sábado, 8 de novembro de 2014

ESTATÍSTICAS MOSTRAM QUASE 9 MIL VISUALIZAÇÕES NO SITE DO JORNAL FIQUE SABENDO



Com quase 184 mil acessos atualmente, o site do Jornal Fique Sabendo recebe um grande número de visitas mensalmente. Entre os meses de outubro e  novembro, o sitio já recebeu mais de 8.700 visualizações. O destaque se deve a cobertura jornalística dos principais fatos da cidade, já que o meio de comunicação cobre os principais assuntos envolvendo o município diariamente

Diferente de qualquer outro veículo de comunicação impressa ou online, o site do Jornal Fique Sabendo tem tido através da rede facebook, o seu maior número de leitores. A prova está na página de estatística do blogspot, vinculado a Google. 

Tanto online como impresso, o Jornal Fique Sabendo também chega aos principais bairros da cidade. Com mais de 50 pontos de distribuição, o jornal está sendo circulado todas as terças-feiras, pois está com a sua periodicidade semanal desde fevereiro de 2014. 



Comissão no Senado aprova multa para quem jogar lixo em via pública


senadores-ecod.jpg

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou na quarta-feira, 5 de novembro, projeto de lei que obriga municípios e o Distrito Federal a aplicarem multas a quem descarta lixo nas vias públicas. A proposta, de autoria do senador Pedro Taques (PDT-MT), recebeu parecer favorável do relator, senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

O Projeto de Lei do Senado (PLS) 523/2013 acrescenta à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) a proibição de descarte irregular de resíduos ou rejeitos em vias públicas. Além disso, a proposta exige que os municípios e o DF regulamentem a forma correta do descarte e estabeleçam multas para quem descumprir a regra. O projeto dá o prazo de dois anos para que o DF e os municípios regulamentem a nova lei.

Para o autor, atualmente as pessoas têm dificuldade em saber como descartar e tratar adequadamente o lixo. No entanto, para Taques, o problema apenas será resolvido com investimento em educação, tecnologia e gestão eficiente.

“O projeto propõe uma singela, mas importante contribuição à proteção do meio ambiente urbano”, argumentou.
O relator, Randolfe Rodrigues, votou a favor do projeto, mas sem analisar o mérito, apenas a constitucionalidade, a técnica legislativa e a juridicidade. O mérito da matéria deve ser analisado pela Comissão de Meio Ambiente (CMA), que votará o projeto de forma terminativa.

Portal Ecodesenvolvimento

MULHER É ATACADA POR EX-NAMORADO EM BOM DESPACHO

Na tarde da última quinta-feira, uma mulher de 22 anos sofreu lesões corporais por dois menores, com idades entre 16 e 17 anos em Bom Despacho. De acordo com o Boletim de Ocorrência, a vítima disse que a agressão ocorreu por causa do término do namoro com um deles. O fato aconteceu de frente a sorveteria no bairro Jardim América. 

Consta no BO, que o atual namorado foi tentar socorrer a vítima, mas também sofreu diversas escoriações, sendo levado posteriormente para o Pronto Atendimento Municipal. No hospital, a vítima informou a polícia que recentemente o ex-namorado tentou invadir a sua casa, onde danificou uma das portas com vários pontapés. 

A Polícia solicitou o uso do circuito interno de câmeras, que constatou que a confusão ocorreu fora do estabelecimento. Há informações de que os envolvidos tenham passagem pelo tráfico de drogas nas regiões dos bairros Jardim América, São José e Praça da Inconfidência. 

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Lava-rápido deixa carro limpo em menos de três minutos e reaproveita 85% da água

lava-rapido-ecod.jpg
Maquinário de lavagem de automóveis veio dos EUA
 Foto: Divulgação

 
Exemplos de que é possível empreender de forma criativa e ao mesmo tempo sustentável são cada vez mais presentes. Na Zona Norte de São Paulo, há cerca de 15 dias, foi inaugurado um lava-rápido que conta até com serviço de bar, além de uma tecnologia que promete lavar o carro em 2,5 minutos. Detalhe: com reaproveitamento de 85% do recurso.


