https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : 11/01/2014 - 12/01/2014

sábado, 29 de novembro de 2014

Eleitor que não votou este ano tem até dezembro para se justificar

Ana Paula Viana
Para quem não votou, no 1º turno, tem até o dia 4 de dezembro para se justificar. Já aqueles que não votaram, no 2º turno, têm até o dia 26 de dezembro. Se o eleitor não votou em nenhum dos turnos deve justificar a ausência, separadamente.

Para regulamentar a situação, o eleitor precisa preencher um requerimento de justificativa eleitoral, disponível no site do TRE e levá-lo ao Cartório Eleitoral em que esteja inscrito. O eleitor deve levar um documento com foto e um comprovante justificando o não comparecimento no dia da votação.

Caso o eleitor não esteja na cidade em que vota, deverá encaminhar esse requerimento pelos Correios.

Para declarar a ausência, o eleitor pode apresentar por exemplo: atestado médico, comprovante de intercâmbio, declaração de órgão que estava trabalhando em outro município ou no exterior no dia da votação ou comprovante de passagem, entre outros.

O eleitor que não estiver com a situação regularizada estará sujeito ao pagamento de multa. Além de perder a possibilidade de obter passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em Instituição de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública.


Ag. Brasil

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Prefeitura quer obrigar alunos a estudarem em escolas mais próximas de suas residências

A Prefeitura Municipal de Bom Despacho, através da resolução de número 2623 da Secretaria Estadual da Educação, enviou inúmeras  cartas às mães que pretendem matricular seus filhos em  escolas públicas de Bom Despacho, com o grau de série do quinto ao nono ano a partir de 2015. No documento, o órgão determina que o estudante deverá ser matriculado na escola mais próxima de sua residência.

Em entrevista concedida a um jornal local, a Secretária de Educação Simone Mamede diz que ' Facilita o acesso do estudante, evita despesas com transporte e estimula a identificação da criança com a comunidade onde vive. Favorece também a participação das famílias na vida escolar dos filhos”.

Entretanto, a maioria das mães não agradaram com a notícia, pois limitam o direito de escolha de seu filho por uma escola melhor. " É lamentável, porque terei que matricular o meu filho numa escola, onde eu não quero que ele estude. E que conta a prefeitura tem com as despesas de transporte dele, sabendo que sou eu que vai pagar ao final do mês", afirmou Valdirene Aparecida, em conversa com o Jornal Fique Sabendo. 

Já Valéria Aparecida de Melo Venâncio também se diz indignada com a situação. " O meu filho está matriculado no Coronel Praxedes, quero que ele continue estudando lá, mas agora terei que muda-lo de escola?", questionou. 

Até o momento, a nova determinação da prefeitura não tem agradado a maioria dos pais que tem seus filhos matriculados nas escolas públicas de Bom Despacho. 




Poste fica danificado em rotatória de Bom Despacho

Na primeira rotatória da Avenida Dr Juca, no bairro Realengo em Bom Despacho,  um poste está parte de sua estrutura  danificada e por isso tem preocupado alguns motoristas e pedestres  que trafegam pelo local. Além disso, o mesmo se encontra inclinado. 

 De acordo com a Assessoria de Imprensa da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), técnicos da empresa estiveram no local e avaliaram que o poste não tem risco de queda. Porém, ainda não existe uma previsão de quando será substituído pela empresa. 

O caso tem causado protestos nas redes sociais. "Enquanto não acontecer algo grave, tipo esse poste cair em cima de alguém, ninguém toma providência", destacou o internauta  Márcio Oliver

Recentemente, um morador próximo ao local, colocou um papelão junto ao poste danificado para reivindicar a sua substituição, mas até o momento, nada foi feito de efetivo pela empresa. 

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Estacionamento rotativo é novamente ampliado em Bom Despacho

Ruas destaqueImplantado desde maio deste ano, o Estacionamento Rotativo se tornou a galinha de ovos de ouro da autal administração municipal de Bom Despacho. No seu início apenas a Praça da Matriz estava incluída, mas logo após, outras ruas do centro da cidade acabaram sendo parte de sua rota de cobrança. 

Nesta semana, mais duas vias se tornaram rota de cobrança do Rotativo. Desta vez, foram as ruas Dr. José Gonçalves e também Flávio Cançado Filho, além da Vigário Nicolau, todas localizadas em área comercial da cidade.  

