quinta-feira, 15 de maio de 2014

Escola de BD sofre com poeira nesta época


Esta época do ano é marcado pelo frio e pelo clima que seco que ocorre em Bom Despacho. Com isso, inúmeras pessoas, principalmente crianças,  sofrem com  doenças respiratórias como Bronquite, Rinite e também Gripes. 

De frente ao Centro Educacional Infantil Eraída Alves, no Bairro Esplanada, a poeira está tomando conta da porta da escola. De manhã e a tarde o índice aumenta mais devido ao grande número de veículos que estacionam para buscar os alunos. " Está na hora da prefeitura dar um jeito nesta situação", reclamou a mãe de uma aluna, que não quis identificar ao Jornal Fique Sabendo. 

Em fevereiro de 2014, a reportagem do Jornal Fique Sabendo esteve na Prefeitura de Bom Despacho para averiguar se havia um projeto para a pavimentação da frente da escola. Foi aberta a licitação, que fará o serviço em outras escolas, mas até o momento nada foi feito pelo Poder Executivo

Os pais dos alunos esperam uma solução para o problema, já que a escola tem mais 180 crianças com idade de 0 a 5 anos. 

Editor do Jornal Fique Sabendo é homenageado pelo Rotary Clube Arraial

O editor e o jornalista Valmir Rogério Vieira do Jornal Fique Sabendo foi homenageado pelo Rotary Club Arraial. O evento aconteceu na sede da entidade, na última terça-feira, dia 13 de maio. Outros dois profissionais também foram agraciados pela Instituição. 

Para o vereador Ricardo Alvarenga, Diretor da Avenida de Serviços Profissionais do Rotary Clube Arraial, é importante valorizar os profissionais que valorizam o dia-a-dia de nossa cidade. " São homenagens que dignificam o suor e esforço de quem está na luta do nosso cotidiano", ressaltou. 

Além de Valmir Rogério, receberam as homenagens o artista plástico João Carlos Madeira e trabalhador Rural João Batista. " Esta homenagem é o reconhecimento do nosso trabalho em prol de Bom Despacho", destacou Valmir. 


quarta-feira, 14 de maio de 2014

Comissão aprova PEC da aposentadoria integral por invalidez para servidores

Iolando Lourenço - Repórter da Agência Brasil
A Proposta de emenda à constituição (PEC) que garante aposentadoria integral por invalidez para servidores públicos foi aprovada, hoje (14), pela comissão especial da Câmara criada para analisar o mérito da proposta. O parecer do relator, deputado Marçal Filho (PMDB-MS), apoiado pelos deputados, foi favorável  à PEC. Agora, a proposta terá que ser votada em dois turnos pelo plenário da Câmara e, depois, pelo Senado.


De autoria da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), a PEC visa a garantir que todo servidor público empossado antes de 31 de dezembro de 2003, data da promulgação da Emenda Constitucional 41, receba seu salário integral, no caso de ficar incapacitado para o trabalho e se aposentar por invalidez.

A Constituição estabelece que a aposentadoria por invalidez com proventos integrais só ocorre em casos de acidentes em serviço, moléstia profissional ou doença grave prevista na legislação. No caso de um acidente fora do trabalho que leve o servidor à invalidez, ele poderá se aposentar, mas com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.

Prefeito concede 8,33% de aumento para servidores

Aumento histórico supera inflação, reajuste do salário mínimo e de prefeituras da região

O Prefeito Fernando Cabral enviou para a Câmara ontem (12), projeto de lei que concede aumento de 8,33% para os servidores. O percentual histórico para Bom Despacho é dividido em 5,83% de reajuste salarial e 2,5% de auxílio alimentação em dinheiro, sem dedução de previdência e imposto de renda. O benefício é retroativo a 1º de maio e já deverá engordar o próximo contracheque.

Em 2013 a inflação foi de 5,83%. Isto significa que o aumento trouxe ganhos reais para os servidores. O servidor de Bom Despacho ficou em posição mais favorável também quando comparado com os aumentos concedidos em cidades vizinhas, como Divinópolis (5,56%), Lagoa da Prata (6,78%) e Nova Serrana (6,9%). Pela primeira vez em muitos anos, o aumento ficou também melhor do que o aumento do salário mínimo, que foi de 6,78%.