Tudo começou quando Miguel Santos Neto, dono da Mr. Green, uma empresa de produtos de limpeza que também tem itens para o cuidado com o carro decidiu abrir um lava-rápido para aumentar a divulgação da marca e demonstrar como os produtos funcionam.

O maquinário de lavagem de automóveis veio dos Estados Unidos, onde a tecnologia é usada há 40 anos. Além de lavar carros rapidamente, o equipamento é mais sustentável, segundo o empreendedor. "Lavamos um carro com 36 litros de água e reaproveitamos 85%, pois o sistema filtra parte da água, trata e reutiliza", explicou Neto ao site PME Estadão.

O local conta também com um bar com capacidade para 40 pessoas, que oferece salgados, lanches, cafés e cervejas especiais. Neto adianta que está construindo uma segunda loja em Florianópolis, mas essa só será inaugurada em 2014. O lava-rápido de São Paulo contou com investimento de 1,2 milhão - o empreendedor espera alcançar faturamento mensal de R$ 90 mil a R$ 100 mil.

Portal ecodesenvolvimento

FORMANDOS DO CURSO DE SOLDADOS DE 1984 VISITAM MEMORIAL DO SÉTIMO BATALHÃO

No dia 1º de novembro de 2014, militares do Curso de Formação de Soldados do ano de 1984 visitaram o Memorial do 7º Batalhão. A visita fez parte da programação em comemoração aos 30 anos de formatura e contou com a participação dos integrantes do 2º Pelotão, do chefe de curso (Coronel QOR Alcides) e do monitor de turma (Major QOR Custódio).

Os presentes foram recepcionados pelo chefe da Seção de Comunicação Organizacional da Unidade (Tenente Sidney) e, ao final, posaram para um registro fotográfico histórico na escadaria principal do imponente prédio que abriga o quartel.

Assessoria de Comunicação Organizacional - 7º BPM

Aumento da gasolina deve chegar ao bolso do consumidor na segunda-feira

Entram hoje (7) em vigor os novos preços da gasolina e do óleo diesel. O reajuste da gasolina é de 3%. Já o aumento do diesel será de 6%. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)O reajuste de 3% no preço da gasolina anunciado na noite de ontem (06), pela Petrobras, não afetará o consumidor neste fim de semana. Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo, José Alberto Paiva Gouveia, a previsão é que somente na segunda-feira (10), quando os postos de gasolina começarem a demandar o produto com o preço reajustado nas refinarias, é que o novo valor deve chegar ao consumidor.

"Conforme os postos forem demandando o produto com valor já reajustado nas refinarias é que teremos um aumento para o consumidor final. Ainda assim, esse aumento de 3% está abaixo do que a Petrobras precisaria para repor suas dívidas, que seria de 7%. Quanto à dúvida se será mais proveitoso abastecer com etanol, precisamos, antes, verificar o aumento final da gasolina para o consumidor", ressaltou Gouveia.


Ele destacou que o valor real do aumento dependerá do repasse cobrado pelas distribuidoras aos postos. "O aumento final da gasolina vai refletir o que for cobrado pelas distribuidoras, já que nos postos a gasolina tem um percentual de 25% de etanol, que até agora mantém o preço estável. Ou seja, se desconsiderarmos o preço da distribuição e considerarmos que a gasolina tem um percentual de etanol na mistura, o aumento nem chega aos 3% para o consumidor".



