sábado, 2 de novembro de 2013

Neste Domingo tem Decisão do Campeonato Municipal 2013

Neste domingo, 03, a partir das 14h30 começa a ser decidido a Final da Campeonato Municipal de 2013. O título será disputado na duas categorias por Esplanada e Associação no estádio Chico Marques. Na categoria aspirantes, o Celeste leva vantagem, e na categoria amador, o Tricolor a  detém sobre o rival. 

Na primeira partida da final, realizada na semana passada, pela  categoria Aspirantes o Celeste derrotou a Associação por 2 a 1. O resultado de empate no segundo jogo dá o título de campeão ao Esplanada. Já pelo Amador, a situação é diferente, isso porque o Tricolor venceu o Esplanada por 2 a 0, e pode perder pelo mesmo placar, que levantará o caneco. 

A equipe Camisa 10 da Rádio Ativa FM transmite os jogos a partir das 15 horas. 

Visitantes questionam o descuido com os Cemitérios de Bom Despacho

 Dia 2 de Novembro  é dia Finados, e por isso, muitas pessoas tendem a ir aos cemitérios para visitar os entes queridos que já faleceram. Como inúmeros vão às sepulturas prestar as suas homenagens, sempre existe alguém questionando o descuido com os locais de sepultamento. 

Na rede social Facebook, bondespachenses postaram fotos de como estão os cemitérios da Saudade e o Parque da Esperança no momento. "É um lamento. Se vc descobrir me conta que quero perguntar pro "ordinário(a)" pq o descaso com os cemitérios?! Tenho muita dificuldade pra chegar nos túmulos  dos meus entes queridos. Está vergonhoso, desrespeitoso", criticou a advogada Dr. Rita Alessandra no Grupo Reclame Aqui Sem Politicagem e Sem Censura.


Em alguns casos, túmulos estão abertos e também com matos aos arredores. 

Alimento e aluguel puxam inflação

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) atingiu 0,55%, no fechamento de outubro, com alta de 0,06 ponto percentual em relação à última apuração (0,49%) e 0,17 ponto percentual acima do índice registrado na primeira semana do mês (0,38%). No ano, a taxa acumula alta de 4,20% e, em 12 meses, 5,36%.
A pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre)da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostra que seis dos oito grupos apurados tiveram aumento maior do que o registrado na terceira prévia do mês. O índice mais alto foi constatado no item alimentação que subiu de 0,79% para 0,93% com destaque para as hortaliças e legumes com elevação de 0,91% ante uma queda de 4,34%.
Ocorreram acréscimos também em saúde e cuidados pessoais (de 0,43% para 0,57%), despesas diversas (de 0,14% para 0,25%), comunicação (de 0,38% para 0,47%), habitação (de 0,57% para 0,58%) e educação, leitura e recreação (de 0,49% para 0,50%).
Os cinco itens que mais influenciaram o aumento do IPC-S foram: tomate (de 15,82% para 24,76%), o aluguel residencial (de 0,77% para 0,80%), refeições em bares e restaurantes (de 0,62% para 0,44%), plano seguro-saúde (de 0,67% para 0,67%) e tangerina (de 22,19% para 34,80%).

O impacto desses aumentos, no entanto, foram minimizados pelo recuo de 0,01% em transporte ante uma alta de 0,02%. Nesse grupo, os serviços de oficina subiram de 1,04% para 0,51%, e a gasolina teve queda de 0,63% ante um recuo de 0,70%. Além disso, na classe vestuário houve um decréscimo com a taxa passando de 0,75% para 0,72% sob o efeito, principalmente, dos calçados (de 0,43% para 0,23%).

Programa do Gato estreia dia 16 na TVI de Pará de Minas

Estreia dia 16 de novembro a partir das 16 horas, no canal 11 da TVI de Pará de Minas, o Programa do Gato apresentado pelo radialista Maurício Reis, diretor da Rádio Cidade. A produção irá contar com 40 profissionais, entre músicos, bailarinos e cinegrafistas. 

Antes mesmo da estreia, o Programa do Gato está gerando expectativas, uma vez que o apresentador Mauricio Reis, vem divulgando-o através das redes sociais há algum tempo. "É  uma parceria da Radio Cidade com a  TV Integração de Para de Minas", disse Mauricio em conversa com o Jornal Fique Sabendo. 

O programa será exibido aos sábados, mas segundo o apresentador, o objetivo é produzi-lo diariamente. O  seu roteiro conta entrevistas, bandas de músicas e debates, além de brincadeiras  entre convidados.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Ossada encontrada na zona rural de BD indica ser do desaparecido João Tininho, diz Polícia

João Tininho, desparecido desde 2011. 
Na última quarta-feira, 30, foi encontrada uma ossada na zona rural de Bom Despacho. Tudo indica que pode ser de João Batista Gontijo, 68 anos, desaparecido desde 2011. De acordo com a Polícia, os ossos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML), para que seja realizado o exame antropológico e futuro exame de DNA de material biológico dos familiares do popular João Tininho. 

