https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Nutricionista dá orientações sobre hábitos saudáveis durante o Carnaval

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Nutricionista dá orientações sobre hábitos saudáveis durante o Carnaval


Ag. Minas

Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Consea-MG) faz um alerta para quem quer se divertir no Carnaval sem se descuidar da saúde. Os foliões já estão prontos para curtir o feriado, mas, para que a festa não termine mal, é preciso tomar alguns cuidados com a alimentação nesses dias de folia.
Durante o período, as pessoas que não abrem mão das festas acabam perdendo muitas calorias. Por isso, o segredo para manter o pique, segundo a nutricionista e assessora técnica do Comitê Temático de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CTSANS), Luana Rosa, é redobrar a atenção com a alimentação e a hidratação.
Segundo ela, nessa época, perde-se muito líquido por causa da alta temperatura e da movimentação. “A primeira regra a ser seguida é manter o corpo hidratado com sucos de frutas, água de coco ou água, pois além de hidratar, estarão suprindo a perda de minerais pelo suor. Evite refrigerantes para esta função”, orientou a especialista.
Ainda de acordo com Luana Rosa, os foliões devem fazer refeições leves e rápidas durante a festa, dando preferência às frutas e carboidratos. “As barras de cereais são uma boa pedida, pois são práticas e possuem em sua composição carboidratos e fibras. Fique longe dos lanches produzidos em locais de procedência duvidosa. Se for levar o próprio lanche, deve-se ter uma atenção especial em não utilizar molhos, maioneses e frios, pois podem ficar impróprios para o consumo em um curto espaço de tempo”, afirmou. 
A especialista enumerou uma série de recomendações saudáveis para aproveitar a folia, sem se descuidar da saúde:
- Beber muito líquido durante todo o período de festa;
- Realizar pequenas refeições a cada três horas;
- Ingerir pequenas quantidades em cada refeição, incluindo frutas, carnes magras e saladas;
- Evitar carnes e lanches gordurosos;
- Levar barras de cereais e frutas rígidas na mochila;
- Não comer em lugares sem higiene adequada;
- Não comer alimentos potencialmente perecíveis (molhos, frios, alimentos à base de ovos);
- Se ingerir álcool, não exagere e intercale água entre um gole e outro;
- Vista roupas leves e confortáveis e, de preferência, produzidas com tecidos naturais, como algodão, que permitem a transpiração da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário