sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Cobertura das eleições municipais no Brasil é marcada por violência contra profissionais da imprensa


Depois de um primeiro turno eleitoral tumultuado para jornalistas, que sofreram tentativas de censura eagressões por parte de candidatos ou de seus correligionários, o desfecho das eleições municipais no Brasil, cujo segundo turno ocorreu no último domingo, 28 de outubro, manteve o padrão de violência contra profissionais da imprensa.
Na noite do pleito, uma equipe de reportagem da Rede Gazeta do Espírito Santo foi alvo de agressões de militantes do candidato derrotado à prefeitura de Vila Velha, Neucimar Fraga (PR). O repórter André Falcão e o cinegrafista Wagner Martins sofreram ferimentos, o cinegrafista chegou a desmaiar e foi pisoteado pelas pessoas que estavam no local, de acordo com a CBN. Martins foi socorrido e internado com hematomas na cabeça e em outras partes do corpo, mas recebeu alta nesta segunda, 29 de outubro.
Repórteres da Rádio CBN Vitória também sofreram agressões físicas e um cinegrafista da TV Vitória teve seu equipamento quebrado pelos militantes. Parte da ação foi gravada em vídeo (veja abaixo).
Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a equipe do jornal Correio do Estado foi hostilizada pela militância do candidato eleito prefeito de Campo Grande, deputado estadual Alcides Bernal (PP), durante a apuração dos votos, informou o próprio jornal. Eleitores revoltados ainda chutaram o automóvel do diário.
Repórteres que cobriam a votação do ex-presidente do PT José Genoíno, condenado recentemente no julgamento do escândalo do mensalão, também foram agredidos por militantes do partido. O jornalista Oscar Filho, do programa CQC, da Rede Bandeirantes, foi agredido com vários socos e precisou ser medicado no hospital, segundo o portal Uol.

fonte: Jornalismo das Américas

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Cemig esclarece apagão do dia 31



A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig esclarece que eventuais interrupções acidentais ocorrem, como a que aconteceu no final da tarde de ontem (31/10) em Bom Despacho às 16h03 independentemente dos esforços empreendidos pela Empresa para proteger o sistema elétrico.
A chuva e os ventos de forte intensidade que atingiram a região centro oeste do Estado, durante o final da tarde provocaram a queda de árvores e o lançamento de objetos em direção à rede elétrica, rompendo cabos e causando a interrupção do fornecimento de energia em diversas áreas do município.
A Empresa esclarece que, imediatamente após as ocorrências, técnicos da Companhia iniciaram o atendimento aos clientes, priorizando as situações que envolvem risco de acidentes com terceiros, como cabos e fios partidos.  Também foi priorizado o restabelecimento de serviços essenciais. Em função do grande volume de ocorrências, os trabalhos de restabelecimento contaram com intensa atuação dos técnicos.
A Companhia reitera que às 17h13 grande parte dos clientes já haviam sido restabelecidos. Desde o início da ocorrência as equipes trabalharam para regularizar o fornecimento de energia no menor tempo possível, reduzindo os transtornos à população e às empresas.
A Concessionária informa que para fazer um pedido de ressarcimento relacionado à queima de equipamento, o cliente deve acionar a Cemig por telefone (Fale com a Cemig – número 116), por meio da página na internet ou presencialmente em uma das agências de atendimento, em um prazo de até 90 dias após o dano. Cada caso será avaliado individualmente.
Por fim, a Cemig esclarece que os clientes podem informar a falta de energia por SMS, via celular. Basta mandar um torpedo para o número 29810, digitando “cemig luz”, o nº do cliente e o nº da instalação. Esses números são encontrados na conta de energia. O serviço é gratuito e proporciona mais agilidade no atendimento ao consumidor.  A comunicação também pode ser feita por meio da Agência Virtual via internetwww.cemig.com.br ou pela central de atendimento Fale com a Cemig, no telefone 116.  

Começa mais uma Copa Jornal Fique Sabendo SUB 20 neste final de semana

Operário - Campeão da Copa Jornal Fique Sabendo Sub 20 2011

Em novembro começa mais uma Copa Jornal Fique Sabendo SUB 20, torneio organizado pelo Jornal Fique Sabendo em parceria com o ex-presidente da Liga Municipal Tiago Sabino Jr. A partida de abertura acontece em Martinho Campos, no dia 2 de novembro, entre Abadia e Cristalino. A novidade é que a competição com  duas categorias: Juvenil e Juniores.
          
Esta é a terceira oportunidade que o campeonato será realizado. Desta vez, a competição contará com equipes das cidades de Martinho Campos e Papagaios. Os times participantes são Cristalino e Recreativo de Bom Despacho, Abadia de Martinho Campos e Vasco de Papagaios.
          
Cada equipe poderá inscrever no máximo até 25 jogadores por categoria, com idades de 15 a 20 anos. Os jogos terão início a partir das 14h para a categoria juvenil e 16h para categoria juniores. Os árbitros serão do quadro municipal de Bom Despacho.
         
“Estamos colocando a categoria Juvenil para que os jovens tenham mais oportunidade de mostrarem e desempenharem o seu futebol de forma mais visível”, diz Tiago Sabino Jr, coordenador da copa.
          
Realizada sempre nesta época do ano, a Copa Jornal Fique Sabendo teve em 2010 como campeão o Famorine Esporte Clube e em 2011 o Operário Futebol Clube.
          

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Bom Despacho sofre com altas temperaturas

Os últimos dias tem sido quentes em Bom Despachos. As altas temperaturas levaram inúmeros bondespachenses as lojas para comprarem ventiladores, tanto que o produto dificilmente pode ser encontrado na cidade. 

O site do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) informa que o município terá dias de muito calor nos próximos dias. O mesmo sitio também indica possibilidades de chuva durante o feriado prolongado deste final de semana.

Acesse http://www.cptec.inpe.br/cidades/tempo/901    para obter mais informações.