Para o motorista ter seu carro estacionado no centro da cidade, é necessário que seja adquirido um bilhete que custa R$ 2,00. Caso o condutor não o  adquire, o automóvel corre o risco de levar uma multa e também ser rebocado como já aconteceu em outras oportunidades. 

REUNIÃO DE NIVELAMENTO EM BOM DESPACHO

No dia 26 de Novembro de 2014, uma reunião de nivelamento foi realizada no auditório do 7º Batalhão em Bom Despacho. Todos os comandantes dos diversos níveis que compreendem os 19 municípios que integram a área territorial da Unidade estiveram presentes na ocasião. 

Na ausência do Comandante da Unidade, o Major Andrade (Subcomandante) presidiu a reunião que contou ainda com as participações dos demais oficiais membros do Estado Maior do Batalhão. 

Foram tratados assuntos relacionados a recursos humanos, comunicação organizacional, planejamento de operações, inteligência e logística. Ao final, todos envolvidos puderam conversar assuntos específicos durante a degustação de um café.


Assessoria de Comunicação Organizacional do 7º BPM

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Cemig alerta sobre medidas de segurança durante o período chuvoso

Com a chegada do período chuvoso, aumenta o número de ocorrências provocadas, principalmente, por descargas atmosféricas (raios), objetos e galhos de árvores que caem sobre a rede de energia, e, em alguns casos, podem provocar o rompimento de fios e cabos, desligando o sistema elétrico.

 A Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig alerta para algumas medidas importantes para prevenir acidentes com a rede elétrica nesse período:

  • Se observar um cabo partido, isole o local e não se aproxime em hipótese algumaAvise imediatamente à Cemig pelo telefone 116 e não toque nos fios;

  • Em dias de chuva, evite pisar nas poças se houver algum fio desencapado por perto. O asfalto serve como isolante, mas a fiação elétrica entra em curto se tiver contato com a água.

  • Se estiver em um veículo e, num acidente, bater em um poste, você estará protegido dentro do carro, já que os pneus servem como isolante. Contudo, ao descer, pule com os dois pés juntos numa distância segura. O carro é metálico, e se você mantiver um pé dentro e outro fora, seu corpo será condutor de energia;

  • Não tente retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios, sem que antes um profissional capacitado assegure que a energia foi desligada;

  • Não atire objetos em direção à rede elétrica, pois isso poderá causar curto-circuito e rompimento de cabos.

 

Em caso de falta de energia em sua residência e região, o consumidor pode utilizar o serviço de SMS (mensagem via celular). Para comunicar a falta de energia elétrica à Cemig, basta o consumidor digitar “luz” e o nº do CPF do titular da conta de energia e enviar para o número 29810O serviço é gratuito e proporciona mais agilidade no atendimento.

 

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

POLÍCIA MILITAR APREENDE VEÍCULO PRODUTO DE CRIME EM BOM DESPACHO

No dia 23 de Novembro de 2014, durante patrulhamento pela estrada vicinal do Povoado de Vilaça, município de Bom Despacho, policiais militares visualizaram uma motocicleta ocupada por dois indivíduos em atitudes suspeitas. 

Ao notarem a presença da viatura policial, os suspeitos imprimiram velocidade e embrenharam-se em um matagal que dá acesso ao Distrito de Mato Seco onde abandonaram o veículo que possui queixa de furto/roubo na cidade de Santo Antônio do Monte

Em rastreamento, o menor infrator GAF, 17 anos, foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil. O outro indivíduo, o menor MAPS, 15 anos, conseguiu evadir da abordagem. A motocicleta foi removida pelo serviço de guincho credenciado.


Assessoria de Comunicação Organizacional - 7º BPM

POLÍCIA MILITAR APREENDE ARMA DE FOGO EM BOM DESPACHO

No dia 21 de novembro de 2014, durante patrulhamento pela Rua Sete de Setembro em Bom Despacho, policiais militares visualizaram um indivíduo em uma motocicleta Honda de cor vermelha equilibrando-se em apenas uma roda, colocando em risco a integridade dos demais usuários da via. 

A equipe policial conseguiu abordar o condutor PHEC, 18 anos, na Rua Picão Camacho e, durante busca pessoal, foi localizada uma arma de fogo calibre .22, tipo garrucha, e seis munições tipo festim. 

