sábado, 12 de julho de 2014

Falta de sinalização em Rotatória gera riscos a motoristas e pedestres

Depois de algum tempo sem sinalização, a rotatória que está localizada entre os cruzamentos da Rua do Rosário com Av. Carlos Cardoso de Carvalho no Bairro São José, mais conhecido como ´Arraial´ está gerando risco a motoristas e pedestres. Isso porque não existe mais rotatória, devido ao grande fluxo de veículos que existe no local. 

Em meados  2013, o vereador Roberto Gontijo (PMDB) apresentou um requerimento à Câmara Municipal, solicitando ao Prefeito Fernando Cabral a manutenção da Rotatória, pois estava gerando riscos ao tráfego na via. Mesmo sendo aprovado por unanimidade, o serviço ainda não foi realizado e a rotatória continua sem sinalização. 

"Há poucos dias, um senhora que estava em um carro com placa da cidade Luz-MG bateu numa caminhonete, pois não sabia de quem era a preferência", disse um dos comerciantes ao Jornal Fique Sabendo. 




Mato alto de lote do Município toma conta de calçada em Bom Despacho

Imagem da Av. do Contorno.
 Recentemente a Prefeitura Municipal de Bom Despacho através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente notificou quase 5 mil donos de lotes, sendo obrigados a construírem passeios e cercas. A medida tomada pelo Executivo gerou bastante protesto dos notificados, mas acabou sendo acatada pela maioria, pois o seu não cumprimento iria gerar multa a quem desobedecesse a nova ordem. 

Entretanto,  a maioria dos lotes que são de propriedade da Prefeitura não foram totalmente limpos pelo setor responsável. Em muitos lugares da cidade, podem ser vistos terrenos que ainda estão com o mato muito alto. 

Antigo Matadouro Municipal
Na Avenida do Contorno, que está localizada no Bairro Alvorada, o mato alto está tomando da calçada. Moradores próximos ao local já pediram a Prefeitura que fosse realizada uma limpeza no terreno. " Teve dia que encontrei um aranha grande no quarto da minha filha. Comuniquei a Prefeitura que o bicho poderia estar vindo deste lote que fica de frente a minha casa", disse uma moradora à reportagem do Jornal Fique Sabendo. 

Já em outros bairros da cidade, mais lotes pertencentes a Prefeitura também não foram limpos conforme se esperava. Nos bairros Santa Lúcia e São Lucas, além do  terreno onde se localizava o antigo Matadouro Municipal o mato continua alto.   

Av. Primeiro de Junho- B. São Lucas


sexta-feira, 11 de julho de 2014

Reduzir consumo diário de álcool diminui doença coronária, mostra estudo

Da Agência Lusa
A redução do consumo diário de álcool diminui os riscos de doença coronária, de pressão arterial elevada e ajuda a perder peso, mostra estudo publicado hoje (10) no British Medical Journal.


Ao contrário dos conselhos que muitos médicos dão aos pacientes, de que um copo ou dois de álcool por dia é bom para o coração, a pesquisa vai em sentido oposto e diz que essa medida "passa da marca".
O trabalho foi feito por pesquisadores que se basearam em 50 estudos sobre hábitos de consumo de bebidas alcoólicas e sua relação com a saúde em mais de 260 mil europeus.

Os especialistas deram atenção especial às pessoas que tinham uma variante de um gene chamado ADH1B e correm menos risco de alcoolismo.

O novo estudo apurou que os indivíduos com essa variante genética bebiam 17% menos por semana e tinham 78% menos probabilidade de ir bebendo ao longo do dia. Paralelamente, mostravam um risco 10% mais baixo de doença coronária, além de pressão arterial e índice de massa corporal mais baixos.

"Esses resultados sugerem que a redução do consumo de álcool, mesmo sendo o consumo diário baixo a moderado, é benéfico para a saúde cardíaca", conclui o estudo.

No entanto, o assunto não é consensual, visto que outros especialistas têm alertado para o fato de que os consumidores com a variante genética podem ter outros fatores de saúde que influenciem a diminuição dos riscos causados pela bebida.

POLÍCIA MILITAR APREENDE DROGAS E MENORES INFRATORES EM BOM DESPACHO

No dia 04 de Julho de 2014, durante patrulhamento pela Praça da Inconfidência, policiais militares da equipe Tático Móvel da 50ª Companhia de Policiamento visualizaram dois menores, ambos com 15 anos de idade, em atitudes suspeitas. Ao perceberem que seriam abordados, os menores esconderam drogas na boca, sendo localizadas 02 pedras de crack na boca de um e 01 pedra da mesma substância na boca do outro. 

Em continuidade às buscas, foram localizados um aparelho de telefonia celular e a quantia de R$ 94,00 reais em dinheiro. Os menores afirmaram que estão envolvidos com o tráfico de drogas e que os entorpecentes ficam escondidos em um lote vago próximo à Biquinha, mas que já haviam vendido tudo. 

No entanto, a equipe Tático Móvel deslocou-se ao local onde foram localizadas 11 pedras de crack, embaladas e prontas para o comércio. Diante dos fatos, os menores foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia juntamente com as drogas apreendidas.


