sábado, 30 de novembro de 2013

Acidente deixa 5 feridos na Br 262


Hoje por volta das 6h30, ocorreu um acidente na BR 262, próximo ao Café da Terra. De acordo com o socorrista da ambulância, 5 pessoas ficaram feridas, 2 em estado grave. 

Ainda conforme o socorrista, o acidente aconteceu porque uma carreta atravessou na frente de uma  caminhonete   S10 com placa de Lagoa da Prata (MG)

O acidente levou três pessoas para o Pronto Atendimento de Bom Despacho, enquanto as outras duas  foram encaminhadas para Belo Horizonte. 






sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Internauta não perdoa e publica Charge que critica atual situação das ruas de BD

Quando era vereador, o Prefeito Fernando Cabral publicava charges constantemente na sua coluna semanal. O objetivo foi expor em muitas oportunidades  a situação de como estava Bom Despacho, na época administrada pelo ex-prefeito Haroldo Queiroz.  Os desenhos, considerados interessantes, se tornou um dos fatores positivos para a sua campanha  eleitoral. 

Como Bom Despacho está passando por um grande período chuvoso, inúmeros buracos começam aparecer nas principais vias da cidade. Com isso, vários carros podem ser danificados e provavelmente serem levados `a manutenção. 

Recentemente, um internauta publicou uma charge na rede social Facebook, que critica a atual situação das ruas de Bom Despacho.  O link já tem 911 compartilhamentos. 

Mostra de Profissões da FACEB/Unipac reuniu cerca de 2 mil estudantes


Estudantes de diversas escolas do centro-oeste mineiro visitaram a Mostra de Profissões da FACEB/Unipac Bom Despacho no dia 23/11/13 para fazerem uma escolha consciente para a carreira.

No sábado, 23 de novembro de 2013, das 8h às 12h, a faculdade recebeu estudantes do ensino médio de escolas de toda a região do centro-oeste de Minas que estiveram aqui para conhecerem um pouco mais sobre as opções dos cursos de graduação da FACEB/Unipac e dos cursos técnicos oferecidos pela FACEB. 

Os coordenadores de cursos, professores, graduandos, colaboradores e a Diretoria da instituição receberam os visitantes e esclareceram dúvidas sobre as variadas opções para a carreira dos estudantes. Durante a visita os estudantes do ensino médio percorrem salas de aulas, laboratórios e demais espaços da instituição onde acontecem as aulas práticas para conhecerem e se informarem melhor sobre a escolha do curso que prestarão vestibular. 

De acordo com a vice-diretora acadêmica da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho, Samira Maria Araújo, para o jovem do ensino médio tomar a decisão sobre qual profissão seguir é preciso estar ciente de suas expectativas, trocar ideias com a família, pensar muito, conhecer bem a faculdade, o curso e o mercado de trabalho. “Não dá para escolher no escuro, só pelo nome ou o preço da mensalidade. Tem que analisar a proposta pedagógica, conversar com profissionais da área, verificar o que é feito pela instituição, os seus resultados e avaliar se esta proposta atende ao seu perfil”, pontua. Ela ressaltou ainda que a Mostra de Profissões contribui muito neste momento, pois permite ao estudante a comparação entre um leque de opções, deixando o aluno bem informado para a escolha consciente. "O nosso objetivo é facilitar o acesso às informações sobre o curso, discutir o melhor projeto que atenda aos jovens para que sejam felizes na profissão escolhida e façam um amanhã melhor para nossa comunidade”, finaliza Samira.

Para a Diretora Pedagógica do Instituto Técnico Agrícola da EPAMIG de Pitangui, Luci Maria Lobato, as diretoras de escolas precisam motivar os seus alunos a participarem de mostras como estas para que eles façam a escola certa. Ela disse que aproveitou para trazer o filho à mostra de profissões da faculdade e parabenizou a FACEB/Unipac pela Mostra. 

O Vice-Diretor da E.E. Dr. Edgardo da Cunha de Abaeté/MG, Marlon José de Oliveira, explicou a importância da participação do estudante do 3º ano neste tipo de evento. “Este é um momento de decisão para que tenham contato com todos os cursos, além de conhecerem as diferentes áreas de atuação e tirarem suas dúvidas sobre o curso e a área de atuação do profissional.

A aluna do 3º ano da E.E. Dr. Edgardo da Cunha, Claudiana dos Santos Lima, já se decidiu sobre o curso de graduação que prestará  vestibular. “Me decidi pelo curso de Fisioterapia, a mostra de profissões é importante pois ajuda-nos a conhecermos mais sobre os cursos e termos certeza na hora de inscrevermos para o vestibular”. 

A Mostra de Profissões da  gratuito e aberto a todos os alunos do ensino médio de Bom Despacho e da região centro-oeste de minas que receberam o convite para a mostra de profissões durante visita da equipe da FACEB/Unipac Bom Despacho em suas escolas. No próximo domingo, 01/12/2013 acontecerá o Vestibular da FACEB/Unipac Bom Despacho, no período de 9h às 12h. O candidato deverá chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência. O processo seletivo acontecerá na FACEB/Unipac Bom Despacho localizada à BR 262,Km 408, zona rural s/n, em Bom Despacho/MG.



