https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : 08/01/2012 - 09/01/2012

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Bondespachenses lamentam mortes de militares na BR 262

A manhã desta sexta-feira acordou triste em Bom Despacho. A notícia da morte de 3 PMs chocou a cidade e se esparramou de uma maneira sutil e tocante ao mesmo tempo. 

O local  do acidente, BR 262, próximo ao Café da Terra,  ficou interditado devido ao caos que a tragédia causou na rodovia. Segundo reportagem da TV Alterosa, o carro que transportava os militares bateu de frente a outro veículo no sentido de Nova Serrana a Bom Despacho. 

Ainda de acordo com a reportagem, familiares de um dos policiais disse que os 3 estavam indo trabalhar em Nova Serrana.  No outro veículo 2 pessoas também morreram. O sepultamento dos militares está marcado para as 18 horas desta sexta-feira em Bom Despacho. 

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Feirão de Carros de BD acontece no próximo mês


 Está quase confirmado para acontecer no próximo mês  em Bom Despacho, o primeiro Feirão de Carros. O evento deverá ser realizado no Parque de Exposições, e contará com uma  grande exposições de veículos, além de praça de alimentação e música ao vivo.
          
Conforme organizadores, Bom Despacho é referência na região em revenda de usados e por  contar com um alto número  de agências, o evento é para valorizar o setor que cresce cada vez mais na cidade. Atualmente, estes estabelecimentos são sempre  visitados semanalmente por moradores de outras cidades.
          
O evento será organizado pelo Jornal Guia Rodas de Divinópolis, que promove o Feirão de Veículos na cidade vizinha. “Bom Despacho é uma cidade que oferece plenas condições de promover um evento como este,   justamente por ter empresários que investem muito neste setor na cidade”, disse Nelson Lopes, organizador.
         
Para a agência interessada em participar, deverá procurar a organização e garantir o seu espaço no Feirão. Os telefones de contato são (37) 9983-2590, 3071-4747 em Divinópolis  e 9953-9853 em Bom Despacho. “O objetivo é mostrar o maior número de carros para o visitante,  e certamente facilitar o negócio entre comprador e vendedor”, afirma Nelson.
          
Como é  novidade, os organizadores querem fazer deste Feirão um evento tradicional da cidade. “ Esperamos  que o público possa apoiar  esta iniciativa, o que gera renda e emprego e aquece a economia local”, explica Nelson.
           

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Encontro vai discutir Políticas Públicas em Bom Despacho

O CREA-MG (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) realiza no dias 28 e 29 de Agosto em  Bom Despacho, um encontro que irá discutir sobre políticas públicas e corresponsabilidade social. Na pauta, também está o Plano Diretor, e outras áreas afins a serem abordadas.

O objetivo do evento é reunir autoridades tecnológicas para elaborarem um diagnósitco local, para áreas de meio ambiente, rodovias mineiras, urbanidade, alimentos e impactos de cuvas.


quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Video mostra congo Estrela do Oriente em procissão da Festa do Rosário em Bom Despacho

O congo  Estrela do Oriente completou 102 anos de historia . Veja partes de como o corte do capitão Luiz Alberto participou da procissão da Festa do Rosário, no dia 20 de agosto em Bom Despacho.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Festa do Rosário termina em Bom Despacho


Sob aos cantos  das vozes dos dançadores e dos tambores, terminou nesta segunda-feira, 20, em  Bom Despacho, a Festa do Rosário. 

Milhares de pessoas compareceram a Praça do Rosário para acompanharem as descida dos mastros de aviso do Reinado. 

Entre os presentes estavam jovens, mulheres e crianças, mas nada se comparou a falta do Congo Moçambique da conhecida Sebastiana, que  ficou de fora da festa.



quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Quantidade de chuva afeta mortalidade infantil, diz pesquisa


Variações na quantidade de chuva causam mais mortes em crianças menores de um ano. A afirmação faz parte de uma pesquisa da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. Realizado pela sanitarista Maria Aparecida Rocha, o estudo foi desenvolvido por meio de uma análise espacial do estado de Pernambuco. A constatação é de que, nas regiões onde a incidência da chuva é acima ou abaixo da média, a mortalidade infantil é maior.

Durante o estudo, 122 municípios foram analisados na região semiárida (área seca, com média pluviométrica menor que 800 milímetros ao ano), e 62 na parte não semiárida (locais úmidos, localizada no entorno da capital e com quantidade de chuva acima da média do estado).

A pesquisadora analisou dados dos últimos 11 anos, selecionou os três anos mais chuvosos e a mesma quantidade dos anos mais secos, além de compará-lo com a taxa de mortalidade, disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. "Tanto nos períodos em que choveu menos do que o esperado para a região, quanto nas regiões onde a chuva superou as expectativas, foi maior a taxa de mortalidade", considerou Maria Aparecida à Exame.