O mesmo raciocínio é compartilhado pelo servidor público Abdias Pontes Neto. "Eu dependo do carro para tudo e completo o tanque umas três ou quatro vezes por mês. Com o aumento, certamente vou gastar bem mais por mês".Para quem usa o carro como meio de transporte diário, o aumento no preço do combustível responderá por um gasto maior no final do mês, ressalta a professora Cátia Andrade, que preferiu não esperar a segunda-feira para abastecer o seu automóvel. "Esse aumento certamente vai implicar um maior gasto no fim do mês, por isso que, logo que soube que iria aumentar, vim encher o tanque do carro”.


Em nota, o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e de Lubrificantes do Distrito Federal diz que não se posiciona sobre preços de combustíveis praticados pelo varejo e que o preço da bomba é fixado de forma livre pelos postos, levando-se em consideração os reajustes repassados pelas distribuidoras de combustíveis.

Ag. Brasil

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

VEREADOR DR FERNANDO PEDIATRA DEFENDE VALORIZAÇÃO DA CULTURA EM BOM DESPACHO

Um dos vereadores mais combativos de Bom Despacho, Dr Fernando Pediatra (SDD), cobrou na última segunda-feira, 03, mais empenho do Executivo com a Cultura de Bom Despacho. De acordo com o parlamentar, alguns pontos históricos de BD acabaram sendo esquecidos pela atual administração. 

A cobrança do vereador veio após o depoimento sobre o museu municipal do Professor Jacinto Guerra, também fundador da Biblioteca Municipal. "É lamentável como a Biquinha, um dos pontos mais históricos de nossa cidade, foi esquecido pela atual administração", disse o parlamentar no plenário. 

O vereador Dr. Fernando Pediatra tem defendido constantemente no plenário ações que valorizam a cultura em Bom Despacho. Em 2013, o parlamentar foi autor do requerimento que revogou a Lei Complementar 211, que determinava shows artísticos na cidade de 3 em 3 meses. Naquele oportunidade, o edil conseguiu o apoio de mais  7 colegas para obter a vitória no plenário. 

Como presidente da Câmara Municipal em 2013, Dr. Fernando Pediatra concedeu a Academia Bondespachense de Letras, uma sala para a entidade na sede do Legislativo Municipal, onde podem ser encontradas inúmeras obras de escritores bondespachenses. O vereador também apoia atualmente o Grupo Seresta, coordenado pela Professora Cibele. 

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Motocicleta é furtada em Bom Despacho

No dia 02 de novembro, domingo, por volta de 1h20, a PM compareceu a Rua Santa Clara, Bairro do Rosário, para atender uma ocorrência de furto de motocicleta.  

De acordo com a ocorrência, o solicitante J.M.P., 37 anos, relatou aos policiais, que havia estacionado a sua motocicleta, CG Fan de cor preta, na Rua 5, no Bairro  Rosário II. Após retornar, notou que o veículo não estava mais no mesmo local. 

Na tentativa de recuperar a motocicleta, a Polícia fez rastreamento próximo ao local do furto, porém sem êxito.  

Prefeitura convida população para a Audiência Pública sobre mobilidade urbana

Dia 11 de novembro, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, por meio da BDTRANS, realizará a 1ª Audiência Pública do Plano de Mobilidade Urbana da cidade. O objetivo é apresentar o projeto de melhorias para as ruas de Bom Despacho e ouvir a opinião da população. "É a oportunidade perfeita para a população sugerir e comentar o plano", afirma o secretário de Desenvolvimento Urbano Renato Pontes.

Na ocasião, o servidor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Políticas Urbanas e Gestão Metropolitana (Sedru) Luiz Felipe apresentará um diagnóstico da cidade. A audiência será no auditório do 7º Batalhão da Polícia Militar, às 19h. Participe.

www.bomdespacho.mg.gov.br

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Copa Jornal Fique Sabendo terá jogo de abertura na próxima quinta-feira

Na próxima quinta-feira, dia 06 de novembro, começa a Copa Jornal Fique Sabendo de futebol amador e aspirantes. O jogo de abertura  será entre Famorine x Associação, marcado para ser realizado no Estádio Pedro Lino da Costa. 

