sábado, 13 de dezembro de 2014

POLÍCIA MILITAR APADRINHA CRIANÇAS DA CRECHE DR. HUGO EM BOM DESPACHO

Na manhã do dia 12 de dezembro de 2014, no Centro de Educação Infantil Dr. Hugo Marques Gontijo, foi realizado o evento denominado “Natal Solidário”. Trata-se de uma parceria do 7º Batalhão com estabelecimentos municipais que abrigam crianças em vulnerabilidade social e financeira. 

Na ocasião foram entregues variados presentes às crianças sendo que 80 (oitenta) apadrinhados por militares do batalhão. Um dos momentos importantes para as crianças foi a chegada do Papai Noel representado pelo Sargento Saul e ladeado de duas jovens também voluntárias  filhas do Tenente Sidney, atual chefe da Seção de Comunicação Organizacional. 

Na ocasião o comandante do batalhão, Tenente Coronel Wagner fez uso da palavra agradecendo aquela oportunidade , cuja reciprocidade também foi feita pela atual diretora Senhora Joana. A banda de música abrilhantou ao evento com variadas músicas natalinas. Ainda participaram representantes da prefeitura municipal de Bom Despacho, professoras e pais das crianças.


Assessoria de Comunicação Organizacional - 7º BPM

Depressão pode começar nos primeiros anos de vida, mas nem sempre é tratada

Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil Edição: Davi Oliveira
A publicitária Bárbara Lopes* apresentou os primeiros sinais de depressão aos 19 anos. Na época, começou a se isolar, faltava às aulas na faculdade e dormia durante grande parte do tempo. “Tinha dia em que eu não queria sequer tomar banho. Minhas amigas me chamavam para sair, mas eu não queria. Eu dizia que estava triste, mas para mim não era depressão. Era só tristeza”, lembra. Especialista ouvida pela Agência Brasil diz que é uma doença que pode começar em pessoas jovens e nem sempre recebe tratamento médico.
Adolescente
Apesar de ser tida por muitos como uma doença que atinge os mais velhos, a depressão pode surgir entre jovens e adolescentesJosé Cruz /Agência Brasil

Mais de 15 anos depois e uma lista extensa de psiquiatras e psicólogos visitados, a publicitária atualmente é casada, tem um bebê e atua na área em que se formou, mas ainda luta contra a doença. “As pessoas ficam sempre perguntando o que a gente tem. Aqueles que se julgam normais perguntam por que eu estou triste se tenho tudo que preciso, se tudo está certo, se sou bonita e inteligente”.

Bárbara toma o mesmo medicamento há sete anos. Mesmo sendo acompanhada por profissionais, a depressão precisa ser combatida diariamente. “Outro dia, deixei meu bebê cair da cama. Além de me sentir culpada, comecei a pensar que nada para mim funcionava, que tudo para mim dava errado, que eu era a pior mãe do mundo”.

Dados da 
Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) esta semana,indicam que mais de 11 milhões de brasileiros têm depressão. O número corresponde a 7,6% das pessoas com 18 anos ou mais. Ainda segundo o instituto, desse total, apenas 46,6% dos pacientes tiveram assistência médica nos 12 meses anteriores à pesquisa.Para a publicitária, a combinação entre medicamento e terapia traz qualidade de vida para quem sofre com a doença. “O remédio libera aquilo que está faltando no seu organismo. É como se fosse uma orquestra que precisa do maestro. Quando ele está ali, a música sai direito. Quando não tem o maestro, não tem música”, resume.

De acordo com a psiquiatra e psicoterapeuta Fatima Vasconcelos, o Brasil é um dos países latino-americanos com índices mais altos quando o assunto é depressão. Apesar de ser tida por muitos como uma doença que atinge os mais velhos, a depressão, segundo ela, começa cedo – 9% dos casos ocorrem entre 18 e 25 anos; 7,5% entre 26 e 49 anos; e 5,5% acima dos 50 anos.

