sábado, 13 de julho de 2013

Neste final de semana tem rodada do Campeonato Municipal


Neste final de semana acontece a segunda rodada do Campeonato Municipal, torneio promovido pela Liga Municipal de Desportos de Bom Despacho. No sábado, a partir das 13h30, pela categoria Aspirantes jogam Famorine e Esplanada no Estádio Pedro Lino da Costa e as 16h, as duas equipes se enfrentam pela categoria Amador-Adulto. 

E no domingo, acontece Recreativo x Cristalino, confronto agendado  para o estádio Verde Vale no distrito do Engenho do Ribeiro, também pelas categorias Aspirantes e Amador-Adulto.

Servidores fazem protesto em Bom Despacho



Cerca de 60 pessoas, todos funcionários da Prefeitura, foram às ruas de Bom Despacho ontem, sexta-feira, 12, protestarem contra a atual administração do Prefeito Fernando Cabral (PPS). Dentre as reivindicações estava o Processo Seletivo de Professores, em que pede currículo para contratação, além de algumas reclamações referentes `a saúde. Os servidores também reclamaram dos baixos salários pagos. 

Os servidores manifestaram em frente ao Banco do Brasil, e por quase 30 minutos, fecharam a Rua Dr. Miguel Gontijo, principal via de acesso ao centro da cidade. Depois caminharam pela Praça da Matriz até chegarem a Praça da Estação, local onde estava programado o início dos Encontro Nacional dos Motociclistas. 


A Polícia Militar esteve presente para manter a segurança durante o trajeto dos manifestantes. 

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Câmara devolve R$ 200 mil para o município

A Câmara Municipal devolverá R$ 200 mil para os cofres da Prefeitura de Bom Despacho. O dinheiro será para investir em diversos setores como saúde, educação, esporte e também infra-estrutura. O acordo foi aprovado pelos 9 vereadores e pelo prefeito Fernando Cabral. 

Dentro das reivindicações dos parlamentares, estarão ruas a serem pavimentadas e também algumas obras a serem executadas pelo Executivo. "É uma forma e alancar o desenvolvimento de Bom Despacho", disse um dos vereadores em conversa com o Jornal Fique Sabendo. 

Esta será a primeira vez que a Câmara Municipal de Bom Despacho devolve dinheiro para o município. A alternativa é considerada pelo atual prefeito '  resultado de gestão eficiente do Legislativo e do compromisso dos vereadores com o interesse publico”. 

COLÉGIO TIRADENTES PROMOVE FEIRA MOSTRA DO CONHECIMENTO

No dia 05 de julho de 2013, em comemoração ao Centenário de Nascimento de Vinícius de Moraes, o Colégio Tiradentes da PMMG, unidade Bom Despacho, realizou a V Mostra do Conhecimento.
     
O evento cultural aconteceu nas dependências da escola e contou com apresentações musicais, teatrais e exposições de trabalhos durante a manhã e a  tarde.
    
Presenças ilustres prestigiaram a Mostra: a Diretora da DEEAS, a Coronel Rosângela  de Souza Freitas, acompanhada do Chefe  da DEEAS 3, Major Paulo Sérgio da Silva,  conheceram toda a rede física, equipe pedagógica e demais funcionários da escola.
       
Outras presenças ilustres enalteceram o evento: o Senhor Prefeito Fernando Cabral que visitou todos os stands e ouviu as apresentações  interagindo com os alunos; Coronel  Eduardo Campos de Paulo, Comandante da 7ª RPM; Tenente Coronel Wagner Soares de Sant'Ana, Comandante do 7º BPM; Major Elson Geraldo de Andrade, Diretor Administrativo do CTPMMG e Major Rodrigo Teixeira Coimbra, Comandante da 7ª Cia Ind Mat.
         
Na oportunidade, aconteceu também homenagem aos alunos destaques da 1ª etapa cujos pais se fizeram presentes.



Assessoria de Comunicação Organizacional - 7º BPM

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Irmão de Prefeito esclarece projeto em rede social


O irmão do prefeito Fernando Cabral, Marcelo Cabral, publicou na noite desta quinta-feira, um esclarecimento sobre o projeto enviado a Câmara Municipal, que pede a extinção de quinquênios  de servidores municipais. 


De acordo com Marcelo, os quinquênios do Magistério (Educação) nao sao recebidos deste a aprovacao do Plano de Carreira.

