https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Deputados eleitos tomam posse em 1º de fevereiro

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Deputados eleitos tomam posse em 1º de fevereiro

Após a cerimônia na qual os 77 parlamentares iniciam seus mandatos, será realizada a eleição da Mesa da Assembleia para o biênio 2015-2017


Os 77 deputados eleitos para a 18ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) tomam posse no domingo, dia 1º de fevereiro. Nessa data, às 14 horas, terá início a reunião preparatória destinada à posse dos deputados e à eleição da Mesa da Assembleia para o biênio 2015-2017. A solenidade ocorrerá no Plenário Juscelino Kubitschek e será presidida pelo deputado Hely Tarqüínio (PV), o mais idoso dos eleitos. Entre as autoridades com presença confirmada, estão o governador do Estado, Fernando Pimentel, e o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes. 
Estão sendo esperadas para a reunião cerca de 1,1 mil pessoas, entre prefeitos, presidentes de câmaras municipais, deputados federais, autoridades do Estado, reitores de universidades e familiares dos deputados. A entrada dos convidados, a partir das 13 horas, será feita pela Rua Rodrigues Caldas, 30. Haverá um local reservado para prefeitos e presidentes das câmaras no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, área externa do prédio principal da Assembleia, contígua ao Salão Nobre. No local, toda a cerimônia será exibida ao vivo no telão do Memorial do Legislativo. No Plenário, ficarão as demais autoridades e os familiares e convidados dos deputados.
No dia 1º de fevereiro, o acesso à ALMG será livre, excetuando-se as áreas restritas (Plenário, Galerias e Espaço Democrático), que vão exigir a apresentação de convite específico. Os demais convidados ou cidadãos interessados poderão circular livremente pela Assembleia e ser recebidos nos gabinetes dos deputados. A reunião será transmitida ao vivo pela TV Assembleia e pelo Portal da Assembleia.
Cerimônia – Antes do início da solenidade no Plenário, os deputados vão se concentrar no Salão Nobre. A partir das 14 horas, eles vão se encaminhar para o Espaço Democrático, onde está previsto receberem os cumprimentos do governador, do Presidente da Assembleia (na ocasião, o decano da Casa, Hely Tarqüínio) e do presidente do TJMG. O momento vai simbolizar a união dos três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Na ocasião, os parlamentares também vão se encontrar com prefeitos e presidentes de câmaras municipais.
Os Dragões da Inconfidência estarão no local para saudar os deputados, e a Banda de Música da Polícia Militar de Minas Gerais vai executar músicas variadas, no Hall das Bandeiras. De volta ao Salão Nobre, os deputados vão se dirigir ao Plenário, onde, às 14h15, ocorre a abertura da reunião preparatória de posse dos parlamentares e de eleição da Mesa. No momento, haverá a entrada de cadetes do Corpo de Bombeiros e da PM com as bandeiras do Brasil e de Minas Gerais.
Logo após a execução do Hino Nacional pela cantora Titane, às 14h30, o deputado Hely Tarqüínio, presidente da reunião, convidará outros dois deputados para atuarem como secretários e, em seguida, vai ler e assinar o compromisso de posse. A partir desse momento, cada deputado será chamado individualmente pelo 1º-secretário para assinar o termo de posse e, ao mesmo tempo, prestar o juramento constitucional. Assim que todos os deputados cumprirem essa etapa, o presidente vai declarar os parlamentares empossados. Também vai anunciar a instalação oficial da 18ª Legislatura e de sua primeira sessão legislativa ordinária (cada um dos quatro anos da Legislatura).

Nenhum comentário:

Postar um comentário