sábado, 29 de março de 2014

CNI: indicadores de emprego e investimentos da construção caíram em fevereiro



O indicador de evolução da indústria da construção brasileira atingiu 46,3 pontos em fevereiro, abaixo da linha divisória de 50 pontos, o que representa queda nas atividades do setor, informou a Sondagem Indústria da Construção, divulgada hoje (28),  pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os indicadores da sondagem variam de 0 a 100: se o indicador fosse acima de 50, o dado indicaria crescimento das atividades industriais.

A Utilização da Capacidade de Operação (UCO), variável que mede o percentual de recursos, mão de obra e maquinário utilizados no mês, também caiu: registrou 69% em fevereiro, 1 ponto percentual abaixo da UCO de janeiro. Houve recuo também no emprego: o indicador do número de empregados ficou aquém da linha divisória dos 50 pontos, registrando 46,5 pontos em fevereiro.

As expectativas dos empresários em março para os próximos seis meses continuam positivas, acima dos 50 pontos, mas recuaram na comparação com as perspectivas de fevereiro e caíram bastante em relação a fevereiro de 2013. Todos os indicadores de expectativas diminuiram: sobre o nível de atividade, de 56,9 pontos em fevereiro para 55,3 pontos; sobre novos empreendimentos e serviços, de 56,3 para 55 pontos entre um mês e outro; sobre compras de insumos e matérias primas, de 55,8 para 54,1 pontos, e de 55,6 pontos em fevereiro para 54,1 pontos em março sobre o número de empregados. Tais indicadores significam empresários menos otimistas.

A pesquisa Sondagem Indústria da Construção, realizada em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), foi feita entre 6 e 18 de março com 525 empresas, das quais 169 de pequeno porte, 234 médias e 122 grandes .

Da Agência Brasil Edição: José Romildo

sexta-feira, 28 de março de 2014

COLÉGIO TIRADENTES DA POLÍCIA MILITAR COMEMORA 50 ANOS EM BOM DESPACHO

O Colégio Tiradentes da PMMG comemorou seu cinquentenário em grande estilo na noite de 27 de março de 2014 com uma grandiosa solenidade nas dependências do 7º Batalhão de Polícia Militar. Em 1949, nasce em Minas Gerais o Colégio Tiradentes da Polícia Militar. Sonho do Coronel Argentino Madeira, compartilhado pela corporação policial militar e pela sociedade. Desde então, a Rede de Ensino Colégio Tiradentes vem prestando à sociedade mineira um projeto educacional singular, que engradece o nome da Polícia Militar, através do brilhantismo de seus alunos, que nele confiam seus estudos. O Colégio Tiradentes de Bom Despacho nasceu em 1964, pelas mãos do então Comandante Geral, Coronel José Geraldo de Oliveira, que criou o Ginásio Tiradentes anexo ao 7º Batalhão, tendo como seu primeiro diretor o Dr. Manoel Alves Pereira. 

O Colégio Tiradentes possui vinte e seis turmas do 1º ano do ensino fundamental à 3ª série do Ensino Médio. O coreto ficou pequeno para alunos, professores, funcionários, autoridades civis, militares e eclesiásticas, familiares e demais convidados que assistiram a uma programação diversificada em homenagem ao educandário. 

Presidiu as comemorações o Tenente Coronel Wagner Soares de Sant´Ana, comandante do Batalhão e o desenvolvimento de cada ato da solenidade ficou sob a coordenação de Maria Aparecida dos Santos, diretora pedagógica e do Major Elson Geraldo de Andrade, diretor administrativo.  Alunos do colégio entraram com as bandeiras do Brasil, de Minas Gerais, do município de Bom Despacho e do Colégio Tiradentes e após estarem em local de destaque, todo público presente ouviu o hino nacional. Na ocasião também foi lida a nota do comando da 7ª Região da Polícia Militar alusiva à data. Variadas apresentações artísticas foram demonstradas pelos alunos, professores e serventuários do colégio tiradentes, além da participação de pais e colaboradores de nossa cidade. 

Homenagens com entrega de certificado de reconhecimento foram feitas aos ex-diretores e diretoras administrativo e pedagógica, contando com participações importantes de oficiais e civis não só do município. Ao final do evento a banda de música do 7º batalhão entoou o parabéns  e um show pirotécnico abrilhantou aquele momento significativo diante a presença aproximada de 1.200 pessoas.



Assessoria de Comunicação Organizacional - 7º BPM

quinta-feira, 27 de março de 2014

Homem é morto em Bom Despacho




A PM compareceu a quadra do Bairro Ana Rosa na manhã da última quarta-feira, 26, para registrar um homicídio, com suposto envolvimento com o tráfico de drogas. A vitima é D.H.C de 24 anos, que estava dentro de um cômodo que fica dentro da quadra de futsal do Bairro Ana Rosa. 

De acordo com o Boletim de Ocorrência, a Perícia foi acionada para fazer maiores investigações. O trabalho confirmou perfurações a tiros no corpo da vitima. Junto a D.H. C, foi encontrada uma mochila que estava com duas pedras de crack, uma bucha de maconha e mais R$ 30,00 em dinheiro. 

