério para a Polícia de Bom Despacho desvendar. Desta vez, um homem, com idade de mais de 60  anos, foi encontrado morto em casa.

A Polícia Militar e Polícia Civil, na manhã desta quinta-feira, estavam averiguando a residência do corpo, para que pudesse ser encontrada alguma evidência.

O corpo é do senhor  mais conhecido como Anísio. A Polícia ainda não sabe a causa da sua morte.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Mais da metade dos brasileiros trabalha além de 8 horas ao dia

De acordo com estudo, no Brasil, 43% dos profissionais trabalham de nove a 11 horas por dia; no mundo, a média é de 38%

Mais da metade dos profissionais brasileiros trabalha além de 8 horas por dia, segundo revela pesquisa realizada pela Regus – empresa especializada pelo fornecimento de espaço de trabalho flexível.
De acordo com o estudo, no Brasil, 43% dos profissionais trabalham de nove a 11 horas por dia, sendo que, no restante do mundo, a média é de 38%. Além disso, por aqui, 17% trabalham mais de 11 horas, enquanto 33% trabalham de sete a nove horas e 7%, menos do que sete horas diárias.
Homens e mulheres

Por gênero, as mulheres estão menos propensas a trabalhar mais de 11 horas do que os homens, já que apenas 3,8% delas trabalham mais de 11 horas por dia, enquanto que, entre eles, este percentual é de 20,4%.

“As mulheres parecem estar menos propensas a trabalharem mais horas por dia, provavelmente porque há mais chances de trabalharem meio período. Por outro lado, colaboradoras de pequenas empresas geralmente trabalham mais horas por dia do que funcionárias de grandes corporações”, ressalta o diretor-geral da Regus no Brasil, Guilherme Ribeiro.
Trabalho remoto

No que diz respeito ao trabalho remoto, acrescenta Ribeiro, o estudo mostra que existe uma indefinição entre os limites do trabalho e a vida pessoal, em casa, sendo que 46% dos profissionais brasileiros levam trabalho para terminar em casa, mais de três vezes por semana. A média mundial é de 43%.

Se comparados com as pessoas que trabalham no escritório, os profissionais remotos no Brasil levam trabalho para casa com mais frequência, sendo esta resposta apontada por 59%, contra 22% dos funcionários com local de trabalho fixo.
Assim como no Brasil, no mundo, o percentual de profissionais remotos que levam trabalho para casa é de 59%, enquanto que a média global de profissionais com local de trabalho fixo na mesma situação é de 26%.
Sobre as horas de trabalho, 14% dos que trabalham remotamente estão propensos a dedicarem mais de 11 horas às suas atividades profissionais, percentual que cai para 6% entre os que trabalham em locais fixos. Ainda assim, aponta o estudo, o trabalho remoto tende a ser mais produtivo.
“As empresas que possibilitam aos seus funcionários trabalharem mais perto de casa e administrarem seu tempo com mais independência irão conseguir uma diminuição do estresse. E, com isso, ganharão uma equipe mais produtiva, comprometida e saudável”, finaliza Ribeiro.
Portal Administradores.com.br

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Sábado, 26, tem Bom Despacho x Dengue

No próximo dia 26, Dia Nacional de Combate à Dengue, a prefeitura de Bom Despacho, através da Secretaria de Saúde, irá promover uma ampla mobilização comunitária em torno do tema.

Intitulada Bom Despacho x Dengue, a campanha envolve dezenas de escolas do município, agentes de saúde e de endemias, além dos profissionais que trabalham nos psf’s . O evento tem como local de concentração final a Praça da Matriz onde, de 8h às 12h, profissionais estarão instruindo a população sobre o perigo e as formas de combate ao mosquito da Dengue. A Secretária de Saúde lembra que apesar de o dia 26 ser o Dia Nacional de Combate, “este é um trabalho que tem de ser feito todos os dias”, alerta Denise Gontijo.

