sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Câmara volta do recesso com homenagens e inúmeros projetos

Por Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Bom Despacho

Os vereadores retornaram do recesso parlamentar nesta segunda-feira (4). A primeira reunião após a interrupção teve 29 projetos apresentados e várias homenagens. O auditório estava lotado para a sessão.
A volta das atividades mostra que este semestre será ainda mais intenso que o anterior. A sessão iniciou com a leitura de 29 projetos, sendo sete deles são Projetos de Lei (PL) e 22 Resoluções. Eles deverão ser apreciados nos próximos encontros legislativos.

Durante a reunião, os vereadores fizeram uma pausa por dez minutos para aprovar a colocação do PL 51/2014 em votação. Os edis seguiram para a Sala de Comissões para decidir pela entrada ou não do projeto. O texto trata de conceder subvenção aos cortes de reinado e à Associação dos Reinadores de Bom Despacho, ou seja, repasse de verba de instituição pública à entidade destinada. O valor da ajuda financeira é de R$ 25 mil. Com o consentimento, os vereadores retornaram ao Plenário e, pela urgência da aprovação, votaram a favor da proposta.

Para o presidente da Câmara, Maurício do Ima (PV), a aprovação do texto significa a redução dos custos para a Associação.

“É importante esta aprovação porque irá baratear o custo dos devotos de Nossa Senhora do Rosário com os gastos da festa”, afirmou.

Homenagens

Os vereadores Keké Oliveira (SDD), José Ivo de Faria (Pros), Dr. Fernando Pediatra (SDD) e Ricardo Alvarenga (PSDB) prestaram homenagens à várias personalidades do município. Ao todo, foram 21 agraciados entre servidores públicos, empresários, estudante e profissionais de diversos ramos. Os registros fotográficos da honraria podem ser visualizados no site da Câmara através do endereço eletrônico: www.camarabd.mg.gov.br

Requerimentos

Os vereadores Robertão Cordeiro (SDD), Carlos Roberto Gontijo (PMDB), Dr. Fernando Pediatra, Keké Oliveira e Ricardo Alvarenga solicitaram melhorias nas condições de trânsito, tais como: recuperação de estradas, limpeza, pavimentação, abertura de rua, iluminação, construção de lombofaixas e sinalização.
O Dr. Fernando pediu atenção em duas reivindicações. Em uma delas, ele pede maior facilidade no cadastramento e entrega do cartão do SUS e, em outra, à rodoviária que, segundo ele, está mal cuidada e necessitando de reforma.

O colega José Ivo elaborou dois requerimentos. Um deles solicitando iluminação pública e outro requisitando à Câmara o envio de representação ao Ministério Público da utilização inadequada de “tachões” e ondulações transversais nas vias públicas como redutores de velocidade pela Administração Municipal. Este último foi rejeitado. A maioria dos vereadores entenderam que deveriam aguardar, por um pouco mais de tempo, uma solução do Executivo. José Ivo, no entanto, afirmou que irá representar, mesmo que em seu nome.

Entre moções e requerimentos, foram requisitados 17 pedidos. Ao final, o presidente da Casa, Maurício do Ima, informou sobre a reunião de quarta-feira (6) com os vereadores que integrarão a Câmara Jovem.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Polícia Civil prende suspeitos do assassinato de João Tininho

A Polícia Civil de Bom Despacho prendeu nesta semana 3 homens, que são suspeitos do assassinato de João Batista Gontijo (João Tininho). A prisão foi decretada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais no dia 2 de agosto, no último sábado, após um deles se confessar como autor  e apontar os outros dois participantes do crime. . 

Entre os suspeitos está o autor confesso Aílton Fernandes Ferreira, mais conhecido como Neguinho. Em depoimento ele afirmou que o crime foi a mando de seu patrão e que outro homem também participou do assassinato de João Tininho. " Que mais me impressionou foi a riqueza dos detalhes e a  coerência das declarações dele", disse o Delegado Regional Dr. Ivan Lopes em entrevista ao Jornal Fique Sabendo. 

Conforme o Delegado, foram realizados 3 depoimentos distintos, dos quais Neguinho ' se mostrou cada vez mais coerente e nunca entrou em contradição'. Na segunda-feira, dia 4 de agosto, o autor confesso levou os policiais na frente de algumas testemunhas ao local que teria ocorrido o crime, justamente onde foi a encontrada a ossada de João Tinhinho em outubro de 2013, numa carvoaria abandonada. 

Para Dr. Ivan, a prisão dos suspeitos irá facilitar a investigação, que ainda está  em andamento e precisa de mais informações para  a conclusão do inquérito. 

Detalhes do Crime

No depoimento o autor diz que João Tininho levou um golpe na cabeça, sendo levado desacordado para o local onde seria esquartejado e logo depois ensacolado dentro de  um dos fornos da carvoaria abandonada. 

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Câmara discute restauração de quebra-molas em Bom Despacho

Os quebra-molas em Bom Despacho têm chamado a atenção de como foram construídos,. sendo que maioria está  totalmente fora do padrão das normas do CONTRAN (Conselho Nacional de Normas de Trânsito). 

Nesta semana,  o vereador Zé Ivo teve um requerimento rejeitado pela maioria dos  colegas de plenário, no qual o documento  pedia ação do Legislativo junto ao Ministério Público para recuperação dos quebra-molas em Bom Despacho. Para alguns edis, a maneira mais convincente era esperar que a Prefeitura os restaurasse, já que havia prometia tal obra. 

Apesar da polêmica discussão ocorrida na última segunda-feira na reunião da Câmara Municipal, a Secretaria Municipal de Trânsito começou nesta quarta-feira, dia 6 de agosto,  a restauração de vários quebras-molas na cidade, principalmente aqueles que estão fora dos padrões do CONTRAN. 

Apoio

O vereador Dr. Fernando Pediatra também assinou o requerimento do colega Zé Ivo, que foi rejeitado pela Câmara Municipal na última reunião. 

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Abertura do Campeonato Municipal marca Encontro Gerações

Lourival com o seu filho Leonardo
No último final de semana começou o Campeonato Municipal de Futebol Amador em Bom Despacho. Para a disputa do torneio, apenas 4 clubes confirmaram a sua participação, o número é o mais baixo desde o início da história da competição.

No sábado, dia 2 de agosto, jogaram Associação x Recreativo. Pela categoria aspirantes  o resultado foi de 2 a 1 para o  Tricolor da Vila Aurora. Logo depois, pela categoria amador adulto, o time do Engenho do Ribeiro também perdeu de 4 a 0.

No domingo, houve o Clássico das Multidões no Estádio Antônio Leite de Oliveira, entre Cristalino x Famorine. Nos aspirantes, o Colorado venceu o rival por 1 a 0, mas perdeu no amador adulto, pelo mesmo placar
.

Neste jogo, houve o encontro de  duas gerações. O jogador veterano de 43 anos  Lourival Rodrigues com o seu filho Leonardo de 18 anos. Os dois jogadores atuam pela categoria amador do Famorine.