Segundo a sanitarista, a chuva tem um papel decisivo na questão. Ela pondera, no entanto, que não é possível afirmar que somente a chuva seja um fator de risco, uma vez que há outro aspectos que influenciam na mortalidade.
O estudo considerou o dado da Organização Mundial de Saúde (OMS) segundo o qual 88% das causas de diarreia são a ingestão de água contaminada. Com base na informação, a pesquisadora defendeu que o excesso de chuva pode ter levado à uma contaminação maior da água.

"Tanto o déficit quanto o excesso podem levar à uma contaminação. Os dados que encontramos foram surpreendentes, mas a literatura do tema já mostrava que uma grande variação no volume de água afetam os níveis de contaminação da mesma", assegurou.

Maria Aparecida pretende apresentar o estudo à Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco com o objetivo de auxiliar as regiões com situações mais críticas.

portal Eco

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Pátio de Veículos pega fogo em Bom Despacho


O incêndio aconteceu por volta das 23h da noite da última segunda-feira, 13, em Bom Despacho. Segundo o proprietário, cerca de 100 veículos foram queimados, a maioria deles  oriundos de apreensões feitas pela polícia. O pátio está localizado no bairro Babilônia.

De acordo com o BO enviado a redação do Jornal Fique Sabendo, a unidade do Corpo de Bombeiros de Nova Serrana foi acionada para conter o incêndio, que já estava causando graves danos. Uma família, que morava próximo ao local, teve que ser removida.

A maioria dos veículos eram  modelos antigos e apresentavam mal estado de conservação.  

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

PEDREIRO ENCONTRA MAIS DE MEIO QUILO DE CRACK EM CONSTRUÇÃO


Na manhã do dia 03 de Agosto de 2012, quando um pedreiro trabalhava em uma construção no Bairro Novo São Vicente encontrou nos fundos da construção um invólucro contento uma substância estranha. Ao acionar a Polícia Militar foi confirmado tratar-se aproximadamente 580 (quinhentos e oitenta) gramas de crack.
A droga foi recolhida e repassada à Autoridade de Polícia Judiciária de plantão, para demais investigações, haja vista que o invólucro da droga é bastante semelhante a que recentemente foi apreendida nas imediações com outros autores e armas. Demais viaturas continuam no rastreamento dos possíveis autores e quaisquer informações a respeito do proprietário da droga encontrada ou dos supostos autores podem ser repassadas à PMMG através do número 190 ou 181, sem que haja necessidade de se o informante se identifique.


Assessoria de Comunicação Organizacional – 7º BPM.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Cerca de 30% dos cânceres estão relacionados à obesidade, aponta estudo


Uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apontou que cerca de 30% dos cânceres estão relacionados à obesidade. Com foco no câncer colorretal, o estudo desvendou os mecanismos do desenvolvimento desta patologia e identificou que este tipo da doença afeta 30 mil brasileiros por ano, causando oito mil mortes.

De acordo com a análise, quando diagnosticado no estágio inicial, o tumor pode ser curado por meio de cirurgia em 90% dos casos. O estudo teve como base a utilização da inflamação provocada pelo tecido gorduroso do desenvolvimento do câncer colorretal.

Os cientistas injetaram substâncias que induzem o câncer colorretal em quatro grupos de camundongos: os nomeados de controle (magros); os que receberam dietas hipercalóricas; os geneticamente obesos; e os com defesas baixas e câncer.

Os camundongos de controle apresentaram os menores tumores e lesões. Já os grupos de animais que receberam dietas hipercalóricas e os obesos por causa da genética, tiveram tumores em maior quantidade e tamanho. Os resultados comprovaram a tese dos pesquisadores, de que a inflamação da gordura corporal é a grande causadora do câncer colorretal.

Para controlar a inflamação, os cientistas utilizaram uma droga usada em doenças autoimunes. Segundo eles, a substância tem o poder de deter o crescimento do tumor.

"Pode ser que o bloqueio dessa via de sinalização abra possibilidades para novas formas de prevenção, mas outros estudos têm de ser feitos para avaliar a segurança disso em humanos", afirmou à Folha de S. Paulo, José Barreto Carvalheira, professor de oncologia da Unicamp e coordenador do trabalho.

portal Eco

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Brasil disputa o tão sonhado Ouro no futebol

A Seleção Brasileira  venceu por 3 a 0  a Coreia do Sul nesta tarde pela semifinal das Olimpíadas de Londres.  O resultado leva o Brasil a mais uma disputa pelo tão sonhado Ouro.

Os gols da partida foram marcados por Leandro Damião (2) e pelo volante Rômulo. O adversário é o México,  que derrotou o Japão para chegar a final.

