https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Cerca de 30% dos cânceres estão relacionados à obesidade, aponta estudo

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Cerca de 30% dos cânceres estão relacionados à obesidade, aponta estudo


Uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apontou que cerca de 30% dos cânceres estão relacionados à obesidade. Com foco no câncer colorretal, o estudo desvendou os mecanismos do desenvolvimento desta patologia e identificou que este tipo da doença afeta 30 mil brasileiros por ano, causando oito mil mortes.

De acordo com a análise, quando diagnosticado no estágio inicial, o tumor pode ser curado por meio de cirurgia em 90% dos casos. O estudo teve como base a utilização da inflamação provocada pelo tecido gorduroso do desenvolvimento do câncer colorretal.

Os cientistas injetaram substâncias que induzem o câncer colorretal em quatro grupos de camundongos: os nomeados de controle (magros); os que receberam dietas hipercalóricas; os geneticamente obesos; e os com defesas baixas e câncer.

Os camundongos de controle apresentaram os menores tumores e lesões. Já os grupos de animais que receberam dietas hipercalóricas e os obesos por causa da genética, tiveram tumores em maior quantidade e tamanho. Os resultados comprovaram a tese dos pesquisadores, de que a inflamação da gordura corporal é a grande causadora do câncer colorretal.

Para controlar a inflamação, os cientistas utilizaram uma droga usada em doenças autoimunes. Segundo eles, a substância tem o poder de deter o crescimento do tumor.

"Pode ser que o bloqueio dessa via de sinalização abra possibilidades para novas formas de prevenção, mas outros estudos têm de ser feitos para avaliar a segurança disso em humanos", afirmou à Folha de S. Paulo, José Barreto Carvalheira, professor de oncologia da Unicamp e coordenador do trabalho.

portal Eco

Nenhum comentário:

Postar um comentário