sábado, 29 de novembro de 2014

Eleitor que não votou este ano tem até dezembro para se justificar

Ana Paula Viana
Para quem não votou, no 1º turno, tem até o dia 4 de dezembro para se justificar. Já aqueles que não votaram, no 2º turno, têm até o dia 26 de dezembro. Se o eleitor não votou em nenhum dos turnos deve justificar a ausência, separadamente.

Para regulamentar a situação, o eleitor precisa preencher um requerimento de justificativa eleitoral, disponível no site do TRE e levá-lo ao Cartório Eleitoral em que esteja inscrito. O eleitor deve levar um documento com foto e um comprovante justificando o não comparecimento no dia da votação.

Caso o eleitor não esteja na cidade em que vota, deverá encaminhar esse requerimento pelos Correios.

Para declarar a ausência, o eleitor pode apresentar por exemplo: atestado médico, comprovante de intercâmbio, declaração de órgão que estava trabalhando em outro município ou no exterior no dia da votação ou comprovante de passagem, entre outros.

O eleitor que não estiver com a situação regularizada estará sujeito ao pagamento de multa. Além de perder a possibilidade de obter passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em Instituição de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública.


Ag. Brasil

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Prefeitura quer obrigar alunos a estudarem em escolas mais próximas de suas residências

A Prefeitura Municipal de Bom Despacho, através da resolução de número 2623 da Secretaria Estadual da Educação, enviou inúmeras  cartas às mães que pretendem matricular seus filhos em  escolas públicas de Bom Despacho, com o grau de série do quinto ao nono ano a partir de 2015. No documento, o órgão determina que o estudante deverá ser matriculado na escola mais próxima de sua residência.

Em entrevista concedida a um jornal local, a Secretária de Educação Simone Mamede diz que ' Facilita o acesso do estudante, evita despesas com transporte e estimula a identificação da criança com a comunidade onde vive. Favorece também a participação das famílias na vida escolar dos filhos”.

Entretanto, a maioria das mães não agradaram com a notícia, pois limitam o direito de escolha de seu filho por uma escola melhor. " É lamentável, porque terei que matricular o meu filho numa escola, onde eu não quero que ele estude. E que conta a prefeitura tem com as despesas de transporte dele, sabendo que sou eu que vai pagar ao final do mês", afirmou Valdirene Aparecida, em conversa com o Jornal Fique Sabendo. 

Já Valéria Aparecida de Melo Venâncio também se diz indignada com a situação. " O meu filho está matriculado no Coronel Praxedes, quero que ele continue estudando lá, mas agora terei que muda-lo de escola?", questionou. 

Até o momento, a nova determinação da prefeitura não tem agradado a maioria dos pais que tem seus filhos matriculados nas escolas públicas de Bom Despacho. 




Poste fica danificado em rotatória de Bom Despacho

Na primeira rotatória da Avenida Dr Juca, no bairro Realengo em Bom Despacho,  um poste está parte de sua estrutura  danificada e por isso tem preocupado alguns motoristas e pedestres  que trafegam pelo local. Além disso, o mesmo se encontra inclinado. 

 De acordo com a Assessoria de Imprensa da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), técnicos da empresa estiveram no local e avaliaram que o poste não tem risco de queda. Porém, ainda não existe uma previsão de quando será substituído pela empresa. 

O caso tem causado protestos nas redes sociais. "Enquanto não acontecer algo grave, tipo esse poste cair em cima de alguém, ninguém toma providência", destacou o internauta  Márcio Oliver

Recentemente, um morador próximo ao local, colocou um papelão junto ao poste danificado para reivindicar a sua substituição, mas até o momento, nada foi feito de efetivo pela empresa. 

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Estacionamento rotativo é novamente ampliado em Bom Despacho

Ruas destaqueImplantado desde maio deste ano, o Estacionamento Rotativo se tornou a galinha de ovos de ouro da autal administração municipal de Bom Despacho. No seu início apenas a Praça da Matriz estava incluída, mas logo após, outras ruas do centro da cidade acabaram sendo parte de sua rota de cobrança. 

Nesta semana, mais duas vias se tornaram rota de cobrança do Rotativo. Desta vez, foram as ruas Dr. José Gonçalves e também Flávio Cançado Filho, além da Vigário Nicolau, todas localizadas em área comercial da cidade.  

Para o motorista ter seu carro estacionado no centro da cidade, é necessário que seja adquirido um bilhete que custa R$ 2,00. Caso o condutor não o  adquire, o automóvel corre o risco de levar uma multa e também ser rebocado como já aconteceu em outras oportunidades. 

REUNIÃO DE NIVELAMENTO EM BOM DESPACHO

No dia 26 de Novembro de 2014, uma reunião de nivelamento foi realizada no auditório do 7º Batalhão em Bom Despacho. Todos os comandantes dos diversos níveis que compreendem os 19 municípios que integram a área territorial da Unidade estiveram presentes na ocasião. 

Na ausência do Comandante da Unidade, o Major Andrade (Subcomandante) presidiu a reunião que contou ainda com as participações dos demais oficiais membros do Estado Maior do Batalhão. 