“Quanto mais precoce é a doença, mais grave pode vir a ser no futuro e mais danos ela vai provocar na vida do indivíduo. A depressão é uma doença crônica e o mais comum não é ter só uma única crise na vida. O risco de ter uma segunda crise é 50% maior após a primeira. E, para quem tem dois episódios, a chance é 70% maior.”
Ainda de acordo com a especialista, a estimativa é a de que seis em cada dez pacientes não procuram ou não encontram tratamento para a doença – sobretudo em razão do preconceito. Ela destaca que uma pessoa com depressão sofre com alterações do humor e, por mais que queria estar bem, vê o mundo de forma negativa e precisa de ajuda para enfrentar isso.

“Uma pessoa que está deprimida, às vezes, nem percebe que está triste. Mas, quando vai para o trabalho, rende menos do que rendia. Tem dificuldade de memória, concentração e sente uma insegurança muito grande. Ela passa a desconfiar de sua própria capacidade. Por isso, é muito importante que as pessoas saibam que a depressão é uma doença do cérebro que tem que ser reconhecida e tratada.”

Aspirantes do Famorine vencem de virada Recreativo na final da Copa Jornal Fique Sabendo

             Garotos do Famorine rezam apos a vitoria
         de virada de 2 a 1 sobre o Recreativo na final
  da categoria de aspirantes da Copa Jornal Fique Sabendo.
Em jogo válido pela primeira partida da final da Copa Jornal Fique Sabendo de futebol da categoria de aspirantes, o Famorine derrotou o Recreativo por 2 a 1. O placar deixar o Verdão do bairro de Fátima com a vantagem de empatar no segundo jogo para ficar com o título. 

O placar apertado é o reflexo do jogo, em que na sua maior parte, o time do Engenho do Ribeiro apresentou um volume maior de posse de bola. Entretanto, a garotada do Sub 15 do Famorine não sentiu a pressão de tomado o primeiro gol e conseguiu a virada  2 minutos antes de terminar a partida. 

Agora, no próximo sábado dia 20, acontece a segunda partida da final do torneio entre ambas equipes. O time do Técnico Teodoro pode até empatar para conquistar o caneco. Já o Recreativo precisa vencer  com a  diferença mínima de 1 gol para levar a decisão aos pênaltis. 

Final do Amador Adulto

Na próxima terça-feira, dia 16 de Dezembro, o Estádio Chico Marques será palco da primeira partida da decisão da categoria de amador adulto da Copa Jornal Fique Sabendo. Esplanada e  Associação se enfrentam em mais uma final de campeonato. O confronto é considerado bastante equilibrado uma vez que os clubes tem os dois melhores elencos do futebol local. 

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Produção de ovos no país atingiu valor recorde, mostra IBGE

OvosA produção de ovos de galinha no país superou os 720 milhões de dúzias no terceiro trimestre deste ano, atingindo um valor recorde desde 1987, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou o levantamento. O número é 3% maior do que o produzido no segundo trimestre deste ano e 3,9% superior ao do terceiro trimestre do ano passado, segundo dados divulgados hoje (11).

De acordo com o levantamento do IBGE, as indústrias processadoras de leite adquiriram 6,27 bilhões de litros dos produtores no terceiro trimestre, o que representa aumentos de 8,1% sobre o segundo trimestre deste ano e 4,6% sobre o mesmo período do ano passado.

Outro produto analisado pela pesquisa foi o couro bovino. As fábricas compraram 9,21 milhões de peças de couro no terceiro trimestre, 0,3% a mais do que no segundo trimestre e 8,1% a menos do que no mesmo período do ano passado.

Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil Edição: Valéria Aguiar

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Neste sábado tem final da categoria aspirantes da Copa Jornal Fique Sabendo

As finais da categoria aspirantes da Copa Jornal Fique Sabendo de futebol serão em dias alternados em relação a decisão da categoria amador adulto. No sábado, dia 13, acontece a partida Recreativo x Famorine no estádio Verde Vale no Distrito do Engenho do Ribeiro, com horário previsto para as 15h30. 

