https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Serviço Social é um dos atendimentos realizados na Câmara Municipal

sábado, 19 de julho de 2014

Serviço Social é um dos atendimentos realizados na Câmara Municipal


Exibindo Foto Joesse - Fique Sabendo.JPGO Serviço Social realiza um trabalho efetivo nas dependências da Câmara. De janeiro a junho deste ano foram, ao todo, 490 atendimentos. Através deste setor são realizados encaminhamentos ao Jurídico e à Psicologia conforme necessidade e demanda do cidadão atendido. Em média, são atendidas 25 pessoas por semana neste departamento. objetivo é amparar as pessoas que de alguma forma não tem total acesso à cidadania. O público-alvo são pessoas em situação de risco, vulnerabilidade social e desamparo. Idosos, crianças, adolescentes e portadores de necessidades especiais têm prioridade de atendimento.


Como funciona

O Serviço Social faz parte do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), que é formado também pelos setores Jurídico e Psicologia. O serviço funciona da seguinte maneira: ao procurar atendimento no CAC, o cidadão passará primeiramente pelo Serviço Social, onde relata sua situação e necessidade a ser resolvida. Caso seja demanda do CAC, é feito uma triagem e verificada a situação socioeconômica ou insuficiência de recursos financeiros e o cidadão é encaminhado para o setor jurídico, psicológico e para a rede ou órgãos competentes.

Segundo a assistente social, Joesse Santos de Melo, a maior procura ao Centro de Atendimento é por pessoas que querem se divorciar e/ou pedir pensão alimentícia, isso na área jurídica. Já na psicologia, a procura é para o acompanhamento individual.
Na área social, as pessoas têm dúvidas sobre benefícios e onde recorrer. Estas pessoas recebem orientações da assistente social e são encaminhadas para atendimento ao local correto. Caso seja necessário é feito contato com a rede ou órgão competente como o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Bolsa Família, Conselho Tutelar etc.

"As pessoas são orientadas em relação à educação, saúde, habitação, bem estar físico, psicológico e social", explica a assistente social.
Joesse lembra que o atendimento não precisa ser agendado, é feito na hora e no dia em que a pessoa procura o CAC.

Documentos


Para o atendimento, o requerente deve portar os seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF e comprovante residência.

Por: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Bom Despacho

Nenhum comentário:

Postar um comentário