Uma decisão da Justiça determinou a restauração e preservação de uma fonte centenária em Bom Despacho, região Centro-Oeste de Minas. Segundo Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE), a fonte de Biquinha é um dos pontos turísticos do município, além de complementar o abastecimento de água na cidade, mas estaria em precário estão de conservação.
 
Por isso, a Justiça acatou o pedido do MPE e determinou que, em 15 dias, a prefeitura de Bom Despacho providencie a segurança ininterrupta da praça da Biquinha por meio da presença de um agente público municipal. A decisão prevê ainda que, dentro do mesmo prazo, a administração municipal faça a limpeza do local e restabeleça o fornecimento de água e energia elétrica na região. E em 180 dias, o Executivo terá que apresentar projetos de restauração e revitalização da fonte.
 
“Apesar da notável relevância, a Biquinha, conforme revela laudo pericial, encontra-se na mais absoluta situação de abandono”, destacou o promotor de Justiça, Giovani Avelar Vieira. Entre os problemas destacados na ação estão pichações, utilização do espaço por usuários de drogas, acúmulo de lixo e sujeira, diminuição da vazão de água da fonte, falta de manutenção no mobiliário e rachaduras.



Hoje em Dia