texto: Ass. Com. PMBD

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

The New York Times afirma que BH é a sede da Copa com as obras mais adiantadas

Belo Horizonte é a cidade-sede com os preparativos mais adiantados para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014, segundo uma recente reportagem publicada pelo jornal The New York Times. O diário destacou que muitos projetos de infraestrutura, na capital mineira, estão sendo realizados “e alguns já foram concluídos”. Citado pela reportagem, o secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo (Secopa), Sérgio Barroso, lamentou o fato de que o segundo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, não será construído a tempo de receber os turistas estrangeiros para os jogos.  
“Se o governo federal tivesse agido quando soube que Belo Horizonte seria uma cidade-sede, teria havido tempo mais do que suficiente para concluir o (segundo) terminal a tempo para a Copa do Mundo”, disse o secretário, citado pelo diário. Na reportagem, o The New York Times afirmou ainda que a Copa do Mundo tem acelerado a construção de muitas obras de infraestrutura, que vão contribuir para o desenvolvimento do Brasil.
Minas 100% em dia
As obras do estádio estão rigorosamente no cronograma e serão concluídas em 21 de dezembro de 2012. O Mineirão estará  pronto para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo de 2014. Além disso, Belo Horizonte teve todos os seus oito projetos de mobilidade urbana aprovados pelo Ministério das Cidades, sendo que cinco dessas obras já começaram.
A iniciativa privada aposta principalmente em hotéis: 29 já estão em construção e outros 17 na reta final de licenciamento. A prefeitura do município já prepara a concessão de 900 licenças de táxi; a sociedade civil se mobiliza para capacitar profissionais que atenderão os turistas-torcedores; micro e pequenas empresas se articulam em torno das 900 oportunidades de negócios detectadas por estudo do Sebrae-FGV – o maior número entre todas as sedes. “O Governo de Minas trabalha pelo legado. Queremos que interiorizar a Copa e internacionalizar Minas. Essa reportagem no The New York Times mostra estamos no caminho certo”, conclui Barroso.
Ag. Minas

Ideal de Sete Lagoas é campeão regional

Ideal de Sete Lagoas
O Ideal de Sete Lagoas se tornou campeão na tarde de ontem no estádio Chico Marques em Bom Despacho. O  time derrotou o Cap de Pompeu por 5 a 4 nos penaltis.

O jogo ficou marcado por dois domínios diferentes, o primeiro tempo pelo CAP que    saiu vencendo por 1 a 0, e no segundo, o Ideal chegou a igualdade após jogar melhor.

A decisão foi então para os penaltis, com 5 cobranças de cada lado. No final, o time setelagoano levantou o caneco de campeão.

sábado, 12 de novembro de 2011

Código Florestal: pontos polêmicos serão decididos na Comissão de Meio Ambiente


Os senadores das comissões de Agricultura e de Ciência e Tecnologia do Senado deixaram a decisão de pontos polêmicos do projeto de lei do Código Florestal para a Comissão de Meio Ambiente, depois de reunião realizada nesta quarta-feira, 9 de novembro.

Entre eles, a definição de critérios de recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APP) para pequenos produtores. O texto prevê que esses trabalhadores rurais, inclusive agricultores familiares que têm propriedades de até quatro módulos fiscais, possam constituir sua reserva legal com base na vegetação nativa existente em 22 de julho de 2008.Em uma ação conjunta, parlamentares da base que representa o setor rural reivindicaram que o benefício fosse estendido para médios produtores que têm propriedades rurais de até 15 módulos fiscais. Eles pretendem, na Comissão de Meio Ambiente, beneficiar também todos os proprietários de áreas rurais de até 15 módulos e não apenas produtores rurais como está no parecer do relator Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), aprovado na terça-feira (8) nas comissões de Agricultura e Ciência e Tecnologia.




O presidente da Comissão de Meio Ambiente e autor da emenda, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), observou que a construção de um consenso em torno dessa divergência será “o grande desafio” dos senadores nos próximos dias. Ele irritou-se com a atitude de senadores como Kátia Abreu (PSD-TO) e Blairo Maggi (PR-MT), por considerar que esse já era um tema consensuado e sua emenda seria acatada como propôs o relator.

Rollemberg decidiu tentar o entendimento e não forçar a aprovação de sua emenda na Comissão de Ciência e Tecnologia. “Não adianta, em função de determinada comissão, não ter uma proposta consensuada. Isso [mantê-la] causaria uma confusão no plenário do Senado ou da Câmara”, justificou o senador. Caso não se encontre o consenso, Rollemberg prometeu reapresentá-la na Comissão de Meio Ambiente e ir para o voto.

Outra emenda que deixou de ser apreciada nesta quarta-feira para que se tentasse uma negociação diz respeito à proposta para que pequenas e médias propriedades, de até quatro módulos fiscais, recomponham suas áreas de preservação permanente (APP) em 30 metros, a partir da margem do rio, com extensão entre 10 e 100 metros. A proposta toma como base também a data de 22 de julho de 2008.

