Carros elétricos dobráveis integrados aos trens, ônibus e metrô


Amigo leitor, prezada internauta, vocês que sofrem diariamente com as agruras do trânsito de uma grande cidade como São Paulo, por exemplo, travada por engarrafamentos quilométricos e repleta de veículos, imaginem a seguinte situação: poder contar com um sistema de aluguel de um carro elétrico de 2,63 metros de comprimento, com capacidade para dois passageiros e que, uma vez dobrado, encolhe para 1,5 metro. Loucura? Futurismo digno de Hoolywood? Nada disso!

No sentido de minimizar os congestionamentos e otimizar os transportes alternativos, a capital da Alemanha, Berlim, colocará em testes durante 2013 o projeto CityCar, desenvolvido pela start-up espanhola Hiriko em parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), que recebeu investimentos de US$ 87 milhões (cerca de R$ 174 milhões), segundo informações do repórter Marcio Orsolini, do jornal O Estado de S.Paulo.

A novidade chega à Berlim por meio da empresa Deutsche Bahn, administradora dos transportes na cidade, para integrá-lo às redes de trem, metrô, ônibus e bondes. Atualmente, o projeto está em fase de testes na cidade espanhola Vitória-Gasteiz, onde nasceu a ideia.
A velocidade máxima do carro chega a 90 km/h e ele pode ser usado por 120 quilômetros antes de precisar ser novamente ligado na tomada. A recarga dura pouco: em duas horas, o carro já está pronto para nova viagem.
Além da capital alemã, o carro compacto deve chegar a Barcelona, na Espanha, e Malmö, na Suécia, nos próximos anos. Apesar de existirem alguns projetos similares pela região, o CityCar é o primeiro a ser fabricado em larga escala.
Inicialmente, estima-se que serão fabricadas 9 mil unidades anuais até 2015 para que a população o alugue, em um modelo similar ao das bicicletas que também ganham força em São Paulo e boa parte do mundo. Os preços ainda estão indefinidos.
Os carros serão lançados em conjunto com a instalação da infraestrutura de carregamento. "O uso compartilhado de veículos elétricos leves, combinado com as redes de transporte público, pode de fato contribuir significativamente para a redução do congestionamento urbano e a poluição", afirma o engenheiro eletricista norte-americano Praveen Subramani, do MIT, que liderou a equipe de desenvolvimento do CityCar.
Criação do projeto
O projeto foi concebido em 2003, como parte da pesquisa do núcleo de Cidades Inteligentes no MIT, que também desenvolve bicicletas elétricas - essas ainda numa fase anterior à dos carros, mas que também chegarão à população nos próximos anos.

Portal Ecodesenvolvimento.

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