Sete passos para economizar na hora de lavar roupas

Lavar roupa é uma atividade que requer cuidados, pois implica no gasto de grande quantidade de água, energia e tempo. Para evitar todos esses desperdícios, o EcoD listou sete dicas de como economizar nesta prática tão presente na vida das donas de casa. Conheça:


1. Usar mais de uma vez
A roupa não suja de modo instantâneo. Algumas peças, como casacos e calças jeans, podem ser utilizadas mais de uma vez antes de irem para a máquina de lavar. Por isso, avalie as condições das peças antes de jogá-las no cesto de roupa suja e veja se não dá para usá-las mais uma vez.
cesto.jpg
Foto: Sean Freese
2. Planeje as lavagens
Além de analisar o estado das roupas, tente planejar sua lavagem de forma que você possa atingir as cargas completas da máquina de lavar. Ligar este eletrodoméstico uma vez por semana, a depender da quantidade de pessoas que moram na casa, pode ser um bom negócio. Com isso, é possível poupar energia, água (nos caso das máquinas de lavar roupa e louça) e produtos químicos que geralmente são utilizados junto com esses equipamentos.
fria.jpg
Foto: Chris Dillon
3. Água fria
Faça uso de água fria para a limpeza das roupas. É verdade que a água quente pode eliminar a sujeira das roupas de maneira mais fácil e rápida, mas, às vezes, a água fria pode fazer o mesmo. Por isso, evite gastar energia para aquecer a água, invista um pouco mais de tempo para lavar os tecidos com água fria.
molho.jpg
Foto: Secom-BA
4. Roupas de molho
Em vez de usar a tecla “pré-lavar” de sua lavadora, deixe suas roupas de molho dentro de um balde. O efeito é o mesmo e você economizará uma quantidade enorme de energia elétrica e água.
Depois de lavar as roupas, aproveite a água em que estavam de molho e use-a para lavar o quintal ou limpar a calçada. Você aproveita a água, que está praticamente limpa, e deixa de usar centenas de litros desnecessariamente.
5. Máquinas de lavar
Procure uma máquina de lavar roupa que vem com um ciclo de centrifugação prolongada. Ele pode extrair muito mais água de suas roupas em uma boa velocidade. Como resultado, é possível secar as peças no secador em um tempo mais curto e reduzir o consumo de energia, em certa medida. Ou até mesmo secas as roupas ao ar livre.
Além disso, se suas roupas não estiverem muito sujas, prefira usar o modo "suave" da máquina de lavar. Dessa forma, o motor trabalhará menos e você também poupará energia.
6. Retirar roupas da máquina
As roupas esquecidas na máquina de lavar ficam muito amassadas, exigindo mais trabalho e tempo para passar. Com isso, o ferro acaba consumindo muito mais energia elétrica. Por isso, lembre-se de tirar as roupas da máquina assim que a lavagem acabar.
varal.jpg
Foto: Susy Morris
7. Pendure as roupas no varal
Depois de lavar, retire as roupas da máquina e pendure-as em um varal, em vez de colocá-las na secadora. O uso desse tipo de máquina durante seis meses pode significar a emissão de 317 quilos de gás carbônico na atmosfera, além de um alto consumo de energia.
Por isso, prefira o método natural. Encontre um lugar bem arejado e onde bata sol, e monte ali seu varal. Além de gastar menos eletricidade, você ainda evita estragar suas roupas.

Comentários