Assessoria de Comunicação da FACEB/Unipac Bom Despacho

Vereador cobra retirada de animais das ruas de Bom Despacho

O vereador Pedro Paulo (PDT) apresentou na  Câmara Municipal, na sessão de segunda-feira, 25, requerimento que solicita ao Executivo a retirada de animais que estão trafegando pelas ruas de Bom Despacho. Nos últimos meses, muitos bichos tem invadido algumas das principais vias da cidade. 

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, os animais soltos estão sendo recolhidos pelo setor competente. A apreensão do bicho gera uma multa para o seu dono. Em algumas vias da cidade, como Av. Martinho Campos e Dr. Juca, cavalos podem ser vistos no trânsito. 

Em agosto, a Prefeitura Municipal colocou a Operação Arca de Noé para funcionar em toda cidade. O objetivo foi apreender todos animais que estavam soltos nas ruas de Bom Despacho, porém o trabalho serviu como forma de prevenção. Ou seja, os donos eram somente notificados e não multados, como está sendo feito atualmente pelo município. 

O requerimento do vereador Pedro Paulo foi aprovado por unanimidade.  “ É importante que haja uma solução do problema de animais que se encontram perambulando pelas ruas de nossa cidade”, destacou Pedro Paulo. 

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Consumo de frutas secas eleva expectativa de vida, diz estudo


oleaginosas-ecod.jpg

Não é ainda a fórmula da imortalidade, mas pesquisadores americanos encontraram uma associação entre o consumo de frutas secas ou oleaginosas, como nozes, amêndoas e avelãs, com aumento da expectativa de vida.

De acordo com o estudo, publicado no periódico científico "New England Journal of Medicine", as pessoas monitoradas que consumiram diariamente uma porção, durante os 30 anos de pesquisa, tiveram uma queda de 20% na taxa de mortalidade, em comparação com outras pessoas que não consumiram as oleaginosas.

O autor principal do estudo, Charles Fuchs, do Dana-Farber Cancer Institute, declarou a BBC que "o benefício mais óbvio foi a redução de 29% de mortes por doença cardíaca, mas nós vimos também uma redução significativa, de 11%, no risco de morte por câncer."

Cautela

Embora as pessoas que possuem frutas secas na dieta tenham geralmente um estilo de vida mais saudável, os pesquisadores classificaram como "improvável" que fatores como mais exercícios, dieta saudável e menos cigarro, tenham impacto suficiente para alterar as conclusões da pesquisa. Ou seja, apesar dessas características sejam importantes, o consumo das frutas secas em si também contribui para uma vida mais longa.

Apesar dos resultados animadores, a British Heart Foundation, uma organização não governamental britânica que faz pesquisas e campanhas de conscientização sobre males cardíacos, sugere cautela, uma vez que mais estudos são necessários para comprovar a relação entre longevidade e o consumo dessas frutas secas. Até lá, porém, não custa nada dá uma beliscadinha.
portal Ecodesenvolvimento

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Asfalto permeável é desenvolvido para evitar enchentes

Portal Ecodesenvolvimento
cpa, camada porosa de asfalto sendo instalada
CPA sendo instalada/Foto: USP

Pelo menos em parte do estacionamento da USP parece que não teremos mais problemas com as enchentes. A CPA, Camada Porosa do Asfalto, desenvolvida por uma equipe do Departamento Hidráulico da Universidade foi instalada e já está absorvendo as águas das chuvas na região.

Não há mais como jogar para “debaixo do asfalto” a grande quantidade de enchentes que tem acontecido no Brasil. Desastre na região Serrana, chuvas alarmantes em Mato Grosso e Santa Catarina, tudo isso vem acarretando efeitos negativos para as cidades brasileiras.

Dessa maneira, uma alternativa eficaz para esse problema pode ser a implementação do asfalto permeável. Para o pesquisador e criador do projeto, José Rodolpho Martins, é possível utilizar a CPA nas grandes cidades brasileiras e, aos poucos diminuir o número de enchentes no país.

Como funciona

O asfalto permeável é constituído de camadas. A parte mais superficial, a pista, é composta de pequenas pedras ligadas ao asfalto. Mais internamente aparece uma camada grossa com pedras grandes, que abrem espaços de 25% na camada, para que a água, vazada das pequenas pedras, fique armazenada. Após algumas horas, a água da chuva é sugada por um sistema de drenagem e se encaminha para as galerias pluviais.
Esta técnica, que pode minimizar ou até acabar com as conseqüências negativas geradas pelas enchentes, tem um único malefício: “pesa no bolso” dos governos. A instalação de todo o sistema custa 25% a mais do que o asfalto comum.
As informações são do Planeta Sustentável.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Bom Despacho registra mais um homicídio



A Polícia Militar compareceu ao bairro JK na tarde de domingo, 24, para registrar um homicídio após receber denúncia anônima. De acordo com a ocorrência, havia um corpo debaixo de um pé de pequi. A vitima estava com marcas de 3 disparos de arma de fogo. 