Para este jogo, as duas equipes devem contar com a sua força máxima, pois os atletas com 2 cartões amarelos foram liberados para atuarem na decisão. Destaque do campeonato, o atacante Luiz Otávio do Famorine, artilheiro do campeonato com 4 gols tem presença confirmada para o confronto. 

A outra partida será realizada no estádio Pedro Lino da Costa, dia 20/12, a partir das 14h30. Se houver igualdade no placar nas duas partidas, a decisão irá para os penaltis.

PM apreende menores que furtaram Agência dos Correios em BD

O crime aconteceu por volta das 11h15 da manhã desta quinta-feira, 11,  em Bom Despacho. 

Testemunhas disseram que dois rapazes entraram na Agência dos Correios, localizada na rua Vigário Nicolau no centro de Bom Despacho, e anunciaram o assalto. 

A informação é que de mais de R$ 1 mil foram levados pelos suspeitos. 

Logo após o roubo, policiais militares conseguiram prender os autores, que estavam em um matagal próximo ao bairro Vila Gontijo em Bom Despacho. PMs confirmaram que a autoria do crime foi feita por dois menores, com idades entre 16 e 17 anos. 

Após serem apreendidos, os menores foram levados a Delegacia de Polícia Civil para prestarem depoimentos. 


quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

POLÍCIA MILITAR APREENDE DROGAS E ARMA DE FOGO EM BOM DESPACHO

No dia 09 de dezembro de 2014, a Polícia Militar recebeu diversas denúncias de que indivíduos estariam traficando drogas e manuseando armas de fogo no bairro Vila Gontijo. Mediante planejamento prévio, policiais militares de Bom Despacho desencadearam uma operação policial em locais estratégicos da cidade, sendo identificados cinco suspeitos, três deles menores de idade, que foram abordados e identificados. 

Em varredura no local da abordagem foram encontrados um revólver calibre .38, marca Taurus; quatro buchas de maconha, sendo três de tamanho considerável; 107 (cento e sete) pedras de crack embaladas e prontas para o comércio e uma pedra de tamanho considerável da mesma droga. 

Em continuidade à operação foi cumprido Mandado de Busca e Apreensão na residência em que os autores utilizavam para o tráfico, sendo localizadas várias sacolinhas para embalar pedras de crack; um pino de armazenar cocaína; a quantia de R$ 980,00; um canivete e dois aparelhos de telefonia celular. 

Diante dos fatos, os autores foram presos/apreendidos e conduzidos à Delegacia de Polícia juntamente com os entorpecentes, arma de fogo e demais objetos apreendidos.


Assessoria de Comunicação Organizacional - 7º BPM

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

MENOR ESCONDE DROGA E É PEGO PELA POLÍCIA

Na tarde da última quinta-feira, dia 05 de dezembro, um menor de 16 anos foi avistado ao esconder droga  em um pé de uma árvore, próxima há uma quadra de esportes no Bairro São Lucas.

De acordo com o BO, durante rastreamento a PM  localizou o menor M.L.S.C que foi reconhecido por uma testemunha. Os policiais se deslocaram até o local informado, e encontraram  3 buchas de maconha enroladas, prontas para o comércio. 

Logo após,  o menor recebeu voz de apreensão e foi encaminhado com seu responsável para a Delegacia de Polícia Civil.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Operadoras vão cortar acesso à internet quando franquia do cliente acabar

Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil Edição: Fábio Massalli
A partir de amanhã (9), os clientes da operadora Oi que usarem todo o pacote de internet móvel que foi contratado terão o serviço de navegação suspenso. A mudança vai valer para clientes dos planos pré-pago e de controle da operadora. Quem quiser continuar com acesso à internet deverá recontratar o pacote de dados ou contratar um pacote adicional avulso. Outras operadoras também vão adotar a mudança no sistema ainda neste ano.

