sábado, 24 de agosto de 2013

Empate garante Tricolor na Ponta do Municipal

foto: Marquinho do Blog
Neste sábado a tarde, 24, a Associação recebeu o Esplanada no estadio Chico Marques. O equilíbrio mostrou porque as duas equipes são as melhores da competição. O empate de 1 a 1 garantiu o Tricolor na ponta da tabela com 14 pontos, 2 a mais que o Esplanada. 

O jogo ficou marcado pela disputa dentro de campo, onde os jogadores brigavam por cada bola. Em um lance dentro da grande área,  o centroavante Guilherme da Associação abriu o placar numa falha de marcação da defesa do Esplanda. Mas o Celeste tem um dos melhores jogadores do futebol de Bom Despacho, Lelinho, que acertou um chute faltando 7 minutos para o fim da partida.

Polemica

    O arbitro Tiago Sabino Jr obrigou a todos da imprensa a trabalharem de calca  . No entanto, a sua arbitragem dentro de campo acabou sendo questionada por ambas equipes. Ou seja, simplesmente esqueceu que foi para apitar e não para organizar uma partida de futebol.   

Vereador Dr. Fernando confirma denúncia em entrevista


O vereador Dr. Fernando Lamounier (PHS) confirmou a denuncia que fez no plenário no ultimo dia 12, referente ao gasto de lanches feitos pela Prefeitura. A confirmação aconteceu  neste sábado em entrevista concedida ao Programa Resenha da Cidade da Rádio Difusora AM. O presidente da Câmara Municipal ainda afirmou que se preocupa muito com a pediatria de Bom Despacho. 

"Eu confirmou aqui o que eu disse no Plenário. Existem prioridades para serem feitas na nossa cidade. A pediatria precisa de investimentos", disse Lamounier. 

O valor dos lanches que chegam a quase R$ 70 mil   está causando bastante repercussão, tanto que o Prefeito Fernando Cabral (PPS) foi a mesma radio para esclarecer o assunto.

O vídeo foi editado pelo radialista Rosemberg Rodrigues. 



sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Campanha para atualizar caderneta de vacinação começa neste sábado



Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Amanhã (24) será o dia de mobilização nacional da campanha para atualizar a caderneta de vacinação das crianças menores de 5 anos. A campanha se estende até o próximo dia 30. Todas as vacinas do calendário básico estarão disponíveis. O alerta para os pais é que a criança que não completar o esquema de cada vacina, não fica totalmente protegida.
A campanha vai mobilizar 34 mil postos fixos de vacinação, além dos volantes, e 350 mil profissionais de saúde. Ao levar as crianças aos postos de saúde é importante que os pais estejam com a caderneta de vacinação. Mesmo que não tenham o documento, os responsáveis não devem deixar de participar da campanha. Caso não haja no posto registro de quando a criança recebeu a última vacina, serão seguidos os protocolos de atualização de acordo com a faixa etária.
As vacinas que estarão disponíveis nos postos são: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). A ação ocorre em parceria entre o Ministério da Saúde, as secretarias estaduais e municipais de Saúde.
As crianças poderão receber também a suplementação da vitamina A para crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos, que moram nas regiões Norte e Nordeste e em municípios prioritários do Plano Brasil sem Miséria. O complemento contribui para reduzir o risco de morte por diarreia e ajuda no desenvolvimento das crianças.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Copa Força Jovem começa hoje às 19h no Miguel Gontijo

     Começam nesta quinta-feira, 22/8, os jogos da 2ª Copa Força Jovem, realizada pela Prefeitura e o grupo Força Jovem para integrar jovens e adultos através do esporte.




     Equipes do Ipê Campestre Clube, São Vicente, Ana Rosa (CAIC), Força Jovem, Tiro de Guerra e Servidores da Prefeitura disputarão os jogos, que serão realizados no ginásio poliesportivo da Escola Miguel Gontijo.
       Nos dias 22 e 23/8 os jogos serão realizados de 19h às 22h. No sábado, 24/8, acontecerão de 14h às 18h.
O evento tem apoio do Vap Supermercados, que premiará o artilheiro e o goleiro menos vazado na Copa.


