sábado, 15 de junho de 2013

Falta de documentação faz BD perder 3 Unidades de Saúde

Projeto de UBS da cidade da Paraguaçu-MG
Uma notícia postada pelo ex-secretário municipal Elano Ferraz, na rede social Facebook, está repercutindo em Bom Despacho. De acordo com o bondespachense, que atualmente trabalha na prefeitura de Araújos, a cidade perdeu 3 unidades básicas de saúde. 


Em seu relato, Elano afirma que Bom Despacho perdeu 3 Unidades Básicas de Saúde por falta de documentação. "Prefeitura de Bom Despacho PERDE 03 Unidades Básicas de Saúde por falta de envio de documentação. ABSURDO! O Estado está investindo R$ 88.000.000,00 na construção de novas unidades básicas de saúde este ano em toda Minas Gerais. De acordo com a relação publicada no site da Secretaria de Estado de Saúde hoje, a prefeitura de Bom Despacho não enviou toda a documentação necessária e perdeu 03 unidades de saúde! Confiram nas páginas 21 e 23 no arquivo contido no link abaixo: http://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/4601-ses-disponibiliza-lista-das-propostas-recebidas-para-o-2-lote-de-unidade-basica-de-saude-ubs", comentou. 

Em conversa com o Jornal Fique Sabendo, a assessoria de comunicação da Prefeitura, afirma que Bom Despacho ficou impossibilitado de receber as unidades devido o município não apresentar certidão negativa de debito antes de se cadastrar para receber o recurso do governo de estado.

 Ainda de acordo com a AC, as irregularidades na gestao anterior inviabilizou que Bom Despacho pudesse receber o recurso e anunciou a possibilidade da cidade receber a instalação de mais um PSF.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Etapa regional do JEMG em Arcos começa em 24 de junho

Arcos será sede da regional Centro, de 24 a 29/06, do Minas Olímpica Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Cerca de 2.000 mil alunos-atletas participarão nas modalidades de basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez. Serão mais de 200 jogos, envolvendo 137 escolas de 52 municípios.

As cidades participantes são Abaeté, Arcos, Belo Vale, Betim, Bom Despacho, Brumadinho, Caetanópolis, Caeté, Carmo da Mata, Carmo do Cajuru, Cedro do Abaeté, Conceição do Pará, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Cristiano Otoni, Desterro de Entre Rios, Diogo de Vasconcelos, Divinópolis, Esmeraldas, Ibirité, Igarapé, Iguatama, Itabirito, Itaúna, Juatuba, Lagoa da Prata, Lagoa Santa, Luz, Maravilhas, Mariana, Mário Campos, Martinho Campos, Matozinhos, Nova Lima, Nova Serrana, Ouro Branco, Ouro Preto, Pains, Papagaios, Pará de Minas, Piranga, Pitangui, Pompéu, Rio Espera, Sabará, Santa Bárbara, Santa Luzia, São José da Lapa, Sarzedo, Sete Lagoas e Vespasiano.

A abertura oficial será na terça-feira, 25/06, às 19h, no ginásio poliesportivo principal do Parque Municipal de Esportes (PAEME), localizado à rua Efraim Procópio,  s/nº, bairro São José. A concentração das delegações está marcada para as 18h.

Outras informações podem ser obtidas no sítio  jemg.esportes.mg.gov.br ou telefones (31) 3915-4626 / 4625 / 4624.

Programação

A tabela dos jogos podem ser obtidas por meio da página http://jogosescolares.esportes.mg.gov.br/etapa/centro/ .

Jogos Escolares

O JEMG é uma competição esportiva-educacional na qual participam escolas das redes pública e privada, com estudantes do ensino fundamental e médio. Os jogos acontecem nos módulos I, com alunos de 12 a 14 anos, e II, de 15 a 17 anos. É desenvolvida pela SEEJ em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Contato

Lise Costa: (31) 9296-3366 (diretora do programa)
Thiago Oliveira: (31) 9354-5213 (servidor da SEEJ)

Ag. Minas


quarta-feira, 12 de junho de 2013

Prefeitura de BD publica resultado de Enquete que aponta mais de 80% de aprovação do Governo Cabral

Arte produzida pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de BD.
O Jornal Fique Sabendo realizou uma enquete no seu site com intuito de saber a opinião sobre avaliação do Governo Cabral até o momento. O resultado pode ser considerado surpreendente, pois gerou discussão entre membros de grupos no Facebook. A votação contou  393 votos. 