Foram tratados assuntos relacionados a recursos humanos, comunicação organizacional, planejamento de operações, inteligência e logística. Ao final, todos envolvidos puderam conversar assuntos específicos durante a degustação de um café.


Assessoria de Comunicação Organizacional do 7º BPM

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Cemig alerta sobre medidas de segurança durante o período chuvoso

Com a chegada do período chuvoso, aumenta o número de ocorrências provocadas, principalmente, por descargas atmosféricas (raios), objetos e galhos de árvores que caem sobre a rede de energia, e, em alguns casos, podem provocar o rompimento de fios e cabos, desligando o sistema elétrico.

 A Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig alerta para algumas medidas importantes para prevenir acidentes com a rede elétrica nesse período:

  • Se observar um cabo partido, isole o local e não se aproxime em hipótese algumaAvise imediatamente à Cemig pelo telefone 116 e não toque nos fios;

  • Em dias de chuva, evite pisar nas poças se houver algum fio desencapado por perto. O asfalto serve como isolante, mas a fiação elétrica entra em curto se tiver contato com a água.

  • Se estiver em um veículo e, num acidente, bater em um poste, você estará protegido dentro do carro, já que os pneus servem como isolante. Contudo, ao descer, pule com os dois pés juntos numa distância segura. O carro é metálico, e se você mantiver um pé dentro e outro fora, seu corpo será condutor de energia;

  • Não tente retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios, sem que antes um profissional capacitado assegure que a energia foi desligada;

  • Não atire objetos em direção à rede elétrica, pois isso poderá causar curto-circuito e rompimento de cabos.

 

Em caso de falta de energia em sua residência e região, o consumidor pode utilizar o serviço de SMS (mensagem via celular). Para comunicar a falta de energia elétrica à Cemig, basta o consumidor digitar “luz” e o nº do CPF do titular da conta de energia e enviar para o número 29810O serviço é gratuito e proporciona mais agilidade no atendimento.

 

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

POLÍCIA MILITAR APREENDE VEÍCULO PRODUTO DE CRIME EM BOM DESPACHO

No dia 23 de Novembro de 2014, durante patrulhamento pela estrada vicinal do Povoado de Vilaça, município de Bom Despacho, policiais militares visualizaram uma motocicleta ocupada por dois indivíduos em atitudes suspeitas. 

Ao notarem a presença da viatura policial, os suspeitos imprimiram velocidade e embrenharam-se em um matagal que dá acesso ao Distrito de Mato Seco onde abandonaram o veículo que possui queixa de furto/roubo na cidade de Santo Antônio do Monte

Em rastreamento, o menor infrator GAF, 17 anos, foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil. O outro indivíduo, o menor MAPS, 15 anos, conseguiu evadir da abordagem. A motocicleta foi removida pelo serviço de guincho credenciado.


Assessoria de Comunicação Organizacional - 7º BPM

POLÍCIA MILITAR APREENDE ARMA DE FOGO EM BOM DESPACHO

No dia 21 de novembro de 2014, durante patrulhamento pela Rua Sete de Setembro em Bom Despacho, policiais militares visualizaram um indivíduo em uma motocicleta Honda de cor vermelha equilibrando-se em apenas uma roda, colocando em risco a integridade dos demais usuários da via. 

A equipe policial conseguiu abordar o condutor PHEC, 18 anos, na Rua Picão Camacho e, durante busca pessoal, foi localizada uma arma de fogo calibre .22, tipo garrucha, e seis munições tipo festim. 

Além disso, o autor não possuía Carteira Nacional de Habilitação e a motocicleta estava com o lacre do selo rompido, placa e rabeta danificadas, indicando que o indivíduo é contumaz em dirigir perigosamente. 

Diante dos fatos, o autor recebeu voz de prisão em flagrante delito e foi conduzido à Delegacia de Polícia juntamente com a arma de fogo e munições apreendidas. A motocicleta foi removida para o pátio do guincho credenciado e foram lavrados os Autos de Infração Trânsito pertinentes.


Assessoria de Comunicação Organizacional - 7º BPM

domingo, 23 de novembro de 2014

Comunicado Oficial da Copa Jornal Fique Sabendo

A Comissão Organizadora da Copa Jornal Fique Sabendo comunica que está adiada a partida entre Recreativo x Esplanada, que seria realizada na tarde deste domingo, dia 23, pelas categorias aspirantes e amador adulto no Estádio Verde Vale no Distrito do Engenho do Ribeiro. O motivo do adiamento se deve ao jogo de Cruzeiro x Goiás pela Campeonato Brasileiro de 2014. A organização obedeceu ao Parágrafo Único do artigo 19 do Regulamento da Competição. 

Para a realização da partida, a Comissão Organizadora marcará para uma nova data a ser comunicada aos dirigentes dos clubes envolvidos. 

Bom Despacho, 23 de Novembro de 2014. 


Atenciosamente; 

                                                                     Valmir Rogério Vieira  


                          Chefe da Comissão Organizadora da Copa Jornal Fique Sabendo