A ossada foi encontrada pelo filho do desaparecido Edmar Antônio Gontijo, que desde o sumiço do Pai, não deixou de procurá-lo. "Tudo indica que  a ossada seja de meu Pai",  disse em conversa com o Jornal Fique Sabendo. 

A ossada foi encontrada numa carvoaria abandonada, que fica há cerca de 2 km da residência de João. Junto com os ossos, estavam um par de chinelos geralmente usados pelo desaparecido, além de uma calça que também poderia ser dele. 

A Polícia Civil  não confirma se a ossada encontrada é a de João de Tininho. O resultado da identificação da ossada e da causa da morte pode  ser comprovado em até 30 dias. A família  espera que seja anunciado em menos tempo.  

A  Polícia instaurou o inquérito em 2011 e trabalhou com a hipótese de homicídio. O surgimento da ossada pode dar um desfecho no caso. "Ainda não podemos confirmar se a ossada encontrada é do desaparecido João Tininho, porém há indícios de que seja ", destacou o Delegado Regional Dr. Ivan José Lopes. 

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Inep divulga gabarito do Enem



Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem consultar o gabarito na internet.  O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acaba de divulgar as repostas dos cadernos de prova. A previsão era que o gabarito fosse divulgado até amanhã (30). O resultado final do exame será divulgado apenas na primeira semana de janeiro. 
Mesmo com o gabarito em mãos os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram, porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos e o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.
Nas redes sociais, durante a tarde, a ansiedade era grande: "quarta-feira chega logoo... #gabaritoenem", escreveu uma usuária do Facebook. Muitos recorreram a gabaritos extraoficiais de cursinhos ou veículos de comunicação. Alguns ficaram satisfeitos, outros, nem tanto: "Arrasada! #gabaritoenem", comentou uma usuária do Twitter.
O Enem foi aplicado no último final de semana a mais de 5 milhões de estudantes em 1,1 mil cidades em todo o país. No primeiro dia (26), eles responderam a 90 questões a questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza (química, física e biologia). No segundo dia (27), foram 180 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, além da redação.

APAE assina convênio para compra de aparelho de Audiometria

Na manhã da última segunda-feira, 28, o presidente da APAE (Associação de Pais e Amigos Excepcionais) de Bom Despacho Tarcísio Paulo assinou um convênio para o recebimento de R$ 26.500, 00 do Governo de Estado.  O recurso  a será  utilizado na compra de um aparelho de audiometria e  cadeira de rodas. 

A verba está sendo enviada pelo Deputado Estadual Arlem Santiago (PTB), que contactou o vereador Dr. Fernando Lamounier , sobre o recurso  para  a entidade de Bom Despacho. "A compra do aparelho de audiometria ajudará muito no tratamento de nossos alunos e também à população que precisa deste serviço em  Bom Despacho" , destacou Tarcísio. 

Em agosto, o vereador Dr. Fernando Lamounier anunciou o encaminhamento do recurso para Bom Despacho, além de outros benefícios adquiridos junto aos  deputados Rafael Tolentino e Dr. Grillo.  

A assinatura do convênio aconteceu na sede da APAE em Bom Despacho. Na ocasião, estiveram presentes o vereador Dr. Fernando Lamounier, o assessor parlamentar Luís Cláudio, além de funcionários da entidade. 

domingo, 27 de outubro de 2013

ALUNOS DO COLÉGIO TIRADENTES DE BD SÃO PREMIADOS NA MOSTRA DE CIÊNCIA DA UFMG


No dia 05 de setembro de 2013, dois grupos de alunos da 1ª Série do Ensino Médio do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, Unidade Bom Despacho, apresentaram os trabalhos de ciências na Universidade Federal de Minas Gerais em Belo Horizonte com os projetos “A Sinuca e a Física” e “O Futebol e a Ciência”. 

         
No dia 11 de outubro de 2013 a UFMG divulgou os resultados de classificação dos projetos e apresentações que mais se destacaram. O projeto “A Sinuca e a Física”, criado e apresentado pelos alunos Caio Augusto de Faria, Clarisse Cristina Silva Morato, José Ronaldo Pereira Júnior e Júlia Bárbara Silva Gonzaga, que foram coordenados pela Professora de Ciências Jaqueline e orientados pelo Professor de Física Daniel, ficou classificado em 2º (segundo) lugar na categoria “Investigativa”, entre dezenas de projetos apresentados. Os alunos serão premiados com 03 bolsas de “Iniciação Científica Júnior”, oferecidas pela UFMG e a entrega dos prêmios será no mês de novembro/2013 em data a ser marcada pela Universidade. 



                                                      Assessoria de Comunicação Organizacional do 7° BPM