Além disso, o autor não possuía Carteira Nacional de Habilitação e a motocicleta estava com o lacre do selo rompido, placa e rabeta danificadas, indicando que o indivíduo é contumaz em dirigir perigosamente. 

Diante dos fatos, o autor recebeu voz de prisão em flagrante delito e foi conduzido à Delegacia de Polícia juntamente com a arma de fogo e munições apreendidas. A motocicleta foi removida para o pátio do guincho credenciado e foram lavrados os Autos de Infração Trânsito pertinentes.


Assessoria de Comunicação Organizacional - 7º BPM

domingo, 23 de novembro de 2014

Comunicado Oficial da Copa Jornal Fique Sabendo

A Comissão Organizadora da Copa Jornal Fique Sabendo comunica que está adiada a partida entre Recreativo x Esplanada, que seria realizada na tarde deste domingo, dia 23, pelas categorias aspirantes e amador adulto no Estádio Verde Vale no Distrito do Engenho do Ribeiro. O motivo do adiamento se deve ao jogo de Cruzeiro x Goiás pela Campeonato Brasileiro de 2014. A organização obedeceu ao Parágrafo Único do artigo 19 do Regulamento da Competição. 

Para a realização da partida, a Comissão Organizadora marcará para uma nova data a ser comunicada aos dirigentes dos clubes envolvidos. 

Bom Despacho, 23 de Novembro de 2014. 


Atenciosamente; 

                                                                     Valmir Rogério Vieira  


                          Chefe da Comissão Organizadora da Copa Jornal Fique Sabendo

sábado, 22 de novembro de 2014

Neste domingo tem confronto decisivo pela Copa Jornal Fique Sabendo

Neste domingo acontece no estádio Verde Vale no Distrito do Engenho do Ribeiro, o confronto entre Recreativo x Esplanada pela Copa Jornal Fique Sabendo de futebol amador e aspirantes. Os dois clubes começarão pela categoria aspirantes a partir das 14h30 e logo após as 16h30 pela categoria amador-adulto. 

O confronto de amanhã será bastante decisivo,  uma vez que  pela categoria aspirantes, ambas equipes foram derrotadas na primeira rodada do torneio.  Já pela  categoria de futebol amador adulto, o Recreativo venceu por 2 a 1 o Famorine fora de casa e agora  enfrenta o Esplanada, que vem com o retrospecto negativo de 3 derrotas nos últimos 3 jogos. Caso o Celeste tenha outro revés, a situação do time do Técnico Índio ficará bastante complicada. 

Como a competição é  apenas em  turno único, os dois primeiros colocados de cada categoria fazem a final, com partidas programadas para os dias 6 e 13 de Dezembro. 

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Cronista de Bom Despacho é homenageado por Governo de Minas

Colunista do Jornal Fique Sabendo recebeu a Medalha de Mérito da Defesa Civil 


Juliano recebendo cumprimento do Governador de MG Alberto Pinto Coelho
Para homenagear personalidades e instituições que prestam relevantes serviços à comunidade mineira em assuntos da defesa civil, o governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, entregou no dia 20 de novembro de 2014, no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, a Medalha de Mérito de Defesa Civil para 46 agraciados. Instituída em 1984 por meio de decreto do governador Tancredo Neves, a Medalha é uma homenagem para aqueles que se envolvem, sobretudo, em ações humanitárias em momentos em que a natureza provoca tragédias, bem como naqueles em que os indivíduos atuam para minimizar esses danos.

Dentre os homenageados, está o bom-despachense Juliano Cardoso de Azevedo, jornalista, professor universitário, escritor e cronista do Jornal Fique Sabendo. Filho da professora Maria Dalva Azevedo e do comerciante, já falecido, Júlio Cardoso da Cunha, o homenageado recebeu a condecoração pelos trabalhos jornalísticos feitos na TV Alterosa, onde é Chefe de Redação. “Receber essa honraria é um presente pessoal, pois acredito que meu desempenho profissional serve como instrumento de transformação social. O papel do jornalista é fazer com que o cidadão tenha acesso às informações que vão ajudá-lo a ser melhor. Em situações de risco, em que o sujeito está exposto a acidentes, a tragédias, e onde a Defesa Civil atua, a notícia deve ser usada como prevenção, para salvar vidas”, declarou Juliano Azevedo. 

