https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : As empresas campeãs de reclamação em 2011

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

As empresas campeãs de reclamação em 2011


A exemplo de anos anteriores, bancos e operadoras de telecomunicações foram os campeões nacionais de reclamações de consumidores nos Procons em 2011, segundo boletim divulgado hoje pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça.
Do total de 1,6 milhão de atendimentos realizados pelos Procons no ano passado, 81.946 ocorrências diziam respeito ao grupo Itaú, seguido por Oi (80.894), Claro-Embratel (70.150), Bradesco (45.852) e Tim (27.102). Veja a lista das top 20 na tabela abaixo.
As 20 empresas que receberam o maior número de
reclamações no Procon em 2011
Empresa
Número de reclamações
Itaú81.946
Oi80.894
Claro-Embratel70.150
Bradesco45.852
TIM - Intelig27.102
Vivo26.025
Santander21.785
B2W (Submarino, Lojas Americanas e Shoptime)21.554
Banco do Brasil19.098
Ponto Frio17.293
LG17.048
Ricardo Eletro16.380
Net12.559
BV Financeira12.390
Banco BMG12.232
Caixa12.114
Samsung11.899
Citibank11.134
HSBC9.123
Sky8.779
Fonte: Procon
De acordo com o documento, os problemas mais recorrentes enfrentados pelos consumidores no Brasil são relacionados a cartões de crédito (9,21%), telefonia móvel (7,99%), serviços bancários (7,26%), telefonia fixa (5,56%) e aparelhos celulares (5,44%).
Além disso, 35,46% das queixas dizem respeito a cobranças indevidas ou com informações insuficientes, enquanto 19,99% tratam de ofertas não realizadas. Outros 11,62% das reclamações estão relacionados a contratos não cumpridos e 11,19%, a denúncias de má qualidade em produtos e serviços prestados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário