sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Segundo pesquisa, dois em cada três pacientes com aneurisma são fumantes


O Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo fez um levantamento de 250 casos de aneurismas nos últimos dois anos e descobriu que dois em cada três pacientes estavam ligados ao tabagismo. A pesquisa aponta que 62% dos pacientes que sofreram aneurismas cerebrais fumavam regularmente.

O levantamento destacou que os fumantes são até dez vezes mais propensos a apresentar hemorragias cerebrais causadas pelos aneurismas. O fumo, de acordo com a pesquisa, está diretamente ligado ao surgimento de casos em pacientes que já trataram do aneurisma ou que ainda enfrentam o problema.

Segundo Rafael Vicente Alves, neurocirurgião do Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, toxinas do cigarro enfraquecem uma proteína fibrosa e flexível, chamada de elastina, encontrada na parede dos vasos sanguíneos. A fragilidade da proteína facilita a ocorrência de um aneurisma, espécie de abaulamento do vaso, que ocorre quando há dilatação anormal de uma artéria ou veia do cérebro. O sangramento causado pelo rompimento desse vaso pode levar o paciente à morte.

“A doença é traiçoeira. Normalmente o paciente descobre que tem aneurisma quando ele sangra, e é um sangramento muito grave. Cerca de 12% a 15% dos pacientes evoluem para o óbito antes mesmo de chegar ao hospital”, explicou o especialista à Agência Brasil. Rafael ainda aponta que, dos pacientes que sobrevivem, cerca de 50% vão conviver com algum tipo de sequela grave.

Tratamento

A cirurgia é o principal procedimento para o tratamento do aneurisma. A técnica utilizada é chamada de embolização endovascular, no qual o paciente é operado com um pequeno corte feito, geralmente, próximo à virilha, por onde o material cirúrgico percorre os vasos do paciente até o local exato do aneurisma. No entanto, existem casos que precisam ser tratados pelo modo convencional, em que é feita a abertura do crânio.

A pesquisa também apontou que 80% dos pacientes submetidos à microcirurgia são do sexo feminino que têm entre 40 e 60 anos. Segundo os médicos os fatores hormonais são a principal causa dos aneurismas nessas mulheres.

Outras causas

Além do cigarro, existem outras causas que colaboram para o surgimento de aneurismas, como a hipertensão arterial, diabetes, alterações de colesterol, consumo de álcool e doenças infecciosas inflamatórias.

“As pessoas têm de trabalhar em fatores que elas conseguem controlar. Controle de pressão, o diabetes, as alteração de gorduras no sangue, evitar álcool, e não só não fumar, mas também não conviver com pessoas que fumam, para evitar fumar passivamente”, ressalta o médico.

Com informações da Agencia Brasil

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Cemig informa atendimento normal na sexta-feira, dia 23, e previsão do tempo para o verão e para o Natal

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig informa que as agências e postos de atendimento da Empresa funcionarão normalmente na próxima sexta-feira, 23 de dezembro, no horário das 8 às 17 horas.

Nos dias 24 e 25 de dezembro, como em todos os fins-de-semana do ano, solicitações de serviços e reclamações poderão ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. Esse serviço funciona 24 horas, e a ligação é gratuita. A Agência Virtual, disponível no site da Cemig (www.cemig.com.br), também oferece diversos serviços com conforto e segurança.

Verão segue tendência de temperaturas cada vez mais altas

O verão, estação mais quente e chuvosa do ano, começou oficialmente hoje (22/12), às 3h30 (horário de verão). Segundo Arthur Chaves, meteorologista da Cemig, as temperaturas estarão altas em todo o País, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, mas nesta estação o Sul do Brasil também terá temperaturas relativamente altas. Em relação às chuvas, a previsão é que a concentração aconteça no Norte, Centro-Oeste e Sudeste, como é comum nesta época do ano.

O início do verão ocorre sempre na última dezena de dezembro e vai até a ultima dezena de março, com o ápice acontecendo em janeiro. As principais características desta estação são os dias mais longos que as noites, mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, levando à ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente à tarde e início da noite. Em virtude do aumento da temperatura do ar, essas chuvas podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento.

As chuvas que acontecem durante o verão correspondem a mais de 60% do esperado para todo o ano. Em Minas Gerais, de acordo com Arthur Chaves, ao contrário do que ocorreu durante este ano, quando as chuvas ficaram acima da média histórica, principalmente em março, a previsão para este verão é de chuvas ligeiramente acima da média no Norte e Sul de Minas e dentro da média na região Central do Estado.

Dentre as características do verão em Minas está o fato de ocorrer chuvas acima de 700 mm, durante toda a estação, no Triângulo, Alto Paranaíba, Sul de Minas, Oeste, Zona da Mata e região Central, e, em menor quantidade, no extremo norte (divisa com a Bahia).

Quanto à temperatura, a previsão é de valores dentro da média no centro do Estado e ligeiramente abaixo no Sul e Norte de Minas, o que quebra a tendência dos últimos anos, que também ficaram acima da média. Normalmente, as temperaturas superam os 30ºC, ocorrendo, dessa forma, principalmente no Triângulo, Norte de Minas e nos Vales do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha.