Juliano Azevedo recebendo cumprimentos da PMMG
A solenidade faz parte das comemorações do 51º do Gabinete Militar do Governador e as medalhas também foram entregues pelo Cel PM Alex de Melo, Chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil. Ao saudar os agraciados, Alberto Pinto Coelho também exaltou o papel de voluntários, pessoas que estão no anonimato que prestam socorro às vítimas e evitam mortes. "São esses exemplos, muitos deles de figuras anônimas, que construirão o futuro de Minas e da nossa Pátria", disse o governador.








Mercearia sofre tentativa de furto

Uma mercearia, localizada na Av. Vivalde Brandão, sofreu tentativa de assalto na última terça-feira, 18 no Bairro Jardim América em Bom Despacho.  De acordo com o boletim de ocorrência, dois suspeitos estavam em uma moto de modelo  XRE 300  de cor preta da marca Honda e anunciaram o assalto. 

Conforme a Policia, após o comerciante perceber que nenhum dos autores estava portando arma de fogo,   pegou um pedaço de pau  e saiu correndo atrás deles, sendo que na tentativa de montarem na moto  para a fuga, caíram ao solo e logo após correram em rumo a um matagal próximo ao comércio. 

Um dos autores foi presos em um bar no Bairro Rosário II. Antes de ser encaminhado para a Delegacia, a PM o levou ao Pronto Atendimento Municipal para ser medicado das escoriações que sofreu diante da queda da motocicleta no momento da fuga. 

Já a moto foi apreendida e rebocada para um pátio em Bom Despacho. 

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Trabalho temporário tem novas regras e diretrizes de fiscalização

Paulo Victor Chagas - Repórter da Agência Brasil 
O Ministério do Trabalho e Emprego divulga, desde o início deste mês, uma série de atos regulamentando o trabalho temporário. O objetivo é aumentar os registros durante as festas de fim de ano. No início de novembro, duas instruções normativas foram publicadas no Diário Oficial da União com critérios e regras de fiscalização para empresas que contratam empregados temporiamente.

De acordo com a instrução 114, de 5 de novembro de 2014, a rescisão do contrato de trabalho deve ser feita após o pagamento de verbas rescisórias, cabendo indenização caso antecipada, conforme aplicado nas legislações para contratos regulares. A norma estabelece, ainda, que somente trabalhadores devidamente qualificados podem ser contratados, ou seja, o trabalhador “tecnicamente apto a realizar as tarefas para as quais é contratado”.

As empresas de trabalho temporário devem estar regularmente registrada no Ministério do Trabalho. Desse modo, a Norma 17, de 7 de novembro de 2014, estabelece procedimentos de registro das empresas e de prorrogação dos contratos de trabalho. Em junho, o ministério já havia ampliado o prazo de prorrogação contratual. Atualmente, os trabalhadores podem ficar até nove meses sob esse regime de contratação .

SÉTIMO BATALHÃO REALIZA SOLENIDADE COMEMORATIVA AO DIA DA BANDEIRA EM BOM DESPACHO

No dia 19 de novembro de 2014, defronte ao pátio principal da sede do 7º Batalhão de Polícia Militar, foi realizada solenidade comemorativa ao Dia da Bandeira. Foram hasteadas as bandeiras do Brasil e de Minas Gerais pelos militares mais antigos presentes, representando os oficiais o próprio Comandante da Unidade, Tenente Coronel Wagner e representando os praças, o Subtenente Jorge. 

Na ocasião, também foi lida a Ordem do Dia do Comandante Geral da PMMG alusiva à data, cantado o Hino à Bandeira e realizado o ato de incineração de bandeiras inservíveis. Participaram do evento militares da Guarnição Policial Militar de Bom Despacho, além dos funcionários civis, assessor jurídico e militar da reserva/reformado.


Assessoria de Comunicação Organizacional do 7º BPM

terça-feira, 18 de novembro de 2014

POLÍCIA MILITAR PRENDE AUTORES DE EXPLOSÃO DE CAIXA ELETRÔNICO E RECUPERA QUANTIA ROUBADA EM DORES DO INDAIÁ

Na madrugada do dia 17 de novembro de 2014, a Polícia Militar recebeu denúncia de uma explosão na agência da Caixa Econômica Federal de Dores do Indaiá. De imediato, uma guarnição deslocou-se ao local onde testemunhas relataram que os autores haviam utilizado um Fiat Strada de cor prata. 