Pela proposta, a exigência valerá para os estados pertencentes à Amazônia Legal. No caso dos demais, a emenda prevê que a exigência de recomposição das matas ciliares sejam feitas em até 20% do tamanho total do imóvel.

portal Eco

Copa Jornal Fique Sabendo Sub 20 tem rodada de abertura adiada para o dia 27/11

Arte: ofinodabola10.blogspot.com
A organização da Copa Jornal Fique Sabendo SUB 20 decidiu mudar a data da rodada de abertura do torneio. Será dia 27 de novembro no estádio Pedro Almeida Filho, mais conhecido como  o campo do Operário.

A decisão foi devido a Associação Atlética de Bom Despacho realizar o sorteio  uma moto, na data de 20 de novembro.

A organização agradece a todos pela compreensão e  pelo entendimento.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Servidores públicos estaduais receberão 13º salário na primeira quinzena de dezembro

O governador Antonio Anastasia disse, nesta quinta-feira (10), que o pagamento do 13° salário dos servidores públicos estaduais está garantido para a primeira quinzena de dezembro. O governador concedeu entrevista sobre o assunto durante a cerimônia de entrega da Medalha da Ordem do Mérito Legislativo, promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no Expominas.

“Primeiro, volto a dizer que confirmamos o pagamento do 13º salário na primeira quinzena do mês de dezembro e, tão logo tenhamos um horizonte mais claro, faremos um anúncio sobre o prêmio de produtividade”, destacou Anastasia.

Sobre o prêmio de produtividade, o governador ressaltou que todo o esforço está sendo feito para que seu pagamento seja realizado ainda neste ano.

Ag. Minas

Polícia recebe informações sobre tráfico de drogas, leia a ocorrência


TRÁFICO DE DROGAS: Por volta de 15:41 horas, a PM durante patrulhamento pelo Bairro SÃO VICENTE, recebeu informações anônimas de que haviam vários menores vendendo drogas para um individuo nas proximidades do centro de inclusão digital. No local a PM notou que o menor, 13 anos, ao avistar a viatura saiu correndo para um lote vago e jogou drogas pelo mato, após varredura foi localizada uma bucha de maconha pronta para o comércio no meio do lote e dentro da cueca de do menor o total de R$86,00(oitenta e seis reais). O menor alegou que tal dinheiro veio da venda de sua bicicleta. Diante dos fatos foi feita a apreensão do menor e do material. A mãe do menor acompanhou o mesmo durante o desenrolar da ocorrência e alegou que seu filho não possuía bicicleta.

Assessoria de Comunicação Organizacional do 7º BPM

Segunda será ponto facultativo na prefeitura – saúde e coleta de lixo estarão funcionando

Conforme o Decreto 4.726/2010 a próxima segunda-feira, 14 de novembro, será ponto facultativo na prefeitura municipal. Os serviços de saúde, coleta de lixo e varrição serão efetuados normalmente. Já na terça, 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, nenhum serviço da prefeitura estará disponível.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Copa Jornal Fique Sabendo começa no fim de novembro

A Copa Jornal Fique Sabendo Sub 20 começa no final de deste mês em Bom Despacho. A competição irá contar com 4 equipes, sendo 3 da cidade e uma de Moema.

Os clubes participantes são Associação, AFACEM de Moema, Cristalino e Operário. O torneio poderá contar com 100 atletas para a sua disputa.

A data de início da competição será dia 27 de novembro, no  estádio Pedro Almeida Filho, campo do Operário,  com os seguintes jogos: Cristalino x AFACEM a partir das 14h30 e Operário x Associação a partir 16h30.

Abaixo o restante da tabela: 

Dia 3/12 - Est. Chico Marques - Operário x AFACEM - 14h30 e AAB x Cristalino - 16h30.
Dia 11/12 - Est. Osvaldo Madeira (Moema) - Cristalino x Operário - 14h30 e AFACEM x AAB - 16h30.

Final marcada para o dia 18 de Dezembro, com os primeiros colocados fazendo a final no estádio Antônio Leite de Oliveira.
                                   

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Reuniao define futuro da Copa Jornal Fique Sabendo sub 20

Nesta terça-feira, 08 de novembro, acontece em Bom Despacho, a reunião que ira definir o futuro da Copa Jornal Fique Sabendo Sub 20. O evento acontecera no Restaurante Varandas, com a presença dos representantes dos clubes interessados. 

Ate o momento, 4 equipes demonstraram interesse em participar da competição. Os clubes interessados sao Operário  Cristalino, Associação e mais uma equipe de Moema. 