Os horários da partida serão  a partir das 18h15 para categoria aspirantes e 20h15 para categoria de amador adulto. Para partida, Famorine promete levar a garotada a campo, já que na sua maior do elenco, estão inscritos jovens com menos de 20 anos de idade. 

Já a Associação deverá levar uma equipa renovada para o confronto. Após a perda do título do Campeonato Municipal e do Campeonato Regional, o Tricolor deposita todas as suas forças na última competição em que a equipe terá pela frente. 

POLÍCIA MILITAR PARTICIPA DA SEMANA DE EDUCAÇÃO PARA A VIDA EM CÓRREGO DANTA

Na semana dos dias 27 a 31 de outubro de 2014, na cidade de Córrego Danta, variados temas foram abordados na semana intitulada “Educação para a vida” pela Polícia Militar, destacando-se a presença de militares do Destacamento local e do setor que compreende ao Pelotão da cidade de Luz. 

As palestras foram realizadas na Escola Estadual Professor Francisco Rocha compreendendo, diariamente, um público aproximados de 300 pessoas entre alunos e professores. Devido a atualidade dos temas abordados, a receptividade por parte do público que compareceu, foi muito elogiada as participações dos militares.


Assessoria de Comunicação Organizacional do 7º BPM

Esplanada enfrenta CAP na decisão do Regional

       Celeste conseguiu a vaga após vencer a Associação no último minuto de Jogo


Depois de um confronto pegado no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Regional, promovido pela Liga Municipal de Pompeu, o Esplanada irá disputar o título contra o CAP de Pompeu. Os jogos serão nos dois próximos finais de semanas, com a primeira partida a ser realizada na casa do adversário celeste e a outra em Bom Despacho. 

O volante Tiago Sujeira do Esplanada marcou de pênalti o gol da classificação do time celeste contra a Associação, partida realizada no estádio Chico Marques, no último sábado, dia 01 de novembro. A cobrança aconteceu aos 48 minutos do segundo tempo. 

Mesmo sem Lelinho, um de seus principais jogadores, o Esplanada fez uma partida para ficar na história. Agora, a equipe do presidente Macarrão se prepara para encarar um dos times mais competitivos da região, o CAP de Pompeu. 

O Campeonato Regional, é  promovido pela Liga Municipal de Pompeu, e conta com a coordenação dos árbitros Tiago Sabino Jr e Wander Hiton (Micão). 


domingo, 2 de novembro de 2014

Índice de focos da Dengue cai 80% em Bom Despacho

aedes destaque
Resultado foi o menor registrado em oito anos,
mas população deve continuar alerta
O Levantamento Rápido do Índice por Infestação do Aedes Aegypt (LIRAa) de Bom Despacho, feito em outubro, reduziu 80% se comparado ao mesmo período do ano passado. O trabalho intensivo da Secretaria de Saúde unido ao da população resultou no menor índice já registrado na cidade em oito anos. Mesmo assim, o trabalho de prevenção deve ser intensificado por causa das chuvas.
“Os ovos do mosquito sobrevivem em tempo seco. Agora, com aumento das chuvas, estamos atentos para evitar que haja proliferação”, disse a coordenadora da equipe de Educação em Saúde Maria da Conceição Nunes. Ela destaca que a maior parte dos focos está dentro das casas, por isso as pessoas devem ficar atentas. “Encontramos focos em bebedouros de animais e até em caixas de gordura”, alerta.
www.bomdespacho.mg.gov.br

Estudantes se preparam para o Enem; exame tem 8,7 milhões de inscritos

Nas bancas de jornal, na internet, nas paradas de ônibus, as dicas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão em toda parte. Daqui a uma semana, mais de 8 milhões de candidatos farão as provas. Sozinhos ou em grupo, os estudantes se preparam na reta final para o exame.]