A mudança na cobrança da internet após o fim da franquia foi adotada inicialmente pela operadora Vivo, em novembro. Antes, quando o cliente atingia o limite da franquia, tinha a velocidade reduzida, mas não suspensa. Segundo a Oi, o fim da velocidade reduzida, aliada ao novo modelo de cobrança por pacotes adicionais, é uma tendência mundial por garantir melhor experiência de navegação aos usuários de internet móvel.


A Vivo, que começou a mudança pelos estados do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, vai ampliar a estratégia a partir do próximo dia 30 para os usuários pré-pagos e controle do Acre, do Amapá, do Amazonas, do Distrito Federal, de Goiás, do Maranhão, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, do Pará, de Rondônia, de Roraima e do Tocantins. A empresa diz que já avisou aos clientes sobre o ajuste nos planos, que deverá ser implementado nos próximos meses para os clientes de planos pré-pagos e controle de outros estados, bem como para os usuários pós-pagos.

A partir do dia 28 deste mês, os clientes da Claro dos planos pré-pago e controle também terão a internet bloqueada após atingirem o limite de dados do plano contratado. Para continuar navegando, eles poderão adquirir pacotes adicionais  de franquia. Segundo a Claro, os clientes já estão sendo informados das novas medidas, que permitirão que os clientes usem seus pacotes de internet sempre em alta velocidade, sem reduzí-la após o consumo de sua franquia.


A TIM vai adotar o bloqueio do acesso à internet após o consumo da franquia somente para os clientes que aderirem à oferta Controle Whatsapp, que garante envio ilimitado de mensagens por meio do aplicativo. A operadora diz que continua avaliando as diferentes possibilidades e não prevê qualquer ajuste em seus planos atuais. “Os clientes necessitam de franquias cada vez maiores e de uma experiência de internet de alta qualidade e, nesse contexto, o modelo de redução de velocidade após o consumo dos pacotes pode criar uma percepção negativa do serviço”, diz a operadora.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as regras do setor permitem às empresas adotar várias modalidades de franquias e de cobranças, mas o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações  determina que qualquer alteração em planos de serviços e ofertas deve ser comunicada ao usuário, pela prestadora, com antecedência mínima de 30 dias.

domingo, 7 de dezembro de 2014

Copa Jornal Fique Sabendo conhece seus finalistas

Depois da emocionante última rodada, realizada no último sábado, dia 06, a Copa Jornal Fique Sabendo conheceu os seus finalistas. Pela categoria aspirantes, o título será disputado entre Famorine x Recreativo e pela categoria  amador adulto, o  Esplanada enfrenta a Associação. 

As datas e os locais dos jogos serão definidos durante o decorrer da semana. Tudo leva a crer que as partidas serão disputadas nos estádios Pedro Lino da Costa e Chico Marques. 

Para definir a final, foi preciso aguardar até o último minuto da partida entre Esplanada x Famorine pela categoria amador-adulto. O Verdão do bairro de Fátima vencia o rival por 1 a 0, quando após levar uma bola alçada na área, tomou o gol de empate. O Resultado de 1 a 1 colocou o Azulão na briga pelo bicampeonato consecutivo contra o Tricolor da Vila Aurora, que derrotou o Recreativo por 2 a 1. 

Já pela categoria de aspirantes, a equipe sub 15 dos aspirantes do Famorine goleou o Esplanada por 4 a 0. O atacante Luiz Otávio, artilheiro do campeonato,  deixou a sua marca 3 vezes. O outro finalista é o Recreativo que venceu a  Associação  por 2 a 1 no Verde Vale. 

A Copa Jornal Fique Sabendo é um projeto social do  Jornal Fique Sabendo. O torneio é patrocinado pelos vereadores Dr. Fernando Pediatra, Ricardo Alvarenga, Keké e Pedro Paulo, além das empresas Piso e Parede, Vap Supermercados, Rio Branco, MM Lanches, Dudu Burger e apoiado por Pedro Paulo Pontes, Liga Municipal e Secretaria de Esportes, Polícia Militar e pelas rádios Ativa, Difusora e Nova Veredas.