O Famorine, atual campeão ainda não confirmou presença no evento, mas tudo leva a crer que ira mandar um representante. 


Prefeitura lança dia 19 a Feira do Produtor Rural de Bom Despacho



No próximo sábado, 19/11, na Praça de Eventos (Praça da Estação, ao lado da rodoviária) a prefeitura de Bom Despacho, com o apoio da Emater, entre outros, promove a primeira edição da Feira do Produtor Rural de Bom Despacho. A feira, que será realizada semanalmente aos sábados entre 6h e 12h, nesta primeira edição irá contar com shows musicais, muito produto fresquinho diretamente do campo e comidas e bebidas variadas. Não deixe de prestigiar, fazer boas compras e venha se divertir. Prestigie o nosso homem do campo participando da Feira do Produtor Rural de Bom Despacho.

domingo, 6 de novembro de 2011

Cooperbom promove palestra Febre Aftosa

A Cooperativa Agropecuária de Bom Despacho (Cooperbom) promove dia 8 de novembro, uma palestra sobre a Febre Aftosa.

O evento sera  realizado no Salão Comunitário do Mato Seco. O horário da palesta 'e a partir das 19horas.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 37-3521-4203 e pelo email contato@cooperbom.com.br. 

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Associação faz campanha sobre diabetes

A Associação dos Diabéticos de Bom Despacho, ASSODIBOM, está promovendo desde 31 de outubro – e estende-se até domingo, 12/11 – uma ampla campanha para conscientizar a população sobre os perigos do diabetes. A campanha conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Lions, Cooperbom, Credibom, SESC LACES BD e Itambé e está sendo desenvolvida – principalmente – nos PSF’s da rede municipal de saúde. Para encerrar a série de palestras as entidades preparam um grande evento para o domingo, 12/11, na Praça da Matriz onde,  a partir das 9h, a população terá acesso a inf0rmações, testes de glicemia e atividades de lazer. Lembre-se,você pode ter outras informações sobre a diabetes participando das reuniões da ASSODIBOM que acontecem toda primeira terça-feira do mês no Lions Clube Bom Despacho. Confira no restante da notícia a agenda de palestras.
31/10 – PSF do Jardim América;
01/11 – PSF Parque de Exposições São José;
03/11 – PSF São José;
04/11 – PSF Jardim América ;
07/11 – PSF Salão Comunitário Vila Gontijo;
08/11 – PSF Aeroporto/São Vicente SESI
09/11 – PSF Fátima Salão Comunitário;
10/11 – PSF Engenho do Ribeiro Salão Comunitário;
11/11 – PSF Ana Rosa CAIC
12/11 – Praça da Matriz – Encerramento.

Brasil é o 84º do ranking de desenvolvimento humano da ONU

O Brasil é o 84° colocado no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 2011, divulgado no dia 2 de novembro, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). A lista tem 187 países e o índice varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1 o resultado, melhor o desempenho. O IDH 2011 do Brasil é 0,718, colocando o país no grupo de nações com desenvolvimento humano elevado e acima da média global, que é 0,682.

Na comparação com 2010, o Brasil subiu uma posição. A Noruega manteve a liderança no ranking, com IDH de 0,943, seguida por Austrália (0,929) e os Países Baixos (0,910) no grupo de países com desenvolvimento muito elevado. Nas últimas posições, com os piores índices, estão o Burundi (0,316), Níger (0,295) e a República Democrática do Congo (0,286), todos na África Subsaariana.
O IDH considera três dimensões fundamentais para o desenvolvimento humano: o conhecimento, medido por indicadores de educação; a saúde, medida pela longevidade; e o padrão de vida digno, medido pela renda.

Em 2011, para o Brasil, foram registrados 73,5 anos de expectativa de vida; 13,8 anos esperados de escolaridade (para crianças no início da vida escolar); e 7,2 anos de escolaridade média (considerando adultos com mais de 25 anos). A Renda Nacional Bruta (RNB) per capita dos brasileiros em 2011 considerada no cálculo do Pnud foi US$ 10.162.

A evolução do Brasil

Desde a criação do IDH, em 1980, o Brasil registra evolução no índice. Em três décadas, a expectativa de vida do brasileiro aumentou em 11 anos e a média de escolaridade subiu 4,6 anos, mas a expectativa de anos de escolaridade caiu 0,4 ano. No período, a RNB per capita subiu cerca de 40%.

