quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Conta de luz cairá mais que prometido por Dilma, diz fonte


BRASÍLIA, 23 Jan (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff anunciará nesta quarta-feira, em pronunciamento, que a conta de luz cairá mais do que o prometido em setembro passado, com a redução para residências de 18,5 por cento na média, disse à Reuters uma fonte do governo a par do assunto.

Segundo a fonte, que falou sob condição de anonimato, a tarifa de energia para a indústria cairá de 32 a 34 por cento.

A diminuição do custo da energia será possível com a renovação antecipada e onerosa de concessões elétricas que venceriam de 2015 a 2017 e pela redução ou fim de encargos sobre o setor.
Além de ampliar a competitividade da indústria nacional e estimular a economia, o corte maior na conta de luz dará um alívio à inflação --que se encontra sob pressão.
Inicialmente, o governo pretendia garantir uma redução da conta de luz de cerca de 16 por cento para residências e de até 28 por cento para indústrias.
Segundo a fonte, o Tesouro Nacional arcará com os custos implícitos na redução maior da tarifa de energia, com aporte superior a 8 bilhões de reais, contra 3,3 bilhões de reais previstos inicialmente.
As novas tarifas das distribuidoras, já com os descontos, serão votadas na quinta-feira, a partir das 10h, pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em processo de revisão tarifária extraordinária. Os descontos entrarão em vigor em 5 de fevereiro.
A resistência de algumas empresas elétricas em renovar as concessões nos moldes definidos pelo governo, que exigiu redução de cerca de 70 por cento da receita que as companhias tinham com os ativos já amortizados, levantou temores de que Dilma pudesse não entregar o corte de luz como prometido.
As companhias estaduais Cesp, Cemig e Copel optaram por não renovar suas concessões de geração, ficando com os ativos nas condições atuais até o vencimento dos contratos.
fonte: Yahoo

domingo, 20 de janeiro de 2013

Buracos `a Vista

Rua esburacada em um dos bairros da cidade.

Janeiro é considerado o mês que mais chove na região sudeste do Brasil. Minas Gerais é um dos estados que mais sofre com esta época do ano. Em muitas das vezes, os mineiros são obrigados a conviver com a possibilidade de enchentes e de erosões em inúmeras cidades.
        
Bom Despacho não é diferente, e por isso, sempre enfrenta nesta época inúmeros buracos nas ruas da cidade. No final de 2012, o Jornal Fique Sabendo entrou em contato com a Prefeitura, mas como estava em transição de governo a obra teria de ser realizada somente em 2013.
       
De acordo com a reportagem de um jornal local, o atual Secretário de Obras Juliano Toscano, a Operação Tapa Buracos  começará dentro de poucos dias. As primeiras vias a serem atendidas serão a Avenida Amazonas e um trecho da rua Lambari, por apresentarem  um grande número de buracos.
          
Além  dessas ruas no centro, a Secretaria de Obras deverá tapar os buracos das Avenidas Dr. Juca e Av. Governador Valadares no bairro São Vicente,  onde  crateras estão tomando conta das vias . Em muitos casos, motoristas são obrigados a fazerem manobras de risco para desviarem dos buracos.
         
Conforme Juliano, os buracos serão tapados com asfalto quente, dependendo ainda da estiagem de chuvas para não comprometer o trabalho.  Agora é aguardar para ver.

          

Grupo no Facebook homenageia Futebol de Bom Despacho


Foi criado  no site de relacionamentos Facebook o grupo Imagens do Futebol de Bom Despacho e Região. O grupo relembra através de fotos, os  times e os clubes que fizeram e ainda fazem parte da história do esporte local. São momentos que marcaram época do nosso futebol com grandes jogadas e grandes confrontos.
         
No grupo estão fotos de grandes clubes do futebol brasileiro que estiveram presentes em Bom Despacho como o Cruzeiro, América, Atlético-MG e Paraná Clube. As fotos podem ser vistas e comentadas pelos membros do grupo, que são na maioria ex-jogadores e atletas de Bom Despacho.
          
O grupo foi criado pelo desportista Marquinho Couto (Marquinho do blog), que sempre atualiza o grupo com fotos dos times. Para participar,  basta o internauta entrar em Imagens do Futebol de Bom Despacho e região.
          
Além de Bom Despacho, outros clubes da região também estão sendo relembrados como o CAP de Pompeu e São Francisco de Pará de Minas.
         
“O grupo retrata bem o futebol de Bom Despacho. Parabéns Marquinho pela iniciativa”, diz Gabriel Silva (Berbal) , jogador bondespachense que atua em Malta atualmente.