Logo depois, a Polícia prendeu os suspeitos, sendo dois menores com idades entre 16 e 17 anos. Os dois foram apreendidos e encaminhados para Belo Horizonte, onde cumprirão prisão cautelar. 



quarta-feira, 26 de março de 2014

Vereador Zé Ivo critica Quebra-Molas em Bom Despacho



Usado para reduzir a velocidade dos veículos, o quebra-mola sempre foi  uma alternativa viável e mais barata para o poder público. E em Bom Despacho, este tipo de obra  se tornou cada vez mais comum.  

Nos últimos dias,  inúmeras ruas de Bom Despacho receberam a colocação de vários quebra-molas. Entre as vias de maior movimento se destacam as Avenidas Guarujá, no b. Aeroporto II,  e Ari Marques, no centro próximo a Policlínica. Em outras vias, também houve este serviço do Poder Executivo. 

Para o vereador Zé Ivo, a maioria dos quebra-molas estão realizados sendo fora dos padrões. "Estes quebra-molas, pra mim, são quebra-carros", afirmou em plenário. 


terça-feira, 25 de março de 2014

Vereador Dr. Fernando volta a cobrar transporte escolar para estudantes do 'Vale do Amanhecer'



Uma situação que já se alastra por dois meses. Estudantes que moram no bairro Nossa Senhora Aparecida, antigo Vale do Amanhecer, estão sem transporte escolar desde o inicio do ano letivo. Em administrações anteriores o benefício sempre era concedido  aos alunos da região, algo  que não está acontecendo com a gestão atual. 

O problema já virou ponto de discussão na Câmara Municipal. Nas duas últimas sessões, por exemplo,  realizadas dias 17 e 24 de março, os vereadores cobraram uma posição do Prefeito Fernando Cabral e da Secretária Simone Mamede. 

Na reunião da última segunda-feira, dia 24,  o vereador Dr. Fernando Pediatra voltou a pedir o transporte escolar para os alunos do bairro Nossa Senhora Aparecida. "Acredito que já está na hora da Secretaria de Educação resolver este problema dos estudantes do 'Vale do Amanhecer'", destacou em plenário. 

POLÍCIA MILITAR APREENDE DROGAS E MENORES ENVOLVIDOS COM O TRÁFICO EM BOM DESPACHO

No dia 23 de março de 2014, policiais militares da 50ª Companhia de Policiamento, durante averiguação de denúncias anônimas informando sobre tráfico de drogas na Praça da Inconfidência, abordaram dois menores infratores, contumazes na prática de uso/tráfico de drogas na região, saindo de um matagal próximo à residência de um dos menores e, ao ser procedidas buscas pessoais nos autores, foi localizada com um deles um aparelho de telefonia celular contendo em seu interior 02 lâminas de gillete, comumente utilizadas para fracionar drogas e a quantia de R$380,00 em dinheiro. 

Durante buscas no local monitorado foi localizada embaixo do pneu de uma carreta, uma caixa de achocolatado (Toddynho) contendo em seu interior 09 buchas de maconha embaladas e prontas para o comércio, 06 tabletes de maconha e no matagal foi localizada enterrada e sob um bloco de cimento, uma caixa de suco contendo em seu interior 06 invólucros menores e 02 maiores de cocaína. 

Os menores acompanhados de seus responsáveis foram encaminhados juntamente com o material apreendido à Autoridade de Polícia Judiciária.
                       


Assessoria de Comunicação Organizacional – 7º BPM


segunda-feira, 24 de março de 2014

Vereador critica situação de PSF em Bom Despacho



Um morador do bairro Aeroporto II usou a tribuna da Câmara Municipal, na noite desta segunda-feira, 24, para denunciar a situação que vive atualmente o PSF da Avenida Guarujá. Segundo o cidadão, os funcionários não tem nem 'papel para fazer um receituário'. 

Ainda conforme o morador, a administração atual disponibilizou cerca de 4 médicos para trabalharem na unidade, mas quando falta profissional em outros PSFs, eles são direcionados para os que estão em falta. 

Sobre a falta de material para os profissionais da unidade da Av. Guarujá, o presidente da Câmara Municipal Maurício do Ima (PV) criticou a situação: "Se tem jornal , tem que ter receituário", destacou em plenário. 

Em seu pronunciamento o Chefe do Legislativo ainda ressaltou: "  os pacientes devem ser atendidos com dignidade, a saúde das pessoas não espera, se não for atendido a tempo as consequências são drásticas , precisamos se mobilizar para atender aqueles que pedem socorro". 

domingo, 23 de março de 2014

Prévia da inflação oficial registra taxa de 0,73% em março

Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil Edição: José Romildo
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15), que é a prévia da inflação oficial, registrou taxa de 0,73% em março deste ano. A taxa é superior às observadas em fevereiro deste ano (0,7%) e em março do ano passado (0,49%). O dado foi divulgado hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Apesar de ter um impacto menor no IPCA-15, os transportes tiveram uma taxa ainda maior (1,22%), devido às altas de preços das tarifas aéreas (27,08%), tarifas de ônibus urbano (1,51%) e etanol (3,89%).O IPCA-15 acumula taxas de 2,11% no ano e 5,9% nos últimos 12 meses. A inflação em março foi influenciada principalmente pelo grupo alimentação e bebidas, que teve taxa de 1,11% no mês. Entre os produtos que mais contribuíram para a inflação, estão o tomate (28,53%), a batata-inglesa (14,59%), as hortaliças (12,72%), os ovos (3,07%) e as frutas (2,05%).


Entre os grupos de despesa que compõem o IPCA-15, apenas o grupo de comunicação teve deflação (queda de preços) de 0,66% em março.