“As dimensões sociais, de educação e saúde foram as que mais causaram impacto no IDH do Brasil e fizeram com que o país ganhasse posições”, avaliou o economista do Relatório de Desenvolvimento Humano brasileiro, Rogério Borges de Oliveira. Entre 2006 e 2011, o Brasil subiu três posições no ranking do IDH, segundo o Pnud.

Apesar dos avanços, o IDH 2011 do Brasil está abaixo da média da América Latina (0,731). O desempenho brasileiro está atrás do Chile (0,805), da Argentina (0,797), do Uruguai (0,783), de Cuba (0,776), do México (0,770), do Panamá (0,768), do Peru (0,725) e do Equador (0,720).

Em relação aos outros países que compõem o Brics (grupo formado pelo Brasil, a Rússia, China, Índia e a África do Sul), o IDH brasileiro é o segundo melhor, atrás da Rússia. “É interessante colocar esses países em um mesmo grupo de comparação pelo tamanho continental, pelas populações enormes, pela importância política, por serem economias emergentes e por terem políticas similares em alguns pontos”, explicou Oliveira.

Além do índice principal, o Pnud também divulgou o IDH ajustado à desigualdade (IDHAD), que capta perdas no desenvolvimento humano por causa das disparidades socioeconômicas; o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM); e o Índice de Desigualdade de Gênero (IDG), que mede a perda de oportunidades das mulheres por causa da discriminação.

Portal Eco

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Cemig oferece oportunidades de estágio

Estudantes que almejam obter experiência profissional e conhecer o cotidiano de trabalho em uma grande empresa já podem realizar inscrição no processo seletivo de estágio da Companhia Energética de Minas Gerais- Cemig. A Empresa oferece 379 vagas de estágio para 2012, sendo 219 para nível superior e 160 para nível médio técnico. As inscrições acontecem de 07 a 18 de novembro e devem ser feitas pelo endereço eletrônico do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), no www.estagioiel.com.br.
 
O estágio está previsto para começar em fevereiro, com duração de dez meses e carga horária de quatro horas por dia. Os candidatos selecionados receberão bolsa de complementação escolar, nos valores de 1,4 salário mínimo para estudantes de nível superior e 1,1 salário mínimo para os de nível técnico, e terão direito a seguro de acidentes pessoais e vale-transporte.
Provas on-line
O candidato deverá responder, imediatamente após realizar a inscrição pela internet, a uma prova on-line de conhecimentos gerais e atualidades. Para finalizar o processo de inscrição, é necessário encaminhar ao Instituto Euvaldo Lodi, até o dia 18 de novembro, a declaração escolar, conforme modelo próprio do IEL presente no Anexo II do Regulamento do Programa de Estágio (contendo nome completo, curso, período, ano ou módulo em que se encontra matriculado com a previsão de formatura e o histórico escolar atualizado comprovando média de 60% do último período cursado), para comprovação dos dados escolares.
 
A postagem deverá ser feita até o dia 18 de novembro de 2011 para o endereço: Instituto Euvaldo Lodi - Rua Alagoas, nº 76 – Bairro Funcionários – Belo Horizonte – MG CEP 30140-060.
 
As áreas solicitantes receberão a lista dos candidatos pré-selecionados para efetuarem as entrevistas técnicas, e a previsão de contratação dos estagiários é em fevereiro de 2012.
 
Especificações
Para se inscrever, o candidato deve estar matriculado e frequente no penúltimo ou no último ano do curso, para estágio de nível superior. Para estágio de nível médio técnico, o candidato deverá estar no último ano do curso ou, então, ter concluído o curso e necessitar do estágio para obtenção do certificado de conclusão.
No caso específico do curso tecnólogo, somente poderão participar aqueles estudantes que já tiverem concluído o primeiro ano do curso.
 
Somente serão aceitas inscrições de estudantes dos cursos reconhecidos pelo MEC, conforme consta no site www.educacaosuperior.inep.gov.br. Inscrições de estudantes que já tenham cumprido estágio do mesmo curso na Cemig não serão aceitas.
 
Abaixo, segue a relação dos cursos que os alunos devem estar cursando para se candidatarem às vagas:
 
Nível Superior:
Administração, Administração Financeira, Administração Pública, Agronomia, Arquitetura, Biblioteconomia, Ciências Atuariais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciência da Computação, Ciência da Informação, Comunicação Social (Jornalismo e Relações Públicas), Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Florestal, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Estatística, Geografia, Geologia, Matemática, Nutrição, Psicologia, Redes de Computadores, Serviço Social, Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação, Tecnologia da Qualidade, Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Processamento de Dados.