Confira a tabela dos jogos:
Quinta-Feira – Dia 22/8

Nº JogoHorárioEquipe 1Equipe 2
0119h00minTiro de GuerraPrefeitura
0220h00minCAICForça Jovem
0321h00minTiro de GuerraIpê Campestre

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Declaração do Prefeito Fernando Cabral repercute em rede social

Prefeito diz que o Governo não é culpado pelo atual momento da educação e sim os professores


Clique aqui para ler
O prefeito Fernando Cabral (PPS) de Bom Despacho deu uma declaração polêmica nos último dias. O mandatário chegou a publicar uma carta em uma reportagem do site Folha Social, do qual diz que o Governo não é culpado pelo atual momento da educação no Brasil. O chefe do Executivo também disse que os pais têm a responsabilidade de acompanhar o rendimento dos filhos na escola. 

Entre verdades ou não, o comentário foi postado em um dos grupos mais debatidos do Facebook, o Reclame Aqui. "Essa carta é de chorar. Até nos chama de coniventes com vandalismo. Conivente com coisas erradas é a prefeitura. Ela é quem cobra taxa de lixo sem recolher o lixo. A prefeitura é quem alega precisar de um ano para consertar uma fiação de escola rural. E, quando a gente reclama, diz que é pq vai fazer outra escola nova...aham. Só faltou dizer que vai fazer escola com xópin, estacionamento e aifone para todos os alunos lá no Mato Seco. E sem asfalto, para ficar mais tropicalista", disse Lúcio Emílio do Espírito Santo Jr, professor da rede pública de ensino. 
  

Paulo Cleomar, outro membro  do Grupo Reclame Aqui, disse que 'ele é o telhado e não a pedra', se referindo de quando o prefeito exercia o papel  vereador de oposição. Fernando ainda quando candidato dizia outra coisa em relação os professores. Uma de suas propostas foi colocar o salário do professor da rede municipal 5% acima do Piso Nacional.

A verdade é que a maior parte da classe anda descontente com o Prefeito Fernando Cabral na cidade. Um dos motivos foi ter realizado processo seletivo no meio ano  via currículo. Vários educadores chegaram ir às ruas protestar contra o atual mandatário por causa deste ato, alegando falta de transparência.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Milhares acompanham Procissão da Festa de Nsª. do Rosário em BD

Os tambores e os pandeiros tomaram conta da avenida das Palmeiras ontem, 18, em Bom Despacho. O som destes instrumentos misturados a fé de inúmeros congadeiros, juntou-se há  uma multidão que também acompanhou a tradicional Procissão de Nossa Senhora da Rosário até a Praça da Matriz. 

Todos anos, a procissão da Festa de Nossa Senhora do Rosário chama atenção de quem a acompanha. São Congadeiros, pagadores de promessa e cânticos, algo que diferencia e agrada  uma das datas mais marcantes da cultura de Bom Despacho. 

Nem mesmo a falta de apoio derruba esta tradicional festa, realizada há de 150 anos na cidade. Uma história contada por quem participa. 

Nesta segunda-feira, 19,  acontece o descenso dos mastros de avisos para simbolizar o encerramento da Festa.   Existe a expectativa de mais 5 mil pessoas para presenciar a cerimônia. 

Falta de Banheiros Químicos

     Todos os anos é evidente a falta de banheiros químicos na Festa de Nossa Senhora do Rosário. Como é uma festa religiosa, centenas de pessoas tem que procurar estabelecimentos comercias ou até mesmo residências  para fazer as suas necessidades, algo que gera desconforto para os frequentadores do evento.  