Leia a sua versão:



Sobre a extinção do benefícios de servidores.
“Precisa de ler o projeto que ele apresentou por completo. Pra saber como fica "o plano de carreira do servidor". Os servidores municipais da educação não recebe mais quinquênios desde a aprovação do nosso plano de carreira. Nós temos progressão e não quinquênios. Só recebemos os já adquiridos anterior a lei. E o Itamar do jurídico da prefeitura foi quem participou das reuniões com a turma da educação, no gabinete do prefeito ANTERIOR, com a presença dos vereadores, pra nos explicar a legalidade disso. Isso foi em 2009, salvo engano. o VereadorPedro Paulo foi um dos vereadores que apoiou o fim do nosso quinquênio. Porque ele seria contra agora? Se ele achou que era legal e não prejudicaria ninguém, no ultimo mandato, pq ele mudaria o discurso agora? Seria muita incoerência né? E ai ele estaria demonstrando que prejudicou deliberadamente a classe do magistério.”


Servidores prometem protesto nesta sexta


Sindicato Servidores M de BD

Servidores da Prefeitura publicaram na rede social Facebook um comunicado, em que convida todos funcionários do Município para participar de um protesto, marcado em frente ao Banco do Brasil para as 18 horas. 

 "Pessoal na sexta feira dia 12, às 09:30 hs, estaremos sendo sendo entrevistados pelo repórter João Batista da Rádio Difusora. Não percam!! Todos ligados e mais tarde nosso encontro é na manifestação, às 18:00 na porta do Banco do Brasil. A presença de todos vocês é muitoooooooo importante, além de apoio moral precisamos de apoio físico. Bora galera do bem!!!", mensagem escrita pelo Facebook do Sindicato dos Servidores do M. de Bom Despacho.



Prefeito pede extinção de beneficios de Servidores



Na última sessão da Câmara Municipal, realizada dia 24 de junho, a Prefeitura enviou um projeto que pede a extinção de benefícios nos salários dos servidores. O projeto entrou na casa do Legislativo há pouco tempo e já está dando o que falar.

De acordo com o Vereador Mauricio do IMA (PV), 1º secretario, o projeto pede a extinção dos benefícios como Quinquênios, gratificação reconhecida por cada 5 anos de serviços prestado, alem de  outras garantias que rege o estatuto do Servidor Municipal.

No seu quadro, a Prefeitura tem funcionários que recebem ate  menos de 1 salario minimo para prestar serviços para o município. Caso seja aprovado  o projeto do Executivo na Câmara Municipal, muitos Servidores correm o risco de ter sua remuneração  comprometida.

Nesta semana, alguns funcionários da Prefeitura se reuniram para fundar o Sindicato dos Servidores Municipais, uma forma de todos lutarem pelos seus direitos. Na ocasião, a diretoria provisoria lembrou que este projeto esta na Pauta da Câmara Municipal.

Prefeitura pretende construir Área de Embarque e Desembarque de passageiros na Matriz

Exemplo  a ser seguido pela Prefeitura de Bom Despacho. 

Para quem dizia que a Prefeitura iria construir uma rua na Praça da Matriz, parece ter se enganado. A reportagem do jornal Fique Sabendo visitou a Secretaria Municipal  de Obras  e confirmou que existe um projeto para a construção de uma área de embarque e desembarque de passageiros, no local onde existe os pontos de táxi. 

O projeto está sendo elaborado  pela Secretaria Municipal de Obras e poderá ser executado dentro de alguns meses. Para isso, a prefeitura está realizando estudos que possam viabilizar a realização da obra. 

Tudo indica  que será colocado entre os pontos de táxi um ponto de ônibus capaz de abrigar passageiros, como acontece em algumas capitais do Brasil. 

Para o facilitar o tráfego no local, a Prefeitura pretende também construir lombo-faixas de pedestres. 

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Municípios têm até o final de julho para aderir a projeto de horta e gastronomia nas escolas

capa.jpg

Estados e municípios têm até o dia 20 de julho para participar do projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia – formação de agentes para dinamização da alimentação escolar no espaço educativo a partir da gastronomia e sustentabilidade, que tem o objetivo de promover a prática de hábitos alimentares saudáveis.
Serão selecionados 300 municípios de todas as cinco regiões do Brasil. A meta é a formação de 900 a 1.500 agentes multiplicadores, que serão nomeados pelos gestores dos municípios e estados participantes. O projeto é coordenado pelo Centro de Excelência em Turismo (CET) da Universidade de Brasília, e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Com o projeto aprovado, estados e municípios poderão permitir a valorização de ingredientes e receitas regionais, técnicas culinárias de preparo de alimentos, além de usufruir da experiência dos sabores e aromas, impactando positivamente na qualidade sensorial e na apresentação das refeições escolares.