Além desta enquete, o jornal também fez outras enquetes como  ocorreu com a aprovação da revogação da Lei Complementar 22/2011, onde teve centenas de votos, e outra referente ao real situação da saúde de BD. 

A Prefeitura Municipal comemorou o resultado e publicou o resultado em seu site www.bomdespacho.mg.gov.br.

O Jornal Fique Sabendo  estará  sempre realizando enquetes deste perfil para saber a opinião do povo de Bom Despacho.


Veja os resultados: 

Bom - 43 votos (10%)
Ótimo: 289 votos (73%)
Ruim : 26 votos (6%)
Péssimo: 36 votos (9%)

terça-feira, 11 de junho de 2013

Cemig emite nota de esclarecimento sobre apagão do dia 2 de Junho

Nota de esclarecimento

Com relação à matéria “Apagão de energia gera protestos dos bondespachenses” publicada na edição do dia 7/6 do jornal Fique Sabendo, a Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig esclarece que eventuais interrupções acidentais podem ocorrer, como a que aconteceu no dia 02 de junho, domingo, em Bom Despacho, independentemente dos esforços empreendidos pela Empresa para proteger o sistema elétrico.

A Empresa informa que a interrupção que atingiu parte da Vila Militar, das 16h08 às 18h38, foi ocasionada por um cabo partido. Nos bairros Centro, Jardim dos Anjos, Santa Efigênia, Vila Gontijo, Esplanada, Conjunto Pedro Gontijo, Jaraguá, Nossa Senhora de Fatima e Alvorada ocorreram religamentos automáticos – piques de energia – que foram prontamente resolvidos.

Desde o início da ocorrência três equipes trabalharam para regularizar o fornecimento de energia no menor tempo possível, reduzindo os transtornos à população e às empresas.

Danos em aparelhos elétricos

A Companhia esclarece que para fazer um pedido de ressarcimento, o cliente deve acionar a Cemig por telefone (Fale com a Cemig – número 116), por meio do portal da Empresa na internet ou presencialmente em uma das agências de atendimento, em um prazo de até 90 dias após o dano. Nesse contato, o consumidor deve informar qual equipamento foi danificado, marca e modelo do produto, bem como a data e a hora do ocorrido. Todas essas informações são muito importantes para o cadastramento adequado do pedido.

A Cemig tem até 15 dias para analisar se o dano do aparelho foi provocado em decorrência de um problema na rede da Companhia e enviar carta resposta ao cliente. Em caso positivo, o cliente deverá fazer o orçamento de conserto do equipamento em uma oficina e encaminhá-lo para a Cemig. Após a análise do orçamento e sendo este deferido, a Cemig tem 20 dias corridos para realizar o ressarcimento para o cliente, por meio de depósito em conta ou o conserto do aparelho.

Outra situação é caso o aparelho seja de uso essencial, como refrigerador, freezer, cerca elétrica, portão eletrônico ou aqueles destinados à preservação da vida. Nessas ocasiões, o cliente pode providenciar o conserto, antes de a Cemig dar uma resposta. E para ter o direito do ressarcimento, é preciso guardar e apresentar à Empresa todas as notas fiscais do conserto. É com base nessas notas fiscais que o consumidor será restituído. Sem essas notas, ele pode perder o direito de ser ressarcido.

Ainda, segundo estabelecem as normas da Aneel, a Cemig deve ressarcir apenas danos causados por problemas elétricos decorrentes da rede própria da Empresa. Os ressarcimentos realizados respeitam as normas da Resolução Normativa 61 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Por fim, a Conssecionária esclarece que os clientes podem informar a falta de energia por SMS, via celular. Basta mandar um torpedo para o número 29810, digitando “cemig luz”, o nº do cliente e o nº da instalação. Esses números são encontrados na conta de energia. O serviço é gratuito e proporciona mais agilidade no atendimento ao consumidor.  A comunicação também pode ser feita por meio da Agência Virtual via internet www.cemig.com.br ou pela central de atendimento Fale com a Cemig, no telefone 116.  


segunda-feira, 10 de junho de 2013

Cemig dá dicas para garantir o conforto sem estourar a conta de energia

Veja como sua conta de energia pode ficar mais barada 


Com as temperaturas mais baixas e os dias escurecendo mais cedo, chuveiros com a potência máxima, iluminação, aquecedores, torneiras elétricas, e outros itens são ligados por mais tempo. Esta necessidade de um conforto maior, pode elevar os gastos com energia se não forem tomados alguns cuidados. Em alguns casos, o valor da conta de luz, durante períodos de clima mais frio, pode aumentar de 20% até 50%, dependendo do tamanho e dos hábitos das famílias.