Conforme  a PM, o corpo era de um jovem de 23 anos,  mais conhecido como 'Negreti'. A polícia também constatou que a namorada da vitima também  sofreu perfurações na noite anterior. 

A PM informa que continua fazendo rastreamento para localizar os autores. 

domingo, 24 de novembro de 2013

POLICIA MILITAR PRENDE E APREENDE AUTORES DE ROUBO

No dia 19 de Novembro de 2013, policiais militares     compareceram na Praça Irmã Albuquerque onde uma vítima  relatou ter sido abordado próximo à sua residência por dois homens e uma mulher, estando um dos homens portando uma faca e trajando uma blusa branca de capuz quando anunciaram o roubo, subtraindo da vítima um aparelho de telefone celular, a quantia de R$ 70,00 além de lesioná-la com um pequeno corte na mão esquerda. 

Em rastreamento, os militares  receberam novas informações do COPOM de que teriam tentado roubar um veículo, porém não obtiveram êxito, sendo que foram localizados próximo de um trailler e reconhecidos pelas vítimas dois maiores de idade (18) e uma menor de 17 anos, todos já conhecidos no meio policial pelo envolvimento com o tráfico de drogas, tendo um dos autores ainda com  passagem pelos crimes de furtos, tráfico de drogas e roubo à mão armada. 

Foi localizado sob posse de um dos indivíduos um aparelho celular, uma arma branca tipo “canivete” que estava na cintura do autor e a quantia de R$ 25,00. Os autores foram apreendidos/presos e encaminhados à Autoridade de Polícia Judiciária juntamente com os materiais recuperados. Antecedendo ao roubo, haviam estes autores tentado furtar um veículo, porém só causaram danos.



Assessoria de Comunicação Organizacional - 7º BPM

Comunicado Oficial


A Comissão Organizadora da Copa Jornal Fique Sabendo  de futebol Amador e Aspirantes vem comunicar  a todos os seus  participantes que lamenta a falta de COMPROMISSO do Abadia Esporte de Clube de Martinho Campos (MG), por não ter comparecido ao jogo contra Cristalino Esporte Clube de Bom Despacho, agendado para o dia 24 de Novembro de 2013 no Estádio Antônio Leite de Oliveira.  A Comissão também comunica a suspensão do clube nos futuros torneios promovidos  pelo Jornal Fique Sabendo nos próximos 3 anos, como prevê o regulamento da Competição. Este fato só prejudica a quem gosta e aprecia o futebol amador da região do Centro Oeste Mineiro.
            
Entretanto, esperamos que tal atitude indigna de um clube como ‘e o Abadia Esporte Clube seja de lição para este torneio e também para outros que poderão ser disputados na região do Centro-Oeste de Minas Gerais.

Atenciosamente:


                                                            Valmir Rogério Vieira
                          Presidente da Comissão Organizadora da Copa Jornal Fique Sabendo

Cristalino e Esplanada disputam título da Copa Jornal Fique Sabendo

Pela primeira vez a Copa Jornal Fique Sabendo registrou um WO. Foi neste domingo, 24, quando o Abadia de Martinho Campos não compareceu para enfrentar o Cristalino, confronto agendado para o Estádio Antônio Leite de Oliveira pela categoria amador-adulto. O resultado colocou o time do bairro São Vicente na final da Copa Jornal Fique Sabendo, beneficiado também  com o resultado de 1 a 1 entre Recreativo e Esplanada na mesma rodada.  

Pela categoria aspirantes, o Recreativo e Esplanada disputarão o título. O regulamento da competição não prevê vantagem para nenhuma equipe na final. Os jogos estão marcados para os dias 01 e 08 de Dezembro. A primeira partida acontece no estádio Antônio Leite de Oliveira,  e a segunda, será realizada no estádio Pedro Lino da Costa. 

A classificação geral da Copa Jornal Fique Sabendo ficou da seguinte forma na Categoria Amador: Esplanada - 7 pontos, Cristalino - 6 pontos, Recreativo - 4 pontos e Abadia - 0 ponto. Pela Categoria Aspirantes: Esplanada - 9 pontos, Recreativo - 6 pontos, Cristalino - 0 ponto e Abadia - 0 ponto. 

Esta 'e quarta vez que o Jornal Fique Sabendo realiza um torneio de futebol. A competição conta com o apoio dos vereadores Pedro Paulo, Ricardo Alvarenga, Mauricio do Ima, Robertao Cordeiro,  das empresas Dudu Burger, MM Lanches, Piso e Parede e também dos apoiadores Liga Municipal, Secretaria de Esportes e Pedro Paulo Pontos.