https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Jogo de abertura do Mineirão será o clássico Cruzeiro X Atlético

sábado, 24 de novembro de 2012

Jogo de abertura do Mineirão será o clássico Cruzeiro X Atlético


O governador Antonio Anastasia anunciou pelo twitter na manhã de sexta-feira (23) que a abertura do Mineirão será feita com a realização do grande clássico do futebol mineiro: Cruzeiro X Atlético. A partida, que marcará a abertura do campeonato mineiro de 2013, ocorrerá no dia 3 de fevereiro.
“Está definido o primeiro jogo no novo Mineirão: Cruzeiro X Atlético, 3 de fevereiro. Uma homenagem aos torcedores mineiros”, informou o governador. Ele afirmou ainda que o jogo de abertura do Campeonato Mineiro acontecerá com a presença das duas torcidas. “O espetáculo para toda família está de volta!”, acrescentou.
Na tarde desta sexta-feira (23), o novo gramado foi apresentado à imprensa após finalização do plantio na noite de quarta-feira (21). O Mineirão foi o primeiro estádio a receber o tapete verde entre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM. “Temos aí mais um passo dado, as obras do Mineirão completam 96% de conclusão. Realmente estamos chegando na reta final”, disse o secretário de Estado Extraordinário da Copa, Tiago Lacerda. O Mineirão recebeu a primeira muda da espécie Bermuda Celebration no dia 9 de novembro, em cerimônia reservada a autoridades e imprensa.
O plantio do gramado poderia ter sido concluído em uma semana mas durou duas semanas. O plantio foi feito paralelamente à colocação da última camada de areia com fibra. Conforme foi dito, muita chuva ou nenhuma chuva poderia afetar o gramado. Coincidentemente no feriado do dia 15, choveu mais que o previsto. Com isso, a área técnica freou o plantio para entender o motivo da formação de algumas poças d’ água. A área responsável pelo plantio, em concordância com a Secopa, preferiu cautela à ansiedade. Após dois dias de observação e testes, foi verificado que o gramado estava 100% satisfatório.
Uma vez sanada a dúvida, foi solicitado nova remessa de grama aos fornecedores que providenciaram os caminhões refrigerados para o transporte. “Foi um bom momento para testar a drenagem. Preferimos executar essa instalção de gramado com tranquilidade, sem ansiedade, assim como outros trabalhos já feitos ao longo desses dois anos de obra”, completou Lacerda.
A grama foi plantada em abril deste ano numa fazenda de Bonsucesso, interior do estado. Após ser lavado a seco, o material foi transportado em caminhão refrigerado a 5º C até a capital. No total, cerca de 540 mil mudas foram plantadas no gramado de 105m x 68m de dimensão. Todas foram colocadas à mão sobre uma camada arenosa formada de matéria orgânica, fibra e resíduos elásticos. Atualmente, uma máquina conhecida como cultivadeira faz o serviço de fixação do tapete verde ao solo. A espécie Bermuda Celetration é mais resistente que as demais.
O gramado é regado duas vezes ao dia. Nessa fase atual, a grama apresenta um tom amarelado, mas, segundo os agrônomos responsáveis pelo plantio, o tapete ficará verde em um mês.
Ainda nesta sexta-feira (23), um dos dois placares eletrônicos de LED em alta definição do Mineirão foi testado. Cada telão mede 98 m2 e pesa 10 toneladas.
96% das obras já concluídas
As obras do Mineirão, que foram iniciadas em 2010, já estão 96% concluídas. A cerimônia de entrega deverá ocorrer no próximo dia 21 de dezembro. Entre outras intervenções, o chamado “Gigante da Pampulha” terá estacionamento para 2,5 mil veículos, esplanada com 80 mil metros quadrados, rampa de 15 metros de largura para a ligação com o Mineirinho, iluminação inteligente, cobertura especial com sistema autolimpante e geração de energia por painéis fotovoltaicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário