sábado, 20 de setembro de 2014

VEREADOR SUGERE CONTRATAÇÃO DE ENGENHEIRO DE TRÂNSITO EM BD

Depois das polêmicas envolvendo o trânsito, o vereador José Ivo de Faria sugeriu a contratação de um engenheiro de trânsito para Bom Despacho. A sugestão aconteceu na última segunda-feira, dia 15 de setembro, na reunião ordinária da Câmara Municipal. 

Como Bom Despacho tem um trânsito considerado complicado, o parlamentar acredita que o município precisa de um profissional competente para cuidar do setor na cidade. " Acho importante que a Prefeitura contrate um profissional especializado para cuidar do nosso trânsito", destacou o vereador no plenário. 

Para se ter ideia, o trânsito tem sido um dos assuntos mais discutidos na Câmara Municipal atualmente. Além dos tachões que são proibidos por lei, inúmeros quebra-molas precisaram ser refeitos devido as suas dimensões estarem fora dos padrões do CONTRAN (Conselho Nacional do Trânsito). 

Entre estas discussões, o vereador também requer junto a Prefeitura a cópia da licitação que contratou a empresa prestadora do serviço de colocação dos tachões,  que ocorreu em BD nos últimos dias. 


COLÉGIO TIRADENTES DE BOM DESPACHO PARTICIPA DE OLIMPÍADA DA LÍNGUA PORTUGUESA

O Colégio Tiradentes de Bom Despacho participou da 4ª Olimpíada da Língua Portuguesa de 2014, realizada no mês de agosto pelo Ministério da Educação e Cultura, através do Programa “Escrevendo o Futuro”

O concurso trata da realização de produções de textos sobre o tema “O lugar onde vivo” nas categorias Poema (5º e 6º anos do Ensino Fundamental), Memória Literária (7º e 8º anos do Ensino Fundamental), Crônica (9º ano do Ens. Fundamental e 1º ano do Ensino Médio) e Artigo de Opinião ( 2º e 3º anos do Ensino Médio). O julgamento das produções será realizado em três etapas: municipal, estadual e federal. 

Na etapa municipal, o aluno Sávio Xavier Lucas do 9º ano classificou-se na categoria Crônica e a aluna Luísa Oliveira Silva do 3º ano do Ensino Médio na categoria Artigo de Opinião. Assim sendo, os trabalhos destes estudantes concorrerão na etapa estadual. O CTPM/BD sente-se honrado pela classificação de seus alunos e parabeniza toda a equipe pedagógica, especialmente as professoras de Português Cássia e Marina.

Assessoria de Comunicação Organizacional do 7º BPM



sexta-feira, 19 de setembro de 2014

ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO EM BOM DESPACHO

Na manhã do dia 18 de Setembro de 2014, o 7º Batalhão em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e a Secretaria Municipal de Educação, iniciaram as atividades em comemoração à Semana Nacional de Trânsito na cidade de Bom Despacho. 

A solenidade de abertura foi realizada na Praça da Matriz, centro da cidade, pelo prefeito municipal e tendo o Tenente-Coronel Wagner feito um pronunciamento com enfoque no tema, sua finalidade, a necessidade do envolvimento de todas as pessoas com mudança de atitudes e respeito ao trânsito por parte dos motoristas e motociclistas, bem como dos pedestres, encerrando sua fala sobre a necessidade de se educar para o trânsito. 

Para este ano o tema escolhido foi “Cidades para Pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”. Participaram ainda do evento vereadores, secretários municipais, clubes de serviço, representações de escolas do município e da rede estadual, dentre outras entidades e munícipes.

Assessoria de Comunicação Organizacional 7º BPM








quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Fundação promove Encontro de Jovens da Regional Rio e Minas nos dias 17 e 18 de setembro em BD

A Fundação Projeto Pescar traz para o dia a dia dos jovens em situação de vulnerabilidade social os desafios do mercado de trabalho. E propicia, nos Encontros Regionais de Jovens, um espaço para que os participantes dos cursos socioprofissionalizantes gratuitos, possam conhecer suas habilidades, competências, pontos fortes e a desenvolver.

O primeiro encontro será o da Regional Rio e Minas, no SESC do município de Bom Despacho (MG), nos dias 17 e 18 de setembro. No dia 26 de setembro, ocorrem as edições do Paraná e São Paulo. Em outubro, reúnem-se os Jovens da Serra (3), Interior SP (3), Santa Catarina (10), Metropolitana (17), Interior RS (24), Porto Alegre (31) e Pernambuco.

Programação – Nos Encontros as turmas têm a oportunidade de trocarem experiências, num espaço onde são desafiadas a se superarem a cada instante, lidando com incertezas, num ambiente de integração, cooperação, descontração e inter-relacionamento.

As Unidades Projeto Pescar de Minas Gerais (Grupo Treviso, Gerdau Divinópolis e Alstom) serão as Anfitriãs do evento, que conta com a participação ainda, das Unidades do Rio de Janeiro (Consórcio Construtor Rio Barra, Gerdau Cosigua e Grupo CBO – São Gonçalo e Macaé)

Na programação estão previstas apresentações das turmas dentro da temática do ano “Protagonismo em Rede que Transforma”, jogos educativos e recreativos: “Será um dia muito gostoso, com várias surpresas, muita alegria, animação e integração entre os Jovens da Regional”, explica a coordenadora de Qualificação e Acompanhamento da Fundação Projeto Pescar, Isolete Furlan.

Solidariedade – O evento terá cerca de 150 pessoas (Jovens, Educadores Sociais, Articuladores e Voluntários), que estarão contribuindo com doações de alimentos para o Programa Mesa Brasil do SESC.

Crowdfunding – Neste ano, a Fundação Projeto Pescar realiza um financiamento coletivo (crowdfunding) para o pagamento de parte das despesas com a infraestrutura. Quem quiser ajudar, pode obter mais informações através do sitecatarse

terça-feira, 16 de setembro de 2014

POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA EM BOM DESPACHO

No dia 14 de setembro de 2014, durante patrulhamento pela Praça do Cemitério, policiais militares da 50ª Companhia de Policiamento visualizaram um indivíduo em atitudes suspeitas próximo a uma motocicleta Yamaha YBR/125K preta, placa de Bom Despacho. Ao notar a aproximação dos militares, o suspeito tentou evadir, sendo abordado e identificado como o menor W.S.B., 15 anos. 

Em busca pessoal, não foi encontrado nada de ilícito em seu poder. Posteriormente, a guarnição consultou a placa da motocicleta no sistema informatizado sendo constatado que o veículo havia sido furtado no Bairro Jardim América, Bom Despacho, no mês de maio deste ano. O menor infrator possui passagens por uso/consumo de drogas e, ao ser questionado sobre os fatos, mostrou-se bastante nervoso, entrando em diversas contradições. 

Diante dos fatos, o menor foi apreendido e encaminhado à Autoridade de Polícia Judiciária acompanhado de seu responsável. A motocicleta foi removida para o pátio do socorro credenciado.

Assessoria de Comunicação Organizacional do 7º BPM



Adeus grande Guerreiro!

Bom Despacho foi surpreendida com uma notícia triste nesta manhã, dia 16 de setembro. A morte de Dr. Marco Túlio Alves  veio  em um momento que muitos aguardavam, porém poucos acreditavam. A vida do médico ficou marcada pela sua luta diante das causas nobres da saúde pública da cidade. 

Dr.Marco Túlio sempre foi conhecido e reconhecido como um dos melhores médicos da história de Bom Despacho e região. Mas do que um político, foi célebre nas suas atitudes como diretor da Santa Casa e pelo seu empenho diante das dificuldades que era manter um atendimento digno a seus pacientes. 

Nesta data, a morte de Dr. Marco Túlio Alves Quirino será lembrada como uma perda irreparável, de uma pessoa que  trará bastante saudade a população de Bom Despacho. O corpo será velado na Câmara Municipal e será enterrado no cemitério Velha Necrópole. O Jornal Fique Sabendo presta  condolências a família. 

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Evento vive a expectativa de reascender Expobom em Bom Despacho

Depois 4 anos, Bom Despacho volta a vive a expectativa de ter um evento com cara de exposição agropecuária. Tradicional na região, a Expobom deixou de ser promovida desde setembro de 2010, ano que foi realizada pela última vez. O evento é uma iniciativa do Sindicato Rural de Bom Despacho. 

Para este ano, de 18 a 21 de setembro, acontece no Parque de Exposições de BD o Lançamento da Expobom 2015, que contará com shows de Eletro Sampop (18/09), Hugo e Thiago (19/09), Erick & Léo (20/09) e Caipira Country (21/09) no palco principal, além de rodeio todos os dias,  e também de bandas locais no camarote, concentrado dentro da estrutura do evento, onde o público terá acesso exclusivo a  área de alimentação, atendimento com garçons e shows com Bruno Flavio & Saniel (18/09), DJ Fraldinha (19/09), Brotos do Samba (20/09)  e DJ Rodrigo Vidal (21/09).

Para os interessados, os ingressos do camarote devem  ser adquiridos no escritório da  Fábrica de Cultura e Arte,  sediado  no Shopping Assunção,  sala 202. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (37) 3522-2985. 

Ciclistas de BD chegam a Aparecida

A Fé de um grupo de bondespachenses deu mais uma prova de que move montanhas e também estradas. Neste último final, um pequeno número  de ciclistas de BD chegou a Aparecida do norte, interior de São Paulo,  

Foram  3 dias e 600 km de pedal,  sobre o sol escaldante em estradas que são consideradas as mais movimentadas do país, até chegarem ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. 

O Grupo foi composto por 11 pessoas, sendo  pelos ciclistas e também pelo pessoal de apoio. Os desportistas fiéis registraram uma foto na porta da Basílica antes retomarem a Bom Despacho, na manhã desta segunda-feira, dia 15 setembro. 

domingo, 14 de setembro de 2014

Queimadas podem deixar você sem luz

A prática de queimadas pode acarretar, aos sistemas ecológicos e à sociedade, resultados catastróficos.

O fogo atinge propriedades, mata animais, destrói reservas naturais, nascentes, deixa a terra improdutiva e, em contato com a rede elétrica, pode deixar bairros e até cidades inteiras sem luz. Em áreas rurais, antes de executar as queimadas, deve-se primeiro solicitar autorização aos órgãos competentes.

A queimada deve ser feita de forma controlada, com construção de aceiros e barreiras que impedem a propagação das chamas. O aceiro pode ser feito em forma de vala ou limpeza do terreno.

Não realize queimadas a menos de 15 metros das margens de rodovias, de ferrovias e do limite das faixas de segurança das linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica.

Quanto às fogueiras utilizadas em festas e acampamentos, sempre as apague com água ou terra para evitar que o vento leve as brasas para a mata.

Não jogue pontas de cigarros ou fósforos na beira das estradas. Também não deixe espelhos,  garrafas ou cacos de vidros na vegetação. Esses objetos refletem o calor do sol e podem aquecer a vegetação seca, dando origem a grandes incêndios.

As queimadas urbanas utilizadas para a queima do lixo doméstico, folhas secas e entulhos para limpeza inadequada de terrenos baldios causam poluição, doenças respiratórias como asmas e rinite, além de aumentar a sensação de calor. Outro grave problema são os acidentes com a rede elétrica ao ser atingida pelas chamas, como curtos-circuitos, explosões, choques e falta de energia.

Ao avistar focos de incêndios, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros ou as Brigadas Voluntárias de Combate a Incêndios Florestais.

Disque Alerta de Incêndios Florestais: 0800 28 32323

Se o fogo atingir a rede elétrica da Cemig, disque 116.

fonte: Cemig