Diante dos fatos, uma operação policial foi montada, sendo cercadas todas as estradas vicinais que dão acesso à BR 262. Durante deslocamento pela MG 252, militares abordaram um Fiat Strada de cor cinza com o autor PPRO, 23 anos, que confessou sua participação no crime. No matagal próximo o autor abordado, foi encontrada uma mochila com a quantia de R$ 39.200,00 (trinta e nove mil e duzentos reais) em dinheiro. 

Em rastreamento, uma guarnição da Polícia Rodoviária Estadual abordou o autor RPC, 20 anos, que estava de posse de 01 revólver calibre .38 municiado com 05 cartuchos intactos e confirmou seu envolvimento no delito. Posteriormente, policiais militares abordaram o autor JPF, 24 anos, que possui vasta ficha criminal e confessou sua participação na explosão da agência. 

O Fiat Strada de cor prata, que possui queixa de roubo na cidade de Divinópolis, foi encontrado no município de Abaeté com algumas cédulas parcialmente queimadas em seu interior. A perícia da Polícia Federal compareceu na agência onde executou seus trabalhos e liberou o local. Os autores foram presos e conduzidos à Delegacia de Polícia juntamente com a arma de fogo, munições, dinheiro roubado e demais produtos apreendidos, ficando à disposição da Autoridade de Polícia Judiciária. Os veículos foram removidos para o pátio credenciado no município de Dores do Indaiá.


Assessoria de Comunicação Organizacional do 7º BPM

Vereador Dr Fernando voltará assumir a presidência da Câmara em 2015

Por 6 votos a 3, o vereador Dr. Fernando Pediatra voltará a assumir a presidência da Câmara Municipal a partir de janeiro de 2015. O parlamentar derrotou o colega Ricardo Alvarenga, com a maioria dos votos no plenário. A eleição aconteceu na noite desta última segunda-feira, dia 17 de novembro. 

Para ser eleito, o vereador Dr. Fernando precisou contar com os votos dos colegas Mauricio do Ima, Keké, Pedro Paulo, Zé Ivo e Robertão Cordeiro. O parlamentar será chefe do Legislativo até o final de 2015, quando a casa terá novamente uma eleição. 

Em 2013, o vereador Dr. Fernando Pediatra foi presidente da Câmara Municipal e implantou a TV Câmara, que através do canal no site da instituição podem ser assistidas as sessões parlamentares pelo mundo todo. " Digo que é com  muito orgulho,  que estou muito disposto a trabalhar em prol da população", destacou no plenário. 

No pleito de 2012, o Vereador Dr. Fernando Pediatra se tornou o vereador mais bem votado da história de Bom Despacho com mais de 1800 votos. Eleito,  superou  Fernando Cabral que obteve pouco mais de 1400 votos em 2008. 

domingo, 16 de novembro de 2014

Recreativo vence de virada Famorine na Copa Jornal Fique Sabendo

Na tarde deste domingo, 16, aconteceu o segundo confronto da Copa Jornal Fique Sabendo de futebol amador e aspirantes. O jogo foi realizado entre Famorine x Recreativo, no estádio Pedro Lino da Costa. A próxima partida da competição está programada para quarta-feira, dia 19, no estádio Chico Marques entre Associação x Esplanada. 

Pela categoria aspirantes, o SUB 15 do Famorine levou a melhor ao bater por 3 a 1 a equipe do Engenho do Ribeiro. A garotada do alviverde comandada pelo Técnico Teodoro tem se mostrado bastante competitiva em seus jogos. Já na categoria amador adulto, o clube não conseguiu um resultado positivo. Após vencer o primeiro tempo por 1 a 0, levou a virada de 2 a1 para o adversário. 

Com o resultado, o Recreativo lidera a categoria amador adulto com 3 pontos. Pela categoria aspirantes, o time de Teodoro tem quatro pontos na ponta da tabela de classificação. Agora, as duas equipes esperam o confronto de quarta-feira a partir das 18h entre Associação x Esplanada, para verem como ficarão no  campeonato, pois os dois primeiros colocados disputam a final do torneio. 