Previsão do tempo para o Natal
RMBH
Tanto a véspera quanto o Natal serão marcados por céu parcialmente nublado com pancadas de chuva rápidas e isoladas no final da tarde. As temperaturas estarão elevadas, variando entre 18 e 32ºC, o que contribui para ocorrência de pancadas de chuva acompanhadas de raios.

Interior de Minas
Ao longo do final de semana de Natal, a previsão é de dia com predominância de céu parcialmente nublado, com pancadas de chuva no final do dia nas seguintes regiões: Norte, Noroeste, Nordeste, Centro e Leste. Já no Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste, Sul de Minas e Zona da Mata, a aproximação de uma frente fria provoca pancadas de chuva no final do dia no sábado e  durante o domingo. As temperaturas estarão elevadas em todo o Estado, principalmente no sábado.

Litoral
No Natal, a previsão para o litoral do Estado do Rio é de céu variando de parcialmente nublado a nublado com previsão de pancadas de chuva no final do dia no sábado e durante o domingo. Já no litoral do Espírito Santo, a previsão é de céu parcialmente nublado e sem previsão de chuvas significativas, apresentando a mesma previsão para o litoral sul da Bahia.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Planejamento e Acompanhamento do Relacionamento Comercial com Clientes de Distribuição

Rua Dr. Miguel fica com trânsito congestionado

A rua Dr. Miguel Gontijo ficou completamente com o trânsito congestionado nesta tarde, 22. Vários veículos e pedestres tiveram dificuldades em trafegar pela via. E olha que este fato aconteceu em um dia em que não houve chuva.

Tudo indica que o grande fluxo de carros e pedestres aconteceu devido as compras de Natal.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Presenteie com consciência

Você quer muito presentear uma pessoa especial e encontrou um presente que é a cara dela? Antes de comprar, dê uma olhadinha na etiqueta e procure saber qual a origem do produto. Ou melhor, que tal um presente alternativo, como um tíquete para ir ao teatro, uma deliciosa sessão de massagem ou um jantar especial?

Você vai agradar e, de quebra, não vai utilizar papéis de embrulho nem gastar tantos recursos naturais e ainda vai ajudar a reduzir a quantidade de resíduos que chega ao lixo. Além disso, ao apoiar empresas que fabricam e comercializam produtos sócio-ambientalmente responsáveis, você estará contribuindo para o fim daqueles que usam trabalho escravo e não poupam energias para acabar com os recursos naturais da região.

Horário de Natal do Comércio nesta semana

Dezembro:

19 a 22 - SEGUNDA  a QUINTA - Ate  as 20 horas
23 e 24 - SEXTA e SÁBADO- HORÁRIO NORMAL
26 e 31 - SEGUNDA e SÁBADO - HORÁRIO NORMAL

FONTE: CDL/ACIBOM.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Operário é campeão da Copa Jornal Fique Sabendo Sub 20

Operário, Campeão da Copa Jornal Fique Sabendo Sub 20.
O Operário se sagrou campeão da Copa Jornal Fique Sabendo Sub 20, após derrotar a Associação nos penaltis por 5 a 3. No tempo normal, o jogo terminou em 1 a 1, com gols de Pinochê para o Tricolor e Arthur para o Águia. 

Mesmo debaixo de chuva,  a partida foi muito disputada por ambas equipes. No primeiro tempo, a Associação jogou melhor e abriu o placar com Pinochê chutando forte de fora da área, sem defesa para o goleiro Felipe do time do adversário. 

No segundo tempo, o jogo ficou mais tenso, porque quem perdesse ficaria sem o título. Logo no início da etapa final, o meia atacante Vinicius Pertenucci do Tricolor  acabou sendo expulso depois de receber o segundo cartão amarelo. Com um a mais o Operário passou a dominar o jogo e empatou com Arthur, faltando 15 minutos antes de terminar o tempo normal. 

Associação, Vice-Campeão da Copa Jornal Fique Sabendo.
Nas penalidades, o volante Leozinho da AAB jogou a bola na trave, único penalti desperdiçado da tarde. 

A Copa Jornal Fique Sabendo Sub 20 é um projeto social do Jornal Fique Sabendo. Este foi o segundo ano de realização do torneio. A competição contou com o apoio da Liga Municipal, Secretaria de Esportes, Rádio Nova Veredas, Rádio Difusora, Léo Móveis, Vereador Ricardo Alvarenga, Vereador Pedro Paulo, Dê Escoramentos e Erico Pertenucci. 

domingo, 18 de dezembro de 2011

Neste domingo tem decisão da Copa Jornal Fique Sabendo Sub 20

Neste domingo, 18, no estádio Antônio Leite de Oliveira, a partir das 16h, jogam Operário e Associação pela decisão da Copa Jornal Fique Sabendo Sub 20. 

O Operário terá como desfalques os jogadores Guilherme, Cleytinho, Xande, mas contará com os retornos de David, Coxinha e Henrique. Ja a  Associação podera não ter o volante Vinicius Cicao. 

Caso a partida termine empatada durante os 90 minutos, o titulo sera decidido nos pênaltis.