Alunas Agatha Christy, Giovanna Simon, Bárbara Santana e o professor Marcus Vinicius falam à Agencia Brasil sobre o Enem (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
As estudantes Agatha Christy, Giovanna Simon e Bárbara Santana falam sobre o EnemFabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Luzia Cardoso tem 44 anos e está no 3º ano do ensino médio. Ela voltou a estudar por causa do filho, Jerônimo Araújo, 22 anos, queria motivá-lo. Ambos estão inscritos no Enem e juntos também se preparam. Luzia leva para casa as dicas dadas pelos professores do Centro de Ensino Médio 1 do Paranoá, no Distrito Federal, e Jerônimo mostra o que aprendeu na apostila de exercícios que comprou.

"É a primeira vez que faço o Enem, estou apreensiva. Colhendo todos os dados que posso, pedindo ajuda aos professores", conta Luzia. "Os meus irmãos todos têm faculdade. Eu quero cursar pedagogia ou psicologia, me dou bem na área, me interesso pelo comportamento das pessoas", diz. Já o filho quer fazer curso de cinema.


Ela dividiu as matérias por semana e fez um plano de estudo.  A matéria preferida é biologia, ela conta que o quarto é coberto de fórmulas da disciplina nas paredes. "Vou refazer exercícios, algumas provas do Enem e a redação nessa última semana", diz. No cursinho, com as amigas, Agatha Cristhy, 18 anos, e Bárbara Santana Rosa, 18 anos, troca dicas e opiniões, principalmente sobre redação. Esta semana foi Giovanna que decidiu o tema sobre o qual escreveriam: abastecimento de água.Para Giovanna Simon, 18 anos, este será o terceiro Enem, sendo que o primeiro fez ainda no 2º ano. Ela terminou o ensino médio no ano passado e quer cursar medicina. Concilia o estudo para o exame com o curso de técnica de enfermagem. À noite, faz cursinho em Brasília. Chega em casa, estuda e faz os exercícios. "E durmo", acrescenta.


"Querendo ou não, amigos quando se juntam para estudar sempre acabam falando de outra coisa, sempre têm algo para contar. Melhor cada uma estudar e depois a gente senta e troca opiniões. Redação funciona, a gente escolhe um tema, uma dá dica para outra", explica Bárbara, que está cursando o 3º ano e também vai tentar uma vaga em medicina.

Agatha não esconde a ansiedade. "Está chegando! Não adianta falar que está preparada para o Enem, é preciso buscar mais conhecimento, mais dicas, buscar uma maneira de olhar para a prova e falar: eu vou conseguir passar", diz. Além das aulas que tem na escola e no cursinho, a estudante busca na internet exercícios e videoaulas. O objetivo é conseguir ingressar no curso de engenharia civil.

Em Vitória (ES), Deborah Sabará recorre aos amigos. Ela é coordenadora de Políticas da Região Sudeste da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) e  coordenadora colegiada do Fórum estadual LGBT do Espírito Santo. Divide o tempo entre a militância e reuniões de preparação para o Enem, que duram de três a quatro horas, com amigos universitários. "Pedi ajuda, principalmente na redação. Não sou muito boa em redação, mas leio muito, vejo TV, tento acompanhar os fatos, acho que isso pode me ajudar", diz.

Deborah quer cursar serviço social ou história. Ainda está em dúvida. Passar em uma universidade vai ser também ato de militância. "Travestis estão fora do processo escolar. Se eu fizer o Enem e passar ou qualquer outra passar, vai dar visibilidade e impulsionar outras pessoas a fazer".

O Enem será nos dias 8 e 9 de novembro. O exame tem 8,7 milhões de inscritos e será realizado em 1,7 mil cidades brasileiras. Para se preparar para o exame, os candidatos podem acessar o aplicativo questoesenem.ebc.com.br. O banco de questões da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) reúne itens de 2009 a 2013. O acesso é gratuito.

Ag. Brasil