A Copa Jornal Fique Sabendo de futebol amador e aspirantes é um projeto social do Jornal Fique Sabendo. O torneio conta com o patrocínio  dos vereadores Pedro Paulo, Ricardo Alvarenga, Dr. Fernando e Keké, além dos apoios  de Piso e  Parede, Dudu Burger, Rio Branco, MM Lanches e VAP Supermercados e também de Pedro Paulo Pontes, Liga Municipal, Secretaria de Esportes. Rádios Ativa FM, Difusora AM e Nova Veredas FM. 

sábado, 15 de novembro de 2014

CAP goleia mais uma vez e é campeão regional em Bom Despacho

CAP- Campeão Regional de 2014

O CAP (Clube Atlético Pompeano) conquistou mais um título de campeão regional. Na tarde deste sábado, 15, o alvinegro goleou o Esplanada por 6 a 0 no estádio Chico Marques e ficou com o título. No primeiro jogo em Pompeu, a equipe de Bom Despacho também foi goleada por 4 a 0. 

No primeiro tempo, o Esplanada criou várias oportunidades, mas não conseguiu furar a meta do goleiro Flávio da equipe de Pompeu, que viu a sua equipe fazer 2 a 0 com gols de Henrique e Elismar. No segundo tempo, o time celeste foi demais a frente e deu espaço para o contra-ataque, tanto que levou mais 4 gols do adversário. 

Esplanada FC.
Agora a equipe de Bom Despacho se prepara para a Copa Jornal Fique Sabendo. Na próxima quarta-feira, 19, enfrenta a Associação também no Estádio Chico Marques. 

O jogo promete ser bastante disputado, pois nos últimos  anos, as duas equipes tem se enfrentado  em   torneios diferentes, como ocorreu na final do Campeonato Municipal de 2013 e também na semifinal do Regional deste ano. O jogo será a partir das 18h.

Estudantes da Câmara Jovem visitam Prefeitura

Câmara JovemEstudantes do Programa Câmara Jovem visitaram a Secretaria de Planejamento e Gestão esta semana. Eles conversaram com a secretária Maria de Fátima Rodrigues e tiraram dúvidas sobre como elaborar um projeto para ajudar entidades beneficentes da cidade. O objetivo é ajudar um grupo com o apoio da Prefeitura.
“Gostamos muito do que nos foi informado e da recepção acolhedora. Agora, elaboraremos o projeto e depois o apresentaremos ao Executivo”, disse Cleiton Francisco. “Parabenizo os meninos pela iniciativa. É importante que os jovens aprendam sobre a administração pública e participem dos assuntos de interesse da cidade”, destaca Fátima.
www.bomdespacho.mg.gov.br

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Acidente envolve dois carros e uma moto na saída de Bom Despacho para Br 262

Fotos do Grupo Reclame Aqui do Facebook
No final da tarde desta sexta-feira, 14 de novembro, ocorreu um acidente  que envolveu dois carros e uma moto  na saída de Bom Despacho para a BR 262, próximo ao Ipê Campestre Clube. 

Até o momento, segundo a Polícia, não houve vítima fatal. Um dos veículos chegou a estar em chamas. 

Conforme conversa com policiais, a ocorrência ainda está em andamento. No local do acidente, existe um grande congestionamento. 

Fotos do Grupo Reclame Aqui do Facebook
Os motoristas deverão ficar atentos a sinalização quando trafegarem pelo local. 

No Dia Mundial do Diabetes, médicos alertam sobre excesso de peso e sedentarismo

DiabetesEspecialistas alertam no Dia Mundial do DIABETES, lembrado hoje (14), que o excesso de peso e o sedentarismo são as principais causas do diabetes tipo 2, que atinge 90% das pessoas com problemas em metabolizar a glicose. De acordo com a Federação Internacional do Diabetes, existem hoje 12 milhões de diabéticos no Brasil e 5 mil novos casos são diagnosticados por ano.

O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, João Eduardo Salles, desfaz o mito de que só os doces contribuem para o DIABETES. “Não é o fato de comer doce que leva ao DIABETES, é sim o fato de engordar e ser sedentário, independentemente de comer doce. Se está engordando o risco de diabetes é maior”, ressaltou Salles, ao acrescentar que com a idade o risco aumenta. Quem tem muita gordura concentrada na barriga também deve ficar atento e fazer exames, pois este é outro fator de risco. Nesta sexta-feira, a entidade promove ações de conscientização em todo o país.

Segundo o especialista, o diabetes é uma das maiores causas de cegueira, de insuficiência renal, além de aumentar em até quatro vezes o risco de doenças cardiovasculares. “Quem se cuida não tem estas complicações”, frisou Salles.