domingo, 18 de agosto de 2013

Estudo mostra que idosos têm 3,7 vezes mais risco de desnutrição



Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – Um estudo feito pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual mostrou que os idosos têm 3,7 vezes mais risco de desnutrição do que os pacientes adultos. Foram analisados dados de 950 pacientes, entre homens e mulheres, acima de 18 anos de idade, internados no Serviço de Cardiologia do Hospital do Servidor Público Estadual.
Depois de analisar dados sobre peso e altura para determinar o Índice de Massa Corpórea dos idosos, de acordo com o especificado pela Organização Mundial de Saúde, o resultado apontou que 46,3% dos casos tinham risco de desnutrição. Nos pacientes com mais de 60 anos o risco foi 53% e nos adultos 23%.
Segundo a nutricionista Erica Moura Fernandes, do Serviço de Nutrição e Dietética do hospital do servidor, o risco de desnutrição nos idosos é maior porque eles costumam desenvolver problemas de coração a partir dos 60 anos de idade. “São vários fatores que interferem no aparecimento da desnutrição, como baixa ingestão de alimentos, complicações relacionadas a doenças cardiovasculares, idade avançada e perda de peso involuntária”, disse.
O fato de viverem sozinhos também interfere na nutrição, explicou Erica, pois muitos dos idosos são responsáveis por comprar seus próprios alimentos e prepará-los. Outros não se alimentam bem porque não têm próteses ou sofrem com ausência de dentes. “Com a dificuldade para mastigar, o idoso não come carne, fonte importante para a boa qualidade nutricional. Normalmente, idosos também tomam muitos remédios o que altera seu paladar, diminuindo a vontade de comer”.
Outro fator que interfere na alimentação é a viuvez, que muitas vezes leva o idoso à depressão, estado emocional que diminui a fome. Além disso, a nutricionista destacou o baixo poder aquisitivo da grande maioria dos idosos, que são aposentados, e recebem um benefício baixo para suas necessidades. “Eles têm que priorizar a compra dos medicamentos e não conseguem comprar os alimentos adequados”. A queda da capacidade cognitiva também pode levar o idoso a se alimentar mal. “Muitos não podem ir até o fogão e dependem de alguém para preparar sua comida, e nem sempre isso é possível”.
Devido a esses fatores a possibilidade de o idoso desenvolver desnutrição é maior, e Erica ressaltou que quando os pacientes chegam ao hospital estão bastante debilitados. “Normalmente os cardiopatas chegam a enfartar ou a ter complicações, geralmente porque não têm uma alimentação adequada. Quando chegam ao hospital são submetidos a uma dieta diferente, com pouco sal e restrições, o que interfere na aceitação alimentar”.
Erica explicou que o paciente cardiopata precisa de mais energia para digerir os alimentos, o que o faz entrar em hipermetabolismo. “Isso também pode provocar a desnutrição porque ele consome muito mais nutrientes do que uma pessoa normal”. A cardiopatia também causa inchaços o que provocam má absorção de nutrientes, resultando na desnutrição. “O paciente que está inchado tem ma sensação de plenitude gástrica, ou seja, come mas não consegue aceitar o alimento”.
A nutricionista ressaltou que é importante identificar a desnutrição assim que o paciente chega ao hospital para assim determinar a alimentação adequada durante a internação e depois da alta.


Goleada mantém Associação líder da categoria amador-adulto do Municipal


Com a goleada de 7 a 0 sobre o Cristalino, partida realizada na tarde de sábado, 17, a Associação se manteve lider isolada do Campeonato Municipal com 13 pontos. O resultado também garantiu o Tricolor na próxima fase da competição, que definirá os 4 semifinalistas. 



No outro jogo da rodada, o Esplanada derrotou o Recreativo por 3 a 2, e se manteve na segunda colocação com 11 pontos. O Celeste perdeu Biano no final de primeiro tempo e jogou com um jogador a menos em campo até final da segunda etapa. 

O Famorine folgou na rodada e seu próximo jogo está marcado para próximo final de semana no Distrito do Engenho Ribeiro contra o Recreativo, jogo que promete ser decisivo, pois nenhuma das equipes pode perder. 

Este ano o  Campeonato Municipal é disputado por 5 equipes. São elas Associação, Cristalino, Esplanada, Famorine e Recreativo. 

Veja a classificação da categoria amador-adulto: 

1º Associação - 13 pontos - (4 V, 1 E, 0 D)
2º Esplanada - 11 pontos -   (3 V, 2 E,  0 D)
3º Cristalino - 4 pontos -      (1 V,  1 E, 3 D)
4º Recreativo - 3 pontos -    ( 0 V, 3 E, 2 D)
5º Famorine - 1 ponto -         ( 0 V, 1 E, 3 D)

*V - Vitoria, E - Empate e D - Derrota)