Assessoria de Comunicação Organizacional do 7º BPM



quinta-feira, 10 de julho de 2014

Emissão da Carteira de Identidade tem movimentado a Câmara

No dia 19 de maio retornou para a Câmara Municipal de Bom Despacho a emissão da Carteira de Identidade. Antes, o serviço estava sendo realizado na Delegacia de Polícia. Desde a mudança de endereço, o movimento na Casa Legislativa para a retirada do documento tem sido intenso. Nestes quase dois meses já foram atendidas, aproximadamente, 700 pessoas.

O motivo da grande procura também é pelo fato do Posto de Identificação estar atendendo algumas cidades vizinhas pertencentes à regional de Bom Despacho. Para organizar o fluxo de pessoas no setor são distribuídas senhas. O atendimento inicia ao meio dia e vai até às 18h. Em geral, 15 pessoas são atendidas por dia para este tipo de serviço. A carteira fica pronta em oito dias úteis.

No período das férias escolares muitas crianças estão realizando o registro. O Identificador Ad Hoc, Vicente de Paulo Cançado, disse que alguns pais levam dois ou mais filhos para a emissão do documento e lembrou que para cada filho deve-se pegar uma senha.

Gratuidade

A atendente Camila Carrijo informou que a emissão do documento é gratuita para a 1ª via e em caso de furto ou roubo (com apresentação do boletim de ocorrência). A emissão da 2ª via para motivos que não sejam os citados acima será emitida uma taxa no valor de R$ 26,38, que pode ser paga em qualquer banco ou lotérica.

Para buscar a carteira e para a emissão do DAE não é preciso retirar senha. Além do documento de identidade, o Posto de Identificação realiza também outros serviços como a emissão da certidão de antecedentes criminais da Polícia Civil.

Por: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Bom Despacho


quarta-feira, 9 de julho de 2014

SÉTIMO BATALHÃO COMEMORA 83 ANOS E FAZ HOMENAGENS

O editor do Jornal Fique Sabendo Valmir Rogério
recebendo a placa de homenagem.
Na manhã desta quarta-feira,  9 de julho, foi realizada a solenidade de aniversário do Sétimo Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais. Cerca de 200 convidados, entre políticos, empresários e imprensa, compareceram ao Colégio Tiradentes para serem homenageados. 

Entre os homenageados estão os veículos de comunicação de Bom Despacho: Jornal Fique Sabendo, Jornal de Negócios, Rádio Difusora, Rádio Máxima,  Rádio Ativa, Rádio Nova Veredas e Rádio Cidade. Além da imprensa local, outros meios de comunicação da região  também foram agraciados pelo reconhecimento da unidade. 

Prefeitos, Juízes, Promotores e Vereadores  das 19 cidades que são compostas pelo Sétimo Batalhão também receberam as suas homenagens. 

Este ano, o Sétimo Batalhão comemora 83 anos de sua fundação em Bom Despacho. Instalado no município  no ano de 1931, a unidade se tornou com o passar dos anos, um símbolo de segurança pública para a região do Centro Oeste de Minas Gerais. Da unidade se formaram policiais que se tornaram oficiais de prestigio da instituição no estado. 


terça-feira, 8 de julho de 2014

POLÍCIA MILITAR PRENDE/APREENDE AUTORES COM DROGAS EM ÔNIBUS COLETIVO EM BOM DESPACHO

No dia 07 de Julho de 2014, policiais militares da 50ª Companhia de Policiamento receberem denúncia anônima de que quatro indivíduos teriam adquirido drogas no município de Moema e estariam deslocando-se para a cidade de Bom Despacho, transportando os entorpecentes em um ônibus coletivo. 

Os militares deslocaram-se à MG-164, próximo ao Ipê Campestre Clube, onde realizaram cerco/bloqueio e interceptaram o ônibus, abordando 02 indivíduos maiores de idade e 02 menores, conhecidos no meio policial pelo envolvimento com drogas. 

Durante as buscas foram localizados os seguintes materiais: 04 (quatro) aparelhos de telefonia celular e 18 (dezoito) buchas de maconha, das quais 15 (quinze) encontravam-se no assoalho do veículo, embaixo dos assentos dos suspeitos. Os autores receberam voz de prisão/apreensão e foram encaminhados à Delegacia de Polícia Militar juntamente com as drogas apreendidas.
                       


Assessoria de Comunicação Organizacional do 7º BPM

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Estacionamento Rotativo pode ser estendido até a Rua do Rosário

Depois de obter  arrecadação  através do estacionamento rotativo, a Prefeitura Municipal de Bom Despacho pretende leva-lo até a Rua do Rosário. O projeto ainda está sendo estudado pela Secretaria Municipal de Trânsito. 

De acordo com o vereador José Ivo de Faria, que esteve em reunião com o atual Secretário de Trânsito de BD Renato Pontes, o rotativo poderá ser estendido até o Posto Piraquara. " O secretário me disse em reunião que o estacionamento será estendido até a rua do Rosário", disse o parlamentar em conversa com o Jornal Fique Sabendo. 

Nos próximos dias o Estacionamento Rotativo será implantado nas ruas Dr. Miguel Gontijo e Praça da Inconfidência, duas das principais vias no centro comercial de Bom Despacho.  

Nos últimos dias, comerciantes da rua Alferes Tavares se reuniram com o Secretário Municipal Renato Pontes, do qual o objetivo foi o pedido da retirada do estacionamento rotativo da via. De acordo com os empresários, o sistema de cobrança poderia estar atrapalhando as vendas no estabelecimentos.