Sobre o projeto

O Educando com a Horta Escolar (PEHE) foi criado em 2004, por meio da cooperação entre o FNDE e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), e aplicado em mais de 20 municípios. O projeto foi elaborado com a intenção de contribuir para a melhoria dos hábitos alimentares dos escolares e da qualidade dos alimentos oferecidos nas escolas.

Em 2012, o FNDE passou a contar com a parceria do Núcleo de Referência em Gastronomia e Alimentação Regional do CET/UNB para revisar a metodologia, que resultou na incorporação de mais um campo de conhecimento: a gastronomia.

O objetivo é promover a educação de crianças, adolescentes e adultos de escolas atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e comunidades do seu entorno, utilizando as hortas escolares como ferramenta e eixo gerador da prática pedagógica na abordagem de temas sobre a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável.

Demais informações sobre o programa podem ser obtidas pela internet ou pelo telefone (61) 3107-6004.
Com informações do Portal Brasil.

Sítio é assalto na BR 262, próximo a Bom Despacho



Foi na noite desta terça-feira, 9, em um  sítio localizado na KM 483 na Br 262, quando 5 homens encapuzados, todos armados invadiram a casa da vítima, um senhor de 48 anos. 

Conforme relatado a Polícia, os autores anunciaram o assalto e pediram para que todos residentes ficassem quietos. Os bandidos ficaram no local durante 2 horas e levaram cerca de R$ 80 mil, além de uma camionete Fiat Strada e outra GM/Silverado, sendo abandonadas logo após  na rodovia. 

A Polícia não prendeu os suspeitos, mas continua fazendo rastreamento. 

Servidores Municipais se reúnem para fundar Sindicato

Mais de 50 funcionários da prefeitura se reuniram na segunda-feira, 08, para discutirem a fundação do Sindicato do Servidor Municipal em Bom Despacho. A reunião contou com o apoio de 4 vereadores. O pré-candidato a Deputado Estadual Fred Ferramenta (PT)  também participou do encontrou e garantiu total apoio aos fundadores. 

"Estamos fundando o Sindicato, com o intuito de fortalecer os nossos direitos como servidor. A sua fundação nos ajudaria a buscar mais melhorias e benefícios para nós funcionários do município de Bom Despacho", disse um dos servidores que esteve presente a reunião em conversa com o jornal Fique Sabendo. 

A fundação do Sindicato do Servidor em Bom Despacho está sendo muito discutida em vários bastidores da Prefeitura. Sua criação, para muitos,  é um avanço para o serviço público de BD que atualmente está desmotivado.  

Os vereadores presentes foram Pedro Paulo (PDT), Dr. Fernando Lamounier (PHS), Maurício do Ima (PV) e Zé Ivo (PHS). 

Código de Posturas poderá sofrer mudanças, diz Vereador

O polêmico Código de Posturas Municipais, projeto do Prefeito Fernando Cabral enviado a Câmara Municipal para votação, poderá sofrer mudanças. Quem diz é o  vereador Pedro Paulo Paiva (PDT),  membro da Comissão de Justiça, Redação e Orçamento, que analisa o projeto. 

De acordo com PP, o Código de Posturas poderá sofrer inúmeras alterações, isso para que evite abuso de Poder do Município. "Seria importante para município, a aprovação do projeto  desde que não haja autoridade em demasia por parte do Executivo", disse em conversa com o Jornal Fique Sabendo. 

Ainda conforme o vereador, o Código de Posturas Municipais terá mudanças que serão benéficas para população principalmente. O edil afirmou que as mudanças no código tirarão muitas multas abusivas, como por exemplo, o valor de R$ 600, 00 cobrado ao cidadão que colocar o saco de lixo fora do horário de coleta do caminhão. 

Desde quando passou a ser pauta na Câmara Municipal, o Código de Posturas entrou de vez na rotina de inúmeros comentários na rede social Facebook. Com mais de 300 artigos, o conjunto de normas promete muita fiscalização, caso seja realmente  aprovado pelos vereadores. 



domingo, 7 de julho de 2013

Homem é executado a tiros em Bom Despacho



O corpo de Renato Sávio da Cruz, 24 anos, foi encontrado num matagal próximo ao  Bairro São Vicente em Bom Despacho, neste sábado a noite, 6 de julho.  O jovem foi encontrado em um trilha e de acordo com a Polícia, apresentava 2 perfurações a bala. Os policias também acreditam que o local onde foi localizado o corpo, seria bastante frequentado por usuários de drogas.

A Polícia Civil está investigando o caso, e até o momento, não indiciou  suspeitos pela autoria do crime.

fonte: Blog do Experidião http://www.experidiao.com/2013/07/mais-um-homem-e-executado-tiros-em-bom.html