Para não abrir mão do conforto, o ideal é ficar atento a utilização dos equipamentos pois um dos maiores motivos do desperdício de energia é o esquecimento e a utilização dos equipamentos por mais tempo que o necessário. É muito comum esquecer lâmpadas acesas em ambientes vazios, carregador de celular na tomada, equipamentos em stand-by, TV ligada sem ninguém assistindo, banhos demorados, etc.
Veja outras dicas da Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig para garantir o conforto, sem ficar com o orçamento apertado: 
Chuveiros e aquecedores:
Considerados os vilões, quando os chuveiros estão com a chave na posição “Inverno” (banhos mais quentes) representam um aumento de 30% no consumo de energia com os banhos.

Dessa forma, de acordo com Valter Hugo Faria, Engenheiro de Comercialização de Energia da Cemig, fazer limpeza periódica dos orifícios de saída de água do chuveiro, não reaproveitar resistências queimadas e tomar um banho em um tempo adequado pode fazer uma boa diferença. “O cliente paga, em média, R$ 0,50 por cada Kilowatt-hora (kWh) consumido. Um banho de 15 minutos considerando um chuveiro com uma potência de 4000 watts gasta exatamente este valor. Mas o que ocorre é que os chuveiros estão com potências cada vez maiores, é comum encontrar chuveiro com potência de 6 a 7 mil watts. Reduzindo pela metade o tempo de banho, pois um banho de 8 minutos é mais que o suficiente para higiene, ao final do mês o consumidor pode economizar R$ 9,00. Em um família de quatro pessoas, a economia pode chegar a R$ 36,00 por mês e a R$ 432,00 no ano” - afirma.


No caso dos aquecedores para água, a dica primordial é ajustar o termostato de acordo com a temperatura ambiente, pois, se esquentar demais e houver necessidade de misturar a água fria, haverá grande desperdício.
Já em relação aos aquecedores de climatização utilizados para aquecer os ambientes em uma casa, evite o desperdício de energia ligando-os apenas em locais com portas e janelas totalmente fechadas e também onde haja pessoas.

Geladeira


Os consumidores devem prestar atenção à geladeira, para evitar elevações exageradas na conta de energia. Além do chuveiro a geladeira é o segundo equipamento que mais consome em uma residência podendo chegar a 30% do consumo residencial. Então o chuveiro e a geladeira são responsáveis por até 60% de toda energia consumida em uma residência. Em terceiro lugar vem a iluminação.

Para economizar, o termostato da geladeira deve estar regulado adequadamente, o que significa menor potência, já que o clima está frio. Além disso, a borracha de vedação precisa estar em bom estado, evitando que o ar quente externo entre para dentro da geladeira.

Iluminação

Como os dias são mais curtos a iluminação pode ficar ligada por mais tempo. Substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas que consomem até 80% menos e também as fluorescentes tubulares de 40 e 20 W muito usadas em cozinhas e áreas de serviço  pelas de 32 W e 16 W. Apenas na redução das potências das lâmpadas obtém-se uma economia de 20% mas a grande economia está nos reatores. Os reatores utilizados nas lâmpadas de 32 e 16 W são 90% mais econômicos que os utilizados nas de 40 e 20 W.

Torneiras elétricas


No caso das torneiras elétricas, elas são de fato um ótimo conforto, mas que consomem bastante energia.
Dessa forma, a dica da Cemig é ensaboar toda a louça (copos, pratos, talheres, panelas, etc) antecipadamente, para depois enxaguá-las de uma só vez. Neste caso além da energia a água também será economizada como ocorre em banhos mais curtos.

O Planeta merece e o seu bolso também.
Para saber mais sobre o uso da energia elétrica sem desperdícios ou solicitar serviços e informações da Cemig, consulte o site:www.cemig.com.br.