O diabetes tipo 1 ocorre quando o corpo não produz insulina, enquanto a do tipo 2 se dá nos casos em que há produção da insulina, mas em quantidade insuficiente ou quando ela não é processada pelo organismo de forma adequada.Os alimentos são digeridos no intestino e parte deles se transforma em açúcar (glicose), que é enviada para o sangue para se transformar em energia. Só que para tranformar a glicose em energia, o organismo precisa de insulina, uma substancia produzida nas células do pâncreas. No DIABÉTICO, a glicose não é bem aproveitada pelo organismo devido à falta ou insuficiência de insulina, o que causa o excesso de glicose no organismo, a hiperglicemia.


Enquanto o DIABETES é uma doença crônica sem cura, o pré-DIABETES é um estágio anterior da doença em que ainda há como reverter o quadro. “[Isso] ocorre quando os níveis de açúcar no sangue já estão acima do considerado normal, mas a reversão do quadro ainda é possível, por meio de mudanças no estilo de vida, o que inclui adotar uma alimentação mais saudável, deixar de fumar e praticar exercícios físicos de forma regular”, explicou a gerente científica do Negócio Nutricional da Abbott, Patrícia Ruffo. Quem faz exames periódicos de glicemia pode constatar antes o pré-DIABETES e se esforçar para reverter o caso e assim evitar a doença, que não tem cura.

Levantamento feito em parceria entre a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e a Abbot, empresa de saúde global que conduz pesquisas e desenvolve produtos para a área, apontam que 45% da população não sabem que práticas como o controle de peso e exercícios regulares podem ser parte do controle tanto do pré-diabetes quanto do diabetes. “A falta de informação preocupa, já que o pré-diabetes é uma condição que permite a reversão do quadro a partir de medidas simples no cotidiano”, avaliou Patrícia.

Estudos da Associação Americana de Diabetes mostram que uma pessoa pode reduzir as chances de desenvolver o diabetes tipo 2 em 58% dos casos, ao perder 7% do seu peso corporal e fazer 30 minutos de atividades físicas diariamente. Enquanto isso, a pesquisa da SBD com a Abbott mostrou que a mudança de alimentação é o passo mais difícil de ser incorporado à rotina para 60% das pessoas entrevistadas, mas é também o mais importante para o controle da doença e do pré-diabetes, na opinião dos médicos.

Segundo João Eduardo Salles, o tratamento da doença é baseado em uma mudança de estilo de vida. “PERDER PESO, fazer exercício e comer adequadamente”, lista ele. Além disso, o uso correto e continuo dos medicamentos é essencial, quando necessários. “ A maioria das pessoa começa a tomar o remédio e para. Diabetes não tem cura, mas tem controle, mas as pessoas não podem deixar de tomar os medicamentos. Tem que tomar o medicamento a vida toda e ser acompanhado pelo médico a vida toda.”

Ag. Brasil

SÉTIMO BATALHÃO REALIZA FORMATURA DO CURSO ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS

No dia 13 de novembro de 2014, no SESC Bom Despacho, realizou-se a solenidade de formatura de Policiais Militares que concluíram o Curso Especial de Formação de Sargentos - CEFS/2014. O curso foi realizado na sede do 7º Batalhão e teve um total de dezenove disciplinas, o que capacitou os novos Sargentos com o que há de mais moderno em doutrinas, técnicas policiais e conhecimentos profissionais na área de Segurança Pública.
 A cerimônia foi presidida pelo Comandante da 7ª Região da Polícia Militar, Coronel Eduardo Campos de Paulo, que se fez acompanhado do Comandante do 7º Batalhão, Tenente-Coronel Wagner Soares de Sant'Ana, do paraninfo dos formandos Coronel Odilon de Souza Couto, demais autoridades militares, civis e convidados. Iniciando-se a solenidade, o Comandante da 7ª Região recebeu o anúncio e, em seguida, todos os presentes entoaram o Hino Nacional Brasileiro.
 Os Sargentos Carlos Roberto Soares e Welington Evangelista Teixeira, formandos que obtiveram as maiores notas da turma, foram agraciados com a entrega de prêmios. Posteriormente, os novos Sargentos homenagearam o paraninfo com uma placa e os Comandantes da 7ª Região e 7º Batalhão com brindes.
 Outros momentos marcantes da formatura tais como aposição das divisas, juramento, discurso do orador e do paraninfo e o tradicional “fora de forma” complementaram o brilhantismo do evento.

                                               Assessoria de Comunicação Organizacional - 7BPM