sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Garrafas PET podem ser matéria-prima para verniz


No lugar do lixo, o destino final de garrafas PET pode ser virar matéria-prima para o verniz, substituindo derivados de petróleo. A técnica foi desenvolvida pelo químico Antonio Eduardo Ferreira Alves da Silva, no seu estudo de mestrado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

O método transforma as garrafas plásticas usadas em um verniz em pó que pode ter várias aplicações: de utensílios domésticos a eletrônicos e indústria automotiva. Após serem moídas, as garrafas passam por um processo de degradação que altera seu peso molecular, possibilitando a formação do verniz sustentável.

O experimento faturou a última edição do prêmio de pesquisa da Associação Brasileira da Indústria do PET (Abripet). Segundo o pesquisador, o trabalho é importante porque aproveita um material que seria descartado.

O resultado já mostrou que o material é viável para diversos usos e aderiu bem às superfícies em que foi testado. No entanto, ainda precisa de aperfeiçoamentos antes de ser comercializado. Segundo o pesquisador, o material ainda é bastante duro.
Apesar do verniz em pó de Silva ainda estar restrito ao laboratório, já existem no mercado tintas e vernizes que usam o PET como um de seus componentes.

portal ecodesenvolvimento

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

100 mil em jóias são levados em Bom Despacho

imagem ilustratvia
A separação de um casal pode levado a uma grave consequência, a qual a Policia desconfia de um furto em residencia.

Na noite de quinta-feria, 16, por volta das 23horas, a PM foi acionada na rua Deputado Ribeiro Pena, no bairro Sao Jose. A solicitante informou aos militares que a sua casa havia sido furtada naquele dia.

Conforme o BO, a casa não apresentava sinais de arrombamento. De acordo com a moradora, solicitante, ela se separou do marido recentemente, o qual  possuía as chaves da casa. Foi acionada a pericia para fazer a investigação do caso.

Os policiais continuam no rastreamento do suspeito.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Bom Despacho invade Abaeté no Carnaval

Ed Som
Centenas de bom-despachenses curtem o Carnaval de Abaeté. A maioria deles estão em casas alugadas, sempre andando em grupo. Ontem, alguns marcaram a avenida com um som mecânico formado por dois carros.

De acordo com estimativas da prefeitura local, mais de 50 mil pessoas participaram do show de Michel Teló. "Quem disse que eu não viria aqui ", disse o cantor para o público presente, quando estava em cima do trio elétrico.
.
Amanhã o Abaeté Folia contará com apresentação da dupla João Bosco e Vinicíus.