quinta-feira, 17 de maio de 2012

Hemominas retifica prazo para doação de sangue após vacinação


Os candidatos devem aguardar um prazo de 48 horas após a vacinação para doarem sangue
Fundação Hemominas, acatando a orientação do Ministério da Saúde, informa que alterou o prazo para os cidadãos que foram imunizados com a vacina trivalente - que protege contra três vírus diferentes, incluindo gripe sazonal e Influenza A H1N1 - doarem sangue. Os candidatos devem aguardar um prazo de 48 horas após a vacinação para doarem sangue, e não quatro semanas, como informado anteriormente. A Hemominas solicita aos candidatos que façam a sua doação antes de se vacinarem.
Segundo a Portaria 1.353/2011 do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas. Jovens com 16 e 17 anos, somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site www.hemominas.mg.gov.br.
A idade máxima para a primeira doação de sangue é 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 67 anos.
Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue acessarhttp://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/condicoes_doacao ou ligar para o 155.
Para os jovens, principalmente, o hotsite www.projetonaveia.com.br promove interatividade e participação também na divulgação da doação. Acesse e conheça o Projeto na Veia.
Ag. Minas

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Pesquisadores transformam esgoto em combustível


Já pensou abastecer seu automóvel com... esgoto? Ao que depender da iniciativa de um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, esta será uma realidade palpável em breve.

O estudo foi elaborado pelo National Fuel Cell Reasearch Center, e tenta demonstrar que a solução é um bom combustível de produção local, uma vez que cada cidade pode utilizar seu próprio esgoto, além de reutilizar esses resíduos nocivos ao ambiente.

Os pesquisadores já instalaram um equipamento para demonstrar o processo na estação de tratamento de esgotos de Orange Country. O sistema funciona a partir de biodigestores, nos quais as bactérias quebram os resíduos sólidos e liberam gás metano e dióxido de carbono (CO2).

Os gases então são transportados para uma célula gigante, sendo em seguida transformados em CO2, água e hidrogênio. O hidrogênio puro é utilizado para gerar energia necessária ao funcionamento do próprio sistema e o restante vira combustível.

O sistema está em fase de testes e logo deve ser instalado em outras estações de tratamento.


portal Eco.

domingo, 13 de maio de 2012

Atlético conquista Campeonato Mineiro de forma invicta

Neste domingo, o Atlético Mineiro se tornou o Campeão Mineiro de 2012. O time da Vila Olímpica derrotou o América por 3 a 0 no estádio Indepedência.

Os gols do Galo foram marcados por Seginho, aos 30'' do primeiro tempo e Bernard aos 40'' também na primeira etapa e 30" da segunda etapa da partida.

O time alvinegro vinha sofrendo bastante pressão desde o final de 2011, quando saiu derrotado  para o Cruzeiro por 6 a 1.

Parabéns aos atleticanos!!!