Rádio Ativa FM promove evento para comemorar os 238 anos da Polícia Militar

No sábado, 08, a Rádio Ativa Fm promoveu um evento na Praça da Estação para comemorar os 238 anos da Polícia Militar. Para valorizar a festa e a Feira do Produtor Rural, a emissora colocou no palco as presenças das bandas Samba de Buteko, João Marcus e Mauricio e Walter e Vinícius. 

Centenas de pessoas compareceram para prestigiar a festa. "'É importante este tipo de evento para valorizar o que Bom Despacho tem de melhor", lembrou Washington Rodrigues em conversa com o Jornal Fique Sabendo, um dos idealizadores do evento. 

A festa contou com o apoio das empresas Fonte, Casa Freitas, Milla Boutique, Maranello Stihl, Kimassa, Ingrabom, Banco do Brasil, Mr. Shake, Catira Veículos, Churrascaria Trem Assado, Droga Vita Compre Certo, Casa Bela, Jordão Cred, Câmara Municipal e Casa do Eletricista.


POLÍCIA MILITAR PROMOVE PATRULHA ESCOLAR NA PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA


No dia 06 de junho de 2013, o Sargento Rafael e Soldado Alexandre, integrantes da Patrulha Escolar, realizaram uma visita junto a Sra Regina Cássia da Costa Oliveira, Diretora da Escola Estadual Tancredo Neves, localizada no Bairro São Vicente. Esta atividade focada na prevenção criminal e que abrange ao público escolar tem sido muito bem conduzida pelos militares habilitados no desenvolvimento das ações que redundam na prestação eficaz e exitosa nas escolas da cidade.
            
Na oportunidade, a diretora agradeceu o apoio dispensado pelos militares, ressaltando a importância daquela presença que em muito contribui para com a interação junto aos alunos, servindo como consultores de medidas de autoproteção, proporcionando um ambiente de respeito e admiração mútua.



Assessoria de Comunicação Organizacional - 7º BPM

Miss Bom Despacho é eleita MISS BEST NATIONAL COSTUMES

A bondespachense Talita Carvalho, Miss Bom Despacho, foi eleita recentemente Miss Best National Costumes. O concurso aconteceu na Turquia, onde reuniu jovens de alguns países da Europa. A jovem se diz muito feliz com a conquista. 

Leia a carta enviada a redação do Jornal Fique Sabendo: 

MISS BOM DESPACHO OFICIAL TALITA CARVALHO CONQUISTA TÍTULO INTERNACIONAL NA TURQUIA
 

"Após ser eleita MISS  BRASIL SEVEN CONTINENTS fui representar o país em um concurso internacional, que aconteceu do dia 5 à 15 de maio na cidade de Bodrum - Turquia. Concorri com misses de países do mundo inteiro, e fui escolhida dentre elas a MISS BEST NATIONAL COSTUMES! Foi uma experiência incrível e emocionante, com certeza uma grande realização em minha vida,conheci pessoas do mundo todo, fiz amizades,conheci outra cultura completamente diferente da nossa e cidades encantadoras como Londres e Istambul...foi um sonho e acredito que cumpri bem meu papel como Miss Brasil, honrando e destacando o país lá fora. Representei a beleza da MULHER BRASILEIRA, da mineira e também da bondespachense. Levei comigo  a grandeza das serras, a pureza das águas e a beleza dos diamantes! Levei a simplicidade, a alegria, a cultura e o belo!!!
 
Ser a MISS BOM DESPACHO OFICIAL é  motivo de grande orgulho para mim, agora minha felicidade só aumentou depois do título à nível nacional e agora,  internacional também. Tenho enorme prazer em contar um pouquinha da história e da cultura de nossa Cidade Sorriso onde quer que eu esteja. Estas conquistas não são apenas minhas, mas também de toda a cidade...de todos que me apoiaram e que sempre acreditaram em meu potencial.
 
Agradeço em primeiro lugar a Deus, pois fui muito abençoada! Gostaria de agradecer imensamente o carinho,a torcida, as orações e incentivo que recebo da população bondespachense e de nosso prefeito Fernando Cabral em TODOS os concursos que participo, sinto-me lisonjeada e emocionada com os elogios e apoio que recebo sempre de todos.  Também agradeço aos meus patrocinadores de Bom Despacho e de Belo Horizonte, que colaboraram para que este sonho virasse realidade! Essa vitória é nossa, obrigada a todos que de alguma forma fazem parte dessa grande conquista!"
 
Talita Coimbra de Carvalho