Valorização do Servidor -
 Mesmo com a redução no repasse de Participação dos Municípios (FPM) em 2013 e no caso de Bom Despacho, da dívida deixada pela administração anterior, a Prefeitura conseguiu um excelente aumento para os servidores.

“A economia brasileira vai mal e o PIB ameaça cair cada vez mais. Mesmo assim, a atual Administração conseguiu não apenas repor as perdas salariais dos servidores, mas também dar-lhes ganhos reais acima até mesmo dos ganhos do salário mínimo”, afirma o Prefeito Fernando Cabral.

Além do robusto aumento de salário, a atual Administração tem investido na valorização do servidor em diversas áreas. Uma delas é a Escola de Formação do Servidor, que oferece cursos continuados para que o servidor municipal melhore cada vez mais sua capacitação.

www.bomdespacho.mg.gov.br

terça-feira, 13 de maio de 2014

Câmara Municipal reinaugura Posto de Identificação no próximo dia 19



Depois de 1 ano e meio,  a Câmara Municipal de Bom Despacho voltará a confeccionar carteiras de identidade. A informação é confirmada pelo atual presidente da casa, Vereador Maurício do Ima (PV) em conversa com o Jornal Fique Sabendo.

Para disponibilizar o serviço, a Câmara Municipal terá uma sala exclusiva para que todos possam ser  atendidos da melhor da forma possível. " É importante que Poder Legislativo dê esse apoio a quem não possui documentos pessoais, principalmente a carteira de identidade", afirmou Maurício.

Desde 2013, as carteiras de identidade eram somente confeccionadas na sede da Delegacia Regional de Polícia Civil. Agora, o Posto de Identificação voltará a funcionar na Câmara Municipal de Bom Despacho.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Associação arranca empate e fica próximo da final da Copa Rivas Sport

A Associação Atlética Bom Despacho foi a Pompeu jogar contra o Avaí e arrancou um empate sem gols fora de casa. O resultado deixa o Tricolor da Vila Aurora precisando de mais um resultado igual para conseguir para a final da Copa Rivas Sport.
         
Como este ano o time não participou da Copa Jornal Agora Tv Alterosa, as suas atenções ficaram voltadas somente para a Copa Rivas Sport, que conta com a sua primeira participação. Há quem diga, que a equipe de BD é favorita para a conquista do título.
         
O outro confronto das semifinais da competição pela categoria amador  foi entre Independente e Cruzeiro de Luz em Abaeté . O time da casa derrotou o adversário por 3 a 2 e joga por um empate para se garantir na final.
         
Os jogos de volta acontecem no final de semana. Os horários e os locais das partidas já foram confirmados para o sábado, dia 17 de Maio. A Associação recebe o Avaí no estádio Chico Marques a partir das 14 horas  e o Cruzeiro enfrenta o Independente em Luz.

domingo, 11 de maio de 2014

Inscrições para o Enem começam nesta segunda


Preparação para o Enem, ensino técnico, UnB


Começam amanhã (12) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados podem se inscrever pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As inscrições vão até o dia 23.

As provas serão nos dias 8 e 9 de novembro. A inscrição custa R$ 35 e deve ser paga até 28 de maio. Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo estão isentos do pagamento.

O Enem é destinado a estudantes que tenham terminado ou estejam concluindo o ensino médio, pessoas com mais de 18 anos que busquem o comprovante de conclusão do ensino médio e aquelas que queiram testar conhecimentos.

A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina vagas gratuitas em cursos técnicos a estudantes.

O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

No site do Inep, é possível tirar dúvidas sobre o exame. Neste ano, a página oferece o edital em formato de leitura compatível com o Dosvox, sistema que pemite a utilização do computador por pessoas com deficiência visual, e um vídeo na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para quem tem deficiência auditiva. Os candidatos também podem obter informações pelo telefone 0800-616161.

A previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam no teste deste ano, crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. O número de cidades que aplicarão o Enem aumentou de 1,1 mil, no ano passado, para 1,6 mil.

Ag. Brasil