O jogo entre Brasil e México acontece no próximo sábado a partir das 11 horas.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Promotor de BD recebe apoio do colega Dr. Luciano

O promotor Dr. Luciano Moreira, que atuou como representante do Ministério Público por 4 anos em Bom Despacho, enviou a redação do Jornal Fique Sabendo uma carta da qual manifesta apoio ao colega Dr. Geovane Avelar Vieira.



Atacar o Promotor de Justiça é atentar contra a democracia
Luciano Moreira de Oliveira
Promotor de Justiça

Foto: Blog do Rosembergue
Lamentavelmente, desde a colonização, o Brasil convive com dois fenômenos extremamente perniciosos para o progresso da nação: o patrimonialismo e o coronelismo. O primeiro caracteriza-se pela confusão entre o público e o privado, levando à utilização dos recursos do Estado pelas elites dirigentes. É pai da corrupção e de toda forma de improbidade administrativa. O segundo evidencia-se pelo controle do poder local por grupos que se valem da violência e da opressão contra seus opositores e se fortalece com a impunidade. Nos tempos modernos, o coronelismo que ainda resiste vê surgir nas áreas urbanas o crescimento de outras formas de poder paralelo, que são oriundas, principalmente, da criminalidade organizada e das milícias.

Em contraponto a esses fenômenos estão a república e a democracia. Umbilicalmente ligadas, república e democracia têm como consequências o fato de que os recursos financeiros e o patrimônio do Estado pertencem ao povo, a quem os governantes devem prestar contas. Além disso, o povo é o verdadeiro soberano e em seu nome deve ser exercida toda forma de poder. Todas as pessoas se submetem a esse poder, manifestado sob a forma da lei, que deve reger igualmente a todos, independente da classe social ou cargo que ocupe.

O Ministério Público é a instituição formatada pelo Estado brasileiro em 1988 para promover a justiça, servir a sociedade, defender a democracia e a república. Ao Promotor de Justiça incumbe fiscalizar o cumprimento da lei pelas pessoas, pelas empresas e até pelo próprio Estado, no interesse da população. Com isso, deve buscar a responsabilização daqueles que afrontam as leis.

O ataque ao patrimônio do Promotor de Justiça Giovani Avelar Vieira, ocorrido em Bom Despacho no último fim de semana, mais que provocar arranhões em seu veículo, atentou contra a sociedade, já que não se trata de querela pessoal ou vandalismo generalizado. Após anos de firme atuação na seara criminal, defendendo os interesses da sociedade, e de um destacado trabalho no processo eleitoral, em favor do regime democrático, trata-se de uma afronta ao membro do Ministério Público.

Talvez o povo ordeiro e acolhedor de Bom Despacho não saiba, mas fato idêntico aconteceu com a 
Promotora de Justiça Ana Carolina Tavares, quando esta passou pela comarca, o que torna a situação ainda mais grave.

Contudo, Dr. Giovani Vieira não se calará. O Ministério Público prosseguirá seu trabalho com a mesma firmeza, independência e equilíbrio, características do trabalho desse Promotor de Justiça. Sabe ele que são “bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados” (Mateus 5,6).

Continue firme e saiba que pode contar comigo nesse trabalho. Minha disposição não é apenas para contigo, mas para com o povo de Bom Despacho, destinatário de suas ações, cidade que passei a admirar depois de quatro anos de convivência. Estou ombreado com você, pois como já disse Jimmy Cliff: “eu prefiro ser um homem livre na minha sepultura, a ser um fantoche ou um escravo”.

Promotor diz ter suspeita de quem arranhou seu carro

Promotor Dr. Geovane Avelar Vieira 
Neste final de semana, o automóvel do promotor Dr. Geovane Avelar Vieira, foi arranhado por vândalos em Bom Despacho. Em conversa com o Jornal Fique Sabendo, o representante do Ministério Público diz ter suspeita de quem foi o autor do crime.

"Nossa equipe está investigando e sabemos quem foi, porém não posso dizer ainda", disse.

Dr. Geovane Avelar Vieira é o atual promotor eleitoral de Bom Despacho e vem se destacando por suas atuações na cidade.


quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Uninter Bom Despacho faz vestibular agendado até 10 de Agosto

Com 4 novos cursos de graduação, o polo do Grupo Uninter de Bom Despacho promove vestibular agendado até o dia 10 de agosto. As novas opções são Administração, Ciências Contábeis, Letras e Gestão de Recursos Humanos. 

O valor das inscrições está  R$ 30,00. As mensalidades estão custando em média R$ 230, 00. Os cursos são  oferecidos a distância, com uma aula ministrada uma vez por semana. O aluno matriculado recebe também  o material didático, para o exercimento de suas atividades curriculares. 

Para saber mais sobre os outros cursos, os interessados devem se informar através dos telefones: 37- 3521-3609 e 0800-702-0500.