sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Cemig informa desligamento programado para execução de obras de melhoria em Bom Despacho

A Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig informa que está promovendo melhorias no sistema elétrico do município de Bom Despacho, visando assegurar a qualidade do serviço prestado aos clientes da região.

A Empresa esclarece que para a execução das obras na cidade, é necessário realizar interrupções programadas no fornecimento de energia em alguns pontos, em dias e horários variados. Os clientes das áreas atingidas são informados antecipadamente.

Para a realização das melhorias, serão efetuados desligamentos programados amanhã (15/12) de 08h às 10h30 atingindo parte dos bairros Babilônia, Conjunto Aeroporto, Nossa Senhora de Fátima, Ozanan, Santa Lúcia, Santa Lúcia II, Santo Antônio e Vila Gontijo. Durante esse desligamento será realizada a ligação de 10 novos postes no sistema elétrico que proporcionará melhorias na iluminação pública.


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Adolescentes desenvolvem gerador de energia à base de urina


Portal Eco

Quatro adolescentes nigerianas, entre 14 e 15 anos, desenvolveram um sistema alternativo de geração de energia: um gerador que funciona durante seis horas com um litro de urina. O invento, desenvolvido em um trabalho escolar por Duro-Aina Adebola, Akindele Abiola, Faleke Oluwatoyin e Bello Eniola, foi destaque da Maker Faire Africa 2012, realizado em novembro.

Um botijão de gás, um filtro de água e o dispositivo gerador, produzido a partir de células eletrolíticas, são a receita básica para a confecção do aparelho, que possui um baixo custo de operação.

O dispositivo produz energia ao filtrar a urina, realizando a eletrólise da ureia. O processo funciona da seguinte forma: a urina passa por uma célula eletrolítica, que a divide em moléculas de nitrogênio, hidrogênio e água. Logo depois, os elementos são filtrados novamente e absorvidos por um cilindro, que empurra o hidrogênio para o interior de outro cilindro com líquido. Deste modo, a umidade é retirada e o composto gera eletricidade.

Aplicabilidade

A viabilidade e eficiência do sistema, por se tratar de um trabalho escolar, foram questionadas por alguns especialistas, que viram no alto potencial explosivo do hidrogênio uma séria dificuldade de implantação (uma bomba feita a partir do hidrogênio pode superar 50 vezes a força de uma bomba atômica – como as utilizadas em Hiroshima e Nagasaki).

Apesar disso, o feito das garotas é admirável. Gerardine Botte, a engenheira química que desenvolveu a eletrólise de urina, destacou que o gerador das jovens é “uma maneira única e elegante de tratar restos de urina” com o benefício de “gerar eletricidade”.

Cristalino vence no Juniores e empata no Juvenil pela Copa Jornal Fique Sabendo


Cristalino Juvenil

Abadia Juvenil

Cristalino Juniores

Recreativo Juniores
Ontem, 9, aconteceu a primeira partida da final da Copa Jornal Fique Sabendo de Juvenil e Juniores. O jogo foi realizado no estádio Antônio Leite de Oliveira, no bairro São Vicente. Mais de 200 torcedores compareceram ao campo para acompanhar o confronto do Colorado contra Abadia no sub 17 e contra o Recreativo no Sub 20. 

Na primeira partida do dia, pela categoria juvenil, o Cristalino empatou com Abadia em 1 a 1. Os gols foram marcados sob falhas dos goleiros de ambas equipes. Logo depois, no juniores o Cristalino derrotou o Recreativo por 1 a 0 e com um empate garante o título. No juvenil, o Colorado   precisa vencer para levantar o caneco. 

Os próximos jogos da decisão ocorrerão no distrito do Engenho do Ribeiro as 15 horas para a  categoria juniores e depois em Martinho Campos as 17h30 para a categoria juvenil. 

domingo, 9 de dezembro de 2012

Hoje tem final da Copa Jornal Fique Sabendo

Hoje a tarde acontece a primeira final da Copa Jornal Fique Sabendo de juvenil e juniores. Os jogos serão realizados no estádio Antônio Leite de Oliveira, no bairro São Vicente. 

Na categoria juvenil jogam Cristalino x Abadia  de Martinho Campos a partir das 15h e logo após pela categoria juniores se enfrentam Cristalino x Recreativo do Engenho do Ribeiro. 

 Está a 3ª Copa Jornal Fique Sabendo e conta com o apoio de MM Lanches, Piso e Parede, Vereadores Ricardo Alvarenga e Pedro Paulo, alem de Pedro Paulo Pontes.