Nível técnico:
Agrícola, Administração, Agropecuária, Construção Civil, Contabilidade, Edificações, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Formação Gerencial, Gestão de Processos, Informática, Instrumentação, Mecânica, Meio Ambiente, Qualidade, Química, Segurança do Trabalho, Trânsito e Transportes, Telecomunicações e Zootecnia.
 
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Planejamento e Acompanhamento do Relacionamento Comercial com Clientes de Distribuição
Contato: Shirley Wasconcelos
Diretoria de Distribuição e Comercialização
Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig
Telefone: 55 (37) 2101-3317  Celular 55 (37) 9826-7470-

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Polícia Civil de Minas entrega maletas de perícia criminal

A Superintendência de Polícia Técnico-Cientifica (SPTC), da Polícia Civil de Minas Gerais, entregou nesta segunda-feira (31) 150 maletas com modernos equipamentos e materiais de perícias de local de crime para as delegacias regionais dos 18 departamentos de Polícia Civil do Estado.
A entrega dos equipamentos foi feita pelo superintendente de Polícia Técnico-Científica, Diógenes Coelho Vieira, e pelo diretor do Instituto de Criminalística, Cleber Abood, durante cerimônia realizada na sede da Polícia Civil, na Cidade Administrativa. Peritos criminais de todo o Estado estiveram presentes para receber simbolicamente as maletas.
De acordo o superintendente de Polícia Técnico-Científica, Diógenes Coelho Vieira, as maletas estão sendo distribuídas conforme a avaliação dos locais onde prevalece a criminalidade, seguindo o planejamento estratégico que foi baseado em um relatório gerencial onde constam todos os serviços executados pela perícia criminal do Estado. “Isso permite que a cada unidade receba a quantidade de equipamentos necessária e de acordo com a demanda”, conclui.
As maletas, que foram adquiridas a partir de um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, totalizam um investimento de R$ 2,5 milhões e são equipadas, dentre outros, com máquinas fotográficas, netbooks, reagentes de sangue e drogas, trenas eletrônicas, GPS, luvas, óculos especiais, material para coleta de impressões digitais e para isolamento de área. Com os novos equipamentos, peritos criminais de todo o estado terão à disposição um kit com o material necessário para detectar e coletar vestígios como sangue, saliva, fio de cabelo ou impressões digitais.
Cerca de 70 peritos do interior e parte dos localizados em Belo Horizonte já foram devidamente treinados para utilizar os equipamentos e materiais contidos nas maletas. “Eles atuarão como multiplicadores, ensinando o que aprenderam para os colegas”, informou Diógenes Coelho Vieira. 
O superintendente reforçou ainda que as maletas possuem prazo de vida útil indeterminado e que a reposição dos diversos itens consumíveis já foi incluída no cronograma de aquisições da SPTC.  “Desta forma nós pretendemos fazer com que a maleta seja um item primordial no trabalho do perito”, destacou.
Unidades que receberam as maletas:
1º Departamento – Belo Horizonte – Instituto de Criminalística
2º Departamento – Contagem, Betim e Ribeirão das Neves
3º Departamento – Santa Luzia, Vespasiano e Ouro Preto
4º Departamento – Juiz de Fora, Ubá, Leopoldina e Muriaé
5º Departamento – Uberaba, Araxá, Frutal e Iturama
6º Departamento – Lavras, Varginha, Três Corações e Campo Belo
7º Departamento – Divinópolis, Bom Despacho, Pará de Minas e Formiga
8º Departamento – Governador Valadares e Guanhães
9º Departamento – Uberlândia, Ituiutuba e Araguari
10º Departamento – Patos de Minas e Patrocínio
11º Departamento – Montes Claros, Januária, Janaúba e Taiobeiras
12º Departamento – Ipatinga, Caratinga, Itabira, João Monlevade, Ponte Nova e Manhuaçu
13º Departamento – Barbacena, Conselho Lafaiete e São João del-Rei
14º Departamento – Curvelo, Capelinha, Diamantina, Sete Lagoas e Pirapora
15º Departamento - Teófilo Otoni, Pedra Azul, Almenara e Nanuque
16º Departamento – Unaí e Paracatu
17º Departamento – Pouso Alegre, Itajubá e São Lourenço
18º Departamento – Poços de Caldas, Alfenas, Passos, São Sebastião do Paraíso e Guaxupé. 
Ag. Minas